Questões de Concursos Estradas e Transporte

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21Q1063528 | Engenharia Civil, Estradas e Transporte, Engenheiro Civil, TJ SC, FGV, 2024

Na execução de um segmento rodoviário, no eixo em tangente, projetado conforme o “Manual de implantação básica de rodovia” (Publicação 742) do DNIT, a equipe de topografia do construtor constatou um erro executivo. O volume de um corte situado entre as estacas 100, 101 e 102 (três seções transversais em forma de trapézio isósceles de bases constantes e alturas variáveis), estimado pela fórmula da média das áreas, deveria ser igual a 2600 m3 . No entanto, a equipe realizou um cálculo de cubação utilizando a mesma fórmula com os dados de campo e constatou um volume de corte de 2300 m3 . No terreno, todas as bases das três seções transversais (15 m no topo e 5 m no fundo) foram conferidas e estavam corretas, bem como as alturas das seções transversais localizadas nas estacas 101 (8 m) e 102 (4 m). Considerando que a diferença entre os volumes de corte previsto e executado foi devida a erros de execução, é correto afirmar que, na seção transversal da estaca 100, a equipe executora:
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22Q1035886 | Engenharia Civil, Estradas e Transporte, Obras Públicas, TCE PE, FGV, 2025

Os pavimentos em uma rodovia podem ser classificados como rígidos, semirrígidos ou flexíveis.
Dois materiais que podem ser utilizados nas camadas de um pavimento rígido são:
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23Q1028251 | Engenharia Civil, Estradas e Transporte, Perito em Engenharia Civil, MPU, FGV, 2025

O novo método de dimensionamento de pavimentos flexíveis (MeDiNa) é definido pela Instrução de Serviço (IS-247) do DNIT. Ela lança as bases para a utilização do programa MeDiNa no dimensionamento de pavimentos.
De acordo com as premissas desse programa, em um projeto de dimensionamento de pavimento:
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24Q1034252 | Engenharia Civil, Estradas e Transporte, Específica de Engenharia Manhã, TCE PI, FGV, 2025

As composições de escavação, carga e transporte de material de 1ª categoria, no âmbito do SICRO/DNIT, devem prever, para a execução dos serviços correspondentes, a utilização dos seguintes equipamentos:
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25Q1050553 | Engenharia Civil, Estradas e Transporte, Engenharia Civil, TCE PA, FGV, 2024

Um pavimento de estrada é classificado como sendo flexível.
Desta forma, pode-se dizer que duas das propriedades físicas desse pavimento são
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26Q1062410 | Engenharia Civil, Estradas e Transporte, Área 7 Engenharia Civil, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
No processo de construção de um aterro, foi identificada uma área de empréstimo com as seguintes características: 10.000 m3 de material disponível, peso específico natural de 17,40 kN/m3 e umidade igual a 16%. O projeto prevê que, no aterro, o solo será compactado com umidade igual a 18%, alcançando um peso específico seco de 16,50 kN/m3 .

A partir dessa situação hipotética, julgue o próximo item.
O peso total do material de empréstimo é de 174.000 kN.
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27Q975220 | Engenharia Civil, Estradas e Transporte, Engenharia Civil, TJBA, FGV

No planejamento de uma obra, um engenheiro precisa calcular o número de viagens de caminhões de 12 m³ necessário a fim de transportar solo para executar o reforço de subleito de uma rodovia.
O volume total para o reforço do subleito é de 7.800 m³, o percentual de empolamento é de 20% e o grau de compactabilidade é de 0,80. Se cada caminhão fizer 25 viagens, a quantidade de caminhões necessária é:
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28Q1063532 | Engenharia Civil, Estradas e Transporte, Engenheiro Civil, TJ SC, FGV, 2024

As publicações 719 (Manual de pavimentação) e 724 (Manual de drenagem de rodovias) do DNIT são referências importantes para o norteamento dos projetos de drenagem de rodovias.
Segundo essas referências:
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29Q1056917 | Engenharia Civil, Estradas e Transporte, Engenheiro Civil, FUNAI, ESAF

Sobre a drenagem de pavimentos de rodovias, assinale a opção incorreta.
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30Q1028253 | Engenharia Civil, Estradas e Transporte, Perito em Engenharia Civil, MPU, FGV, 2025

No contexto da elaboração de Estudos de Viabilidade Técnico-Econômica-Ambiental (EVTEA) de rodovias, conforme diretrizes estabelecidas pela Publicação IPR-726 do DNIT, a análise de custos desempenha um papel fundamental na comparação entre diferentes alternativas de projeto. Um dos desafios dessa fase é garantir que os custos sejam devidamente estimados, considerando fatores técnicos, operacionais e ambientais.
Diante desse cenário, de acordo com essa publicação, considera-se que:
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31Q1039857 | Engenharia Civil, Estradas e Transporte, Auditor de Controle Externo Obras Públicas, TCE PE, FGV, 2025

Em algumas situações, adicionam-se os chamados fillers aos materiais betuminosos utilizados na pavimentação de uma rodovia.
Este procedimento tem como objetivo principal:
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32Q1056922 | Engenharia Civil, Estradas e Transporte, Engenheiro Civil, FUNAI, ESAF

Para a execução de 25 m³ de aterro, considerando que a redução volumétrica no aterro em relação ao volume do material no corte é de 8% e o empolamento de 20%, tem-se que o volume de solo transportado e o volume de solo medido no corte, respectivamente, são de:
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33Q1053098 | Engenharia Civil, Estradas e Transporte, Engenheiro Civil, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens seguintes relativos à pavimentação de vias.

As emulsões asfálticas são materiais extremamente viscosos e, por isso, não são indicados para pinturas de ligação ou execução de revestimentos por penetração.
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34Q965836 | Arquivologia, Estradas e Transporte, Engenheiro Civil, Caixa, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
O estudo do sistema viário trata do planejamento, projeto geométrico e operações de tráfego em ruas, avenidas, rodovias, redes de tráfego, terminais, estacionamentos e lotes lindeiros, além do relacionamento com outras modalidades de transportes, de modo que a movimentação de pessoas e mercadorias seja feita de maneira conveniente, eficiente e segura. A esse respeito, julgue os itens a seguir.


A propositura de uma política tributária específica e de incentivos para a implantação da Política Nacional de Mobilidade Urbana em determinada cidade é de competência estadual.
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35Q1063530 | Engenharia Civil, Estradas e Transporte, Engenheiro Civil, TJ SC, FGV, 2024

No dimensionamento de um pavimento flexível, resolveu-se adotar o Método do DNER previsto no “Manual de pavimentação” (Publicação 719) do DNIT. Pretende-se utilizar apenas materiais granulares oriundos de jazidas, sem mistura, nas camadas abaixo do revestimento. Para tal, foram levantados os seguintes dados dos materiais:

• Número N: 108 ;
• Revestimento: espessura = 12,5 cm e coeficiente de equivalência estrutural = 2;
• Jazida #1 (base): CBR = 83% e coeficiente de equivalência estrutural = 1;
• Jazida #2 (sub-base): CBR = 13% e coeficiente de equivalência estrutural = 1;
• Jazida #3 (sub-base): CBR = 25% e coeficiente de equivalência estrutural = 1;
• Subleito: CBR = 7% e coeficiente de equivalência estrutural = 1. Em estudo preliminar, sabe-se que não é necessário empregar camada de reforço do subleito para esse caso. Também foram levantadas as espessuras totais de pavimento (Hm) necessárias para proteger um material com CBR = m para esse tráfego:
• H20 = 31 cm;
• H13 = 41 cm;
• H7 = 59 cm.

Utilizando a jazida de sub-base que atenda aos mínimos requisitos técnicos e econômicos, a menor espessura de sub-base possível a ser adotada é de:
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36Q1063533 | Engenharia Civil, Estradas e Transporte, Engenheiro Civil, TJ SC, FGV, 2024

Em qualquer empreendimento rodoviário, as atividades devem ser submetidas ao adequado tratamento ambiental. Nas obras federais a cargo do DNIT, a publicação 729 (Diretrizes básicas para elaboração de estudos e programas ambientais rodoviários) define e especifica a sistemática a ser adotada na elaboração e nos estudos sobre o tema.
Nesse contexto, é correto afirmar que:
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37Q1050028 | Engenharia Civil, Estradas e Transporte, Engenharia, TCE GO, FGV, 2024

O projeto do pavimento de uma rodovia deve levar em consideração os materiais encontrados nas proximidades da obra, de modo a reduzir custos.
No caso de prospecção de pedreiras, marque a opção que apresenta um dos ensaios correntes realizados em amostras de rocha coletadas.
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38Q965574 | Engenharia Civil, Estradas e Transporte, Engenheiro Civil, Caixa, FCC

Uma solução para melhoria da mobilidade urbana é o BRT - Bus Rapid Transit. São características deste sistema o baixo custo e a rápida velocidade para implantação em comparação a sistemas de maior capacidade, como os sistemas metroviários.

Sobre o BRT considere:

I. A circulação é realizada em via segregada.

II. A bilhetagem é realizada diretamente nos ônibus.

III. A configuração da plataforma e do ônibus é tal que o embarque é em nível.

IV. Como a velocidade de circulação é maior, as estações são, normalmente, mais próximas do que em corredores convencionais.

Está correto o que se afirma em

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39Q1063529 | Engenharia Civil, Estradas e Transporte, Engenheiro Civil, TJ SC, FGV, 2024

Pretende-se projetar uma curva circular com transição em clotoide de uma pista simples, com giro em torno do eixo, no âmbito de um projeto geométrico rodoviário, amparado pelo “Manual de projeto geométrico de rodovias rurais” (Publicação 706) do DNIT. Essa curva possui um raio de 140 m, um comprimento de transição de 60 m, uma superlargura de 1 m (metade para cada lado da pista) e uma superelevação de 6%. Sabe-se, também, que a largura da faixa de rolamento é de 3,5 m e, na tangente, a pista possui uma inclinação transversal de 2%, simétrica em relação ao eixo.
Se determinado ponto do greide da estrada possui cota de 800,000 m e é coincidente com o ponto TS (tangente-espiral), a cota do bordo externo nesse ponto será de:
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40Q1072536 | Engenharia Civil, Estradas e Transporte, Engenharia Civil, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Na construção ou na reforma de um prédio público, um aspecto
essencial para garantir a qualidade e o sucesso da obra é a
fiscalização, que envolve diversas atividades, tais como
acompanhamento da execução de obras e serviços, controle de
materiais, medições de serviços executados, emissão de notas fiscais,
entre outras. Em relação a essas atividades, julgue os itens a seguir.
Na escavação de vala, o volume de material que deve ser transportado é igual ao volume medido (cubicado) no corte.
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