Questões de Concursos Epidemiologia Veterinária

Resolva questões de Epidemiologia Veterinária comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q900177 | Veterinária, Epidemiologia Veterinária, Engenheiro Agrônomo, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

A palavra sanidade significa saúde, saudável, hígido. Por isso, a sanidade é um dos pilares que garante a produção de um frango de corte saudável, fonte de proteína palatável e de alto valor nutricional que não pode representar risco à saúde do consumidor. Para produzir um frango de corte saudável deve-se respeitar uma série de normas sanitárias.

(EMBRAPA, 2021.)


Trata-se de uma doença aviária que NÃO é prevenida com uso de vacina:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q899438 | Veterinária, Epidemiologia Veterinária, Veterinário, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

A respeito da Peste Suína Clássica (PSC), avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) A PSC é uma doença viral contagiosa que acomete suídeos domésticos e silvestres, causada por um vírus do gênero Pestivirus, da família Flaviviridae, que produz grandes perdas produtivas e econômicas devido a sua alta infectividade e letalidade.

( ) Há tratamento disponível para a PSC, porém o proprietário dos animais pode optar por sacrifício sanitário dos animais doentes devido à alta taxa de mortalidade e pouco sucesso do tratamento.

( ) Entre os principais sinais clínicos da PSC estão febre (40,5°C a 42,0°C), apatia, anorexia, letargia, animais amontoados, conjuntivite, lesões hemorrágicas na pele, cianose em extremidades, paresia de membros posteriores, ataxia, problemas respiratórios e reprodutivos.

( ) Trata-se de doença de notificação obrigatória à OIE e está incluída entre as doenças que requerem notificação imediata de qualquer caso suspeito no Brasil, conforme Instrução Normativa MAPA nº 50/2013.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q1042605 | Veterinária, Epidemiologia Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Assinale a opção que apresenta duas zoonoses de notificação compulsória imediata em casos humanos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1060994 | Veterinária, Epidemiologia Veterinária, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, a respeito da simulação estocástica de modelos probabilísticos de risco de enfermidades em animais, considerando que a sigla HPAI, sempre que empregada, se refere à influenza aviária de alta patogenicidade.

A distribuição de Poisson é apropriada para modelar a taxa de transmissão do vírus da HPAI entre aves comerciais, pois considera variações contínuas no número de indivíduos infectados.

  1. ✂️
  2. ✂️

25Q1004698 | Veterinária, Epidemiologia Veterinária, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

A Instrução Normativa nº 50 / 2013 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento lista as doenças de notificação obrigatória ao Serviço de Vigilância Oficial sediado no estado da federação em que ocorram.
Assinale a opção que indica as doenças que podem acometer diversas espécies animais e que requerem notificação imediata de qualquer caso suspeito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1004708 | Veterinária, Epidemiologia Veterinária, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

Na tripanossomíase bovina, o agente etiológico Trypanosoma vivax, presente no sangue dos animais parasitados na forma livre tripomastigota, é considerado como um protozoário transmitido por vetores biológicos; entretanto, no Brasil o parasita se adaptou a outros modos de transmissão, tendo sido já relatadas as transmissões iatrogênica, transplacentária e mecânica.
Assinale a opção que indica, corretamente, os vetores mecânicos conhecidos da doença.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1016758 | Veterinária, Epidemiologia Veterinária, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, a respeito da simulação estocástica de modelos probabilísticos de risco de enfermidades em animais, considerando que a sigla HPAI, sempre que empregada, se refere àinfluenzaaviária de alta patogenicidade.

Diante do risco de introdução e disseminação da HPAI no Brasil, pode-se utilizar a simulação de Monte Carlo para prever a probabilidade de surtos, modelar a incerteza nos parâmetros epidemiológicos e testar diferentes cenários de controle.

  1. ✂️
  2. ✂️

28Q1016755 | Veterinária, Epidemiologia Veterinária, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando a relevância da bioestatística para a saúde animal, julgue o item seguinte.

A análise multivariada permite a consideração simultânea de fatores como idade, condição corporal e status imunológico, o que aumenta a precisão das inferências.

  1. ✂️
  2. ✂️

29Q1016757 | Veterinária, Epidemiologia Veterinária, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, a respeito da simulação estocástica de modelos probabilísticos de risco de enfermidades em animais, considerando que a sigla HPAI, sempre que empregada, se refere àinfluenzaaviária de alta patogenicidade.

Como a transmissão de uma enfermidade pode variar entre granjas avícolas, a distribuição normal, nesse caso, possibilita a modelagem da taxa de transmissão do vírus da HPAI entre aves comerciais.

  1. ✂️
  2. ✂️

30Q1016759 | Veterinária, Epidemiologia Veterinária, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Tendo em vista que os imunobiológicos são amplamente utilizados na medicina veterinária para a prevenção de doenças infecciosas e o tratamento de enfermidades inflamatórias e autoimunes, julgue o item subsequente.

O teste de tuberculina para diagnóstico de tuberculose bovina é um exemplo de teste imunocromatográfico.

  1. ✂️
  2. ✂️

31Q1016761 | Veterinária, Epidemiologia Veterinária, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Tendo em vista que os imunobiológicos são amplamente utilizados na medicina veterinária para a prevenção de doenças infecciosas e o tratamento de enfermidades inflamatórias e autoimunes, julgue o item subsequente.

A utilização de imunobiológicos é restrita à indução de resposta imune em mamíferos.

  1. ✂️
  2. ✂️

32Q985279 | Veterinária, Epidemiologia Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025

Em relação ao Programa de Sanidade dos Equídeos, analisar os itens.

I. Para uma Unidade da Federação ou área ser reconhecida como zona livre de mormo, não pode haver registro de caso confirmado de mormo durante os três últimos anos.

II. Para o ingresso de equídeos oriundos de zonas não livres de mormo, os equídeos devem apresentar resultados negativos em duas provas prescritas para detecção da infecção por Burkholderia mallei, com intervalo entre 21 e 30 dias, sendo a primeira realizada em amostras colhidas no máximo 30 dias antes do embarque.

III. Para diagnóstico da anemia infecciosa equina, usar-se-á a prova sorológica de imunofluorescência indireta, efetuada com antígeno registrado e aprovado pelo Departamento de Defesa Agropecuária, ou outra prova oficialmente reconhecida.

IV. A validade do resultado negativo para o exame laboratorial da anemia infecciosa equina será de 180 dias para propriedade controlada e de 60 dias para os demais casos, a contar da data da colheita da amostra.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.