Início

Questões de Concursos Erro de Tipo e Erro de Proibição

Resolva questões de Erro de Tipo e Erro de Proibição comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q923066 | Direito Penal, Erro de Tipo e Erro de Proibição, Primeira Fase OAB, OAB, Sem banca

Diz-se delito putativo por erro de proibição quando:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q924044 | Direito Penal, Erro de Tipo e Erro de Proibição, Primeira Fase OAB, OAB, FGV

Joaquim, desejoso de tirar a vida da própria mãe, acaba causando a morte de uma tia (por confundi-la com aquela). Tendo como referência a situação acima, é correto afirmar que Joaquim incorre em erro

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q922572 | Direito Penal, Erro de Tipo e Erro de Proibição, Primeira Fase OAB, OAB, Sem banca

Sobre a hipótese em que o agente erra sobre o pressuposto fático de uma causa excludente de ilicitude, assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q230987 | Direito Penal, Erro de Tipo e Erro de Proibição, Promotor de Justiça, MPE MT, FMP RS

Considere as seguintes proposições:

I - O princípio da insignificância constitui causa excludente da tipicidade penal.

II - Em matéria de inimputabilidade, o indígena fica sujeito ao critério biopsicológico.

III - A Constituição Federal consagrou a responsabilização penal das pessoas jurídicas para os crimes em geral.

IV - A inexigibilidade de conduta diversa não é aceita pelo STJ como causa exculpante.

V - O erro de tipo na maioria das vezes exclui o dolo.

Corretas são apenas as alternativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q177646 | Direito Penal, Erro de Tipo e Erro de Proibição, Delegado de Polícia, Polícia Civil SP, PC SP

Na aberratio ictus

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q224973 | Direito Penal, Erro de Tipo e Erro de Proibição, Procurador, BACEN, FCC

O erro sobre a ilicitude do fato

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q922553 | Direito Penal, Erro de Tipo e Erro de Proibição, Primeira Fase OAB, OAB, FCC

Aberratio ictus e aberratio criminis são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q229206 | Direito Penal, Erro de Tipo e Erro de Proibição, Promotor de Justiça, MPE MG, FUNDEP

Sobre o tratamento jurídico-penal do erro, analise as seguintes afirmativas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Nas teorias do dolo normativo, o tratamento do erro varia: se recai sobre fatos, admite-se a escusabilidade total do erro invencível; se recai sobre o direito, afirma- se a inescusabilidade, ainda que invencível o erro.

( ) Para a teoria da culpabilidade que remete à consequência jurídica, incompatível com nosso direito positivo, o erro de tipo permissivo, vencível ou invencível, conduz à punição com a pena cominada ao crime culposo ou ao doloso, neste caso atenuada, de acordo com o grau de censura que a conduta merecer, especialmente por suas consequências.

( ) De acordo com a teoria psicológica da culpabilidade, adotada pelo sistema causal-naturalista da ação, as duas modalidades de erro de permissão que acontecem nas descriminantes putativas são inescusáveis.

( ) A teoria limitada do dolo, cunhada por Mezger para se opor ao Direito Penal autoritário preconizado na Alemanha da época, impunha limitações à teoria extremada, com o objetivo de impedir a punição do autor do fato que atuasse sem a consciência da ilicitude, em virtude de cegueira do Direito.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.