Início

Questões de Concursos Epidemiologia e Saúde Coletiva

Resolva questões de Epidemiologia e Saúde Coletiva comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


401Q1060834 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Bloco Temático 8 Intermediário Saúde, CNU, FGV, 2025

Texto associado.

Texto 1

Mudanças climáticas podem ampliar o risco da Doença de Chagas na Amazônia (trecho adaptado)


Leandro Schlemmer Brasil, Divino Vicente Silvério, Filipe França, José Orlando de Almeida Silva, Leandro Juen, Leonardo Viana de Melo, Thiago Bernardi Vieira e Walter Souza Santos


As mudanças climáticas estão alterando silenciosamente o cenário da saúde pública na Amazônia. As frequentes secas, enchentes, desmatamentos e demais problemas ambientais podem levar ao surgimento de novas doenças ou ao avanço de doenças já controladas.


Um caso emblemático é o da Doença de Chagas, que mesmo com os avanços recentes nos estudos sobre sua biologia e controle de transmissão, pode representar novamente um desafio para nosso sistema de saúde em virtude das alterações que estão sendo realizadas nas paisagens.


Um estudo publicado recentemente na revista Medical and Veterinary Entomology [...] deixa um alerta claro: o aquecimento global pode facilitar a expansão dos barbeiros, vetores da Doença de Chagas, para novas áreas da floresta.


A doença de Chagas

A doença, causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, é transmitida principalmente por insetos conhecidos como barbeiros. A Doença de Chagas (DC) existe há milhões de anos como uma doença em animais silvestres, que passou a ser transmitida ao homem, de forma acidental, a partir da invasão dos ambientes silvestres por populações humanas.


Projeções preocupantes

Nosso estudo analisou mais de 11 mil registros de ocorrência de 55 espécies de barbeiros. Utilizamos uma técnica chamada modelagem de nicho ecológico, que cruza dados biológicos e ambientais, para prever como esses vetores podem se deslocar até 2080 sob diferentes cenários climáticos. Os resultados indicam uma tendência preocupante: os barbeiros devem expandir sua distribuição na Amazônia, especialmente em áreas já vulneráveis. Esse movimento pode surpreender os sistemas de saúde despreparados, afetando populações que já enfrentam desigualdades e condições precárias de moradia.


Uma questão de saúde climática

Um dos principais dados gerados pelo estudo é o mapeamento das áreas da Amazônia que podem ter aumento na presença de barbeiros vetores da Doença de Chagas até 2080, especialmente sob cenários de mudanças climáticas intensas. [...]

Esses dados permitem direcionar ações preventivas, como o fortalecimento da vigilância entomológica, campanhas educativas em comunidades vulneráveis e melhorias nas condições habitacionais, antes que a transmissão da doença se intensifique nessas regiões. Trata-se de uma ferramenta estratégica para antecipar riscos e evitar surtos futuros. [...]

A próxima Conferência do Clima da ONU (COP 30), marcada para ocorrer em Belém, traz uma oportunidade histórica. Precisamos colocar a saúde climática no centro das discussões. A crise ambiental também é uma crise de saúde e justiça social. E a ciência tem muito a contribuir com soluções baseadas em dados e equidade.



(Fonte: The Conversation. Disponível em: https://theconversation.com/mudancasclimaticas-podem-ampliar-o-risco-da-doenca-de-chagas-naamazonia-259641)

O texto 1 é um relato, em estilo jornalístico, dos resultados de uma pesquisa científica.
De acordo com o texto 1, um benefício potencial da pesquisa relatada é a possibilidade de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

402Q1064418 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, OBJETIVA, 2025

Considerando−se as situações de risco à saúde da criança e da mulher, em que o Agente Comunitário de Saúde deve encaminhar à unidade de saúde, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

403Q1033245 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Biomedicina, UFG, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

Mpox: veja em mapas a distribuição de casos e mortes pelo Brasil

Desde o começo do ano, entre as Semanas Epidemiológicas 1 e 34 de 2024, foram registrados no Brasil 1024 casos confirmados, prováveis e suspeitos de mpox. Desse total, a maior parte dos casos foi reportada na região Sudeste, que corresponde a 81,6% (681) dos casos no país.
Disponível em: <https://g1.globo.com/saude/noticia/2024/09/02/mpox-veja-emmapas-a-distribuicao-de-casos-e-mortes-pelo-brasil.ghtml>. Acesso em: 09 out. 2024.

Qual Secretaria do Ministério da Saúde é responsável pelo monitoramento da Mpox?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

404Q1031714 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente de Serviços de Vigilância Epidemiológica, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O município de Canaã dos Carajás tem como uma de suas principais atividades econômicas a mineração de ferro. A exposição continuada à poeira de minério do ferro pode causar a pneumoconiose denominada siderose.
A respeito da siderose, analise as afirmativas a seguir.

I. A maioria dos casos é assintomática.
II. O uso de equipamentos de proteção individual diminui o risco dos trabalhadores de desenvolver a doença.
III. As pessoas acometidas são elegíveis para receber a vacinação pneumocócica independentemente da idade.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

405Q1031716 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente de Serviços de Vigilância Epidemiológica, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) constitui um método simplificado que proporciona uma rápida obtenção de indicadores entomológicos, permitindo uma compreensão abrangente da distribuição desse vetor.
A respeito do LIRAa, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

406Q1031722 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente de Serviços de Vigilância Epidemiológica, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis no Brasil (DANT) 2021-2030 apresenta-se como diretriz para a prevenção dos fatores de risco das DANT e para a promoção da saúde da população.
Sobre esse plano, analise as afirmativas a seguir.

I. O monitoramento da carga de mortalidade por DCNT atribuída à poluição do ar é realizado com informações produzidas por metodologia que combina dados de saúde e de qualidade do ar.
II. Para o monitoramento das metas de redução da taxa de mortalidade prematura por DCNT, deve-se considerar os óbitos ocorridos em idades menores que 30 anos.
III. Os óbitos por intoxicações exógenas por produtos de uso domiciliar, alimentos e por uso abusivo de álcool e outras drogas fazem parte do Eixo Vigilância em Saúde das DCNT.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

407Q1055276 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Capanema PA, CONSULPLAN, 2020

São consideradas atividades dos Agentes de Combate às Endemias que deverão ser assistidas por profissionais de nível superior e condicionadas à estrutura de vigilância epidemiológica e ambiental e de atenção básica, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

408Q1031724 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente de Serviços de Vigilância Epidemiológica, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Assinale a opção que apresenta a prática que, durante uma operação de campo no controle de doenças transmitidas por vetores, garante a segurança e sua efetividade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

409Q1038897 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Auditor de Controle Externo Contas Públicas de Saúde, TCE PE, FGV, 2025

Sobre os processos de Fiscalização e Monitoramento da Vigilância Sanitária, relacione as áreas listadas a seguir às respectivas definições.

1. Monitoramento 2. Farmacovigilância 3. VigiMed 4. Tecnovigilância 5. Biovigilância


( ) É a vigilância dos eventos adversos e queixas técnicas de equipamentos, de produtos de diagnósticos de uso in vitro e de materiais de uso de saúde.

( ) É um conjunto de ações de monitoramento e controle que abrangem todo o ciclo do uso terapêutico de células, tecidos e órgãos humanos, desde a doação até a evolução clínica do receptor e do doador vivo com a finalidade de obter informações relacionadas aos eventos adversos para prevenir sua ocorrência ou recorrência.

( ) É a vigilância de eventos adversos aos medicamentos e vacinas.

( ) É o processo de coleta sistemática de dados de segurança dos produtos, da análise e interpretação de dados e outras informações, da adoção de medida de prevenção e controle, da avaliação da medida adotada e da disseminação de informações sobre um produto autorizado para o uso humano, pela Anvisa.

( ) É o sistema da Anvisa para recebimento de notificações de eventos adversos a medicamentos e vacinas.

A sequência correta, segundo a ordem apresentada, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

410Q1048134 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Especialidade Psicologia, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O Programa Nacional de Controle do Tabagismo é responsável por articular a Rede de tratamento do tabagismo no SUS. Uma das ações iniciais como parte do protocolo clínico para o tratamento dos pacientes é a realização do Teste de Fagerström.
Esse teste tem como objetivo avaliar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

411Q1065037 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Siderópolis SC, PS Concursos, 2025

É uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de alguns fatores, entre eles: o vírus envolvido, infecção anterior pelo vírus da _______ e fatores individuais como doenças crônicas (diabetes, asma brônquica, anemia falciforme).

Este mesmo vírus pertence à família dos flavivírus e é classificado no meio científico como um arbovírus, os quais são transmitidos pelos mosquitos _______. E são conhecidos quatro sorotipos: 1, 2, 3 e 4.

Neste contexto, assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE as lacunas do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

412Q1065067 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de São João do Oeste SC, AMEOSC, 2025

A higiene pessoal consiste em práticas simples do dia a dia que podem evitar a disseminação de microrganismos. Essas práticas são fundamentais para a manutenção da saúde e a prevenção de infecções e doenças transmissíveis. São medidas básicas e eficazes de higiene pessoal:

I. Lavar as mãos com água e sabão após usar o banheiro.

II. Evitar o banho diário para preservar a oleosidade natural da pele.

III. Lavar as mãos apenas antes das refeições principais.

É CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

413Q1065081 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Paracatu MG, Prefeitura de Paracatu MG, 2025

Qual é o papel do Agente Comunitário de Saúde em relação à vacinação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

414Q1082776 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Cirurgião Geral Plantonista, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

A notificação compulsória é a comunicação obrigatória à autoridade de saúde, realizada pelos médicos, profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública. Em relação à notificação compulsória, analise os itens a seguir e assinale a alternativa correta:

I – A raiva humana deve ser notificada de forma imediata, no prazo de até 24 horas, ao Ministério da Saúde (MS), Secretaria Estadual de Saúde (SES) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
II – Os casos de febre tifoide devem ser notificados semanalmente ao Ministério da Saúde (MS).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

415Q1064604 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, ACS, Prefeitura de João Alfredo PE, ADM TEC, 2025

O trabalho diário do ACS compreende a orientação de grupos com alto risco de tuberculose e doenças de transmissão aérea. Assinale a alternativa que descreve uma forma de prevenção:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

416Q1066409 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, tarde, CNU, CESGRANRIO, 2024

A epidemiologia, ciência que estuda a distribuição das doenças ou condições relacionadas à saúde em populações especificadas e dos seus determinantes, pode ter os seus estudos classificados de acordo com o seu delineamento.
O seguinte desenho exprime um estudo ecológico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

417Q1064636 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Santo Antônio do Monte MG, Prefeitura de Santo Antônio do Monte MG, 2025

Em relação à testagem e monitoramento de casos de COVID-19, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

418Q1083082 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Analise as afirmativas a seguir sobre arboviroses:

I- É importante destacar que a dengue é exclusivamente transmitida pelo macho do mosquito Aedes aegypti.
II- Além da dengue, a zika e a chikungunya também são doenças virais transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
III- Os sintomas de dengue, chikungunya ou zika são semelhantes. Eles incluem febre de início abrupto acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais.
IV- São considerados cuidados com o lixo para evitar proliferação do Aedes aegypti: não jogar lixo em terrenos baldios; manter o lixo tampado e seco até o momento da coleta; tampar as garrafas antes de descartá-las no lixo; separar itens como copos descartáveis, tampas de garrafas, latas, embalagens plásticas, entre outros, que possam acumular água, colocando-os devidamente fechados em sacos plásticos para descarte.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

419Q1029587 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente de Serviços de Vigilância Epidemiológica, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Segundo o volume 55, nº 15, do Boletim Epidemiológico, de 2024, o Estado do Pará registrou 11.206 casos de acidentes com animais peçonhentos em 2023, cerca de 16% dos casos notificados no país naquele ano.
Os acidentes com animais peçonhentos registrados no Estado do Pará, envolveram, mais comumente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

420Q1064716 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Morungaba SP, Avança SP, 2025

Julia, uma jovem curiosa, pergunta a você, como Agente Comunitário de Saúde (ACS), por que a Dengue é mais comum durante o verão. Você prontamente responderá que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.