Início

Questões de Concursos Epidemiologia

Resolva questões de Epidemiologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


321Q1005781 | Medicina, Epidemiologia, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

A febre maculosa (FM) é uma denominação dada no Brasil a um grupo de zoonoses causadas por bactérias do gênero Rickettsia, transmitidas por carrapatos. Assim, para que a infecção ocorra, é necessário que o carrapato infectado esteja fixado ao corpo humano. É uma doença infecciosa febril aguda, de gravidade variável, que pode cursar com formas leves e atípicas, até formas graves, com elevada taxa de letalidade. Sua evolução depende da espécie de Rickettsia envolvida, do tratamento adequado e oportuno, além de fatores inerentes ao indivíduo.
Atualmente a FM é confirmada em todas as regiões do território nacional, sendo detectada em áreas antes consideradas silenciosas, onde o conhecimento do ciclo enzoótico e epidêmico permanece incipiente.
Entre os animais abaixo, aqueles que atuam como hospedeiro amplificador de R. rickettsii nas populações de carrapato Amblyomma sculptum são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

322Q1011473 | Medicina, Epidemiologia, Área Trabalho, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação a epidemiologia, controle e prevenção de zoonoses e doenças infecciosas, julgue o item a seguir.

Para pesquisador que viajará para região endêmica da cólera no continente africano, é recomendável a vacinação da subunidade B da toxina colérica com bactérias inativadas, que oferece proteção cruzada contra a diarreia causada por Escherichia coli enterotoxigênica.

  1. ✂️
  2. ✂️

323Q989883 | Medicina, Epidemiologia, Médico, CISDESTE MG, IBADE, 2024

De acordo com o Ministério da Saúde, por meio da Portaria MS/GM nº 1.378, de 9 de julho de 2013, fica definido que é competência da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) a “coordenação da preparação e resposta das ações de vigilância em saúde, nas emergências de saúde pública de importância nacional e internacional, bem como a cooperação com Estados, Distrito Federal e Municípios” na resposta a essas emergências. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo:


I - A vulnerabilidade social, econômica e ambiental não afeta o risco de impacto à saúde humana decorrente de emergências em saúde pública;

II – O termo ‘emergência em saúde pública’ caracterizase como uma situação que demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, de controle e de contenção de riscos, de danos e de agravos à saúde pública em situações que podem ser epidemiológicas (surtos e epidemias), de desastres, ou de desassistência à população;

III - o Plano de Resposta às Emergências em Saúde Pública estabelece a atuação da SVS, da esfera federal do Sistema Único de Saúde (SUS), na resposta às emergências em saúde pública.


Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

324Q1005613 | Medicina, Epidemiologia, Hepatologia, EBSERH, FGV, 2024

A toxoplasmose é uma zoonose causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. Sua distribuição geográfica é mundial, sendo uma das zoonoses mais difundidas. No Brasil, a infecção apresenta alta prevalência na população.
O principal modo de transmissão dessa doença acontece por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

325Q986394 | Medicina, Epidemiologia, Médico Oftalmologista, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Qual das seguintes afirmações sobre a epidemiologia das doenças oculares em nível global é verdadeira?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

326Q1011476 | Medicina, Epidemiologia, Área Trabalho, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação a epidemiologia, controle e prevenção de zoonoses e doenças infecciosas, julgue o item a seguir.

O vírus rábico, contido na saliva do morcego, que no Brasil é o principal responsável pela manutenção da cadeia silvestre animal, está relacionado, normalmente, à raiva paralítica, que tem menor potencial de disseminação.

  1. ✂️
  2. ✂️

327Q1028458 | Medicina, Epidemiologia, Medicina Reaplicação, TRT 24 REGIÃO MS, FGV, 2025

Relacione as investigações de surtos e inquéritos epidemiológicos listados a seguir às suas respectivas definições.

1. Caso
2. Evento
3. Surto
4. Agravo

( ) Qualquer dano à integridade física, mental e social dos indivíduos provocado por circunstâncias nocivas, como acidentes, intoxicações, abuso de drogas.
( ) Pessoa ou animal infectado ou doente apresentando características clínicas, laboratoriais e/ou epidemiológicas específicas.
( ) Manifestação de doença ou uma ocorrência que apresente potencial para causar doença.
( ) Situação em que há aumento acima do esperado na ocorrência de doença em uma área ou entre um grupo específico de pessoas, em determinado período.

Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

328Q1011474 | Medicina, Epidemiologia, Área Trabalho, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação a epidemiologia, controle e prevenção de zoonoses e doenças infecciosas, julgue o item a seguir.

A vacinação contra febre tifoide, indicada para profissionais que lidam com águas contaminadas e dejetos, confere imunidade permanente.

  1. ✂️
  2. ✂️

329Q989100 | Medicina, Epidemiologia, Médico Infectologista Pediatra, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Tendo em vista os aspectos clínicos e epidemiológicos da gonorreia, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

330Q982754 | Medicina, Epidemiologia, Médico Generalista, Prefeitura de Monte Belo MG, Prefeitura de Monte Belo MG, 2025

Epidemiologia: Dengue Grave


Na vigilância de casos de dengue, qual dos sinais abaixo é considerado um critério de ALARME para dengue grave, exigindo intervenção imediata?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

331Q1074719 | Medicina, Epidemiologia, Perito Médico, INSS, CESGRANRIO

Indique a opção que expressa corretamente o conceito de quarentena.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

332Q978799 | Medicina, Epidemiologia, Médico, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

As síndromes febris e hemorrágicas são um conjunto de doenças infecciosas que apresentam manifestações clínicas semelhantes, como febre alta, sangramentos e sinais de comprometimento multissistêmico. Essas doenças são causadas por agentes etiológicos diversos, principalmente vírus e bactérias, e são transmitidas por vetores como mosquitos e carrapatos ou por contato direto com animais reservatórios. Devido à sua gravidade potencial e alta transmissibilidade, elas demandam diagnóstico rápido e manejo adequado para prevenir complicações graves e surtos epidêmicos. No contexto da atenção primária à saúde e da vigilância epidemiológica, o conhecimento detalhado dessas síndromes é fundamental para o reconhecimento precoce, a notificação correta e o encaminhamento apropriado dos casos, bem como para a implementação de medidas preventivas, como vacinação e controle ambiental.
A respeito desse cenário e seus conhecimentos sobre as principais síndromes febris e hemorrágicas que afetam a população brasileira, analise as afirmativas abaixo:

I. A febre amarela é uma doença viral transmitida por mosquitos, caracterizada por febre, icterícia e hemorragias, podendo evoluir para insuficiência hepática e renal.

II. A dengue hemorrágica é uma forma grave da dengue, associada à extravasamento de plasma, hemorragias e choque, sendo mais comum em crianças.

III. A febre maculosa é transmitida por carrapatos e pode causar febre, exantema petequial einsuficiência renal, sendo tratada com antibióticos como a doxiciclina.

IV. A febre hemorrágica brasileira é uma doença rara transmitida por roedores, caracterizada por febre, hemorragias e insuficiência renal, com tratamento sintomático.


Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

333Q991451 | Medicina, Epidemiologia, Médico Especialista Pediatra, Prefeitura de Colíder MT, IBADE, 2022

A epidemia pediátrica de aids está entrando em uma nova fase, com crianças infectadas por via vertical, passando pela adolescência e chegando à idade adulta. Sobre o HIV/AIDS em crianças é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

334Q1043569 | Medicina, Epidemiologia, Médico Perito, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A epidemiologia estuda os fenômenos envolvendo saúde, doenças e suas interações com as populações humanas e o aumento da incidência de casos de uma doença em um local específico.
Esse fenômeno epidemiológico é definido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

335Q1048473 | Medicina, Epidemiologia, Médico Infectologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Considerando o perfil epidemiológico atual do sarampo, assinale a opção que apresenta corretamente condutas aplicáveis a viajantes oriundos do Brasil que se dirigem a outros países.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

336Q957625 | Medicina, Epidemiologia, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Brejo Santo CE, CEV URCA, 2025

O vírus chikungunya foi introduzido no continente americano em 2013 e ocasionou uma importante epidemia em diversos países da América Central e ilhas do Caribe. Em 2014, o Brasil confirmou a presença da doença nos estados do Amapá e Bahia. Atualmente, todos os estados brasileiros registram a transmissão do vírus. Sobre essa arbovirose, marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

337Q991082 | Medicina, Epidemiologia, Médico Plantonista Pediatra, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

A vacina tríplice viral cobre quais doenças?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

338Q1054686 | Medicina, Epidemiologia, Médico psiquiatra, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Em saúde pública, as medidas preventivas são classificadas como
primárias, secundárias ou terciárias. Com relação a essas
medidas, julgue os itens seguintes.

A pesquisa e a detecção de nódulo mamário calcificado, por meio de mamografia digital, realizada em uma paciente com 48 anos de idade, assintomática e com história familiar de câncer de mama, são consideradas medidas de prevenção secundária.
  1. ✂️
  2. ✂️

339Q1048472 | Medicina, Epidemiologia, Médico Infectologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A Vigilância de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Brasil sofreu alterações significativas a partir de 2020. A respeito dos objetivos dessa vigilância no Brasil atualmente, analise os itens a seguir.

I. Identificar e monitorar a circulação e os padrões de ocorrência dos vírus respiratórios de importância para a saúde pública.

II. Monitorar a resistência dos vírus influenza e do SARS-CoV-2 aos antivirais atualmente disponíveis para tratamento.

III. Identificar grupos e fatores de risco para doenças causadas por vírus respiratórios de importância para a saúde pública,


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

340Q1074720 | Medicina, Epidemiologia, Perito Médico, INSS, CESGRANRIO

Sobre epidemia, assinale a única afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.