Questões de Concurso Espécies Normativas Lei Complementar e Lei Ordinária

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q223643 | Direito Constitucional, Espécies Normativas Lei Complementar e Lei Ordinária, Procurador, PGE AC, FMP RS

Sobre as leis ordinárias e as leis complementares, pode-se afirmar:

I Ambas têm o mesmo patamar normativo no âmbito da hierarquia das normas no entendimento do STF.

II Uma das diferenças relevantes diz respeito à competência temática, pois as leis ordinárias são enumeradas na Constituição.

III Considerando a ausência de algum(ns) parlamentares nas sessões deliberativas, a aprovação de uma lei complementar exige mais votos do que a aprovação de uma lei ordinária, porém as duas prescindem de sanção ou veto do Presidente da República.

Assim, está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

3 Q260950 | Direito Constitucional, Espécies Normativas Lei Complementar e Lei Ordinária, Técnico Judiciário Área Judiciária, TJ AP, FCC

Ao dispor sobre o processo legislativo, estabelece a Constituição da República que as leis complementares serão

4 Q258495 | Direito Constitucional, Espécies Normativas Lei Complementar e Lei Ordinária, Técnico Judiciário Área Administrativa, STF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subseqüentes acerca do processo legislativo.

Só cabe lei complementar, no sistema normativo brasileiro, quando formalmente for necessária a sua edição por norma constitucional explícita.

5 Q222650 | Direito Constitucional, Espécies Normativas Lei Complementar e Lei Ordinária, Procurador, PGT, PGT

Assinale a alternativa INCORRETA:

Lei Complementar disporá sobre:

6 Q264573 | Direito Constitucional, Espécies Normativas Lei Complementar e Lei Ordinária, Técnico Legislativo, AL ES, CESPE CEBRASPE

A respeito das espécies normativas, assinale a opção correta

7 Q922349 | Direito Constitucional, Espécies Normativas Lei Complementar e Lei Ordinária, Advogado OAB, OAB, FGV

Sabe-se a polêmica ainda existente na doutrina constitucionalista pátria no que se refere à eventual hierarquia da Lei Complementar sobre a Lei Ordinária. Todavia, há diferenças entre essas duas espécies normativas que podem até gerar vícios de inconstitucionalidade caso não respeitadas durante o processo legislativo.

A partir do fragmento acima, assinale a afirmativa incorreta.

9 Q221828 | Direito Constitucional, Espécies Normativas Lei Complementar e Lei Ordinária, Procurador, PGE MT, FCC

Lei Ordinária de iniciativa de Deputado Estadual, aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada posteriormente pelo Governador de determinado Estado, disciplina os critérios para o crédito das parcelas do produto da arrecadação do imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e de comunicação pertencente aos Municípios, fixando o repasse máximo de 25 % do produto total arrecadado pelo imposto estadual e estabelecendo o crédito de no mínimo três quartos na proporção do valor adicionado nas operações relativas à circulação de mercadorias e nas prestações de serviços realizadas em seus territórios. Neste caso, à luz da Constituição Federal, referida lei é 

10 Q922259 | Direito Constitucional, Espécies Normativas Lei Complementar e Lei Ordinária, Advogado OAB, OAB, VUNESP

O processo de elaboração de decreto legislativo assemelha-se ao da lei ordinária com relação à

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.