Início

Questões de Concursos Epidemiologia

Resolva questões de Epidemiologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q479112 | Farmácia, Epidemiologia, Agente de Vigilância Epidemiológica, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

Analise as assertivas seguintes.

I. No caso da raiva, a morte do animal (cão e/ou gato) acontece, em media, entre 5 a 7 dias após a apresentação dos sintomas.

II. No caso de paciente acometido pela raiva, observa-se, a presença de disfagia, aerofobia, hiperacusia e fotofobia.

III. A profilaxia pré ou pós-exposição ao vírus rábico deve ser adequadamente executada, sendo ainda a melhor maneira de prevenir a doença.

IV. Os casos suspeitos de raiva humana devem receber vacina ou soro antirrábico.

V. O soro heterológo é uma solução concentrada e purificada de anticorpos, preparada em equídeos imunizados contra o vírus da raiva. Deve ser conservado em geladeira, entre +8º a 12ºC, observando o prazo de validade do fabricante.

Estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q363762 | Enfermagem, Epidemiologia, Enfermeiro, IASC PE, UPE UPENET IAUPE

A expressão Vigilância Epidemiológica passou a ser aplicada no controle das doenças transmissíveis, na década de 50 (Rouquayrol, 2003). Quanto a este conjunto de ações, coloque V para Verdadeiro e F para Falso nas sentenças abaixo.

( ) O Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SNVE) foi instituído através da Lei 6.259/75 e do Decreto 78.231/76. Esses instrumentos tornaram obrigatória a notificação de doenças transmissíveis selecionadas, constantes de relação estabelecida por Portaria do Ministério da Saúde.

( ) Segundo o Sistema Único de Saúde (SUS), a Lei 8.080/90 define a vigilância epidemiológica como "um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos".

( ) São funções da vigilância epidemiológica: coleta de dados, processamento de dados coletados, análise e interpretação dos dados processados, recomendação das medidas do controle apropriadas, promoção das ações de controle indicadas, avaliação da eficácia e efetividade das medidas adotadas, divulgação de informações pertinentes.

( ) A coleta de dados ocorre em todos os níveis de atuação do sistema de saúde. A força e o valor do dado analisado dependem da precisão com que o dado é gerado.

( ) Os dados de morbidade não são utilizados em vigilância epidemiológica, por não permitirem a detecção precoce de problemas sanitários.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q364482 | Enfermagem, Epidemiologia, Enfermeiro, Prefeitura de Natal RN, CESPE CEBRASPE

Em sentido amplo, a epidemiologia pode ser entendida como o estudo coletivo da saúde e da doença. A epidemiologia, com freqüência, utiliza os recursos da bioestatística, como na determinação do tamanho da amostra ou na análise dos dados oriundos de investigações epidemiológicas. Com relação à epidemiologia e à bioestatística, julgue os itens que se seguem.

A vigilância epidemiológica é a forma mais clássica de aplicação da epidemiologia nos serviços de saúde. Um de seus objetivos é avaliar as medidas de saúde pública, como, por exemplo, avaliar o impacto de campanhas de vacinação.

  1. ✂️
  2. ✂️

165Q44258 | Medicina, Epidemiologia, Médico Infectologista, HUB, CESPE CEBRASPE

Com relação aos múltiplos modelos de pesquisa epidemiológica, julgue os itens que se seguem.

Uma das medidas a serem estimadas em ensaios clínicos é o número necessário para tratar (NNT), medida de grande relevância clínica que corresponde ao inverso da redução de risco absoluto.
  1. ✂️
  2. ✂️

166Q364196 | Enfermagem, Epidemiologia, Assistente Administrativo, ELETRONORTE, NCE

Em epidemiologia, o procedimento que identifica a fonte e modo de transmissão de doenças, seus fatores determinantes, e confirma o diagnóstico dos casos, denomina-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q831956 | Medicina, Epidemiologia, Prefeitura de Palhoça SC Médico Clínico Geral ESF, IESES, 2021

As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são a causa principal de mortalidade e de incapacidade prematura na maioria dos países de nosso continente, incluindo o Brasil. Este fenômeno, denominado “transição epidemiológica”, ocorre devido à mudança do padrão de mortalidade que afeta a população. Anteriormente, no início do século passado, às doenças infecciosas eram as que mais levavam ao óbito (~ 50%) enquanto que hoje, com as melhorias de condições sócio-econômico-culturais, a mortalidade é preponderantemente consequência das doenças crônicas não transmissíveis.
Com relação às DCNT é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

168Q368892 | Enfermagem, Epidemiologia, Professor de Classe A, SGA DF, CESPE CEBRASPE

O profissional de enfermagem necessita de sólidos conhecimentos de epidemiologia, cujo principal objetivo geral é contribuir para reduzir os problemas de saúde na população. Com relação à epidemiologia, julgue os itens seguintes.

Incidência de uma doença corresponde ao número de casos existentes da mesma.

  1. ✂️
  2. ✂️

169Q237369 | Saúde Pública, Epidemiologia, Promotor de Justiça, MPE PE, FCC

Dentre outros, são considerados limites e modificadores da responsabilidade penal e da capacidade civil, mas de natureza psicopatológica, os seguintes:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q361872 | Enfermagem, Epidemiologia, Enfermeiro, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, que versam sobre os métodos empregados em epidemiologia.

Na pesquisa retrospectiva, diferentemente da pesquisa prospectiva, não há grupo controle.

  1. ✂️
  2. ✂️

171Q368881 | Enfermagem, Epidemiologia, Enfermagem em Bloco Cirúrgico, FUB, CESPE CEBRASPE

Conhecida desde a Antiguidade, a raiva, especialmente a transmitida por cães e gatos, é uma doença que continua sendo um problema de saúde pública. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.

Todo caso humano suspeito de raiva é de notificação individual, compulsória e imediata, em âmbito municipal, estadual e nacional.

  1. ✂️
  2. ✂️

172Q366662 | Enfermagem, Epidemiologia

Marque a opção verdadeira.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

173Q930342 | Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Epidemiologia, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Escargot é um caramujo comestível, especialmente utilizado na culinária francesa. No Brasil, na década de 1980, empresários brasileiros trouxeram uma espécie de caramujo africano, visando produzi-lo e vendê-lo como escargot. Porém, esses caramujos mostraram-se inúteis para a culinária e foram liberados no ambiente. Atualmente, esse caramujo africano representa um sério problema ambiental em diversos estados brasileiros. Caramujos africanos invadem casas em Ribeirão Preto.

Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 13 ago. 2008 (adaptado).

Além do clima favorável, que outro fator contribui para a explosão populacional do caramujo africano no Brasil?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q358923 | Enfermagem, Epidemiologia, Técnico, Prefeitura de Palmares PE, NECONSULTORIA

Os óbitos infantis que ocorrem do nascimento até a primeira semana de vida constituem:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q360031 | Enfermagem, Epidemiologia, Enfermeiro, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeC

Agravo de notificação compulsória, de etiologia não transmissível e viral:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q366444 | Enfermagem, Epidemiologia, Analista Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

Um enfermeiro decidiu realizar um estudo científico acerca dos efeitos decorrentes da exposição a um certo agente químico em uma amostra de trabalhadores. Com esse objetivo, procedeu à dosagem de um indicador biológico (relacionado a esse agente químico) antes e depois da exposição dos trabalhadores a essa substância química.

Com relação às bases bioestatísticas que devem ser consideradas pelo enfermeiro-pesquisador nessa situação, julgue os itens que se seguem.

Se, após a realização de um teste estatístico adequado para a comparação entre os valores dos níveis do indicador biológico obtidos antes e depois da exposição ao agente químico e considerando um nível de significância igual a 0,05, obtém-se um valor de p igual a 0,07, é correto concluir que há diferença, estatisticamente significativa, entre essas duas medidas.

  1. ✂️
  2. ✂️

177Q366794 | Enfermagem, Epidemiologia, Professor de Classe A, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Atualmente, um número considerável de enfermeiros tem-se engajado em atividades de pesquisa, contribuindo para a produção de conhecimento científico e para o desenvolvimento da profissão. Os dados quantitativos gerados nessas pesquisas necessitam ser analisados e interpretados à luz da estatística, de modo a serem detectadas tendências e padrões de relação. Assim, os procedimentos estatísticos capacitam o pesquisador a analisar e divulgar os dados da pesquisa. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.

Considere a seguinte situação hipotética.

Em uma pesquisa acerca do peso dos pacientes, o enfermeiro registrou os seguintes dados (em kg): 55, 56, 58, 55 e 109.

Nessa situação, a média, a mediana e a moda da amostra estudada dos 5 pacientes foram iguais respectivamente, a 66,6 kg, 58 kg e 55 kg.

  1. ✂️
  2. ✂️

178Q367002 | Enfermagem, Epidemiologia, Enfermeiro, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Em epidemiologia, visando conhecer melhor a saúde da população, os seus fatores determinantes, a evolução do processo da doença e o impacto das ações propostas para modificar seu curso, vários métodos de estudo estão à disposição dos investigadores da área da saúde. No que se refere a esse assunto, julgue os itens seguintes.

O enfermeiro-pesquisador que, para estudar o efeito de uma vacina, separa, de forma aleatória, a amostra populacional em dois grupos iguais de indivíduos com características semelhantes, sendo que um dos grupos recebe a vacina em teste e o outro, um placebo, realiza um estudo do tipo ensaio clínico randomizado.

  1. ✂️
  2. ✂️

179Q364672 | Enfermagem, Epidemiologia, Enfermeiro, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Em epidemiologia, visando conhecer melhor a saúde da população, os seus fatores determinantes, a evolução do processo da doença e o impacto das ações propostas para modificar seu curso, vários métodos de estudo estão à disposição dos investigadores da área da saúde. No que se refere a esse assunto, julgue os itens seguintes.

Se um enfermeiro-pesquisador estiver participando de um estudo internacional sobre a correlação de consumo de álcool e a incidência de miocardiopatia alcoólica, em diversos países, utilizando informações de anuários estatísticos regionais que correspondam às unidades de observação da pesquisa, esse profissional estará colaborando com um estudo denominado ecológico ou comunitário.

  1. ✂️
  2. ✂️

180Q368769 | Enfermagem, Epidemiologia, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Planejar e realizar pesquisas em enfermagem faz parte do cotidiano de um enfermeiro que pretende avaliar seu trabalho e as ações junto ao seu serviço e aos usuários de saúde. É de sua responsabilidade a elaboração e a coleta de dados pertinentes ao seu objeto de estudo na atenção primária, secundária, terciária e quaternária em saúde. Quanto à utilização de métodos de pesquisa e coleta de dados, julgue os itens subsequentes.

Caso a população de estudo seja dividida em estratos homogêneos, como, por exemplo, idade e nível de escolaridade, obtém-se uma amostra estratificada.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.