Questões de Concursos Epidemiologia Veterinária

Resolva questões de Epidemiologia Veterinária comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q859412 | Veterinária, Epidemiologia Veterinária, Prefeitura de Passira PE Médico Veterinário, CONTEMAX, 2020

A Epidemiologia é Ciência que estuda o processo saúde-doença na sociedade, analisando a distribuição populacional e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, cujo o objetivo é promover medidas específicas de prevenção, controle de erradicação de doenças e fornecendo indicadores de saúde que sirvam de suporte ao planejamento, administração e a avaliação das ações em Saúde. Dentre os principais indicadores de saúde, a letalidade se caracteriza por ser o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q833885 | Veterinária, Epidemiologia Veterinária, Prefeitura de Palhoça SC Médico Veterinário, IESES, 2021

Assinale a alternativa (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas:
( ) À sucessão de eventos, necessária para que a enfermidade ocorra, denomina-se história natural da doença, e ao estudo das relações entre o agente etiológico e os demais componentes do ecossistema denomina-se processo epidêmico. ( ) Para o desencadeamento do processo epidêmico esse, é necessária uma associação entre fatores do agente, do hospedeiro e do ambiente, ou seja, qualquer modificação em algum dos elementos do ecossistema resulta em adaptações dos outros elementos, as quais podem estar relacionadas com o desenvolvimento das enfermidades. ( ) A patogenicidade é identificada pela frequência da manifestação clínica da doença na população. Agentes dotados de elevada patogenicidade, como o vírus da peste suína, determinam elevada proporção de casos clínicos da doença. ( ) Virulência é o grau de severidade da reação patológica que o agente etiológico provoca no hospedeiro. A virulência independe da infectividade e pode variar tanto de um hospedeiro para outro como entre estirpes de um mesmo agente.
A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q831792 | Veterinária, Epidemiologia Veterinária, Prefeitura de Palhoça SC Médico Veterinário, IESES, 2021

Sobre medidas gerais de profilaxia, é correto afirmar:
I. Erradicação é o conjunto de medidas empregadas com o objetivo de reduzir a frequência da ocorrência de uma doença já presente na população, consiste em evitar que a enfermidade venha a se desenvolver, ou seja, diminuir os efeitos da enfermidade quando ela não pode ser evitada. II. Profilaxia é o conjunto de medidas adotadas com a finalidade de interromper a cadeia de transmissão de uma enfermidade. III. Medidas profiláticas de prevenção, consistem em evitar o aparecimento da enfermidade na população. IV. As ações profiláticas podem ser exercidas em qualquer fase da história natural da doença, tanto no período pré-patogênico quanto no período patogênico, quando o processo já está instalado.
A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q859393 | Veterinária, Epidemiologia Veterinária, Prefeitura de Passira PE Médico Veterinário, CONTEMAX, 2020

Os indicadores epidemiológicos tem como a função principal medir o tamanho e gravidade do problema de saúde, se refere à situação verificada na população ou no meio ambiente num momento dado ou período de tempo. Considerando a classificação dos indicadores assinale a alternativa que contém indicadores de saúde positivos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q832460 | Veterinária, Epidemiologia Veterinária, Prefeitura de Palhoça SC Médico Veterinário, IESES, 2021

O conhecimento da cadeia epidemiológica é de fundamental importância para que se possa saber onde e como atuar, de forma a interrompê-la e impedir que a doença persista. A cadeia epidemiológica é composta por:
I. Fonte de infecção. II. Via de eliminação. III. Meio de transmissão. IV. Porta de entrada.
A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q859372 | Veterinária, Epidemiologia Veterinária, Prefeitura de Passira PE Médico Veterinário, CONTEMAX, 2020

A Epidemiologia estuda o processo saúde-doença em populações humanas, com o objetivo de prevenção e controle. Cabe à Epidemiologia encontrar respostas para a relação saúde - doença populacional. Sobre os conceitos que envolve a epidemiologia, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q844074 | Veterinária, Epidemiologia Veterinária, Prefeitura de Alpestre RS Médico Veterinário, FUNDATEC, 2020

Dentre as doenças classificadas como zoonoses, denomina-se metazoonose quando a transmissão está obrigatoriamente relacionada a vetores invertebrados. No interior do organismo do hospedeiro invertebrado, o parasita realiza uma fase do seu ciclo biológico durante um determinado intervalo de tempo (período de incubação), que precede a transmissão a outro hospedeiro vertebrado. Assinale a alternativa que representa um exemplo de metazoonose.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q832216 | Veterinária, Epidemiologia Veterinária, Prefeitura de Palhoça SC Médico Veterinário, IESES, 2021

Assinale a alternativa correta. O conceito de prevenção é definido como ação antecipada, baseada no conhecimento da história natural a fim de tornar improvável o progresso posterior da doença, entendese como exemplo de prevenção primária:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q834482 | Veterinária, Epidemiologia Veterinária, Prefeitura de Palhoça SC Médico Veterinário, IESES, 2021

Assinale a alternativa (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas:
( ) A Forma Endêmica está caracterizada quando a doença está, normalmente presente na população da área geográfica, isto é, apresentase com regularidade previsível de frequência, cujos valores oscilam dentro dos limites considerados, pela estatística, como usuais ou esperados. ( ) Classifica-se como Pandemia, quando uma epidemia se expande, de forma incontrolável, atingindo uma ampla população, comprometendo vários países e mesmo continentes. ( ) Quando a doença está ocorrendo, de uma forma anormalmente elevada, em uma população de uma área restrita, chama-se de surto epidêmico. ( ) A Forma epidêmica é caracterizada quando a frequência dos eventos, doenças na população de uma área geográfica, em um determinado intervalo de tempo, ultrapassa os limites esperados considerados usuais ou endêmicos.
A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q832656 | Veterinária, Epidemiologia Veterinária, Prefeitura de Palhoça SC Médico Veterinário, IESES, 2021

Diante de um problema sanitário, pode-se lançar mão de três diferentes métodos de estudo. O método que consiste na observação das características clínicas por meio das quais a doença se manifesta, é corretamente chamado de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q911619 | Veterinária, Epidemiologia Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Zoonoses são doenças infecciosas transmitidas de animais para pessoas que podem ser causadas por bactérias, parasitas, fungos ou vírus.

Quanto ao modo de transmissão, as zoonoses podem ser classificadas em:

I. Antropozoonoses: doenças que são perpetuadas pela transmissão entre animais, mas podem eventualmente acometer seres humanos.

II. Zooantroponoses: doenças que são perpetuadas pela transmissão entre seres humanos, podendo eventualmente acometer animais.

III. Anfixenose: doenças que se transmitem com igual intensidade entre animais, seres humanos e também entre animais e seres humanos.

Está(ão) CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1005312 | Veterinária, Epidemiologia Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de São Vicente SP, IBAM, 2025

A febre aftosa é uma doença viral altamente contagiosa que afeta animais de casco fendido, como bovinos, suínos, ovinos e caprinos. Ela causa grandes perdas econômicas devido à queda na produtividade, limitações no comércio internacional e necessidade de medidas rigorosas de controle. Em uma propriedade rural de grande porte, localizada em área anteriormente livre com vacinação, um surto foi detectado após a introdução irregular de bovinos adquiridos em feiras livres. Os animais começaram a apresentar vesículas na boca e entre os cascos, salivação excessiva e dificuldade para se alimentar. Com base nas informações apresentadas, analise os itens a seguir e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso.

(__)A febre aftosa é causada por um vírus do gênero Aphthovirus, pertencente à família Picornaviridae.
(__)O controle da febre aftosa em zonas livres com vacinação dispensa a notificação obrigatória dos casos suspeitos.
(__)Bovinos doentes apresentam sinais como febre, lesões vesiculares na boca, língua e cascos, além de salivação intensa.
(__)A vacinação é uma das estratégias mais importantes na erradicação da febre aftosa em áreas endêmicas.
(__)O homem pode contrair febre aftosa comumente, sendo considerada uma zoonose de alto risco.

Agora, selecione a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q978793 | Veterinária, Epidemiologia Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

O controle sanitário de enfermidades infecciosas de alto impacto na saúde animal e na saúde pública envolve estratégias de vacinação, produção de antígenos diagnósticos e aplicação de soros hiperimunes. A atuação do médico veterinário nesse contexto exige conhecimento técnico sobre os agentes etiológicos, os mecanismos imunológicos envolvidos e as medidas preventivas adotadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com foco em doenças como a brucelose, raiva, peste suína, micoplasmose e doença de Newcastle, entre outras.
Associe as doenças listadas às suas características e aplicações em programas sanitários:

1. Vacinação de rotina obrigatória em cães e animais de produção; vírus neurotrópico, com transmissão por mordedura.
2. Bactéria do gênero Brucella, de importância zoonótica; o controle inclui vacinação de bezerras com cepa B19.
3. Vírus de aves de alta transmissibilidade, com sinais respiratórios e nervosos, controlado com vacina viva ou inativada.
4. Doença bacteriana crônica que compromete o trato respiratório de aves, causada por Mycoplasma gallisepticum.
5. Enfermidade viral de suínos, de notificação obrigatória e erradicada no Brasil, mas com vigilância constante.

( ) Doença de Newcastle ( ) Brucelose ( ) Peste suína clássica ( ) Micoplasmose aviária ( ) Raiva

Assinale a sequência CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q881450 | Veterinária, Epidemiologia Veterinária, Agente de Fiscalização e Vigilância Animal, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

O sistema informatizado utilizado para organizar, integrar e direcionar o planejamento e a prevenção, detecção e reação às ocorrências zoossanitárias, estando este, sob coordenação do Departamento de Saúde Animal – DAS, é denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q980842 | Veterinária, Epidemiologia Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Qual das seguintes estratégias representa uma ação primária no âmbito da medicina veterinária preventiva, com o objetivo de reduzir a incidência de doenças infecciosas em uma população animal?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q911620 | Veterinária, Epidemiologia Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

De acordo com os ciclos de manutenção dos patógenos, as zoonoses classificam em:
Assinale a 2ª coluna de acordo com a 1ª:

(1) Zoonoses diretas. (2) Metazoonoses. (3) Ciclozoonoses. (4) Saprozoonose.
( ) O agente precisa passar por um hospedeiro invertebrado para que seu ciclo se complete.

( ) O agente passa obrigatoriamente por duas espécies distintas de animais vertebrados para que seu ciclo se complete.

( ) Antes de causar infecção, o agente patológico precisa passar por transformações que ocorrem no ambiente externo.

( ) O agente patológico pode persistir com passagens sucessivas por uma única espécie de animal vertebrado.

A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1005317 | Veterinária, Epidemiologia Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de São Vicente SP, IBAM, 2025

Em uma região do interior paulista, foi detectado um surto de casos suspeitos de raiva bovina, com sinais neurológicos graves em vários animais. Considerando as ações de vigilância epidemiológica e ambiental necessárias para minimizar os riscos à saúde pública e animal, a prioridade imediata da equipe veterinária deve ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q980831 | Veterinária, Epidemiologia Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

No protocolo de investigação de um surto de toxinfecção alimentar em uma comunidade após um evento com consumo de alimentos de origem animal, qual dos seguintes elementos é fundamental para a elaboração de um parecer de informe técnico veterinário preciso e conclusivo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1003727 | Veterinária, Epidemiologia Veterinária, Médicoa Veterinário, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2025

A palavra "zoonose" refere-se a toda enfermidade transmitida entre animais vertebrados aos seres humanos de forma direta ou indireta, causadas por vírus, bactérias, fungos e demais patógenos. A exposição de animais à população humana significa risco de transmissão de diversos patogênese de gênero zoonótico. Sobre algumas zoonoses existentes em território brasileiro, analise as alternativas abaixo e, em seguida, assinale a correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.