Início

Questões de Concursos Epidemiologia

Resolva questões de Epidemiologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q361031 | Enfermagem, Epidemiologia, Enfermeiro, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Com relação ao processo de saúde-doença, julgue os próximos itens.

Muito utilizada na epidemiologia de doenças infecciosas, a tríade agente, hospedeiro e meio ambiente é uma forma de representar os fatores etiológicos envolvidos em alguma situação de agravo à saúde.

  1. ✂️
  2. ✂️

102Q360721 | Enfermagem, Epidemiologia, Analista Legislativo, CD, FCC

Moraes (1959), confome recomendação da Organização Mundial de Saúde (1957) e partindo da idéia básica de Swaroop e Uemura, elaborou as curvas de mortalidade proporcional, as quais constituem uma representação gráfica dos vários índices de mortalidade proporcional (MP), segundo os grupos etários prefixados. Estes grupos etários incluem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q366629 | Enfermagem, Epidemiologia, Professor de Classe A, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Atualmente, um número considerável de enfermeiros tem-se engajado em atividades de pesquisa, contribuindo para a produção de conhecimento científico e para o desenvolvimento da profissão. Os dados quantitativos gerados nessas pesquisas necessitam ser analisados e interpretados à luz da estatística, de modo a serem detectadas tendências e padrões de relação. Assim, os procedimentos estatísticos capacitam o pesquisador a analisar e divulgar os dados da pesquisa. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.

É possível encontrarem-se em uma pesquisa dois grupos diferentes de dados com a mesma média, mas que apresentem variabilidades diferentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

104Q170978 | Enfermagem, Epidemiologia, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, BRB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os seguintes itens, que tratam de epidemiologia.

No sistema de informações sobre mortalidade (SIM), de grande interesse para a vigilância epidemiológica, os dados são fornecidos pelas secretarias estaduais de saúde, que são orientadas a aumentar o registro de óbitos por causas mal definidas.

  1. ✂️
  2. ✂️

105Q363515 | Enfermagem, Epidemiologia, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Varginha MG, Reis amp Reis Auditores Associados

São ações relacionadas à vigilância em saúde, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

106Q362196 | Enfermagem, Epidemiologia, Enfermeiro, Prefeitura de Palmares PE, NECONSULTORIA

Na estratégia Saúde da Família, o indicador que mostra "Proporção de famílias chefiadas por mulheres", é considerado um indicador:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q184381 | Saúde Pública, Epidemiologia, Enfermeiro, Prefeitura de Santa Maria Madalena RJ, CONSULPLAN

Sobre a identificação dos perfis e fatores de risco utilizados através da epidemiologia nos serviços de saúde, analise:

I. Desenvolvem programas de saúde eficientes que permitem maior impacto das ações implementadas, voltadas a assistência integral à saúde.

II. Identificam fatores de risco em grupos de população mais vulnerável a certos agravos à saúde.

III. Buscam avaliações mais pertinentes capazes de responder a desafios que permeiam os condicionantes do processo saúde/doença.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q479574 | Farmácia, Epidemiologia, Auxiliar de Vigilância Sanitária, Prefeitura Municipal de Paranaguá PR, FAUEL

No Brasil, a febre amarela pode ser adquirida em áreas silvestres e rurais de regiões como Norte e Centro- Oeste, além de parte do Sudeste, Nordeste e Sul. Ou seja, o indivíduo entra em regiões onde exista o mosquito Haemagogus janthinomys ou Sabetes chloropterus e, consequentemente, sofre a possibilidade de ser picado por algum desses mosquitos já afetado pelo vírus, que possivelmente fora contraído pela picada em um ser já portador, como um bugio ou outros tipos de macacos, e, em seguida, o mosquito pica a pessoa que ainda não teve a doença nem foi vacinado e, portanto, não adquiriu defesas para combater o vírus. Nas cidades o vetor da febre amarela é o Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue. O período de incubação da Febre Amarela varia em média de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

109Q478691 | Farmácia, Epidemiologia, Auxiliar de Vigilância Sanitária, Prefeitura Municipal de Paranaguá PR, FAUEL

Em relação à dengue, assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

110Q359843 | Enfermagem, Epidemiologia, Analista Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

Um enfermeiro decidiu realizar um estudo científico acerca dos efeitos decorrentes da exposição a um certo agente químico em uma amostra de trabalhadores. Com esse objetivo, procedeu à dosagem de um indicador biológico (relacionado a esse agente químico) antes e depois da exposição dos trabalhadores a essa substância química.

Com relação às bases bioestatísticas que devem ser consideradas pelo enfermeiro-pesquisador nessa situação, julgue os itens que se seguem.

Na constituição da amostra, no estudo em apreço, não é necessário realizar nenhum procedimento de aleatorização, pois não há diferentes grupos de estudo.

  1. ✂️
  2. ✂️

111Q360960 | Enfermagem, Epidemiologia, Técnico Judiciário, TRT 10a, CESPE CEBRASPE

O perfil epidemiológico no Brasil vem mudando nas últimas décadas, entretanto, os índices de doenças infectoparasitárias ainda são preocupantes. Em relação a essas doenças, julgue os itens seguintes.

As vacinas influenza e pneumocócica são oferecidas em campanhas nacionais de vacinação do idoso. Nos idosos institucionalizados, aqueles que vivem em abrigos, asilos ou hospitais, deverá ser realizada a dose de reforço da vacina pneumocócica.

  1. ✂️
  2. ✂️

112Q480401 | Farmácia, Epidemiologia, Agente de Vigilância Epidemiológica, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

Existem várias formas de transmissão da doença de Chagas. Uma das formas de transmissão acontece pelo contato do homem suscetível com as excretas contaminadas dos “barbeiros” ou “chupões”.

Essa forma de transmissão é chamada de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q367876 | Enfermagem, Epidemiologia, Enfermeiro, Polícia Civil PA, CESPE CEBRASPE

Quanto aos indicadores de saúde, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

114Q358660 | Enfermagem, Epidemiologia, Enfermeiro, Prefeitura Poço de José de Moura PB, EDUCA Assessoria Educacional

No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, foram notificados 222.356 casos de Aids entre 1980 e 2001. A estimativa de soropositividade para o HIV (vírus da imunodeficiência humana) na população de 15 a 49 anos na região Sul é de 0,72%. Portanto, considerando as diferenças de sexo, estima-se para Curitiba a soropositividade de 4.289 homens e 2.607 mulheres nessa faixa etária (SMS, 2002). Assim sendo, o enfermeiro que desenvolver seu processo de trabalho em Unidades Básicas de Saúde necessariamente irá deparar-se com essa realidade.

Com base no assunto, assinale a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q833019 | Medicina, Epidemiologia, Médico Fiscal, IDIB, 2021

De acordo com Maximiano (2000), o indivíduo “A” pode ser considerado um líder quando consegue conduzir as ações ou influenciar o comportamento de outros indivíduos. Também segundo o autor, o processo de liderança é composto por três elementos, sendo estes: o líder, os seguidores e a missão. No que se refere à missão, identifique entre as alternativas a seguir aquela que descreve o tipo de missão calculista.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q58432 | Medicina, Epidemiologia, Médico Infectologista, HUB, CESPE CEBRASPE

Transição demográfica é o processo de mudança da estrutura etária de uma população no sentido do seu envelhecimento, e a transição epidemiológica é a mudança observada no perfil de adoecimento e morte de uma população, no sentido ou como consequência do seu envelhecimento. Acerca desses dois fenômenos, julgue os seguintes itens.

A queda da fecundidade e o aumento da mortalidade geral são fatores determinantes para a transição demográfica.
  1. ✂️
  2. ✂️

117Q362985 | Enfermagem, Epidemiologia, Fiscal de Vigilância em Saúde, Prefeitura de Pratinha MG, ADVISE

A epidemia se caracteriza como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q367293 | Enfermagem, Epidemiologia, Enfermeiro, Prefeitura de Palmeira SC, CEC Concurso

São objetivos da epidemiologia:

• Conhecer a situação de saúde da comunidade.

• Conhecer os fatores causais determinantes do mecanismo de produção das enfermidades.

• Identificar os sujeitos aos riscos e as áreas prioritárias de ação.

• Orientar e colaborar no planejamento e na adoção de decisões.

• Gerar conhecimento facilitando a compreensão de saúde como um todo.

Quantos itens são verdadeiros?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q361472 | Enfermagem, Epidemiologia, Professor de Classe A, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Atualmente, um número considerável de enfermeiros tem-se engajado em atividades de pesquisa, contribuindo para a produção de conhecimento científico e para o desenvolvimento da profissão. Os dados quantitativos gerados nessas pesquisas necessitam ser analisados e interpretados à luz da estatística, de modo a serem detectadas tendências e padrões de relação. Assim, os procedimentos estatísticos capacitam o pesquisador a analisar e divulgar os dados da pesquisa. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.

As medidas de tendência central, como média, mediana e moda, e as medidas de variabilidade, como desvio-padrão e amplitude, fazem parte de uma estatística inferencial, pois oferecem meios para que o pesquisador chegue a conclusões acerca da população, a partir de dados de uma amostra.

  1. ✂️
  2. ✂️

120Q367917 | Enfermagem, Epidemiologia, Fiscal de Vigilância em Saúde, Prefeitura de Pratinha MG, ADVISE

Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.