Início

Questões de Concursos Epidemiologia e Saúde Coletiva

Resolva questões de Epidemiologia e Saúde Coletiva comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q859365 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente de Endemias ACE, CONTEMAX, 2020

O objetivo da vigilância epidemiológica da dengue é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q842935 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Analista Clínico, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. O usuário dos serviços de saúde não deve comunicar à vigilância sanitária as irregularidades relacionadas ao uso e à oferta de produtos e serviços que afetem a saúde em ambientes públicos e privados.

II. Diante de um surto de doenças transmitidas por alimentos (DTA), o profissional de saúde deve guardar, sob refrigeração, todas as sobras de alimentos, na forma em que se encontram acondicionados, até a chegada do grupo encarregado da investigação.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q841466 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde, FUNDATEC, 2020

Elevação do número de casos de uma doença ou agravo, em um determinado lugar e período de tempo, caracterizando, de forma clara, um excesso em relação à frequência esperada. Tal conceito refere-se à(ao):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q846263 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Prefeitura de Coronel Freitas SC Assistente Social, FEPESE, 2020

Nas Endemias, como por exemplo na recente COVID-19, os indicadores de saúde são fundamentais para definição de estratégias de prevenção e tratamento dessas doenças de uma população ou de um indivíduo. Por exemplo, a incidência, a prevalência, e a taxa de ataque são indicadores de saúde que se referem à:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q845858 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Assistente Social, GUALIMP, 2020

Segundo a Portaria n° 4.279 de 30 de dezembro de 2010, o atual perfil epidemiológico brasileiro, é caracterizado por uma tripla carga de doença que envolve a persistência de doenças:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q844349 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Prefeitura de Doutor Pedrinho SC Enfermeiro, FURB, 2020

Uma característica numérica de uma amostra é denominada estatística. Para variáveis quantitativas, é costume usar resumos numéricos para duas características. A primeira é a medida central ou de localização das observações, e a segunda é a medida de variabilidade das observações ou sua dispersão ao redor do “centro”. As estatísticas que descrevem a localização central de uma distribuição são denominadas medidas de tendência central. As mais comuns são: a média, a mediana e a moda (MASSAD et al, 2004). Isso posto, qual a mediana para as seguintes idades obtidas em uma escola de ensino fundamental: 12, 12, 14, 15, 12, 13, 15, 14, 16?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q844182 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Enfermeiro, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

A respeito de epidemiologia, julgue o item a seguir.
Para avaliar os efeitos de um novo medicamento sobre uma doença infectocontagiosa, é recomendado o emprego de ensaio clínico randomizado.
  1. ✂️
  2. ✂️

49Q862988 | Específico Agente de Endemias, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Horizonte CE, ICECE, 2023

A Esquistossomose é uma doença parasitária, diretamente relacionada ao saneamento precário, causada pelo Schistosoma mansoni. A pessoa adquire a infecção quando entra em contato com água doce onde existam caramujos infectados pelos vermes causadores da esquistossomose. O Programa de Controle da Esquistossomose (PCE) é realizado no Ceará desde 1977, e hoje atinge 33 dos 184 municípios no Estado. Sobre a Esquistossomose é correto o que se afirma em: 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q863092 | Específico Agente de Endemias, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Costa Marques RO, IBADE, 2022

A Leptospirose é uma doença infecciosa febril, de início abrupto, transmitida:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q841917 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Residência Multiprofissional Saúde Coletiva, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

A avaliação em saúde no Brasil ainda não está plenamente incorporada, sendo ainda realizada de maneira incipiente. No entanto, compreender o processo de avaliação, bem como suas ferramentas, é necessário para se obter melhor desempenho dos serviços de saúde. Com referência a esse assunto, julgue o item a seguir.
Na avaliação normativa, devem ser utilizados como parâmetros de comparação com a estrutura os processos e resultados obtidos, as normas e os critérios.
  1. ✂️
  2. ✂️

53Q840578 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Gestor de Políticas Públicas para Saúde, SES DF, IADES, 2020

  A violência e os acidentes têm se tornado um grave problema de saúde pública, que afeta a saúde individual e a coletiva, acarretando grande incremento na morbimortalidade da população nas últimas décadas.

SILVA, M. M. A.; MORAIS-NETO, O. L.; MASCARENHAS, M. D. M.; PAIVA, E. A.; LIMA, C. M.; CARVALHO, M. G. O. Violências como um problema de saúde pública. In: ROUQUAYROL, M. Z.; GURGEL, M. (Org.) Rouquayrol: epidemiologia & Saúde. 8. Ed. Rio de Janeiro: Medbook, 2018, com adaptações.

No que se refere a esse assunto, julgue o item a seguir.

A violência autoinfligida ou autoprovocada ocorre quando a pessoa produz violência diretamente contra si, por meio de um comportamento suicida, ou por meio da automutilação.

  1. ✂️
  2. ✂️

54Q842234 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente de Endemias ACE, FACET Concursos, 2020

A imunidade de rebanho ou de grupo é um conceito importante em epidemiologia, sobre ela, assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q846114 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Enfermeiro, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

No que se refere à vigilância em saúde, julgue o item seguinte.
A notificação compulsória de uma doença só é permitida para profissionais da área de saúde: médicos, enfermeiros, odontólogos, médicos veterinários, biólogos, biomédicos, farmacêuticos e outros no exercício da profissão.
  1. ✂️
  2. ✂️

56Q863101 | Específico Agente de Endemias, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Iguaraçu PR, UNIVIDA, 2024

A Leishimaniose Visceral é uma doença infecciosa sistêmica. Assinale a alternativa que corresponde aos seus principais sintomas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q658332 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, GUALIMP, 2020

Em termos gerais, os indicadores são medidas-síntese que contêm informação relevante sobre determinados atributos e dimensões do estado de saúde, bem como do desempenho do sistema de saúde. Vistos em conjunto, devem refletir a situação sanitária de uma população e servir para a vigilância das condições de saúde. (Opas, 2008)

Em relação ao indicador “Taxa bruta de mortalidade”, é incorreto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q846271 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente de Endemias ACE, Asconprev, 2020

Seguindo o pressuposto de que Atenção Básica e Vigilância em Saúde devem se unir para a adequada identificação de problemas de saúde nos territórios e o planejamento de estratégias de intervenção clínica e sanitária mais efetivas e eficazes, orienta-se que as atividades específicas dos profissionais de saúde devem ser integradas. Assinale a alternativa que caracteriza atribuições comuns aos Agentes Comunitários de Saúde e aos Agentes de Combate às Endemias.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q840540 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Gestor de Políticas Públicas para Saúde, SES DF, IADES, 2020

  Epidemias, endemias e surtos de diversas etiologias são registrados e tomam variadas proporções. Suas repercussões são observadas diretamente na assistência aos doentes e na vigilância epidemiológica.

ROUQUAYROL, M.Z.; BARBOSA, L.M.N.; MACHADO, C.B. Processo endômenico e epidêmico.In: ROUQUAYROL, M.Z.; GURGEL, M. (Org.) Rouquaynol: epidemiologia & saúde. 8. ed. Rio de Janeiro: Medbook, 2018, com adaptações.

No que tange a esse assunto, julgue o item a seguir.

Dá-se o nome de endemia a uma ocorrência epidêmica restrita a um espaço extremamente delimitado, como por exemplo, colégio, quartel, edifício de apartamentos, entre outros.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.