Início

Questões de Concursos Estrutura Educacional Brasileira

Resolva questões de Estrutura Educacional Brasileira comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


11Q326524 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Consultor Legislativo, Câmara Legislativa do DF DF, FCC, 2018

As reformas de ensino dos anos de 1990 no Brasil tiveram por característica comum a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q320619 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito CE, UECE, 2018

O Brasil adentra o século XXI com um sistema de avaliação da educação básica capaz de disponibilizar informações sobre qualidade, especialmente no que se refere ao desempenho dos estudantes. Os estudos do Saeb, ao longo dos anos, foram se aperfeiçoando, e hoje é possível contar com uma excelente base de dados sobre fatores extra e intraescolares associados ao desempenho escolar dos estudantes do ensino fundamental e médio. Atualmente o Saeb consiste das seguintes avaliações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q319839 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

A produção de informações sistemáticas por unidade escolar para estimular o padrão de qualidade e equidade da educação brasileira e o controle social dos resultados do ensino fundamental se dá através do(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q324422 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) constituem o primeiro nível de concretização curricular. São uma referência nacional para o ensino; estabelecem uma meta educacional para a qual devem convergir as ações políticas do Ministério da Educação (MEC), assim como as ações educativas de cada sistema de ensino brasileiro. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q321933 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Vice, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta a respeito da gestão do patrimônio da escola pública.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q320845 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Monitor, Prefeitura de Araçatuba SP, CONSULPLAN

Sobre a Educação Inclusiva é correto afirmar que, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q322106 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, FEPESE

Assinale a alternativa CORRETA.

No Brasil, entre os anos de 1960 e início dos anos de 1980, o movimento renovador da educação ganhou uma vertente especial que acabou por constituir um ideário educacional próprio: a pedagogia de Paulo Freire.

Podemos afirmar que essa abordagem da educação no Brasil desdobrou-se em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q327400 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camburiú SC, FEPESE

Os sistemas municipais de ensino compreendem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q324141 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

O Brasil registrou queda nos índices de mortes de crianças menores de 5 anos, no ano de 2015, 73% menor que no ano de 1990. Porém, a taxa de mortalidade infantil ainda é elevada, principalmente em lugares de extrema pobreza e alta vulnerabilidade social, destacando-se as regiões Nordeste e Norte do país. Promovem a mortalidade infantil:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q321202 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, IFTO, 2017

Associado ao período do fim da Segunda Guerra Mundial, o surgimento do Pós-Modernismo parece ter sido desencadeado pela crise dos valores que vigoraram a partir do início do século XX e, com isso, a arte procura novos rumos. Sendo assim, marque a alternativa que mais caracteriza o Pós-Modernismo no Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

21Q318984 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Supervisor Escolar, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

A importância, hoje, da Educação de Jovens e Adultos no Brasil significa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q326435 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista, MPE RO, FUNCAB

A LBDEN fixa seu efetivo de trabalho escolar em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q320873 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Para superação dos problemas da educação brasileira é preciso algumas ações específicas, dentre elas,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q321562 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018

Observe a seguir a fala da diretora de uma escola pública.

“Na família que não tem uma estrutura, a criança não aprende, dá problema. Crianças de ‘famílias estruturadas’ não apresentam problemas na escola.”

Essa fala nos remete a um problema recorrente na relação entre escola e família, apontado por vários autores atualmente, qual seja:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q326324 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista Educacional, Prefeitura de Lagoa da Prata MG, FGR

A Lei 8069, de 13 de julho de 1990, dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e dá outras providências. Em seu artigo 2º, o ECA, que dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente, considera, sem as excepcionalidades, criança e adolescente para efeitos dela própria.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q319195 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Psicopedagogo, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

Quanto à Educação Especial é correto afirmar:

I- É definida como a modalidade de educação escolar oferecida, preferencialmente, na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais, devendo existir, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.

II- O atendimento educacional deve ser feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível sua integração nas classes comuns de ensino regular.

III- Os sistemas de ensino devem assegurar aos educandos com necessidades especiais a educação especial para o trabalho, visando à sua efetiva integração na vida em sociedade.

IV-Deve ser assegurada terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar, para os superdotados.

O correto está em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q319492 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018

“Clovis iniciou sua aula lendo um texto sobre o tema a ser trabalhado no dia. Em seguida, apresentou a seus alunos sua interpretação e comentou sobre semelhanças e diferenças deste com outros autores. Os alunos deveriam fazer suas anotações e, em seguida, responder aos exercícios sobre o texto.” A metodologia da aula de Clovis tem inspiração no modelo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q328547 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

O movimento Escola Nova, que transformou o cenário educacional brasileiro, reconfigurou os modelos educativos vigentes até então. Sobre esse movimento e suas características, analise as afirmativas a seguir.

I. O centro do processo de aquisição do conhecimento está no ensino e no papel por ele desempenhado.

II. A escola é vista como um local em que o aluno, a partir da observação e da experimentação, elabora seu próprio saber.

III. A escola é vista como um grande laboratório em que o aluno deve observar fatos e objetos com a finalidade de conhecer suas características.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q320053 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista Sociocultural, IAMSPE SP, VUNESP

Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI – MEC), são componentes curriculares do âmbito Conhecimento de Mundo da Educação Infantil os seguintes eixos de trabalho:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q324287 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

São muitos os brasileiros que não conseguiram frequentar a escolarização básica em virtude de condições econômicas e sociais. Para corrigir essa desigualdade caberá ao governo estadual ou municipal, conforme a legislação de ensino especifica:

I. Garantir as condições necessárias de educação para que todas as crianças frequentem e tenham sucesso na educação escolar em idade adequada.

II. Oferecer novas oportunidades educacionais àqueles que quiserem participar de projetos ou atividades complementares.

III. Possibilitar as condições para que nenhuma criança, adolescente ou jovem deixe de completar a escolarização básica.

IV. Ofertar cursos de educação de jovens e adultos adequados às condições destes para que alcancem a escolarização básica.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.