Início

Questões de Concursos Estabilidade e Vitaliciedade

Resolva questões de Estabilidade e Vitaliciedade comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q885546 | Direito Administrativo, Estabilidade e vitaliciedade, Fiscal de Posturas, Prefeitura de Lins SP, VUNESP, 2024

São estáveis, após três anos de efetivo exercício, os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

O servidor público estável perderá o cargo somente nos seguintes casos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q881265 | Direito Administrativo, Estabilidade e vitaliciedade, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Estágio Probatório é o período de _____ anos de exercício do funcionário nomeado por Concurso para cargo efetivo, destinado a apurar as qualidades e aptidões do servidor para o cargo, julgando a conveniência de sua permanência ou não no serviço.
A lacuna fica corretamente preenchida por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q958255 | Direito Administrativo, Estabilidade e vitaliciedade, Delegado de Polícia Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2021

Foi realizado concurso para o preenchimento de vagas para determinado cargo público, de natureza civil, da administração direta federal. Após a divulgação dos resultados, os aprovados foram nomeados.


Considerando essa situação hipotética e o que dispõe a Lei n.º 8.112/1990, julgue o item subsecutivo.

Os aprovados no referido concurso público serão investidos em cargos em comissão mediante posse e somente adquirirão estabilidade se, após três anos de efetivo exercício, forem aprovados no estágio probatório.

  1. ✂️
  2. ✂️

24Q966440 | Direito Administrativo, Estabilidade e vitaliciedade, Psicologia, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
À luz do disposto na Lei n.o
8.112/1990 e em suas posteriores
alterações, julgue os itens de 65 a 70, a respeito dos agentes
públicos, servidores públicos, direitos e deveres e
responsabilidades, bem como de processo administrativo
disciplinar, sindicância e inquérito.

A estabilidade diz respeito ao cargo público, e o estágio probatório, ao serviço público. Dessa forma, a estabilidade, em regra, é adquirida uma única vez pelo servidor na administração pública de um mesmo ente federado; por outro lado, o servidor pode submeter-se a vários estágios probatórios, se entrar em exercício em diferentes cargos públicos.
  1. ✂️
  2. ✂️

25Q951716 | Direito Administrativo, Estabilidade e vitaliciedade, Oficial Administrativo, ITUPREV SP, Avança SP, 2025

Assinale a alternativa INCORRETA sobre a competência tributária, conforme o Art. 18 da Constituição Federal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q865991 | Direito Administrativo, Estabilidade e vitaliciedade, Primeira Fase OAB, OAB, FGV

Texto associado.
Marcos Paulo é servidor público federal há mais de 5 (cinco) anos e, durante todo esse tempo, nunca sofreu qualquer sanção administrativa, apesar de serem frequentes suas faltas e seus atrasos ao serviço. No último mês, entretanto, as constantes ausências chamaram a atenção de seu chefe, que, ao buscar a ficha de frequência do servidor, descobriu que Marcos Paulo faltara mais de 90 (noventa) dias no último ano.
A respeito do caso apresentado, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q963069 | Direito Administrativo, Estabilidade e vitaliciedade, Área Administrativa, TRF 1ª REGIÃO, CESPE CEBRASPE

A respeito do tratamento constitucional dispensado à administração pública e aos servidores públicos, julgue o item a seguir.

A avaliação especial de desempenho, obrigatória para que servidor adquira a estabilidade, será realizada pelo superior direto do servidor: não há a necessidade de se instituir comissão específica para esse fim.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.