Início

Questões de Concursos Envenenamentos e Acidentes

Resolva questões de Envenenamentos e Acidentes comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q998040 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Patologia R4, EBSERH, FGV, 2024

O uso abusivo de drogas geralmente envolve substâncias que alteram o pensamento e vai além das normas de conduta terapêutica ou sociais. A dependência de drogas e superdosagem (overdose) são graves problemas de saúde pública. A cocaína inibe a recaptação dos neurotransmissores dopamina e noradrenalina, causando uma sensação de intensa euforia e agilidade mental, tornando-se assim uma das drogas que mais causam dependência.
Entre os seus efeitos, está a(o):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q1067674 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Cirurgia Geral, EsFCEx, VUNESP, 2024

No contexto do paciente politraumatizado, várias causas de morte evitável advêm de problemas relacionados às vias aéreas e à incapacidade da equipe em identificá-los adequadamente. Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q1067828 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Medicina Intensiva, EsFCEx, VUNESP, 2024

Uma pedestre de 45 anos foi atropelada por um veículo automotor. Ela tem histórico de DPOC e alergia à penicilina. Ela sofreu fraturas bilaterais de costelas com um segmento instável à esquerda, contusão pulmonar esquerda, lesão diafragmática esquerda (status pós-reparo) e fraturas expostas à esquerda da tíbia e da fíbula (também status pós-reparo). Ela estava internada na UTI cirúrgica há 8 dias. Ela tem sido difícil de desmamar do ventilador e tem colocado um cateter central e um dreno torácico esquerdo desde a admissão. Ela começou a ter febre há 2 dias e agora precisa de vasopressores. Foram iniciados cefepima empírico, metronidazol e vancomicina, mas clinicamente não houve melhora. Seu lavado broncoalveolar (LBA) e hemoculturas deram positivo para Candida com espécie pendente.


Qual é a melhor opção de tratamento para esse paciente atualmente?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q1067676 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Cirurgia Geral, EsFCEx, VUNESP, 2024

Assinale a alternativa correta em relação ao choque neurogênico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q1001062 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Grupo Pediatria, EBSERH, FGV, 2025

O serviço de atendimento pré-hospitalar leva à emergência uma menina de seis anos após sofrer uma queda de bicicleta, colidindo com o guidão no abdômen. Ao exame a menina está lúcida e orientada, cooperante e referindo dor abdominal e no ombro esquerdo, a frequência cardíaca é 130 bpm, a pressão arterial em 90/60 mmHg, e a frequência respiratória em 24 irpm.
O abdômen está doloroso à palpação, com defesa muscular na região epigástrica e equimose no local do impacto. Não há evidências de fraturas em outros locais do corpo.
Com base no quadro clínico, a conduta ou diagnóstico mais provável é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q1084854 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Clínica Geral, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Onze detentos da ala de alta periculosidade de um presídio, sofreram, segundo relato médico, intoxicação exógena por produto tóxico adicionado a refrigerante do tipo cola. As reações apresentadas pelos pacientes foram sudorese, náuseas, vômitos, salivação intensa, palidez cutânea, lacrimejamento, cólicas abdominais, visão embaçada, diarreia, cãibras e dispneia.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

O quadro clínico desses pacientes é compatível com o de intoxicação causada por carbamatos, inibidores transitórios da enzima acetilcolinesterase.
  1. ✂️
  2. ✂️

47Q1021356 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Cirurgia Plástica, EBSERH, IBFC, 2022

Paciente masculino, 28 anos, 70Kg, apresenta 20% de superfície corporal com queimadura de 2° grau. Deu entrada no pronto socorro cerca de 2 horas após o acidente. Quanto à reanimação volêmica inicial, assinale a alternativa que apresenta os volumes e tempos corretos de administração.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q1067678 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Cirurgia Geral, EsFCEx, VUNESP, 2024

Assinale a alternativa correta em relação ao traumatismo abdominal e pélvico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q1067680 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Cirurgia Geral, EsFCEx, VUNESP, 2024

Em pacientes vítimas de traumatismo das extremidades é de extrema importância o exame dos nervos periféricos cujo comprometimento pode significar perda motora ou tátil permanente. Assinale a alternativa que correlaciona adequadamente o tipo de lesão, o nervo periférico acometido, sua função motora e tátil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q1036606 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Médico do Trabalho, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

Um paciente de 45 anos do sexo masculino procurou serviço de saúde do trabalhador com queixa de dor abdominal de forte intensidade e caráter intermitente, acompanhada de distensão abdominal, náuseas, vômitos e constipação com 10 dias de evolução. Exames laboratoriais demonstraram anemia (hemoglobina de 9g/dL), hiperbilirrubinemia (bilirrubina total de 2,5mg/dL), por conta da bilirrubina indireta e elevação discreta de aminotransferases (2-3 vezes acima do limite superior da normalidade). A anamnese mais detalhada com informação da história ocupacional permitiu a elucidação diagnóstica.

Qual foi o diagnóstico e o local de trabalho do paciente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q998364 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Emergência Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

O uso do paracetamol em dose superior a 4 g em 24 horas ou utilização por tempo prolongado podem causar danos em órgão nobre.
O órgão em questão e o antídoto são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q987987 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Consiste em lesão física ao tecido cerebral que, temporária ou permanentemente, incapacita a função cerebral. O diagnóstico é suspenso clinicamente e confirmado por imagens (primariamente TC). Inicialmente, o tratamento consiste em suporte respiratório e manutenção adequada de ventilação, oxigenação e pressão arterial (PA). Com frequência, a cirurgia é necessária em pacientes com lesões mais graves para a colocação de monitores a fim de medir a elevação da pressão intracraniana, descomprimir o cérebro se a pressão intracraniana estiver aumentada ou remover hematomas intracranianos. Nos primeiros dias após a lesão, é importante manter a perfusão e oxigenação cerebral adequadas e prevenir complicações de alteração do sensório. Subsequentemente, muitos pacientes requerem reabilitação.
De qual urgência neurológica trata essa descrição?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q1067675 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Cirurgia Geral, EsFCEx, VUNESP, 2024

Mudanças na oxigenação ocorrem rapidamente no contexto do politraumatizado e são impossíveis de detectar clinicamente. Sendo assim, a oximetria de pulso deve ser monitorizada continuamente. No entanto, esse método não mensura a pressão parcial de oxigênio (PaO2 ) que, dependendo da posição da curva de dissociação da hemoglobina, pode variar drasticamente. Sabe-se que medidas de saturação de 95% ou mais indicam fortemente uma oxigenação arterial periférica adequada (PaO2 > 70 mmHg). Assinale a alternativa que correlaciona corretamente o nível de saturação da hemoglobina com os níveis reais da PaO2 .
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q1067677 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Cirurgia Geral, EsFCEx, VUNESP, 2024

Um pequeno número de pacientes vítimas de trauma necessitará de hemotransfusão maciça. A definição correta desse tipo de abordagem é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q1067681 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Cirurgia Geral, EsFCEx, VUNESP, 2024

Assinale a alternativa correta em relação ao método manejo da hipotermia no contexto do paciente politraumatizado (TC = temperatura corporal).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q1032176 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Perito em Medicina do Trabalho, MPU, FGV, 2025

“Arsênio, mercúrio e chumbo: Fiocruz acha metais pesados em 100% das crianças de Brumadinho. Quase 60% dos pequenos de até 6 anos analisados tiveram nível de arsênio acima do limite; pesquisa também apontou para o aumento em diversas doenças entre a população”.
Este é o início de uma matéria do jornal O Tempo, publicada em 24/01/2025, que versa sobre o trágico acidente que levou ao rompimento de uma barragem contendo resíduos de mineração. Entre os três poluentes citados, aquele que apresenta depósitos ósseos (inclusive nas metáfises, junto às placas epifisárias e de crescimento), a linha gengival de Burton como sinal de exposição e pontilhados basófilos nas hemácias é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q1077920 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Medicina Intensiva, Polícia Militar SP, VUNESP

Um paciente é internado em uma unidade de terapia intensiva devido a quadro grave de intoxicação alcoólica. A família relatou que o paciente ingeriu uma grande quantidade de cachaça nas últimas 12 a 24 horas.


O dado do exame físico que poderá sugerir que o paciente também ingeriu metanol é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q1030053 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Clínica Médica, MPU, FGV, 2025

Uma paciente de 45 anos foi resgatada de incêndio em fábrica de tecidos (identificados no local os seguintes produtos queimados: algodão, seda, madeira, papel, plásticos, esponjas, acrílicos e polímeros sintéticos) e inalou fumaça em grande quantidade. Deu entrada no pronto-socorro com história de quadro inicial de cefaleia, náuseas e vertigem, evoluindo rapidamente com confusão mental, sonolência, taquipneia, hipotensão e bradicardia.

Considerando o quadro de intoxicação exógena acima descrito, o antídoto de primeira linha a ser utilizado na paciente é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q1049061 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Os noticiários televisivos relatam com frequência a apreensão de bebidas falsificadas. Esse mercado clandestino movimenta milhões de reais por mês e põe em risco a vida de milhares de pessoas que consomem produtos sem as especificações técnicas e sanitárias preconizadas. Como consequência desse esquema, as pessoas se intoxicam inadvertidamente com metanol, o álcool mais empregado como adulterante de bebidas. Acerca da assistência de enfermagem ao paciente sob intoxicação exógena por álcoois tóxicos, julgue o próximo item.
O uso de álcool etílico em pacientes com intoxicação aguda por metanol pode desencadear alterações visuais como a diplopia, visão esbranquiçada ou turva, mudanças das cores e até perda da acuidade visual total.
  1. ✂️
  2. ✂️

60Q1087303 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Medicina, TJ RJ, FCC

São apresentadas as principais características de acidentes ofídicos de que foram vítimas três grupos de pacientes:

- GRUPO I: 90% dos envenenamentos ofídicos no Brasil. Necrose em extremidade com posterior evolução para amputação, gengivorragia, equimoses e hematúria.

- GRUPO II: 9% dos casos. Fenômenos neuroparalizantes de aparecimento precoce: ptose palpebral, oftalmoplegia, mialgia, mioglobinúria, insuficiência renal aguda.

- GRUPO III: menos de 1% dos casos registrados no Brasil devido a pouca agressividade da serpente.Nas formas graves há ptose palpebral, pupilas midriáticas e insuficiência respiratória aguda.

Acidentes elapídico, crotálico e botrópico correspondem, respectivamente, aos grupos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.