Início

Questões de Concursos Envenenamentos e Acidentes

Resolva questões de Envenenamentos e Acidentes comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q1036607 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Médico do Trabalho, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

A cronobiologia estuda os processos orgânicos rítmicos. No contexto específico da Saúde do Trabalhador, são investigados vários temas que se relacionam com o desempenho, o risco de acidentes, as caraterísticas dos trabalhos por turnos e as alterações que a idade do trabalhador pode acarretar.

Com relação ao trabalho noturno, sabe-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q1077867 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Médico Anestesia, Polícia Militar SP, VUNESP

Politraumatizados são considerados pacientes de estômago cheio, e a manobra de pressão sobre a cartilagem cricoide pode ser utilizada para prevenir uma broncoaspiração durante a indução anestésica. Em relação à pressão cricoidea, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q1033603 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Coloproctologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 17 anos chega ao pronto-socorro com dor em hipocôndrio esquerdo após queda de bicicleta há cerca de 6 horas. Ao exame, está hipocorado +/4, com PA: 120 x 80 mmHg e FC: 88 bpm. Realiza tomografia computadorizada de abdômen, que mostra presença de pouca a moderada quantidade de líquido em hipocôndrio esquerdo com laceração grau III, em baço, sem extravasamento (blush) de contraste arterial. Apresenta hematócrito de 30% e hemoglobina de 9,5 mg/dL.

A melhor conduta nesse caso é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q1067679 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Cirurgia Geral, EsFCEx, VUNESP, 2024

Sobre a cinemática do trauma nas faturas do arco pélvico, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q1006076 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Medicina do Trabalho, TRT 7 Região CE, CESPE CEBRASPE

Em pacientes com suspeita de estado hipermetabólico devido a sepse ou a traumatismo, é possível fazer a medição do gasto energético à beira do leito pelo método da calorimetria indireta. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q1087302 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Medicina, TJ RJ, FCC

Um homem de 24 anos, em tratamento de depressão há 3 meses com medicações não referidas pelos familiares, é levado ao pronto-socorro com queixa de cólicas abdominais e vômitos, seguidos por convulsão generalizada há 1 hora. Está torporoso, hemodinamicamente estável, taquicárdico, com sudorese e sialorreia intensas, roncos pulmonares difusos, abdome flácido com ruídos hidroaéreos aumentados, fasciculações na musculatura dos membros e com miose bilateral. Trata-se mais provavelmente de intoxicação por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q1077859 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Médico Anestesia, Polícia Militar SP, VUNESP

Paciente de 19 anos, vítima de acidente automobilístico, apresenta hematoma subdural e sinais de hipertensão intra­ craniana. Após iniciada a anestesia, para se reduzir a pressão intracraniana, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q1084853 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Clínica Geral, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Onze detentos da ala de alta periculosidade de um presídio, sofreram, segundo relato médico, intoxicação exógena por produto tóxico adicionado a refrigerante do tipo cola. As reações apresentadas pelos pacientes foram sudorese, náuseas, vômitos, salivação intensa, palidez cutânea, lacrimejamento, cólicas abdominais, visão embaçada, diarreia, cãibras e dispneia.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

O quadro clínico desses pacientes é compatível com o de intoxicação causada por organofosforados, inibidores habitualmente irreversíveis da enzima acetilcolinesterase.
  1. ✂️
  2. ✂️

69Q1077443 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Infectologia, Polícia Militar SP, FGV, 2022

Paciente, 30 anos, sexo masculino, deu entrada em uma Unidade de Emergência referindo que fora agredido por uma serpente na região maleolar direita, mas não levou o animal agressor. Queixa-se de dor e edema no local da picada. Nega diarreia, dor abdominal ou vertigem.
Ao exame clínico apresenta fácies normais, equimose e bolhas no local da picada. O paciente apresenta pressão arterial normal e ritmo cardíaco regular com 70 batimentos por minuto. Nega oligúria e relata urina de aspecto normal.
A principal hipótese é de um acidente com serpente do gênero
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q1084401 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Médico clínico, SAP SP, VUNESP

Mulher, 43 anos, com diagnóstico de depressão maior, ingeriu 22 comprimidos de bromazepam simultaneamente, tentando o suicídio. Foi levada ao pronto atendimento por familiares, dando entrada bastante sonolenta. O exame físico revelou pressão arterial = 100 x 60 mmHg, com boa perfusão periférica, frequência cardíaca = pulso regular = 70 bpm, frequência respiratória de 4 incursões por minuto e Glasgow Coma Score = 12, sem alterações motoras aparentes.

Espera-se encontrar na gasometria arterial dessa paciente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.