Início

Questões de Concursos Epidemiologia

Resolva questões de Epidemiologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q367781 | Enfermagem, Epidemiologia, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, Metrô SP, FCC

A hepatite A é doença viral aguda que requer medidas de controle e precaução quanto à

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q476318 | Farmácia, Epidemiologia, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Nova União MG, FUMARC

Segundo Rouquayrol: “É obtido da divisão do número de óbitos de crianças menores de 01 ano de idade (em cada área e ano) pelos nascidos vivos (nesta mesma área e ano) multiplicado por 1000”.

Este conceito aplica-se à coeficiente de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

143Q658437 | Medicina, Epidemiologia, Analista Judiciário Psicologia, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

Caso clínico CG2A1-I

Um magistrado compareceu ao serviço de saúde com quadro clínico de febre de 39 ºC e intensas dores musculares e de cabeça, além de manchas vermelhas pelo corpo. Relatou, ainda, sentir dor ao realizar movimento ocular. Foi diagnosticado com gripe (CID-10: J11) de subtipo viral já conhecido e recebeu atestado médico, que apresentou ao tribunal, para se afastar do trabalho por dois dias. Meses depois, em exame periódico de saúde, foram identificados anticorpos que evidenciaram que o magistrado havia contraído dengue (CID-10: A90), e não gripe. O magistrado recebera, portanto, um diagnóstico equivocado. 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q366865 | Enfermagem, Epidemiologia, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Planejar e realizar pesquisas em enfermagem faz parte do cotidiano de um enfermeiro que pretende avaliar seu trabalho e as ações junto ao seu serviço e aos usuários de saúde. É de sua responsabilidade a elaboração e a coleta de dados pertinentes ao seu objeto de estudo na atenção primária, secundária, terciária e quaternária em saúde. Quanto à utilização de métodos de pesquisa e coleta de dados, julgue os itens subsequentes.

O cálculo da amostra em uma pesquisa deve ser feito junto com o planejamento metodológico.

  1. ✂️
  2. ✂️

145Q480182 | Farmácia, Epidemiologia, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Carangola MG, IDECAN

São considerados como duas principais medidas de higiene coletiva o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q365215 | Enfermagem, Epidemiologia, Técnico de Enfermagem do Trabalho, ELETROACRE AC, MAKIYAMA

O mapa de risco é uma representação gráfica, de uma das partes ou de toda a empresa. Neste sentido para a elaboração do mapa de risco é necessário, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q837681 | Medicina, Epidemiologia, FSPSS Médico Especialista, FSPSS, 2021

Leia as afirmativas a seguir: I. A ação de Vigilância Epidemiológica deve ser efetuada pelo conjunto dos serviços de saúde, públicos e privados, devidamente habilitados para tal fim. II. Os acidentes e as agressões na faixa etária de zero a nove anos são causas de mortalidade frequentes na infância, configurando-se em relevante problema de saúde pública. Assim, as ações de prevenção de violências à criança contribuem para o agravamento dos índices do Sistema Único de Saúde. Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

148Q364815 | Enfermagem, Epidemiologia, Enfermeiro, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, com referência à epidemiologia e às ações de enfermagem nos diferentes níveis de prevenção.

Um dos objetivos da notificação compulsória é permitir o planejamento das ações de saúde a partir das prioridades levantadas pelo comportamento epidemiológico.

  1. ✂️
  2. ✂️

149Q359230 | Enfermagem, Epidemiologia, Enfermeiro, Prefeitura de Balneário Camburiú SC, FEPESE

Há uma década, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a tuberculose (TB) em estado de emergência no mundo, sendo a maior causa de morte por doença infecciosa em adultos. Segundo estimativas da OMS, dois bilhões de pessoas, correspondendo a um terço da população mundial, estão infectadas pelo Mycobacterium tuberculosis. Destes, 8 milhões desenvolverão a doença e 2 milhões morrerão a cada ano.

O Brasil ocupa o 15º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo. Estima-se uma prevalência de 50 milhões de infectados com cerca de 111.000 casos novos e 6.000 óbitos, ocorrendo anualmente.

Analise as afirmativas abaixo a respeito da tuberculose.

I. A tuberculose, doença com profundas raízes sociais, está intimamente ligada à pobreza e à má distribuição de renda, além do estigma que implica a não adesão ao tratamento dos portadores e/ou familiares/contactantes.

II. O surgimento da epidemia de AIDS e o aparecimento de focos de tuberculose multiresistente aumentam os índices da doença no mundo.

III. Diante da atual situação, há necessidade de investimentos na qualificação dos serviços de saúde, na capacitação dos recursos humanos para as atividades de vigilância, avaliação e controle.

Assinale a alternativa que indique todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q369367 | Enfermagem, Epidemiologia, Analista, MPU, FCC

Em 2005, a Taxa (Coeficiente) de Mortalidade Infantil de uma cidade foi de 31 (trinta e um). Para obter esse dado estatístico, foi necessário realizar o levantamento dos seguintes eventos na cidade em 2005 e tratar os dados pela fórmula

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q477692 | Farmácia, Epidemiologia, Assistente Social, Prefeitura de Palmares PE, NECONSULTORIA

Marque V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas.

( ) A transmissão vertical ocorre quando uma pessoa é contaminada através de doação de sangue;

( ) A herpes (DST) não tem cura;

( ) Uma mãe que tem herpes pode infectar seu filho durante o parto, causando-lhe dano neurológico ou até a morte;

( ) As noticias sobre a AIDS chegaram ao Brasil, antes que os 1° casos fossem identificados.

Marque a alternativa correspondente a seqüência correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q363559 | Enfermagem, Epidemiologia, Enfermeiro, SEAD SE, CESPE CEBRASPE

Os estudos acerca de morbidade causada por qualquer doença contribuem para a melhoria da saúde da população. As fontes de dados para os estudos de morbidade são detalhadas, subdivididas em registros rotineiros e inquéritos. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.

Os inquéritos podem ser classificados de diversas maneiras: quanto à forma de obtenção das informações; de acordo com a extensão que alcancem, em caráter nacional ou local; em função da estimativa da prevalência ou incidência de um ou mais agravos à saúde da população, entre outros.

  1. ✂️
  2. ✂️

154Q479787 | Farmácia, Epidemiologia, Auxiliar de Vigilância Sanitária, Prefeitura Municipal de Paranaguá PR, FAUEL

Assinale a alternativa correta quanto aos acidentes com escorpiões:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

155Q368528 | Enfermagem, Epidemiologia, Técnico Judiciário, TRT 10a, CESPE CEBRASPE

O perfil epidemiológico no Brasil vem mudando nas últimas décadas, entretanto, os índices de doenças infectoparasitárias ainda são preocupantes. Em relação a essas doenças, julgue os itens seguintes.

O transplante de coração é indicado para a cura da pessoa com doença de Chagas que apresenta complicações decorrentes da cardiopatia chagásica.

  1. ✂️
  2. ✂️

156Q246022 | Enfermagem, Epidemiologia, Técnico Científico Enfermagem do Trabalho, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Planejar e realizar pesquisas em enfermagem faz parte do cotidiano de um enfermeiro que pretende avaliar seu trabalho e as ações junto ao seu serviço e aos usuários de saúde. É de sua responsabilidade a elaboração e a coleta de dados pertinentes ao seu objeto de estudo na atenção primária, secundária, terciária e quaternária em saúde. Quanto à utilização de métodos de pesquisa e coleta de dados, julgue os itens subsequentes.

Os termos amostra e população de estudo, utilizados em pesquisas populacionais epidemiológicas, são sinônimos.

  1. ✂️
  2. ✂️

157Q260924 | Enfermagem, Epidemiologia, Técnico Judiciário Enfermagem, TRF 4a, FCC

Meningite expressa a ocorrência de um processo inflamatório das meninges,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q359100 | Enfermagem, Epidemiologia, Enfermeiro, Prefeitura de Balneário Camburiú SC, FEPESE

A freqüência de casos existentes de uma determinada doença, em uma determinada população, em um dado momento, refere-se ao conceito de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q831956 | Medicina, Epidemiologia, Prefeitura de Palhoça SC Médico Clínico Geral ESF, IESES, 2021

As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são a causa principal de mortalidade e de incapacidade prematura na maioria dos países de nosso continente, incluindo o Brasil. Este fenômeno, denominado “transição epidemiológica”, ocorre devido à mudança do padrão de mortalidade que afeta a população. Anteriormente, no início do século passado, às doenças infecciosas eram as que mais levavam ao óbito (~ 50%) enquanto que hoje, com as melhorias de condições sócio-econômico-culturais, a mortalidade é preponderantemente consequência das doenças crônicas não transmissíveis.
Com relação às DCNT é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

160Q368425 | Enfermagem, Epidemiologia, Enfermeiro do Trabalho, COMPESA PE, IPAD

"O estudo do processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças, e fornecendo indicadores que sirvam de suporte ao planejamento, administração e avaliação das ações de saúde" (Rouquayrol; Almeida-Filho, 2003), define:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.