Início Questões de Concursos Estrutura Educacional Brasileira Resolva questões de Estrutura Educacional Brasileira comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Estrutura Educacional Brasileira Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q320959 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista Judiciário, TJ PE, FCCO censo escolar é realizado em âmbito nacional com informações referentes à educação básica em seus diferentes níveis (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio). Um dos objetivos deste processo é ✂️ a) avaliar as escolas públicas no que diz respeito às metodologias e práticas desenvolvidas. ✂️ b) gerar informações para a formulação, implementação e monitoramento das políticas educacionais no país. ✂️ c) coletar dados das escolas públicas do país para auxiliar diretores e coordenadores no monitoramento de suas ações. ✂️ d) fornecer subsídios para que os diretores e coordenadores das escolas possam implementar processos formativos mais eficientes. ✂️ e) coletar dados para compor banco de dados que auxilie no desenvolvimento de currículos mais contextualizados às demandas territoriais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q323300 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018A população desocupada entre os jovens aumentou em 67% entre o primeiro trimestre de 2015 e o primeiro trimestre de 2017, passando de 4,55 milhões de desempregados para 7,61 milhões de desempregados. Os dados confirmam que I. um dos maiores problemas da juventude no Brasil é o desemprego, que atinge principalmente famílias com baixa escolaridade nas regiões mais pobres do país. II. políticas de educação devem garantir a permanência de jovens no sistema educacional possibilitando que estes tenham melhores condições de acesso a ocupações no mercado de trabalho. III. a criação de processos formativos para a juventude voltados para geração de renda não têm o potencial de ampliar as possibilidades ocupacionais de trabalho para os jovens. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I e II, apenas. ✂️ b) I e III, apenas. ✂️ c) I, II e III. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q321904 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018O Brasil é um país continental, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre suas regiões. A cultura indígena, a cultura africana e a cultura europeia compõem a tradição cultural brasileira. Dessa forma, I. a população de matriz cultural africana tem valores e tradições inclusive religiosas que devem ser respeitadas e conhecidas por todos os brasileiros. II. a justiça social e o respeito aos direitos humanos não dependem do acesso das novas gerações aos bens culturais e econômicos produzidos pelas diversas culturas que compõem a sociedade brasileira. III. os indígenas têm direito a frequentar escolas indígenas bilíngues que preservem suas tradições culturais. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I e II, apenas. ✂️ b) I e III, apenas. ✂️ c) I, II e III. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q319955 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018Não por acaso, o Brasil é o país onde um jovem negro é assassinado a cada 23 minutos, seis mulheres são estupradas a cada hora e, só em 2016, 340 pessoas LGBTs foram assassinadas em crimes de ódio. A partir desses dados é correto afirmar: ✂️ a) Tem-se que propor ações educativas junto à população que alterem comportamentos preconceituosos e machistas. ✂️ b) Muito pouco pode-se fazer para alterar essa realidade em nosso espaço de trabalho. ✂️ c) O poder público não pode se responsabilizar nem proteger a população LGBT. ✂️ d) O assassinato de jovens negros ocorre porque geralmente estes jovens cometem crimes ou vivem em comunidades violentas. ✂️ e) Se as mulheres se comportassem de forma mais recatada e menos provocativa, elas não seriam violentadas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q322580 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018A concepção burguesa de trabalho que se vai construindo historicamente reduz o trabalho a uma mercadoria, denominada ✂️ a) mais-valia. ✂️ b) conhecimento. ✂️ c) proletariado. ✂️ d) mundo do trabalho. ✂️ e) força de trabalho. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q320285 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, CEFET RJ, CONSULPLANO Plano Nacional de Educação tem como objetivos, EXCETO: ✂️ a) Democratizar a gestão do ensino público ✂️ b) Melhorar a elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola. ✂️ c) Melhorar a qualidade do ensino em todos os níveis e modalidades. ✂️ d) Elevar o nível de escolarização da população. ✂️ e) Reduzir as desigualdades sociais com relação ao acesso, permanência e sucesso na educação pública. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q321982 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Instituto Federal de Educação, FUNCERN, 2017A partir da década de 1990, teorias que tematizam sobre as políticas educacionais brasileiras consideram que as categorias centralização e descentralização ✂️ a) ocorrem simultaneamente por meio de mecanismos de controle das políticas sociais e por meio de mecanismos de desresponsabilização do Estado. ✂️ b) assumem conotação distinta, na medida em que a centralização deve ser superada, e deve dar lugar aos processos de descentralização. ✂️ c) são processos mal compreendidos e pouco efetivos, o que explicaria a pouca eficiência e eficácia das políticas educacionais. ✂️ d) promovem a elaboração coletiva de propostas pedagógicas que visem à realidade e às demandas de cada unidade escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q327234 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Prefeitura de Varginha MG, Reis amp Reis Auditores AssociadosO ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, EXCETO: ✂️ a) igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; ✂️ b) gratuidade do ensino público em estabelecimentos públicos e privados; ✂️ c) valorização da experiência extraescolar; ✂️ d) coexistência de instituições públicas e privadas de ensino. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q325223 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Agente de Segurança Sócio educativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPENo que se refere às entidades e(ou) programas de execução de medidas socioeducativas de internação, o SINASE estabelece que a organização do espaço físico deve prever e possibilitar a mudança de fases no atendimento do adolescente, mediante a mudança de ambientes. A respeito das fases do atendimento socioeducativo, assinale a opção correta. ✂️ a) Fase de contemplação é o período em que o adolescente manifesta vontade de ficar em um espaço físico isolado dos demais internos para refletir sobre sua situação e planejar as mudanças que pretende realizar. ✂️ b) Fase inicial de atendimento é o período de acolhimento, de reconhecimento e de elaboração por parte do adolescente do processo de convivência individual e grupal tendo como base as metas estabelecidas no PIA. ✂️ c) Fase de implementação é o período de abordagem do confronto da negação do adolescente em cumprir a medida socioeducativa por meio da ênfase na existência do problema e aceitação do diagnóstico. ✂️ d) Fase de ponderação é o período em que o adolescente apresenta disposição para receber informações a respeito do ato infracional cometido, da aplicação da medida e das restrições legais a que está submetido. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q323443 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018O marco histórico inicial da educação no Brasil se dá com a instituição do sistema de governo geral. Em 1549, o primeiro governador geral Tomé de Sousa desembarcou em Salvador, acompanhado por quatro padres e dois irmãos jesuítas, que foram nossos primeiros educadores. A educação jesuítica, em sua primeira fase, orientava-se pelo plano de estudo concebido por ✂️ a) José de Anchieta. ✂️ b) Marquês de Pombal. ✂️ c) Pe. Antônio Vieira. ✂️ d) Manoel da Nóbrega. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q326524 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Consultor Legislativo, Câmara Legislativa do DF DF, FCC, 2018As reformas de ensino dos anos de 1990 no Brasil tiveram por característica comum a ✂️ a) instauração de novos padrões de gestão da educação e das escolas para o aumento da eficiência e eficácia do ensino público a partir da descentralização e autonomia das escolas, da lógica concorrencial e do incremento de práticas de avaliação externa. ✂️ b) inspiração nas experiências exitosas de países subdesenvolvidos financiadas pelo Banco Mundial e monitoradas pela Unesco, financiadores da introdução do modelo de gestão democrática da educação para a equidade e economia dos gastos do Estado. ✂️ c) burocratização das estruturas de gestão e a adoção de modelos homogeneizadores de currículos, formas de avaliação e determinação dos percursos escolares com ênfase na correção de fluxos e aceleração da aprendizagem. ✂️ d) substituição do modelo escolar fayolista-taylorista passando a organizar-se pelo modelo toyotista alinhado às mudanças no mundo do trabalho e às demandas sociais de preparo para a vida produtiva, considerada direito inalienável. ✂️ e) ampliação de investimentos e recursos financeiros para o alcance da qualidade educacional necessária à formação de cidadãos para o século XXI, construindo indicadores de qualidade apropriados ao custo aluno qualidade (CAQ) praticado na Educação Básica. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q320619 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito CE, UECE, 2018O Brasil adentra o século XXI com um sistema de avaliação da educação básica capaz de disponibilizar informações sobre qualidade, especialmente no que se refere ao desempenho dos estudantes. Os estudos do Saeb, ao longo dos anos, foram se aperfeiçoando, e hoje é possível contar com uma excelente base de dados sobre fatores extra e intraescolares associados ao desempenho escolar dos estudantes do ensino fundamental e médio. Atualmente o Saeb consiste das seguintes avaliações: ✂️ a) Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb), Exame Nacional de Desempenho Escolar (Enade) e Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc). ✂️ b) Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb), Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc) e Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). ✂️ c) Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e Provinha Brasil. ✂️ d) Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb), Exame Nacional de Desempenho Escolar (Enade) e Provinha Brasil. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q319839 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Oficial, Ministério da Defesa Exército BrasileiroA produção de informações sistemáticas por unidade escolar para estimular o padrão de qualidade e equidade da educação brasileira e o controle social dos resultados do ensino fundamental se dá através do(a): ✂️ a) ENEM ✂️ b) ENADE ✂️ c) SINAES ✂️ d) Prova Brasil ✂️ e) Provão Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q324422 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSAOs Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) constituem o primeiro nível de concretização curricular. São uma referência nacional para o ensino; estabelecem uma meta educacional para a qual devem convergir as ações políticas do Ministério da Educação (MEC), assim como as ações educativas de cada sistema de ensino brasileiro. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta. ✂️ a) Os PCN apresentam uma estrutura curricular completa e inflexível que impede adaptações para a construção do currículo de um sistema ou mesmo de uma escola, uma vez que, por sua natureza, se impõem como uma diretriz obrigatória. ✂️ b) Os PCN têm como função subsidiar a elaboração ou a revisão curricular dos estados e dos municípios, dialogando com as propostas e experiências já existentes, incentivando a discussão pedagógica interna das escolas e a elaboração de projetos educativos, assim como servir de material de reflexão para a prática de professores. ✂️ c) Os PCN estão situados historicamente na educação brasileira e são princípios atemporais. Sua validade depende de estarem em consonância com a realidade social, não necessitando, portanto, de um processo periódico de avaliação e revisão a ser coordenado pelo MEC. ✂️ d) Os PCN e as propostas dos sistemas de ensino são materiais específicos que subsidiarão a escola na constituição de sua proposta educacional, sem que a mesma explicite os valores e propósitos que orientam o trabalho educacional que se quer desenvolver. ✂️ e) De acordo com os PCN, a programação desenvolvida em sala de aula deve garantir uma distribuição planejada de aulas. Essa responsabilidade é essencialmente de cada professor e não deve ser compartilhada com a equipe da escola por meio da co-responsabilidade estabelecida no projeto educativo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q321933 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Vice, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPEAssinale a opção correta a respeito da gestão do patrimônio da escola pública. ✂️ a) Em cada sistema de ensino, deve existir um setor responsável pela manutenção e conservação do patrimônio da escola, sendo dispensável a responsabilização do diretor nesse quesito. ✂️ b) Por ser um bem público, o patrimônio é de responsabilidade exclusiva do Estado. ✂️ c) É de responsabilidade do diretor da escola zelar pelo patrimônio, administrando-o, conservando-o e prestando conta sobre suas condições de uso. ✂️ d) Cabe a cada membro do conselho escolar prestar contas sobre a conservação, utilização e adequação de tudo que é considerado patrimônio público na escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q320845 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Monitor, Prefeitura de Araçatuba SP, CONSULPLANSobre a Educação Inclusiva é correto afirmar que, EXCETO: ✂️ a) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) de 1996 reafirma a necessidade e a importância da matrícula das crianças com necessidades especiais na escola comum. ✂️ b) A inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais é um direito fundamental. ✂️ c) As escolas de ensino regular devem se preparar para receber os alunos com necessidades especiais, de tal modo a oferecer-lhes ensino de qualidade, independentemente de cor, raça, religião, sexo, deficiência, classe social, condições de saúde e outros. ✂️ d) A Lei não prevê a capacitação dos professores, para atuarem num contexto de educação inclusiva. ✂️ e) O grande objetivo a ser conquistado é a construção de uma sociedade inclusiva, com a contribuição indispensável das escolas, que têm de constituir espaços educativos para todos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q322106 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, FEPESEAssinale a alternativa CORRETA. No Brasil, entre os anos de 1960 e início dos anos de 1980, o movimento renovador da educação ganhou uma vertente especial que acabou por constituir um ideário educacional próprio: a pedagogia de Paulo Freire. Podemos afirmar que essa abordagem da educação no Brasil desdobrou-se em: ✂️ a) uma pedagogia da conscientização. ✂️ b) uma pedagogia que adota o trabalho como princípio educativo. ✂️ c) uma pedagogia conteudista. ✂️ d) uma pedagogia liberal. ✂️ e) uma pedagogia crítico-social dos conteúdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q327400 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camburiú SC, FEPESEOs sistemas municipais de ensino compreendem: ✂️ a) As instituições do ensino fundamental, médio e de educação infantil mantidas pelo poder público municipal; as instituições de ensino superior criadas e mantidas pela iniciativa privada. ✂️ b) As instituições do ensino médio e superior mantidas pelo poder público municipal; as instituições de ensino médio e educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada; os órgãos municipais de educação. ✂️ c) As instituições do ensino médio mantidas pelo poder público municipal; as instituições de ensino médio e educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada; os órgãos municipais de educação. ✂️ d) A educação infantil mantida pelo poder público municipal; as instituições do ensino fundamental, médio e superior criadas e mantidas pela iniciativa privada; os órgãos municipais de educação. ✂️ e) As instituições do ensino fundamental, médio e de educação infantil mantidas pelo poder público municipal; as instituições de educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada; os órgãos municipais de educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q324141 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018O Brasil registrou queda nos índices de mortes de crianças menores de 5 anos, no ano de 2015, 73% menor que no ano de 1990. Porém, a taxa de mortalidade infantil ainda é elevada, principalmente em lugares de extrema pobreza e alta vulnerabilidade social, destacando-se as regiões Nordeste e Norte do país. Promovem a mortalidade infantil: ✂️ a) políticas públicas efetivas na saúde e na educação além do aumento de emprego, principalmente para os jovens. ✂️ b) áreas de lazer, diversão e campanhas midiáticas que apresentam informações importantes para a população. ✂️ c) assistência hospitalar adequada, orientação à comunidade de forma objetiva e elevação da renda da população. ✂️ d) amamentação nas primeiras horas de vida do recém-nascido, contato com a mãe e boa nutrição. ✂️ e) saneamento básico inadequado ou ausente, desnutrição, falta de assistência às gestantes e ausência de acompanhamento médico aos bebês. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q321202 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, IFTO, 2017Associado ao período do fim da Segunda Guerra Mundial, o surgimento do Pós-Modernismo parece ter sido desencadeado pela crise dos valores que vigoraram a partir do início do século XX e, com isso, a arte procura novos rumos. Sendo assim, marque a alternativa que mais caracteriza o Pós-Modernismo no Brasil. ✂️ a) Muitos poetas desejavam devolver aos poemas o rigor formal abandonado pelos primeiros modernistas e passaram a privilegiar o trabalho com a materialidade do texto poético. Além disso, incorporaram à poesia a ideia de multiplicidade, de materialidade e de fragmentação da sociedade pós-moderna. ✂️ b) O enredos eram dinâmicos e a linguagem era simples, o que tornava as obras atraentes para o público num momento em que o contexto social e político fazia aumentar o desejo de conhecer melhor o Brasil. ✂️ c) Foi a fase áurea do romance ao atender as expectativas de diferentes leitores por tratar da realidade socioeconômica do Brasil. ✂️ d) O trabalho com a linguagem realizado pelos autores buscou trazer a ?cor local? às obras, informações que permitem ao leitor reconhecer os aspectos característicos de uma região brasileira específica. ✂️ e) Ouve a inclusão de termos regionais nas obras, o que proporcionou ao leitor construir uma representação mais fiel das regiões retratadas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q320959 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista Judiciário, TJ PE, FCCO censo escolar é realizado em âmbito nacional com informações referentes à educação básica em seus diferentes níveis (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio). Um dos objetivos deste processo é ✂️ a) avaliar as escolas públicas no que diz respeito às metodologias e práticas desenvolvidas. ✂️ b) gerar informações para a formulação, implementação e monitoramento das políticas educacionais no país. ✂️ c) coletar dados das escolas públicas do país para auxiliar diretores e coordenadores no monitoramento de suas ações. ✂️ d) fornecer subsídios para que os diretores e coordenadores das escolas possam implementar processos formativos mais eficientes. ✂️ e) coletar dados para compor banco de dados que auxilie no desenvolvimento de currículos mais contextualizados às demandas territoriais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q323300 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018A população desocupada entre os jovens aumentou em 67% entre o primeiro trimestre de 2015 e o primeiro trimestre de 2017, passando de 4,55 milhões de desempregados para 7,61 milhões de desempregados. Os dados confirmam que I. um dos maiores problemas da juventude no Brasil é o desemprego, que atinge principalmente famílias com baixa escolaridade nas regiões mais pobres do país. II. políticas de educação devem garantir a permanência de jovens no sistema educacional possibilitando que estes tenham melhores condições de acesso a ocupações no mercado de trabalho. III. a criação de processos formativos para a juventude voltados para geração de renda não têm o potencial de ampliar as possibilidades ocupacionais de trabalho para os jovens. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I e II, apenas. ✂️ b) I e III, apenas. ✂️ c) I, II e III. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q321904 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018O Brasil é um país continental, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre suas regiões. A cultura indígena, a cultura africana e a cultura europeia compõem a tradição cultural brasileira. Dessa forma, I. a população de matriz cultural africana tem valores e tradições inclusive religiosas que devem ser respeitadas e conhecidas por todos os brasileiros. II. a justiça social e o respeito aos direitos humanos não dependem do acesso das novas gerações aos bens culturais e econômicos produzidos pelas diversas culturas que compõem a sociedade brasileira. III. os indígenas têm direito a frequentar escolas indígenas bilíngues que preservem suas tradições culturais. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I e II, apenas. ✂️ b) I e III, apenas. ✂️ c) I, II e III. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q319955 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018Não por acaso, o Brasil é o país onde um jovem negro é assassinado a cada 23 minutos, seis mulheres são estupradas a cada hora e, só em 2016, 340 pessoas LGBTs foram assassinadas em crimes de ódio. A partir desses dados é correto afirmar: ✂️ a) Tem-se que propor ações educativas junto à população que alterem comportamentos preconceituosos e machistas. ✂️ b) Muito pouco pode-se fazer para alterar essa realidade em nosso espaço de trabalho. ✂️ c) O poder público não pode se responsabilizar nem proteger a população LGBT. ✂️ d) O assassinato de jovens negros ocorre porque geralmente estes jovens cometem crimes ou vivem em comunidades violentas. ✂️ e) Se as mulheres se comportassem de forma mais recatada e menos provocativa, elas não seriam violentadas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q322580 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018A concepção burguesa de trabalho que se vai construindo historicamente reduz o trabalho a uma mercadoria, denominada ✂️ a) mais-valia. ✂️ b) conhecimento. ✂️ c) proletariado. ✂️ d) mundo do trabalho. ✂️ e) força de trabalho. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q320285 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, CEFET RJ, CONSULPLANO Plano Nacional de Educação tem como objetivos, EXCETO: ✂️ a) Democratizar a gestão do ensino público ✂️ b) Melhorar a elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola. ✂️ c) Melhorar a qualidade do ensino em todos os níveis e modalidades. ✂️ d) Elevar o nível de escolarização da população. ✂️ e) Reduzir as desigualdades sociais com relação ao acesso, permanência e sucesso na educação pública. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q321982 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Instituto Federal de Educação, FUNCERN, 2017A partir da década de 1990, teorias que tematizam sobre as políticas educacionais brasileiras consideram que as categorias centralização e descentralização ✂️ a) ocorrem simultaneamente por meio de mecanismos de controle das políticas sociais e por meio de mecanismos de desresponsabilização do Estado. ✂️ b) assumem conotação distinta, na medida em que a centralização deve ser superada, e deve dar lugar aos processos de descentralização. ✂️ c) são processos mal compreendidos e pouco efetivos, o que explicaria a pouca eficiência e eficácia das políticas educacionais. ✂️ d) promovem a elaboração coletiva de propostas pedagógicas que visem à realidade e às demandas de cada unidade escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q327234 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Prefeitura de Varginha MG, Reis amp Reis Auditores AssociadosO ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, EXCETO: ✂️ a) igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; ✂️ b) gratuidade do ensino público em estabelecimentos públicos e privados; ✂️ c) valorização da experiência extraescolar; ✂️ d) coexistência de instituições públicas e privadas de ensino. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q325223 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Agente de Segurança Sócio educativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPENo que se refere às entidades e(ou) programas de execução de medidas socioeducativas de internação, o SINASE estabelece que a organização do espaço físico deve prever e possibilitar a mudança de fases no atendimento do adolescente, mediante a mudança de ambientes. A respeito das fases do atendimento socioeducativo, assinale a opção correta. ✂️ a) Fase de contemplação é o período em que o adolescente manifesta vontade de ficar em um espaço físico isolado dos demais internos para refletir sobre sua situação e planejar as mudanças que pretende realizar. ✂️ b) Fase inicial de atendimento é o período de acolhimento, de reconhecimento e de elaboração por parte do adolescente do processo de convivência individual e grupal tendo como base as metas estabelecidas no PIA. ✂️ c) Fase de implementação é o período de abordagem do confronto da negação do adolescente em cumprir a medida socioeducativa por meio da ênfase na existência do problema e aceitação do diagnóstico. ✂️ d) Fase de ponderação é o período em que o adolescente apresenta disposição para receber informações a respeito do ato infracional cometido, da aplicação da medida e das restrições legais a que está submetido. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q323443 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018O marco histórico inicial da educação no Brasil se dá com a instituição do sistema de governo geral. Em 1549, o primeiro governador geral Tomé de Sousa desembarcou em Salvador, acompanhado por quatro padres e dois irmãos jesuítas, que foram nossos primeiros educadores. A educação jesuítica, em sua primeira fase, orientava-se pelo plano de estudo concebido por ✂️ a) José de Anchieta. ✂️ b) Marquês de Pombal. ✂️ c) Pe. Antônio Vieira. ✂️ d) Manoel da Nóbrega. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q326524 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Consultor Legislativo, Câmara Legislativa do DF DF, FCC, 2018As reformas de ensino dos anos de 1990 no Brasil tiveram por característica comum a ✂️ a) instauração de novos padrões de gestão da educação e das escolas para o aumento da eficiência e eficácia do ensino público a partir da descentralização e autonomia das escolas, da lógica concorrencial e do incremento de práticas de avaliação externa. ✂️ b) inspiração nas experiências exitosas de países subdesenvolvidos financiadas pelo Banco Mundial e monitoradas pela Unesco, financiadores da introdução do modelo de gestão democrática da educação para a equidade e economia dos gastos do Estado. ✂️ c) burocratização das estruturas de gestão e a adoção de modelos homogeneizadores de currículos, formas de avaliação e determinação dos percursos escolares com ênfase na correção de fluxos e aceleração da aprendizagem. ✂️ d) substituição do modelo escolar fayolista-taylorista passando a organizar-se pelo modelo toyotista alinhado às mudanças no mundo do trabalho e às demandas sociais de preparo para a vida produtiva, considerada direito inalienável. ✂️ e) ampliação de investimentos e recursos financeiros para o alcance da qualidade educacional necessária à formação de cidadãos para o século XXI, construindo indicadores de qualidade apropriados ao custo aluno qualidade (CAQ) praticado na Educação Básica. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q320619 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito CE, UECE, 2018O Brasil adentra o século XXI com um sistema de avaliação da educação básica capaz de disponibilizar informações sobre qualidade, especialmente no que se refere ao desempenho dos estudantes. Os estudos do Saeb, ao longo dos anos, foram se aperfeiçoando, e hoje é possível contar com uma excelente base de dados sobre fatores extra e intraescolares associados ao desempenho escolar dos estudantes do ensino fundamental e médio. Atualmente o Saeb consiste das seguintes avaliações: ✂️ a) Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb), Exame Nacional de Desempenho Escolar (Enade) e Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc). ✂️ b) Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb), Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc) e Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). ✂️ c) Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e Provinha Brasil. ✂️ d) Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb), Exame Nacional de Desempenho Escolar (Enade) e Provinha Brasil. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q319839 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Oficial, Ministério da Defesa Exército BrasileiroA produção de informações sistemáticas por unidade escolar para estimular o padrão de qualidade e equidade da educação brasileira e o controle social dos resultados do ensino fundamental se dá através do(a): ✂️ a) ENEM ✂️ b) ENADE ✂️ c) SINAES ✂️ d) Prova Brasil ✂️ e) Provão Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q324422 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSAOs Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) constituem o primeiro nível de concretização curricular. São uma referência nacional para o ensino; estabelecem uma meta educacional para a qual devem convergir as ações políticas do Ministério da Educação (MEC), assim como as ações educativas de cada sistema de ensino brasileiro. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta. ✂️ a) Os PCN apresentam uma estrutura curricular completa e inflexível que impede adaptações para a construção do currículo de um sistema ou mesmo de uma escola, uma vez que, por sua natureza, se impõem como uma diretriz obrigatória. ✂️ b) Os PCN têm como função subsidiar a elaboração ou a revisão curricular dos estados e dos municípios, dialogando com as propostas e experiências já existentes, incentivando a discussão pedagógica interna das escolas e a elaboração de projetos educativos, assim como servir de material de reflexão para a prática de professores. ✂️ c) Os PCN estão situados historicamente na educação brasileira e são princípios atemporais. Sua validade depende de estarem em consonância com a realidade social, não necessitando, portanto, de um processo periódico de avaliação e revisão a ser coordenado pelo MEC. ✂️ d) Os PCN e as propostas dos sistemas de ensino são materiais específicos que subsidiarão a escola na constituição de sua proposta educacional, sem que a mesma explicite os valores e propósitos que orientam o trabalho educacional que se quer desenvolver. ✂️ e) De acordo com os PCN, a programação desenvolvida em sala de aula deve garantir uma distribuição planejada de aulas. Essa responsabilidade é essencialmente de cada professor e não deve ser compartilhada com a equipe da escola por meio da co-responsabilidade estabelecida no projeto educativo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q321933 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Vice, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPEAssinale a opção correta a respeito da gestão do patrimônio da escola pública. ✂️ a) Em cada sistema de ensino, deve existir um setor responsável pela manutenção e conservação do patrimônio da escola, sendo dispensável a responsabilização do diretor nesse quesito. ✂️ b) Por ser um bem público, o patrimônio é de responsabilidade exclusiva do Estado. ✂️ c) É de responsabilidade do diretor da escola zelar pelo patrimônio, administrando-o, conservando-o e prestando conta sobre suas condições de uso. ✂️ d) Cabe a cada membro do conselho escolar prestar contas sobre a conservação, utilização e adequação de tudo que é considerado patrimônio público na escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q320845 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Monitor, Prefeitura de Araçatuba SP, CONSULPLANSobre a Educação Inclusiva é correto afirmar que, EXCETO: ✂️ a) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) de 1996 reafirma a necessidade e a importância da matrícula das crianças com necessidades especiais na escola comum. ✂️ b) A inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais é um direito fundamental. ✂️ c) As escolas de ensino regular devem se preparar para receber os alunos com necessidades especiais, de tal modo a oferecer-lhes ensino de qualidade, independentemente de cor, raça, religião, sexo, deficiência, classe social, condições de saúde e outros. ✂️ d) A Lei não prevê a capacitação dos professores, para atuarem num contexto de educação inclusiva. ✂️ e) O grande objetivo a ser conquistado é a construção de uma sociedade inclusiva, com a contribuição indispensável das escolas, que têm de constituir espaços educativos para todos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q322106 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, FEPESEAssinale a alternativa CORRETA. No Brasil, entre os anos de 1960 e início dos anos de 1980, o movimento renovador da educação ganhou uma vertente especial que acabou por constituir um ideário educacional próprio: a pedagogia de Paulo Freire. Podemos afirmar que essa abordagem da educação no Brasil desdobrou-se em: ✂️ a) uma pedagogia da conscientização. ✂️ b) uma pedagogia que adota o trabalho como princípio educativo. ✂️ c) uma pedagogia conteudista. ✂️ d) uma pedagogia liberal. ✂️ e) uma pedagogia crítico-social dos conteúdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q327400 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camburiú SC, FEPESEOs sistemas municipais de ensino compreendem: ✂️ a) As instituições do ensino fundamental, médio e de educação infantil mantidas pelo poder público municipal; as instituições de ensino superior criadas e mantidas pela iniciativa privada. ✂️ b) As instituições do ensino médio e superior mantidas pelo poder público municipal; as instituições de ensino médio e educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada; os órgãos municipais de educação. ✂️ c) As instituições do ensino médio mantidas pelo poder público municipal; as instituições de ensino médio e educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada; os órgãos municipais de educação. ✂️ d) A educação infantil mantida pelo poder público municipal; as instituições do ensino fundamental, médio e superior criadas e mantidas pela iniciativa privada; os órgãos municipais de educação. ✂️ e) As instituições do ensino fundamental, médio e de educação infantil mantidas pelo poder público municipal; as instituições de educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada; os órgãos municipais de educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q324141 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018O Brasil registrou queda nos índices de mortes de crianças menores de 5 anos, no ano de 2015, 73% menor que no ano de 1990. Porém, a taxa de mortalidade infantil ainda é elevada, principalmente em lugares de extrema pobreza e alta vulnerabilidade social, destacando-se as regiões Nordeste e Norte do país. Promovem a mortalidade infantil: ✂️ a) políticas públicas efetivas na saúde e na educação além do aumento de emprego, principalmente para os jovens. ✂️ b) áreas de lazer, diversão e campanhas midiáticas que apresentam informações importantes para a população. ✂️ c) assistência hospitalar adequada, orientação à comunidade de forma objetiva e elevação da renda da população. ✂️ d) amamentação nas primeiras horas de vida do recém-nascido, contato com a mãe e boa nutrição. ✂️ e) saneamento básico inadequado ou ausente, desnutrição, falta de assistência às gestantes e ausência de acompanhamento médico aos bebês. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q321202 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, IFTO, 2017Associado ao período do fim da Segunda Guerra Mundial, o surgimento do Pós-Modernismo parece ter sido desencadeado pela crise dos valores que vigoraram a partir do início do século XX e, com isso, a arte procura novos rumos. Sendo assim, marque a alternativa que mais caracteriza o Pós-Modernismo no Brasil. ✂️ a) Muitos poetas desejavam devolver aos poemas o rigor formal abandonado pelos primeiros modernistas e passaram a privilegiar o trabalho com a materialidade do texto poético. Além disso, incorporaram à poesia a ideia de multiplicidade, de materialidade e de fragmentação da sociedade pós-moderna. ✂️ b) O enredos eram dinâmicos e a linguagem era simples, o que tornava as obras atraentes para o público num momento em que o contexto social e político fazia aumentar o desejo de conhecer melhor o Brasil. ✂️ c) Foi a fase áurea do romance ao atender as expectativas de diferentes leitores por tratar da realidade socioeconômica do Brasil. ✂️ d) O trabalho com a linguagem realizado pelos autores buscou trazer a ?cor local? às obras, informações que permitem ao leitor reconhecer os aspectos característicos de uma região brasileira específica. ✂️ e) Ouve a inclusão de termos regionais nas obras, o que proporcionou ao leitor construir uma representação mais fiel das regiões retratadas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro