Questões de Concursos Ensino da Arte

Resolva questões de Ensino da Arte comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q1030400 | Educação Artística, Ensino da Arte, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

As opções identificam corretamente as competências específicas de Arte para o Ensino Fundamental indicadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), à exceção de uma. Assinale-a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1042446 | Educação Artística, Ensino da Arte, Arte, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Em relação à Proposta Triangular de ensino de arte apresentada por Ana Mae Barbosa na década de 1980, as seguintes afirmativas estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1048437 | Educação Artística, Ensino da Arte, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Ao propor uma atividade adotando a Abordagem Triangular de Ensino de Arte, conforme preconiza o Currículo de Pernambuco, uma professora planeja desenvolver a seguinte sequência de atividades:

I. Incentivar os estudantes a observarem a obra selecionada, permitindo que expressem suas próprias percepções antes de fornecer qualquer intervenção.
II. Propor uma atividade prática em que os estudantes criem suas próprias obras de arte inspiradas na obra em questão, promovendo a experimentação e a reflexão sobre a diversidade cultural.
III. Realizar uma aula dialógica, utilizando de recursos audiovisuais e textuais para garantir que os estudantes compreendam os conceitos e contextos da obra em questão.

Assinale a alternativa que relaciona, correta e respectivamente, cada atividade proposta com uma ação da Abordagem Triangular.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1032849 | Educação Artística, Ensino da Arte, Habilitação Artes, SEDUC MT, FGV, 2025

A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma espécie de modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento filosófico.

Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/sugestoes-paisprofessores/a-importancia-musica-no-processo-ensinoaprendizagem.htm

A principal importância da música no desenvolvimento humano é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1042396 | Educação Artística, Ensino da Arte, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

No contexto do ensino de Arte, as histórias em quadrinhos (HQs) são uma ferramenta valiosa para abordar diversas habilidades e conteúdos artísticos. Considerando a natureza das HQs, qual das seguintes alternativas descreve corretamente uma das características fundamentais das HQs que pode ser explorada pedagogicamente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1043962 | Educação Artística, Ensino da Arte, Arte, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Avalie se, em sala de aula, o professor de arte dos anos finais do ensino fundamental deve

I. analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial de culturas diversas.
II. valorizar especialmente a cultura brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias de diferentes épocas.
III. favorecer a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1043966 | Educação Artística, Ensino da Arte, Arte, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Em relação ao ensino de arte no ensino fundamental, avalie as afirmativas a seguir:

I. A formação em arte, que inclui o conhecimento do que é e foi produzido em diferentes comunidades, deve favorecer a valorização dos povos pelo reconhecimento de semelhanças e contrastes, qualidades e especificidades, o que pode abrir o leque das múltiplas escolhas que o jovem terá que realizar ao longo de seu crescimento, na consolidação de sua identidade.
II. O fenômeno artístico está presente em diferentes manifestações que compõem os acervos da cultura popular, erudita, modernos meios de comunicação e novas tecnologias.
III. O ensino de Arte é área de conhecimento com conteúdos específicos e deve ser consolidada como parte constitutiva dos currículos escolares, requerendo, portanto, capacitação dos professores para orientar a formação do aluno.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1030397 | Educação Artística, Ensino da Arte, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

Leia a descrição a seguir de um instrumento de avaliação sobre as relações de ensino e aprendizagem em Artes.
É um procedimento de avaliação que permite reconstituir o percurso de aprendizagem, contendo documentação organizada para demonstrar conhecimentos, capacidades, disposições e desempenhos específicos alcançados em um período de tempo. Este método de avaliação é um meio de reflexão que possibilita a construção de sentido, torna o processo de aprendizagem transparente e a aprendizagem visível, cristaliza perspectivas e antecipa direções futuras.
O trecho descreve a estratégia avaliativa denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1030399 | Educação Artística, Ensino da Arte, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

A respeito das metodologias disponíveis para o ensino e a aprendizagem em Artes, assinale a afirmativa que caracteriza corretamente uma delas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1073971 | Educação Artística, Ensino da Arte, Artes, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Sobre a natureza do conhecimento artístico como produção e fruição no âmbito da reflexão estética contemporânea, analise as proposições acerca da concepção do fazer artístico enquanto ato humano intencional de criação e apreciação estética:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1043959 | Educação Artística, Ensino da Arte, Arte, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

No contexto do ensino da dança nos anos finais do ensino fundamental avalie se o professor deve estimular o desenvolvimento das seguintes habilidades:

I. Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado, abordando, de modo acrítico, o desenvolvimento das formas da dança em sua história tradicional e contemporânea.
II. Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.
III. Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.
IV. Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras práticas de dança de diferentes matrizes estéticas e culturais como referência para a criação e a composição de danças autorais, individualmente e em grupo.

Estão corretos os itens:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1042394 | Educação Artística, Ensino da Arte, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Franz Krajcberg, um artista de origem polonesa que se estabeleceu no Brasil, é renomado por sua abordagem única na integração de arte e meio ambiente.
Visando desenvolver com seus estudantes a relação do homem com a natureza e materialidades, o professor de Arte escolheu, no Campo Temático Artes Visuais, o Objeto de Conhecimento Materialidades, selecionando a Habilidade (EF89AR05PE): Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artísticas (desenho, pintura, colagem, gravura, quadrinhos, grafite, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc), presente no Currículo de Pernambuco. Ele planeja utilizar em sua aula as obras do artista Franz Krajcberg.
Considerando os objetivos da aula, a escolha de Krajcberg como ponto de partida se justifica porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1073972 | Educação Artística, Ensino da Arte, Artes, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Em relação ao estatuto do conhecimento artístico como produção e fruição, no contexto de hermenêutica estética, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1025743 | Educação Artística, Ensino da Arte, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Quanto à metodologia de ensino da música e a assuntos correlatos, julgue o item.

As aulas de música, no Ensino Médio, devem contemplar múltiplas possibilidades de interação com o fazer musical. Para isso, é importante que sejam dinâmicas, envolvendo momentos de apreciação, prática, criação e teoria musical. O plano de aula precisa ser dimensionado para abranger mais de uma atividade sobre o mesmo tema, podendo o tema ser selecionado por meio de uma conversa com os alunos sobre seus interesses. Nessas escolhas, é importante considerar as características sociocognitivas dos estudantes, a complexificação do tema, a motivação para a aprendizagem e a adequação ao contexto social do projeto curricular.
  1. ✂️
  2. ✂️

35Q1025745 | Educação Artística, Ensino da Arte, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Quanto à metodologia de ensino da música e a assuntos correlatos, julgue o item.

Considere-se que o professor Carlos tenha sido convidado para compor uma equipe interdisciplinar que produziria um festival cultural em uma escola. Considere-se que os professores de artes visuais e artes cênicas dessa escola estivessem planejando compor uma oficina de criação de fantoches junto com a elaboração de uma dramatização sobre a cultura da sociedade medieval, mas que Carlos tenha resolvido ministrar, separadamente, uma master class a respeito de execução musical sobre esse tema, de modo que, apesar de não estar envolvido na proposta de criação e dramatização dos fantoches, ele contemplaria, em sua master class, durante o festival, músicas da mesma cultura em questão. É correto afirmar que, nessa situação hipotética, o professor não trabalhou no festival de forma interdisciplinar, visto que, de acordo com as metodologias e com os pressupostos pedagógicos musicais, a função da música na perspectiva interdisciplinar é combinar os conteúdos, as técnicas e as habilidades musicais com as demais áreas artísticas, devendo o professor estar diretamente envolvido com as demais disciplinas da escola em um projeto cultural.
  1. ✂️
  2. ✂️

36Q1030398 | Educação Artística, Ensino da Arte, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

Em função da abordagem pedagógica, o entendimento da natureza e do valor educacional das artes visuais modifica-se. Para a Escola Nova e para Escola Progressista, a arte é entendida respectivamente como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1025746 | Educação Artística, Ensino da Arte, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Quanto à metodologia de ensino da música e a assuntos correlatos, julgue o item.

Considere-se que a professora de música de uma turma de sétimo ano do Ensino Fundamental tenha proposto o desenvolvimento de uma atividade de criação musical por meio da percussão corporal, partindo da perspectiva de que tal atividade proporcionaria o envolvimento direto dos alunos com a música em suas diferentes possibilidades de interação, conforme proposto na BNCC. Considere-se, ainda, que ela tenha pedido aos alunos que explorassem as possibilidades corporais e que, além dos aspectos rítmicos, atentassem aos aspectos timbrísticos e sonoros por meio da percussão vocal. Suponha-se também que, ao final, a professora tenha solicitado aos estudantes um registro musical por escrito, entregando folhas em branco para que eles pudessem grafar a composição por meio da construção de uma partitura não convencional, mas que um aluno tenha decidido escrever sua criação a partir da partitura convencional. Nessa situação hipotética, a professora não deverá aceitar a atividade do aluno que desejava escrever sua criação a partir da partitura convencional, pois, segundo os pressupostos pedagógico-musicais para o ensino de arte/música previstos na BNCC, o aluno deve explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente as práticas e produções artísticas em suas relações entre as linguagens da arte e suas práticas integradas, não podendo, portanto, utilizar partitura tradicional em sala de aula.
  1. ✂️
  2. ✂️

38Q1032855 | Educação Artística, Ensino da Arte, Habilitação Artes, SEDUC MT, FGV, 2025

A cultura de Mato Grosso é rica e diversificada, resultado da influência de diversas matrizes culturais. No quesito das danças típicas desse estado:_________, _________ e____________ estão presentes dentre outras.

Em sequência, as palavras que completam corretamente essas lacunas são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1081743 | Educação Artística, Ensino da Arte, Professor de Artes, Prefeitura de Estância Velha RS, FUNDATEC, 2025

Na aula de Arte, a prática investigativa constitui o modo de produção e organização dos conhecimentos em Arte. É no percurso do fazer artístico que os estudantes criam, experimentam e desenvolvem uma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1083239 | Educação Artística, Ensino da Arte, Arte, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

As seis dimensões do conhecimento listadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) buscam facilitar o processo de ensino e aprendizagem em Arte.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre esse processo.

( ) Os conhecimentos e experiências artísticas são formados por materialidades verbais e não verbais, e devem ser compreendidos como processos objetivos, mensuráveis, universais e com parâmetros fixos de avaliação.
( ) A vivência com a Arte não ocorre de modo fragmentado. Por isso, o componente curricular deve promover o diálogo entre as diferentes linguagens, articulando-se também com a literatura e com expressões híbridas, como circo, cinema e performance.
( ) O componente Arte no Ensino Fundamental reúne manifestações culturais de diferentes tempos e espaços, abrangendo tanto o contexto dos alunos quanto produções contemporâneas.
( ) As atividades que favorecem o trânsito criativo entre diferentes linguagens artísticas podem dialogar com a literatura e outros componentes curriculares, integrando conhecimentos e experiências. Nesse processo, a aprendizagem é vista como linear e previsível.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.