Início

Questões de Concursos Epidemiologia e Saúde Coletiva

Resolva questões de Epidemiologia e Saúde Coletiva comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


361Q1073603 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Jeremoabo BA, ISET, 2024

Sobre a classificação das áreas, analise os itens a seguir:

I. Áreas críticas: são as que oferecem maior risco de transmissão de infecções, ou seja, áreas onde se realizam procedimentos invasivos e/ou que possuem pacientes de risco ou com sistema imunológico comprometido, como UTI, clínicas, salas de cirurgias, pronto socorro, central de materiais e esterilização, áreas de descontaminação e preparo de materiais, cozinha, lavanderia etc.
II. Áreas semicríticas: são áreas ocupadas por pacientes com doenças infecciosas de baixa transmissibilidade e doenças não infecciosas, isto é, aquelas ocupadas por pacientes que não exijam cuidados intensivos ou de isolamento, como sala de pacientes, central de triagem etc.
III. Áreas não críticas: são todas aquelas áreas não ocupadas por pacientes e onde não se realizam procedimentos clínicos, como as áreas administrativas e de circulação.

Julgue os itens e assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

362Q1055183 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

“No Brasil, há 3 surtos de sarampo: em São Paulo com 363 casos, seguido por Pará (53) e Rio de Janeiro (11). A única forma de prevenção é através da vacina. O sarampo é uma doença _________________ grave, que pode ser transmitida pela fala, tosse e espirro.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

363Q1065208 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Todas as áreas, Prefeitura de Seara SC, AMAUC, 2025

A raiva é uma doença viral aguda que afeta mamíferos, incluindo humanos, e apresenta alta letalidade. No que se refere a raiva, registre V, para verdadeiro, e F, para falso, nas afirmativas abaixo:

(__)A vacinação anual de cães e gatos é eficaz na prevenção da raiva nesses animais, o que consequentemente previne também a raiva humana.
(__)Deve-se sempre evitar de se aproximar de cães e gatos sem donos, não mexer ou tocá-los quando estiverem se alimentando, com crias ou mesmo dormindo.
(__)Nunca tocar em morcegos ou outros animais silvestres diretamente, principalmente quando estiverem caídos no chão ou encontrados em situações não habituais.

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

364Q1073147 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Cozinheira, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Não há um quadro clínico específico para os surtos de DTHA, podendo variar de acordo com o agente etiológico envolvido. No entanto, os sinais e sintomas mais comuns são:

Náusea e vômito.

Dor abdominal e diarreia.

Falta de apetite e febre.

Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

365Q1064486 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

Sobre a visita domiciliar para a família do recém-nascido, analise as afirmativas a seguir.

I- Visitas domiciliares são recomendadas às famílias de gestantes e de crianças na primeira semana pós-parto e, posteriormente a esse período, a periodicidade deve ser pactuada com a família a partir das necessidades evidenciadas e considerando-se os fatores de risco e de proteção.
II- São considerados objetivos da primeira visita domiciliar ao recém-nascido e à sua família: observar as relações familiares; facilitar o acesso ao serviço de saúde; possibilitar ou fortalecer o vínculo das famílias com as equipes de saúde; escutar e oferecer suporte emocional nessa etapa de crise vital da família (nascimento de um filho).
III- São considerados objetivos da primeira visita domiciliar ao recém-nascido e à sua família: estimular o desenvolvimento da parentalidade; orientar a família sobre os cuidados com o bebê; identificar sinais de depressão puerperal; promover o aleitamento materno exclusivo até o 6º mês de vida; prevenir lesões não intencionais; identificar sinais de perigo à saúde da criança.

É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

366Q1065003 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Edital n 1, Prefeitura de Jaborá SC, AMAUC, 2025

A adoção de estratégias de prevenção de acidentes com idosos é fundamental para garantir a segurança, autonomia e qualidade de vida dessa população. Com o avanço da idade, é comum o surgimento de limitações físicas, sensoriais e cognitivas que aumentam o risco de quedas e outros incidentes domésticos.
Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma estratégia de prevenção de acidentes com idosos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

367Q1038897 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Auditor de Controle Externo Contas Públicas de Saúde, TCE PE, FGV, 2025

Sobre os processos de Fiscalização e Monitoramento da Vigilância Sanitária, relacione as áreas listadas a seguir às respectivas definições.

1. Monitoramento 2. Farmacovigilância 3. VigiMed 4. Tecnovigilância 5. Biovigilância


( ) É a vigilância dos eventos adversos e queixas técnicas de equipamentos, de produtos de diagnósticos de uso in vitro e de materiais de uso de saúde.

( ) É um conjunto de ações de monitoramento e controle que abrangem todo o ciclo do uso terapêutico de células, tecidos e órgãos humanos, desde a doação até a evolução clínica do receptor e do doador vivo com a finalidade de obter informações relacionadas aos eventos adversos para prevenir sua ocorrência ou recorrência.

( ) É a vigilância de eventos adversos aos medicamentos e vacinas.

( ) É o processo de coleta sistemática de dados de segurança dos produtos, da análise e interpretação de dados e outras informações, da adoção de medida de prevenção e controle, da avaliação da medida adotada e da disseminação de informações sobre um produto autorizado para o uso humano, pela Anvisa.

( ) É o sistema da Anvisa para recebimento de notificações de eventos adversos a medicamentos e vacinas.

A sequência correta, segundo a ordem apresentada, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

368Q1065267 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Viamão RS, FUNDATEC, 2025

A HAS é uma doença que acomete grande parcela da população atendida na rede de atenção primária. Sobre a HAS, analise as assertivas abaixo:

I. É uma doença crônica caracterizada por níveis elevados de pressão sanguínea nas artérias.
II. Seu diagnóstico é realizado através de medições periódicas de pressão arterial.
III. Não surgem sintomas quando os níveis de pressão arterial estão muito elevados, o que dificulta o diagnóstico.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

369Q1048134 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Especialidade Psicologia, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O Programa Nacional de Controle do Tabagismo é responsável por articular a Rede de tratamento do tabagismo no SUS. Uma das ações iniciais como parte do protocolo clínico para o tratamento dos pacientes é a realização do Teste de Fagerström.
Esse teste tem como objetivo avaliar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

370Q1060948 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Bloco Temático 3 Ciência e Tecnologia, CNU, FGV, 2025

Um grupo de pesquisa está em dúvida sobre adotar a pesquisa experimental ou quase experimental em um projeto sobre o impacto das políticas públicas de saúde na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis na população jovem.
Nesse caso, é recomendável o desenho:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

371Q1064836 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Pombal PB, CPCON, 2025

O trabalho do Agente Comunitário de Saúde envolve o acompanhamento de todas as crianças de sua área de atuação, desenvolvendo ações de prevenção de doenças e agravos e de promoção à saúde. Nos recém-nascidos, o peso ao nascer pode ser um indicativo de algum problema de saúde durante a gestação. Leia as assertivas sobre o peso do recém-nascido.

I- Aqueles que nascem com menos de 2,5 kg têm maiores riscos de apresentar problemas.
II- Bebês que nasceram acima de 4 kg, que pode ser um indicativo de que a mãe apresentou diabetes gestacional.
III- Bebês com baixo peso são acompanhados com a mesma regularidade das demais crianças nascidas com peso adequado.
IV- Nos primeiros dias de vida, o bebê perde peso e isto é normal.

É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

372Q1050507 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Clínica Médica, TCE PA, FGV, 2024

A experiência nacional de enfrentamento à epidemia de AIDS no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), ao longo do tempo, foi estabelecida e alicerçada na participação social, no respeito aos direitos humanos, no combate ao estigma, ao preconceito e à discriminação.
O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/AIDS (Unaids) propõe que a AIDS pode ser eliminada como problema de saúde pública até 2030, desde que se alcancem as metas 95/95/95 que consistem em: diagnosticar 95% das pessoas que vivem com HIV ou AIDS (PVHA), 95% delas estejam em tratamento com antirretrovirais, e 95% das em tratamento em supressão viral.
Entretanto, o acesso à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento ainda são muito desiguais no Brasil, o que se reflete no diagnóstico tardio, na cobertura de tratamento, na retenção ao cuidado, na perda de seguimento, na supressão viral e na sobrevida. De modo geral, esses indicadores são desfavoráveis entre PVHA com menor tempo de estudo formal, negras ou indígenas, com mais de 50 anos, que vivem em municípios menores e em algumas regiões do Brasil.
Conforme protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para manejo da infecção pelo HIV em adultos, o seguinte exame é indicado para a abordagem inicial do paciente na avaliação de coinfecções, comorbidades e infecções sexualmente transmissíveis:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

373Q1064597 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, ACS, Prefeitura de João Alfredo PE, ADM TEC, 2025

O atendimento aos portadores de HIV requer que o Agente Comunitário de Saúde mantenha condutas específicas, considerando aspectos sociais e clínicos. Assinale a alternativa que retrata uma prática CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

374Q1064633 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Santo Antônio do Monte MG, Prefeitura de Santo Antônio do Monte MG, 2025

O atendimento individual e o coletivo são estratégias complementares na promoção da saúde. Sobre essa relação, marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

375Q1064378 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Pedro Velho RN, FACET Concursos, 2025

Na abordagem de doenças crônicas como hipertensão e diabetes, qual atribuição do ACS está de acordo com as normas do SUS?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

376Q1064381 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Pedro Velho RN, FACET Concursos, 2025

O Agente Comunitário de Saúde (ACS) desempenha um papel essencial no Programa Saúde da Família (PSF). Sobre as atribuições do ACS no contexto da atenção primária, qual alternativa está correta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

377Q1064641 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Santo Antônio do Monte MG, Prefeitura de Santo Antônio do Monte MG, 2025

Qual das alternativas abaixo representa uma estratégia eficaz para a prevenção da dengue na comunidade?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

378Q1029587 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente de Serviços de Vigilância Epidemiológica, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Segundo o volume 55, nº 15, do Boletim Epidemiológico, de 2024, o Estado do Pará registrou 11.206 casos de acidentes com animais peçonhentos em 2023, cerca de 16% dos casos notificados no país naquele ano.
Os acidentes com animais peçonhentos registrados no Estado do Pará, envolveram, mais comumente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

379Q1060834 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Bloco Temático 8 Intermediário Saúde, CNU, FGV, 2025

Texto associado.

Texto 1

Mudanças climáticas podem ampliar o risco da Doença de Chagas na Amazônia (trecho adaptado)


Leandro Schlemmer Brasil, Divino Vicente Silvério, Filipe França, José Orlando de Almeida Silva, Leandro Juen, Leonardo Viana de Melo, Thiago Bernardi Vieira e Walter Souza Santos


As mudanças climáticas estão alterando silenciosamente o cenário da saúde pública na Amazônia. As frequentes secas, enchentes, desmatamentos e demais problemas ambientais podem levar ao surgimento de novas doenças ou ao avanço de doenças já controladas.


Um caso emblemático é o da Doença de Chagas, que mesmo com os avanços recentes nos estudos sobre sua biologia e controle de transmissão, pode representar novamente um desafio para nosso sistema de saúde em virtude das alterações que estão sendo realizadas nas paisagens.


Um estudo publicado recentemente na revista Medical and Veterinary Entomology [...] deixa um alerta claro: o aquecimento global pode facilitar a expansão dos barbeiros, vetores da Doença de Chagas, para novas áreas da floresta.


A doença de Chagas

A doença, causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, é transmitida principalmente por insetos conhecidos como barbeiros. A Doença de Chagas (DC) existe há milhões de anos como uma doença em animais silvestres, que passou a ser transmitida ao homem, de forma acidental, a partir da invasão dos ambientes silvestres por populações humanas.


Projeções preocupantes

Nosso estudo analisou mais de 11 mil registros de ocorrência de 55 espécies de barbeiros. Utilizamos uma técnica chamada modelagem de nicho ecológico, que cruza dados biológicos e ambientais, para prever como esses vetores podem se deslocar até 2080 sob diferentes cenários climáticos. Os resultados indicam uma tendência preocupante: os barbeiros devem expandir sua distribuição na Amazônia, especialmente em áreas já vulneráveis. Esse movimento pode surpreender os sistemas de saúde despreparados, afetando populações que já enfrentam desigualdades e condições precárias de moradia.


Uma questão de saúde climática

Um dos principais dados gerados pelo estudo é o mapeamento das áreas da Amazônia que podem ter aumento na presença de barbeiros vetores da Doença de Chagas até 2080, especialmente sob cenários de mudanças climáticas intensas. [...]

Esses dados permitem direcionar ações preventivas, como o fortalecimento da vigilância entomológica, campanhas educativas em comunidades vulneráveis e melhorias nas condições habitacionais, antes que a transmissão da doença se intensifique nessas regiões. Trata-se de uma ferramenta estratégica para antecipar riscos e evitar surtos futuros. [...]

A próxima Conferência do Clima da ONU (COP 30), marcada para ocorrer em Belém, traz uma oportunidade histórica. Precisamos colocar a saúde climática no centro das discussões. A crise ambiental também é uma crise de saúde e justiça social. E a ciência tem muito a contribuir com soluções baseadas em dados e equidade.



(Fonte: The Conversation. Disponível em: https://theconversation.com/mudancasclimaticas-podem-ampliar-o-risco-da-doenca-de-chagas-naamazonia-259641)

O texto 1 é um relato, em estilo jornalístico, dos resultados de uma pesquisa científica.
De acordo com o texto 1, um benefício potencial da pesquisa relatada é a possibilidade de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

380Q1064418 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, OBJETIVA, 2025

Considerando−se as situações de risco à saúde da criança e da mulher, em que o Agente Comunitário de Saúde deve encaminhar à unidade de saúde, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.