Questões de Concursos Ensino da Arte

Resolva questões de Ensino da Arte comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q934987 | Artes, Ensino da Arte, ENEM

“A arte é um conhecimento que permite a aproximação entre indivíduos, mesmo os de culturas distintas, pois favorece a percepção de semelhanças e diferenças entre as culturas, expressas nos produtos artísticos e concepções estéticas, em um plano diferenciado da informação discursiva. Ao observar uma dança indígena, um estudante morador da cidade estabelece um contato com o índio que pode revelar mais sobre o valor e a extensão de seu universo do que apenas uma explanação sobre os ritos nas comunidades indígenas. E vice-versa. Nessa perspectiva, a arte na escola tem uma função importante a cumprir. Ela situa o fazer artístico dos alunos como fato humanizador, cultural e histórico, no qual as características da arte podem ser percebidas nos pontos de interação entre o fazer artístico dos alunos e o fazer dos artistas de todos os tempos, que sempre inauguram formas de tornar presente o inexistente. Não se trata de copiar a realidade ou a obra de arte, mas sim de gerar e construir sentidos.
Cada obra de arte é, ao mesmo tempo, produto cultural de uma determinada época e criação singular da imaginação humana, cujo sentido é construído pelos indivíduos a partir de sua experiência.” (PCN de Arte, 1998, p. 35)

Com relação ao ensino e aprendizagem de Arte e de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte, assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q934989 | Artes, Ensino da Arte, ENEM

Passou a ser bastante frequente nas escolas usar as linguagens artísticas como recursos didáticos e como material nas diversas áreas do conhecimento. 

Assinale a alternativa que apresenta exemplos de linguagens artísticas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q934988 | Artes, Ensino da Arte, ENEM

Leia o excerto dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte e complete as lacunas de forma CORRETA:

“A arte é um conhecimento que permite a __________ entre indivíduos, mesmo os de culturas distintas, pois favorece a percepção de semelhanças e diferenças entre as __________, expressas nos produtos artísticos e concepções __________, em um plano diferenciado da informação discursiva. Ao observar uma dança indígena, um estudante morador da cidade estabelece um contato com o índio que pode revelar mais sobre o valor e a extensão de seu universo do que apenas uma explanação sobre os ritos nas comunidades indígenas. E vice-versa. Nessa perspectiva, a arte na escola tem uma função importante a cumprir. Ela situa o fazer artístico dos alunos como fato __________, cultural e histórico, no qual as características da arte podem ser percebidas nos pontos de interação entre o fazer __________ dos alunos e o fazer dos artistas de todos os tempos, que sempre inauguram formas de tornar presente o inexistente. Não se trata de copiar a realidade ou a obra de arte, mas sim de gerar e construir sentidos.” (PCN de Arte, 1998, p. 35)

Assinale a alternativa que traz a sequência CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q934993 | Artes, Ensino da Arte, ENEM

Os arte-educadores “modernos” no Brasil veem os objetivos da educação artística como uma espécie de determinação burocrática ser obrigatoriamente incluída em projetos escolares, sem que tais objetivos mereçam ser postos racionalmente em operação. Como resultado, desenvolveu-se aulas de arte algo como uma colagem desconexa e irrefletidas de atividades, baseada em uma oscilação, sem planejamento, entre o desenvolver habilidade e o _____________.

Assinale a assertiva que preenche CORRETAMENTE a lacuna.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q673309 | Artes, Ensino da Arte, ENEM

Chamamos de _______ todo e qualquer material produtor ou propagador de sons: produzidos pelo corpo humano, pela voz, por objetos do cotidiano, por instrumentos musicais acústicos, elétricos etc.

Assinale a assertiva que preenche CORRETAMENTE a lacuna, de acordo com a autora Teca de Alencar Brito em seu livro Música na educação infantil (2003).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q934991 | Artes, Ensino da Arte, ENEM

Na música, ______ é o parâmetro relacionado à criação de linhas melódicas, melodias e harmonias. _________ conecta-se com a organização do ritmo; ____________ encontra correspondente musical na expressão dinâmica e também no ritmo; e ______ personaliza, da cor, caráter.

Assinale a alternativa que apresenta os parâmetros sonoro-musicais de acordo com o texto anterior de modo a preencher CORRETAMENTE as lacunas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q934986 | Artes, Ensino da Arte, ENEM

“As formas artísticas apresentam uma síntese subjetiva de significações construídas em imagens poéticas (visuais, sonoras, corporais, ou de conjuntos de palavras, como no texto literário ou teatral). Não se trata de um discurso linear sobre objetos, fatos, questões, ideias e sentimentos. Antes, a forma artística é uma combinação de imagens que são objetos, fatos, questões, ideias e sentimentos, ordenados pela objetividade da matéria articulada à lógica do imaginário.” (PCN de Artes, 1998, p.32)

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte falam sobre o conhecimento artístico como produção e fruição, leia as assertivas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q934915 | Artes, Ensino da Arte, ENEM

“A aprendizagem artística envolve, portanto, um conjunto de diferentes tipos de conhecimentos, que geram diferentes significações, exercitando no aluno a possibilidade de perceber-se como agente de transformações. Além disso, encarar a arte como produção de significações que se transformam no tempo e no espaço permite tornar-se contemporâneo de si mesmo.” (PCN de Arte, 1998, p. 36 e 37) De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte, a aprendizagem da arte envolve distintos âmbitos de experiência para abarcar o conhecimento artístico. São eles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q934916 | Artes, Ensino da Arte, ENEM

“Toda arte é expressão, seja ela teatro, música, pintura, escultura, cinema ou dança. Trata-se de expressar, de modo concreto, a criatividade que existe em todo ser humano.” (REVERBEL, 1997, p. 24)
Leia as assertivas abaixo sobre teatro na escola e assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q934990 | Artes, Ensino da Arte, ENEM

Ana Mae Barbosa faz a seguinte afirmação em seu livro John Dewey e o ensino da arte no Brasil, ao abordar sobre a reforma educacional de 1971: “Esses cursos de graduação chamados ‘Licenciatura Curta em Educação Artística’ estão produzindo professores inóculos, uma vez que os administradores pretendem formar em dois anos um professor que, por lei (lei número 5.692,1971) ensinará, obrigatoriamente e ao mesmo tempo, artes visuais, música e teatro a alunos da primeira à oitava série e até mesmo alunos do segundo grau. Esse fato é, contudo, um exemplo bastante claro da cópia de modelos estrangeiros. A chamada ________ é, na verdade, uma versão reduzida incorreta do princípio da interdisciplinaridade, ou artes relacionadas, muito popular nas escolas americanas nos últimos dez anos”. (BARBOSA, 2001. p.51)

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna, de acordo com a reflexão da autora.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q1034812 | Educação Artística, Ensino da Arte, Professor de Artes, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assinale a afirmativa que descreve corretamente um aspecto do ensino da arte e das dimensões das linguagens.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1032858 | Educação Artística, Ensino da Arte, Habilitação Artes, SEDUC MT, FGV, 2025

A arte quilombola é rica e variada, com exemplos como artesanato de palha, de bananeira e milho, cestas, tapetes, bonecas, e pinturas em barro, além de danças como o lundum, a valsa e a mazurca, e músicas tradicionais. No processo educacional, seu ensino está ligado ao fato de ela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1032845 | Educação Artística, Ensino da Arte, Habilitação Artes, SEDUC MT, FGV, 2025

Em 1980, Ana Mae Barbosa sistematizou o método triangular para o ensino de arte. De acordo com a BNCC-2017, esse método ganhou novas arestas e propôs que a abordagem das linguagens articule as seis dimensões do conhecimento, que são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1030402 | Educação Artística, Ensino da Arte, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

Assinale a opção que caracteriza corretamente uma das dimensões do conhecimento previstas para o ensino da Arte segundo o Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1034809 | Educação Artística, Ensino da Arte, Professor de Artes, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Sobre o significado de arte, leia o trecho a seguir.

É preciso refletir sobre este dado incontornável: a arte tem representado, desde a pré-história, uma atividade fundamental do ser humano. Atividade que, ao produzir objetos e suscitar certos estados psíquicos no receptor, não esgota absolutamente o seu sentido nessas operações. Estas decorrem de um processo totalizante, que as condiciona: o que nos leva a sondar o ser da arte enquanto modo específico de os homens entrarem em relação com o universo e consigo mesmos.

Adaptado de BOSI, A. Reflexões sobre a arte. São Paulo: Ática, 1986, p. 8.

Segundo Bosi, a arte é uma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1032844 | Educação Artística, Ensino da Arte, Habilitação Artes, SEDUC MT, FGV, 2025

Os Gêmeos são uma dupla de irmãos grafiteiros brasileiros, Otávio e Gustavo Pandolfo (1974-) que se destacam internacionalmente por sua arte urbana colorida, lúdica e com forte influência do hip-hop e da cultura brasileira. Eles são conhecidos por suas obras em grandes murais, instalações e projetos em diversos países.

Em sala de aula, as obras da dupla
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1048435 | Educação Artística, Ensino da Arte, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Com a intenção de fomentar uma compreensão crítica nos estudantes sobre a relação entre arte, mídia, mercado e consumo, considerando os modos de produção e de circulação da arte na sociedade contemporânea, compete ao professor de Arte
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1032853 | Educação Artística, Ensino da Arte, Habilitação Artes, SEDUC MT, FGV, 2025

Assinale a alternativa que apresenta informação correta sobre um músico que desenvolveu um método de ensino musical.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1032857 | Educação Artística, Ensino da Arte, Habilitação Artes, SEDUC MT, FGV, 2025

As Artes Integradas compõem a metodologia que busca integrar a arte com outras áreas do conhecimento, como história, geografia, matemática, ciências, dentre outras, com a possibilidade do uso de tecnologia.

A principal característica dessa metodologia na educação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1043963 | Educação Artística, Ensino da Arte, Arte, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

As seguintes afirmativas a respeito da educação em arte estão basicamente corretas, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.