Início

Questões de Concursos Epidemiologia e Saúde Coletiva

Resolva questões de Epidemiologia e Saúde Coletiva comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


281Q1055193 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

A epidemiologia contribui virtualmente para todas as políticas públicas em saúde; estão entre as questões que se impõem atualmente como compromissos da saúde pública, frente aos quais todas as disciplinas e saberes do campo da saúde coletiva devem confluir, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

282Q1060833 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Bloco Temático 8 Intermediário Saúde, CNU, FGV, 2025

Texto associado.

Texto 1

Mudanças climáticas podem ampliar o risco da Doença de Chagas na Amazônia (trecho adaptado)


Leandro Schlemmer Brasil, Divino Vicente Silvério, Filipe França, José Orlando de Almeida Silva, Leandro Juen, Leonardo Viana de Melo, Thiago Bernardi Vieira e Walter Souza Santos


As mudanças climáticas estão alterando silenciosamente o cenário da saúde pública na Amazônia. As frequentes secas, enchentes, desmatamentos e demais problemas ambientais podem levar ao surgimento de novas doenças ou ao avanço de doenças já controladas.


Um caso emblemático é o da Doença de Chagas, que mesmo com os avanços recentes nos estudos sobre sua biologia e controle de transmissão, pode representar novamente um desafio para nosso sistema de saúde em virtude das alterações que estão sendo realizadas nas paisagens.


Um estudo publicado recentemente na revista Medical and Veterinary Entomology [...] deixa um alerta claro: o aquecimento global pode facilitar a expansão dos barbeiros, vetores da Doença de Chagas, para novas áreas da floresta.


A doença de Chagas

A doença, causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, é transmitida principalmente por insetos conhecidos como barbeiros. A Doença de Chagas (DC) existe há milhões de anos como uma doença em animais silvestres, que passou a ser transmitida ao homem, de forma acidental, a partir da invasão dos ambientes silvestres por populações humanas.


Projeções preocupantes

Nosso estudo analisou mais de 11 mil registros de ocorrência de 55 espécies de barbeiros. Utilizamos uma técnica chamada modelagem de nicho ecológico, que cruza dados biológicos e ambientais, para prever como esses vetores podem se deslocar até 2080 sob diferentes cenários climáticos. Os resultados indicam uma tendência preocupante: os barbeiros devem expandir sua distribuição na Amazônia, especialmente em áreas já vulneráveis. Esse movimento pode surpreender os sistemas de saúde despreparados, afetando populações que já enfrentam desigualdades e condições precárias de moradia.


Uma questão de saúde climática

Um dos principais dados gerados pelo estudo é o mapeamento das áreas da Amazônia que podem ter aumento na presença de barbeiros vetores da Doença de Chagas até 2080, especialmente sob cenários de mudanças climáticas intensas. [...]

Esses dados permitem direcionar ações preventivas, como o fortalecimento da vigilância entomológica, campanhas educativas em comunidades vulneráveis e melhorias nas condições habitacionais, antes que a transmissão da doença se intensifique nessas regiões. Trata-se de uma ferramenta estratégica para antecipar riscos e evitar surtos futuros. [...]

A próxima Conferência do Clima da ONU (COP 30), marcada para ocorrer em Belém, traz uma oportunidade histórica. Precisamos colocar a saúde climática no centro das discussões. A crise ambiental também é uma crise de saúde e justiça social. E a ciência tem muito a contribuir com soluções baseadas em dados e equidade.



(Fonte: The Conversation. Disponível em: https://theconversation.com/mudancasclimaticas-podem-ampliar-o-risco-da-doenca-de-chagas-naamazonia-259641)

Segundo o estudo relatado no texto 1, existe o risco de o Brasil se deparar, nas próximas décadas, com um novo problema de saúde pública: surtos da Doença de Chagas na Amazônia.
A combinação de fatores associada à possível emergência desse problema está corretamente descrita, de acordo com o texto 1, na seguinte alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

283Q1065398 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde ACS, Prefeitura de Riacho de Santo Antônio PB, CPCON, 2025

As vacinas são produtos biológicos utilizados para estimular o sistema imunológico das pessoas a produzir agentes de defesa (anticorpos) que atuam contra determinadas doenças causadas por vírus e bactérias. Assim, como os outros profissionais de saúde, o Agente Comunitário de Saúde deve realizar o monitoramento da situação vacinal no território na sua rotina de trabalho.

A partir deste contexto, analise as assertivas no que compete ao Agente Comunitário de Saúde durante a visita domiciliar para monitoramento da situação vacinal no território.

I- Orientar os moradores presentes durante a visita sobre a importância das vacinas, para que servem, esclarecendo as dúvidas e tabus.
II- Solicitar os cartões de vacina para identificar se todos os moradores estão com as vacinas em dia e, em caso de atraso ou falta de doses, encaminhá-los à Unidade Básica de Saúde (UBS) para atualização. Lembrar de identificar os imunossuprimidos.
III- Ter como prioridade a identificação e encaminhamento para a UBS de recém-nascidos não vacinados na maternidade.
IV- Informar aos moradores que não tenham a caderneta ou o cartão de vacina que estes não podem tomar vacinas.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

284Q1064900 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Portelândia GO, UNIFIMES, 2024

A vigilância epidemiológica tem grande importância para a organização e o planejamento das ações de saúde. A partir dessa informação, além da coleta e centralização de dados, são funções da vigilância em saúde:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

285Q1064424 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde da Família, Prefeitura de Jacinto Machado SC, PS Concursos, 2025

Vigilância Epidemiológica (VE) é processo sistemático e contínuo de coleta, de análise, de interpretação e de disseminação de informação com a finalidade de recomendar e de adotar medidas de prevenção e de controle de problemas de saúde, em síntese, “informação para ação”.


Assinale abaixo o conceito relacionado a Surto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

286Q912122 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Coração de Jesus MG, Prefeitura de Coração de Jesus MG, 2023

Considerando as atribuições do agente de combate às endemias para o controle da dengue, analise as afirmativas a seguir:
I - Realizar visita domiciliar para inspeção de depósitos. II - Realizar a pesquisa larvária em imóveis para levantamento de índice. III - Realizar a eliminação de criadouros. IV - Orientar a população com relação aos meios de evitar a proliferação dos vetores.
Estão CORRETAS as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

287Q1064962 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Cândido Godói RS, Prefeitura de Cândido Godói RS, 2025

Um dos pilares da Atenção Primária é o acompanhamento contínuo das famílias. O Agente de Saúde colabora nesse processo ao:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

288Q1035267 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Enfermagem, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento de infecções sexualmente transmissíveis – IST, os profissionais do sexo devem ser rastreados a cada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

289Q1064454 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

Durante uma visita domiciliar, o Agente Comunitário de Saúde identifica uma gestante que ainda não iniciou o acompanhamento pré-natal. Diante dessa situação, qual deve ser a atuação adequada do ACS para garantir a assistência à gestante?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

290Q1033226 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Farmacêutico, UFG, IV UFG, 2024

Leia o caso hipotético a seguir.
Considere os dados do município X, em 2023:
População geral: 8.000 habitantes. Número de óbitos em menores de 1 ano de vida: 120. Número de óbitos de 0 a 27 dias completos: 40. Número de óbitos de 28 dias a 364 dias de vida completos: 80. Número de óbitos de 0 a 6 dias de vida completos: 10. Número de óbitos de 7 a 27 dias de vida completos: 30. Número de nascidos vivos: 800.
Qual é o resultado do cálculo do coeficiente de mortalidade pós-neonatal, por 1.000 nascidos vivos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

291Q1060877 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Bloco Temático 8 Intermediário Saúde, CNU, FGV, 2025

Indicadores de saúde são ferramentas para avaliar e monitorar a situação de saúde de uma população, permitindo identificar perfis, variação, tendências, eficácia e efetividade de intervenções, bem como subsidiar políticas e tomadas de decisão.
Em relação aos indicadores de saúde, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

292Q1064475 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde da Família, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP, 2025

A sr.a Maria, gestante de 6 meses, relatou ao ACS, durante a visita domiciliar, que sentia em alguns dias fraqueza e tonturas.

O ACS recomendou
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

293Q1031713 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente de Serviços de Vigilância Epidemiológica, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Em função da importância do uso de ferramentas de análise espacial na investigação de epizootias, é imperativo padronizar as unidades de medida aferidas com aparelhos GPS (Global Positioning System) nas seguintes coordenadas geográficas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

294Q1064491 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

Marque a alternativa CORRETA sobre vacina, que, de acordo com o Programa Nacional de Imunização, é indicada para gestantes a partir da 20ª semana gestacional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

295Q1064484 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

A visita domiciliar é a atividade mais importante do processo de trabalho do agente comunitário de saúde. Sobre esta atribuição do ACS, marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

296Q1064489 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

São consideradas hepatites virais que têm grande relação com baixos níveis de saneamento básico e de higiene pessoal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

297Q1064490 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

Marque a alternativa CORRETAsobre vacina, que, de acordo com o Programa Nacional de Imunização, é indicada para adolescentes de 15 a 19 anos de idade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

298Q1038894 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Auditor de Controle Externo Contas Públicas de Saúde, TCE PE, FGV, 2025

O Plano Nacional de Saúde 2024-2027 traz um panorama atualizado da epidemiologia das morbidades transmissíveis.
A respeito de algumas das principais doenças transmissíveis de importância epidemiológica no Brasil, analise as afirmativas a seguir.

I. No que se refere à raiva, nos últimos dez anos, foram confirmados diversos casos da doença em humanos, sendo majoritariamente transmitida por morcegos.
II. O número de casos prováveis de chikungunya teve redução em 2023, quando comparado ao mesmo período de 2022.
III. O esforço para controlar e prevenir a malária não demonstrou resultados positivos nas duas últimas décadas.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

299Q1034098 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Farmacêutico, UFG, IV UFG, 2024

Considerando o estudo da História Natural das Doenças, o conjunto de ações que visa identificar e corrigir o mais precocemente possível qualquer desvio da normalidade, de forma a colocar o indivíduo de imediato na situação saudável, relaciona-se à prevenção
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

300Q890294 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Fiscal de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Domingos Martins ES, Instituto Access, 2024

O saneamento básico consiste em um conjunto de serviços que tem como objetivo preservar ou melhorar as condições de vida das pessoas e do meio ambiente. Ele previne doenças e promove a saúde, melhora a qualidade de vida da população e até a produtividade dos indivíduos, impactando positivamente a educação e as atividades econômicas.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 10% das doenças registradas mundialmente poderiam ser evitadas com investimentos para a ampliação do acesso à água, medidas de higiene e saneamento básico. Dentre as doenças citadas abaixo, assinale a alternativa em que a doença não é favorecida pela falta de saneamento básico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.