Questões de Concursos Ensino da Arte

Resolva questões de Ensino da Arte comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q1083241 | Educação Artística, Ensino da Arte, Arte, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

São competências específicas de Arte para o Ensino Fundamental, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC):

1. Pesquisar e reconhecer diferentes matrizes estéticas e culturais, em especial as que compõem a identidade brasileira, considerando suas tradições e manifestações contemporâneas, e reelaborá-las nas produções artísticas.
2. Abordar criticamente temas políticos, sociais, econômicos, científicos, tecnológicos e culturais por meio de práticas, criações, intervenções e apresentações artísticas.
3. Registrar aulas, falas públicas e entrevistas em diferentes meios (presenciais, sonoros ou audiovisuais), selecionando e organizando as informações centrais para subsidiar o estudo, a elaboração de sínteses, reflexões pessoais ou outras finalidades propostas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q1081742 | Educação Artística, Ensino da Arte, Professor de Artes, Prefeitura de Estância Velha RS, FUNDATEC, 2025

O ensino de Arte no Brasil teve alguns marcos ao longo das décadas. Nesse aspecto, a década de 1990 foi um deles, pois, de acordo com os PCNS, “é característica desse novo marco curricular a reivindicação de se designar a área por e de incluí-la na estrutura curricular como com conteúdos próprios ligados à cultura artística, e não apenas como ”.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q1082100 | Educação Artística, Ensino da Arte, Professor de Artes, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, FEPESE, 2025

Assinale a alternativa correta considerando a elaboração de projetos artístico-culturais no ensino fundamental, voltados à articulação com a comunidade e o patrimônio cultural.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q1082101 | Educação Artística, Ensino da Arte, Professor de Artes, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, FEPESE, 2025

De acordo com as legislações vigentes, ensino de Artes no Brasil, em todas as séries, deve contemplar práticas acessíveis e não discriminatórias, que promovam o protagonismo, a diversidade e a inclusão a partir de metodologias criativas e interdisciplinares e vivências artísticas significativas.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.



( ) A abordagem triangular de ensino de Arte, estruturada pelos eixos “ler”, “fazer” e “contextualizar”, estimula a compreensão crítica de obras, a experimentação artística e o entendimento de seu contexto histórico-social, favorecendo práticas interdisciplinares e criativas.

( ) As metodologias ativas, por meio de estratégias como aprendizagem baseada em projetos, sala de aula invertida e design thinking, colocam o estudante no centro do processo criativo e são alinhadas às competências gerais da BNCC para a Educação Básica, estimulando autonomia, criticidade e engajamento.


( ) No ensino de Artes voltado à inclusão, o protagonismo do sujeito com deficiência é garantido sobretudo pela repetição de técnicas artísticas tradicionais, considerando que a familiaridade com o formato convencional facilita sua integração.


( ) A arte como prática social, segundo a BNCC, deve superar a visão técnico-instrumental e promover trocas multiculturais e vivências sensíveis que ampliem o respeito à diversidade cultural e à alteridade.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q1081744 | Educação Artística, Ensino da Arte, Professor de Artes, Prefeitura de Estância Velha RS, FUNDATEC, 2025

A educação estética tem se mostrado cada vez mais fundamental no ensino de Arte, pois auxilia no exercício crítico e sensível do fazer artístico, bem como na articulação da leitura de mundo dos estudantes. Nesse sentido, qual é o desafio da educação estética?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q1081745 | Educação Artística, Ensino da Arte, Professor de Artes, Prefeitura de Estância Velha RS, FUNDATEC, 2025

Sobre a avaliação em Arte, analise as assertivas a seguir:

I. Todos podem participar e discutir critérios.
II. Acontece no final de toda a experiência artística com o produto artístico pronto criado pelo estudante.
III. Deve-se analisar se o estudante produz trabalhos artísticos utilizando sua poética pessoal para se expressar e comunicar suas ideias, pensamentos e sentimentos por meio da forma singular da representação estética.
IV. Também é importante avaliar como o estudante frui arte, como a compreende, interpreta, reflete, critica, analisa, recria, reinterpreta, bem como relaciona-a ao seu trabalho e ao trabalho dos colegas.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q1082102 | Educação Artística, Ensino da Arte, Professor de Artes, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, FEPESE, 2025

Considere a seguinte situação: Uma professora de Artes planeja uma sequência de atividades para o 6º ano que envolva artes visuais, música, dança e teatro. Seu objetivo é desenvolver a criatividade, o pensamento crítico e a apreciação da diversidade cultural entre os estudantes, a partir dos princípios dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular.

Nesse contexto, assinale a alternativa correta de acordo com os PCNs e a BNCC.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q1083087 | Educação Artística, Ensino da Arte, Arte, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Para que a teoria de Arte-Educação seja reconstrutora, é importante a experiência do prazer da Arte por parte de professores e alunos. A respeito desse assunto, analise as afirmações a seguir:

I. A livre-expressão e o espontaneísmo são suficientes para formar leitores informados e produtores conscientes.

II. A falta de uma preparação de pessoal para entender Arte antes de ensiná-la é um problema crucial, nos levando muitas vezes a confundir improvisação com criatividade. III. No que se refere às Artes Visuais, o ensino de desenho geométrico, seguindo a tradição positivista atende perfeitamente às demandas escolares do Brasil em relação à Arte. IV. Embora já exista boa produção teórica e um grande número de pesquisas nas Universidades, é necessário ampliar o número de cursos de pósgraduação com linhas específicas em ArteEducação. Estão corretas as afirmações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q1083096 | Educação Artística, Ensino da Arte, Arte, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

A respeito da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, analise as afirmações a seguir:

I. Uma das maiores contribuições da Abordagem Triangular é que se estrutura como uma metodologia que embasa a prática docente com maior previsibilidade e clareza de onde partir e aonde chegar com uma aula, sequência ou projeto didático.

II. Pode-se dizer que Metodologia, Abordagem ou Proposta Triangular são diferentes modos de nomear o mesmo pressuposto teórico, sem impacto significativo em seu sentido essencial.

III. Apesar dos importantes avanços dos educadores escolanovistas em relação ao acesso e ensino da Arte, a Abordagem Triangular se contrapõe a eles na medida em que defende que o estímulo espontaneísta à criatividade não é suficiente para uma arte-educação emancipadora.

IV. A abordagem Triangular se distingue por defender que o ensino da Arte deve se basear em três eixos principais: Ler, Contextualizar e Fazer.

V. Uma das inovações da Abordagem Triangular é o protagonismo da espontaneidade em relação ao racionalismo exacerbado imposto na atual estrutura educacional.


Estão corretas APENAS as afirmações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q1083089 | Educação Artística, Ensino da Arte, Arte, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Uma obra de arte pode agregar profundidade de pensamento, sentimento, técnica e inventividade. Isso acontece porque os artistas usam elementos para criar efeitos a partir de suas obras de arte. Entre esses elementos encontram-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.