Início

Questões de Concursos Epidemiologia e Saúde Coletiva

Resolva questões de Epidemiologia e Saúde Coletiva comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q1064400 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitária de Saúde, Prefeitura de Marema SC, Instituto Fênix, 2025

O Agente Comunitário de Saúde desempenha papel importante na prevenção de riscos ambientais e sanitários. Qual das ações abaixo exemplifica essa atuação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

302Q1064918 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Aparecida SP, VUNESP, 2024

Rio de Janeiro e São Paulo têm disparada de casos de dengue no pós-Carnaval. Na cidade de São Paulo, a escalada foi significativa. Da semana do carnaval para a semana seguinte, os novos casos subiram quase 60%, passando de 6.496 para 10.371. Assinale a alternativa correta sobre a dengue.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

303Q1055192 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

Um dos exemplos de Indicadores de Saúde denomina-se “percentual da população residente que dispõe de escoadouro de dejetos através de ligação do domicílio à rede coletora ou fossa séptica, em determinado espaço geográfico, no ano considerado”. Trata-se de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

304Q1064681 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Iporã do Oeste SC, AMEOSC, 2025

O cadastramento consiste na vinculação da população à Unidade Básica de Saúde (UBS) através do mapeamento da região com registro dos dados individuais, sociais, demográficos e de saúde dos indivíduos.
Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/ geoprocessamento_cadastramento_territorializacao.pdf

No que diz respeito ao cadastramento das famílias, analise as afirmativas abaixo:

I. O cadastramento possibilita a obtenção de informações detalhadas sobre o perfil de saúde da população, ajudando a direcionar políticas públicas de saúde mais eficazes.
II. O processo de cadastramento permite identificar áreas com maior vulnerabilidade social e de saúde.
III. O cadastramento não considera as condições socioeconômicas ou de habitação da população, focando apenas nas condições clínicas dos pacientes.

É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

305Q1040376 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, TRT 16 REGIÃO MA, FCC

As epidemias de leptospirose podem ser evitadas por meio de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

306Q1064965 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Cândido Godói RS, Prefeitura de Cândido Godói RS, 2025

No processo de vigilância em saúde, especialmente nas comunidades com alto risco sanitário, o Agente de Saúde desempenha um papel essencial no reconhecimento precoce de agravos e na mobilização da comunidade. A vigilância não se limita à observação de doenças, mas inclui também fatores ambientais e sociais que impactam diretamente a saúde das pessoas. Diante disso, qual das ações abaixo traz uma prática eficaz de vigilância em saúde?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

307Q1064968 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Cândido Godói RS, Prefeitura de Cândido Godói RS, 2025

A atuação do Agente de Saúde está diretamente relacionada ao fortalecimento do vínculo entre a comunidade e a equipe de saúde. Em áreas de maior vulnerabilidade social, esse vínculo é essencial para o sucesso das estratégias de prevenção de doenças e promoção da saúde. A confiança construída nas visitas domiciliares frequentes é uma ferramenta poderosa para transformar hábitos e comportamentos. Considerando esse aspecto, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

308Q1060875 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Bloco Temático 8 Intermediário Saúde, CNU, FGV, 2025

Quando se trata da análise sobre as relações entre determinantes sociais e saúde, um dos principais desafios é estabelecer uma hierarquia de determinações entre, de um lado, os fatores mais gerais de natureza social, econômica e política e, de outro, as mediações por meio das quais esses fatores incidem sobre a situação de saúde de grupos e pessoas, já que a relação de determinação não é uma simples relação direta de causa-efeito. Dentre os diversos enfoques adotados para esses estudos, o modelo de Dahlgren e Whitehead inclui os Determinantes Sociais da Saúde (DSS) dispostos em diferentes camadas, desde uma camada mais próxima dos determinantes individuais até uma camada distal, onde se situam os macrodeterminantes.
Considerando a abordagem dos DSS para mudança de comportamentos de risco, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

309Q1064473 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde da Família, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP, 2025

É competência do Agente Comunitário de Saúde, no controle das arboviroses:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

310Q1064483 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

Sobre Território em Saúde e Territorialização, analise as afirmativas a seguir.

I- Cada território tem as suas particularidades, que configuram diferentes perfis demográficos, epidemiológicos, econômicos, sociais, culturais e políticos, os quais se encontram em constante transformação. Tal fato impede que as equipes de saúde considerem esses perfis no planejamento das atividades e ações.
II- O território em saúde é o lugar de entendimento do processo de adoecimento, em que as representações sociais do processo saúdedoença envolvem as relações sociais e as significações culturais.
III- O território é, ao mesmo tempo, produto e produtor de diferenciações sociais e ambientais, processo que tem importantes reflexos sobre a saúde dos grupos sociais envolvidos.
IV- Aterritorialização se coloca como um meio capaz de produzir mudanças no modelo assistencial e nas práticas sanitárias vigentes

É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

311Q1064488 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

No que se refere às abordagens para a mudança de comportamento e autocuidado, pode-se destacar o aconselhamento e a construção do vínculo, os quais são essenciais no trabalho do ACS. Diante do exposto, analise as alternativas a seguir e marque a CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

312Q1065000 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Edital n 1, Prefeitura de Jaborá SC, AMAUC, 2025

A hanseníase é uma doença infecciosa crônica, ainda endêmica em países como Índia, Brasil e Indonésia. Apesar de ser curável, sua persistência está relacionada a fatores socioeconômicos. Diante ao exposto, assinale a alternativa que corresponde ao fator que está associado à persistência da hanseníase nesses locais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

313Q1065262 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Viamão RS, FUNDATEC, 2025

Não é apenas nas primeiras fases da vida que a imunização previne doenças, o Ministério da Saúde também prevê diversas ações voltadas à saúde do idoso, entre elas, a vacinação após os 60 anos, seja para atualização do calendário vacinal, considerando que alguns imunizantes precisam de reforço, seja para inserção de novos imunizantes para prevenir doenças que possam acarretar maior risco de vida a essa população. Assinale a alternativa que indica uma vacina ofertada pelo SUS no calendário de vacinação do idoso (acima dos 60 anos).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

314Q1041812 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Enfermagem, TJ DFT, CESPE CEBRASPE

Acerca da assistência de enfermagem em saúde coletiva, julgue o item subsequente.
O exame dermatológico realizado em pacientes comhanseníase consiste na identificação das lesões de pele pormeio de inspeção de toda a superfície corporal, e da realizaçãode pesquisa de sensibilidade térmica, dolorosa e tátil nas lesõesou áreas suspeitas, com o intuito de identificar qualqueralteração.
  1. ✂️
  2. ✂️

315Q890295 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Fiscal de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Domingos Martins ES, Instituto Access, 2024

Para o enfrentamento das doenças emergentes e reemergentes, o fortalecimento da vigilância epidemiológica, especialmente no que diz respeito à sua capacidade de detecção precoce, tem um papel muito importante. Dentro dessa perspectiva, assinale a alternativa que não está de acordo com o que é necessário para enfrentar essas doenças.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

316Q1065402 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde ACS, Prefeitura de Riacho de Santo Antônio PB, CPCON, 2025

AHanseníase tem como agente etiológico o Mycobacterium leprae e é transmitida por meio de contato próximo e prolongado de uma pessoa suscetível (com maior probabilidade de adoecer) com um doente com hanseníase que não está sendo tratado. Normalmente, a fonte da doença é um parente próximo que não sabe que está doente, como avós, pais, irmãos, cônjuges, etc.
A partir deste contexto, analise as assertivas a seguir sobre o que compete ao Agente Comunitário de Saúde para as ações de controle para evitar que novos casos aconteçam.

I- Encaminhar toda e qualquer pessoa que resida ou tenha residido com o doente de hanseníase nos últimos seis meses (contatos intradomiciliares) para avaliação na UBS e estimulá-las a realizar o autoexame, mesmo depois da avaliação, de acordo com a orientação da equipe.
II- Verificar a presença de cicatriz da BCG no braço direito do contato intradomiciliar. Caso exista uma ou nenhuma cicatriz vacinal e não haja comprovação na caderneta de vacina, orientar a procurar a Unidade Básica de Saúde para orientação, pois as situações devem ser avaliadas caso a caso.
III- Orientar a buscar atendimento na UBS quando alguma pessoa se queixar de manchas sem sensibilidade local ou locais sem manchas, mas sem sensibilidade local.
IV- Detectar em sua área de atuação pessoas com sinais e sintomas compatíveis com hanseníase e orientá-las a procurar a UBS.

É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

317Q1064659 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Independência CE, ICECE, 2025

Após um aumento significativo de casos de dengue em determinada cidade, a Secretaria de Saúde iniciou um plano emergencial para conter a transmissão do Aedes Aegypti. Entre as ações, foram intensificadas visitas domiciliares de agentes de endemias, campanhas educativas e mutirões de eliminação de criadouros do mosquito. Dentre as estratégias a seguir, assinale a alternativa abaixo que é considerada a mais eficaz para evitar surtos de dengue.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

318Q1064940 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Doutor Camargo PR, UNIVIDA, 2024

Para a equipe de saúde da família, durante as visitas domiciliares, é importante os registros para:

I. Conhecer os principais problemas de saúde dos moradores da comunidade;
II. Conhecer a condição financeira dos moradores;
III. Identificar os moradores, por faixa etária, sexo e raça;
IV. Ressaltar situações como gravidez, desnutrição, pessoas com deficiência etc.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

319Q1065202 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Todas as áreas, Prefeitura de Seara SC, AMAUC, 2025

A vacinação ao nascer é essencial para proteger o bebê contra doenças graves que podem comprometer seriamente sua saúde. O Calendário Nacional de Vacinação recomenda a aplicação de duas vacinas específicas nessa fase, ambas com impacto significativo na prevenção de doenças potencialmente letais. Com base nesse contexto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

320Q1064455 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

No contexto da vigilância em saúde, o Agente Comunitário de Saúde deve atuar na prevenção e controle das endemias. Considerando os diferentes estágios do ciclo de vida do Aedes aegypti, marque a alternativa correta.:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.