Início

Questões de Concursos Epidemiologia e Saúde Coletiva

Resolva questões de Epidemiologia e Saúde Coletiva comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


441Q1064428 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Passos Maia SC, Instituto Fênix, 2025

A hanseníase é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium leprae. Sobre os seus principais sinais clínicos, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

442Q1033242 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Biomedicina, UFG, IV UFG, 2024

Seguindo o pressuposto de que Atenção Básica e Vigilância em Saúde devem se unir para a adequada identificação de problemas de saúde nos territórios e para o planejamento de estratégias de intervenção clínica e sanitária mais efetivas e eficazes, orienta-se que as atividades específicas dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) devem ser integradas. Assim, é atribuição específica dos ACS
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

443Q1020713 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Técnico em Análises Clínicas, EBSERH, VUNESP, 2020

O Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), sistema informatizado construído para Laboratórios de Saúde Pública, aplicado aos exames e ensaios de amostras de origem humana, animal e ambiental, tem entre seus objetivos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

444Q1082925 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Médico Veterinário, Prefeitura de Cuparaque MG, Máxima, 2025

Em suspeita de raiva após mordedura por cão, qual fluxo de notificação e resposta alinha-se ao protocolo de vigilância e profilaxia humana?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

445Q1065033 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Siderópolis SC, PS Concursos, 2025

As doenças que ocorrem numa comunidade podem ser separadas em dois grupos: as doenças transmissíveis e as doenças não-transmissíveis. As doenças transmissíveis são capazes de “passar” de um homem para outro homem ou de um animal para o homem. Portanto, são doenças que as pessoas “pegam” de outras pessoas ou de um animal.

Neste contexto, assinala a alternativa que NÃO apresenta uma doença que possa ser considerada transmissível:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

446Q1083587 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Acerca dos sistemas de vigilância epidemiológica e vigilância em saúde, julgue o próximo item. Considere que a sigla DCNT, sempre que empregada, refere-se a doenças crônicas não transmissíveis.
A vigilância epidemiológica e a vigilância em saúde contribuem para o planejamento e a tomada de decisões dos gestores da saúde em nível federal, estadual e municipal.
  1. ✂️
  2. ✂️

447Q1031712 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente de Serviços de Vigilância Epidemiológica, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O Brasil enfrenta um surto de Oropouche, com mais de 8 mil casos confirmados esse ano, incluindo três mortes. Cerca de 44,5% dos casos ocorreram em estados da Região Norte. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.

I. O principal vetor no Brasil é o maruim (Culicoides paraensis).
II. A letalidade do Oropouche é geralmente muito menor que a da dengue.
III. O agente etiológico envolvido é o protozoário Myxobolus braziliensis.
IV. Os quadros clínicos são facilmente diferenciados da dengue pela diferença no tempo de incubação.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

448Q1028185 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Clínica Médica, MPU, FGV, 2025

O escopo da prevenção das doenças mudou ao longo do tempo. Em 1967, Clark D. W. (apud Starfield, 2008) afirmava que prevenção em um senso estrito significa evitar o desenvolvimento de um estado patológico e, em um senso amplo, inclui todas as medidas, entre elas, as terapias definitivas, que limitam a progressão da doença em qualquer um dos estágios. Uma distinção foi feita entre a intervenção que impede a ocorrência da doença antes de seu aparecimento – prevenção primária – e a intervenção que diagnostica precocemente, detém ou retarda a sua progressão ou suas sequelas em qualquer momento da identificação – prevenção secundária (Leavell; Clark, 1976; Starfield, 2008). Pode-se então afirmar que prevenção é todo ato que tem impacto na redução de mortalidade e morbidade das pessoas.

Para a implantação de programas de rastreamento, o problema clínico a ser rastreado deve atender a alguns critérios. Sobre esses critérios, analise as afirmativas a seguir.

I. Deve existir estágio pré-clínico (assintomático) bem definido, durante o qual a doença possa ser diagnosticada.

II. A doença deve representar um importante problema de saúde pública que seja relevante para a população, levando em consideração os conceitos de magnitude, transcendência e vulnerabilidade.

III. Aplica-se para doenças ou problemas clínicos com história natural conhecida, pouco conhecida e desconhecida.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

449Q1083071 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Texto associado.
A Agente de Combate às Endemias (ACE) Raquel realiza sua rotina de visitas domiciliares em um bairro onde foram registrados casos suspeitos de dengue. Ao chegar a uma residência, ela é recebida pela moradora, Dona Ana, que vive com o marido e dois filhos. Ao realizar a inspeção da residência, são encontradas as seguintes situações:


1. Quintal:


Há vários vasos de plantas com pratinhos acumulando água.

• Um balde deixado ao lado da lavanderia contendo água de chuva.

Pneus usados estão empilhados sem cobertura no fundo do quintal.


2. Interior da casa:


Um filtro de barro apresenta tampa mal ajustada, expondo a água.

Há uma garrafa de refrigerante aberta com água dentro, guardada atrás da geladeira.


3. Área de Serviço:


A caixa d'água não possui tampa adequada, estando apenas coberta por uma tábua.

Ralos do quintal estão sem tela de proteção.
Analise as afirmativas a seguir:

I- Raquel deve fazer as orientações de forma clara e educativa, sem julgamentos, explicando os riscos e como corrigi-los.
II- A Agente de Combate às Endemias (ACE) deve reforçar a importância de dedicar ao menos 10 minutos por dia toda semana para eliminar os focos do Aedes, lembrando que O Aedes aegypti leva em média 10 dias para se desenvolver.
III- Após a visita, Raquel deve preencher a ficha CDS de visita domiciliar e territorial com as informações coletadas, incluindo detalhes sobre a visita e as ações realizadas.
IV- O Agente de Combate às Endemias (ACE) não deve questionar se algum dos moradores está apresentando sintomas de dengue, chikungunya ou zika, mesmo que seja relatado voluntariamente pelos moradores, o ACE deve informar que não é da sua competência, e sim do Agente Comunitário de Saúde (ACS).

É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

450Q1083081 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Sobre o período de tempo que a dengue começa a se manifestar após um indivíduo sadio ser picado por um mosquito infectado, é CORRETO afirmar que ele ocorre dentro de um tempo que varia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

451Q1029584 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente de Serviços de Vigilância Epidemiológica, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Malária (SIVEP-Malária) é usado no Brasil para monitorar e gerenciar os casos de malária em todo o território nacional.
A respeito desse sistema, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

452Q1035153 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Os dispositivos eletrônicos para fumar (DEF) são conhecidos por vários nomes, cigarros eletrônicos, vapes, pods, entre outros. Nos últimos anos, o Brasil tem observado um crescimento acelerado de seu uso, especialmente entre adolescentes e jovens adultos.

Com base nesse cenário, acerca dos impactos sociais e comportamentais do uso de DEF no Brasil, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

453Q1035150 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Segundo o diretor do Instituto Butantan, as doenças tropicais negligenciadas são como uma grande síndrome. Elas são causadas por parasitas, vírus, bactérias e fungos, sendo mais comuns em regiões tropicais ou subtropicais, principalmente em países de baixa renda. Essas doenças têm consequências devastadoras, não só para a economia das comunidades afetadas, mas também para o país como um todo. Dentro dessas doenças tropicais, temos várias categorias, como hanseníase, tuberculose, malária, filariose linfática e esquistossomose, entre outras.
Fonte: https://www.nexojornal.com.br/

A respeito dos impactos humanos e sociais das doenças tropicais negligenciadas, avalie as afirmativas a seguir.

I. Elas agravam a situação de comunidades que já vivem na pobreza, pois impactam a produtividade dos indivíduos afetados.
II. Elas geram estigma, isolamento social, além de uma perda de sensação de pertencimento, comprometendo a autoestima dos indivíduos afetados e dificultando seu acesso a direitos básicos como educação, trabalho e saúde.
III. Elas são objeto privilegiado do interesse das grandes indústrias, que buscam desenvolver métodos de prevenção e tratamento, uma vez que há um grande volume de pessoas afetadas.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

454Q1064417 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, OBJETIVA, 2025

Considerando−se as doenças e agravos transmissíveis e os seus agentes etiológicos, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Coqueluche. (2) Malária. (3) Rotavírus.

( ) Protozoários do gênero Plasmodium. ( ) Bactéria gram−negativa (Bordetella pertussis). ( ) Vírus de RNA de cadeia dupla da família Reoviridae.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

456Q1031721 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente de Serviços de Vigilância Epidemiológica, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A respeito do uso de larvicidas e inseticidas durante ações de controle de vetores em áreas residenciais, assinale a opção que descreve uma prática correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

457Q1083585 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Acerca dos sistemas de vigilância epidemiológica e vigilância em saúde, julgue o próximo item. Considere que a sigla DCNT, sempre que empregada, refere-se a doenças crônicas não transmissíveis.
A vigilância epidemiológica centralizada visa à formulação de um plano nacional de combate às DCNT, com o objetivo de subsidiar prioritariamente o repasse de recursos aos estados e municípios, inclusive em situações não previstas no plano de saúde local.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.