Início Questões de Concursos Estrutura Educacional Brasileira Resolva questões de Estrutura Educacional Brasileira comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Estrutura Educacional Brasileira Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 101Q319669 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Secretário Escolar, Prefeitura de Crato CE, SERCTAMConsiderando o que cada um dos indicadores educacionais mede, assinale a alternativa que corresponde à operação realizada para definir a matrícula final de um estabelecimento de ensino. ✂️ a) MF = AA – AR – AE – TE + TR. ✂️ b) MF = AA + AR + TR – TE. ✂️ c) MF = MI – AE – TE + TR. ✂️ d) MF = MI + TR + AE – TE. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 102Q322081 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPEEm relação a educação e políticas sociais, julgue os itens a seguir. Neste século, há uma expectativa da população brasileira em relação à educação: assumir um posicionamento de luta contra a exclusão dos alunos das classes empobrecidas, promovendo a integração de crianças, adolescentes e jovens analfabetos, contribuindo para a construção da cidadania. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 103Q321922 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESPUma creche municipal funciona dentro de containers sem qualquer revestimento em suas divisórias, além de tinta a óleo. Em dias de sol, a temperatura atingida pelas paredes chega a impedir que se toque nelas; a ventilação (natural e/ou artificial) mostra-se insuficiente para combater o calor excessivo; existe infiltração de água e goteiras em vários locais (inclusive berçários); a creche costuma ser freqüentada por anfíbios (sapos e pererecas) e animais peçonhentos (cobras e aranhas). As pererecas costumam entrar pelo ralo da cuba onde se banham os bebês. Essa situação denota a ✂️ a) observância dos direitos das crianças, garantindo-lhes o bem estar e a segurança necessária para seu pleno desenvolvimento. ✂️ b) salvaguarda dos direitos da criança, inegavelmente contemplados no oferecimento de vagas na Educação Infantil, mesmo que em container. ✂️ c) violação dos direitos fundamentais das crianças na medida em que a Prefeitura oferece uma creche sem as mínimas condições de abrigo e proteção. ✂️ d) efetivação de políticas sociais públicas que permitem o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência. ✂️ e) adoção de medidas urgentes e prioritárias para garantir a sobrevivência digna dos menores, em consonância com a legislação em vigor e em especial com o Estatuto da Criança e do Adolescente. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 104Q325522 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESPUma das atribuições do auxiliar de educação é atender ao público na secretaria da escola e realizar atividades correlatas. Assim, Camila atendeu a mãe de Larissa, que estava procurando vaga para matricular sua filha na Educação Infantil. De imediato, ela percebeu que Larissa tinha deficiência visual. Diante da situação e dos textos legais, a auxiliar de educação deve ✂️ a) solicitar os documentos de praxe a fim de efetivar a matrícula. ✂️ b) encaminhar mãe e filha ao diretor da creche, pois é o único funcionário da escola que pode atender esse tipo de caso. ✂️ c) indicar uma escola que possua classe especial. ✂️ d) informar que a creche não possui profissional habilitado para atender Larissa. ✂️ e) pedir que a mãe retorne mais tarde, para que outro funcionário verifique a existência de vagas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 105Q325789 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDBConsiderando ser atribuição do Orientador Pedagógico (OP) coordenar e dinamizar os processos relativos ao planejamento participativo, analise as afirmativas abaixo: I- traçar os objetivos gerais do planejamento; II- construir uma relação afetiva e sincera com o grupo; III- incentivar as contribuições individuais; IV- estabelecer relações entre teoria e prática. Identifique as ações adequadas a uma estratégia de planejamento participativo e assinale: ✂️ a) se somente as afirmativas I, II e III forem corretas. ✂️ b) se somente as afirmativas I, II e IV forem corretas. ✂️ c) se somente as afirmativas I, III e IV forem corretas. ✂️ d) se somente as afirmativas II, III e IV forem corretas. ✂️ e) se todas as afirmativas forem corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 106Q320740 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Prefeitura de Lagoa da Prata MG, FGROs Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e do Ensino Fundamental e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil trazem em seu escopo as determinações da LDB. Constituem-se em um conjunto de referências e orientações pedagógicas que visam a contribuir com a implantação e implementação de práticas educativas de qualidade, que possam promover e ampliar as condições necessárias para o exercício da cidadania das crianças no Brasil. Em relação aos princípios dos PCN´s podemos afirmar, EXCETO: ✂️ a) Matemática: comporta um amplo campo de relações que despertam a curiosidade e a investigação, favorecendo a estruturação do pensamento e do desenvolvimento do raciocínio lógico. ✂️ b) Ciências Naturais está estruturada em quatro blocos temáticos: Ambiente, Ser Humano e Saúde, Recursos Tecnológicos, Terra e Universo. ✂️ c) Língua Portuguesa é organizada de forma que os alunos sejam capazes de valer-se das linguagens para melhorar a qualidade de suas relações pessoais. ✂️ d) Arte em educação propicia o desenvolvimento do pensamento artístico. Tem uma função menos importante quanto aos outros conhecimentos no processo de ensino e aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 107Q325272 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSAOs PCN adotam a proposta de estruturação por ciclos, pelo reconhecimento de que tal proposta permite compensar a pressão do tempo, que é inerente à instituição escolar, tornando possível distribuir os conteúdos de forma mais adequada à natureza do processo de aprendizagem. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta. ✂️ a) Cada aluno tem, habitualmente, desempenhos muito diferenciados na relação com objetos de conhecimentos diferentes, e a prática escolar tem buscado incorporar essa diversidade, sem garantir respeito aos indivíduos. ✂️ b) Na escola seriada, ao se falar em ritmos diferentes de aprendizagem, os educadores rotulam alguns alunos como mais lentos que outros, estigmatizando aqueles que estão se iniciando na interação com os objetos de conhecimento escolar; por isso, deve-se implementar uma escola organizada em ciclos. ✂️ c) A organização da escola em ciclos não deve ser estruturada em anos letivos; é importante uma perspectiva pedagógica em que a vida escolar e o currículo possam ser assumidos e trabalhados em dimensões de tempo mais flexíveis. ✂️ d) A estruturação por ciclos favorece uma apresentação menos parcelada do conhecimento e possibilita as aproximações sucessivas necessárias para que os alunos apropriem-se dos complexos saberes que se intenciona transmitir. ✂️ e) A lógica da opção por ciclos consiste em promover o processo de aprendizagem rápido, sem obstáculos inúteis, desnecessários e nocivos. Portanto, não é preciso que a equipe pedagógica das escolas responsabilize-se pelo processo de ensino e pela aprendizagem de seus alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 108Q325674 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Oficial, Ministério da Defesa Exército BrasileiroNa contemporaneidade, a política educacional tem enfatizado a formação para a empregabilidade, ou seja, a capacidade do indivíduo tornar-se empregável. Assinale a alternativa que expõe uma consequência dessa perspectiva para a educação da maioria pobre e excluída da sociedade brasileira: ✂️ a) possibilita que a maioria da população brasileira tenha acesso ao mercado de trabalho. ✂️ b) obriga a maioria dos jovens brasileiros a cursarem o ensino superior, público ou privado. ✂️ c) resulta em diminuição dos postos de trabalho que possam absorver a maioria da população brasileira. ✂️ d) o cidadão brasileiro tem, assim, a oportunidade de acesso à educação de qualidade, desde que assim o queira. ✂️ e) a responsabilidade sobre o emprego é deslocada da responsabilidade coletiva do Estado, dos governos, dos empresários e colocada sobre o próprio indivíduo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 109Q323521 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELOÉ um dos objetivos da educação no município de São Bernardo do Campo: ✂️ a) Elevação global da escolaridade da população. ✂️ b) Elevação em particularidades da escolaridade da população. ✂️ c) Elevação específica a alguns segmentos da escolaridade da população. ✂️ d) Elevação restrita a segmentos excluídos da escolaridade da população. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 110Q324770 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico, UEPA PA, CESPE CEBRASPEA respeito do ENADE, assinale a opção correta. ✂️ a) Será aplicado a todos os estudantes formandos dos cursos de graduação avaliados. ✂️ b) A sua aplicação será acompanhada de instrumento destinado a levantar o perfil dos estudantes, relevante para a compreensão de seus resultados. ✂️ c) É componente curricular opcional dos cursos de graduação, podendo constar do histórico escolar do aluno. ✂️ d) A responsabilidade pela inscrição do examinando no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para participar do exame será de cada estudante formando. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 111Q319577 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir, relativos à educação e à vida. Desde o final da década de 90 do século XX, diversos estudiosos da educação têm alertado que tanto o ensino público quanto o privado têm perdido a qualidade. Um dos fatores que contribui sobremaneira para isso é a incapacidade de memorização dos estudantes, provocada pelo bombardeio de informações. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 112Q328083 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPECom relação aos princípios da educação comparada, julgue os itens que se seguem. Na atualidade, os estudos comparados tendem a uma orientação fundamentada na perspectiva crítica. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 113Q328155 | Pedagogia, Estrutura Educacional BrasileiraDentre as pesquisas que buscaram caracterizar o bullying, o estudo de Malta et al. (2010), citado por Oliveira-Menegotto, Pasini e Levandowski, mostra que há um significativo contingente de alunos vítimas de bullying. A pesquisa foi baseada em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), oriundos de uma pesquisa em parceria com o Ministério da Saúde, com 60.973 alunos do 9º ano do ensino fundamental de 1.453 escolas públicas e privadas de todo o território nacional. O estudo constatou que: ✂️ a) o fenômeno ocorre principalmente no 6º ano do ensino fundamental. ✂️ b) os respondentes, na maior parte, relataram ter sofrido bullying a partir do 6º ano do ensino fundamental. ✂️ c) as agressões ocorrem, geralmente, na véspera do período avaliativo do semestre letivo. ✂️ d) não há diferença no índice de ocorrência entre escolas públicas e privadas. ✂️ e) o índice de ocorrência entre escolas públicas é de 68%, e de 32% em escolas privadas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 114Q321636 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELOPara alunos com deficiência auditiva, o uso de softwares é: ✂️ a) Recomendado para alunos com deficiência auditiva em geral. ✂️ b) Contra indicado para alunos com qualquer grau de deficiência auditiva. ✂️ c) Recomendado para alunos com surdez leve ou moderada. ✂️ d) Recomendada para alunos com surdez severa e profunda. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 115Q326753 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPEA sociedade brasileira vive, a partir do final do século XX, um momento de rápidas transformações econômicas e tecnológicas, acompanhadas de grandes avanços na educação e na cultura, tais como a consolidação da LDB n.º 9.394/96, o Plano Decenal de Educação (1993-2003), os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Programa de Distribuição do Livro Didático. Julgue os seguintes itens, relativos à educação e às políticas sociais no Brasil contemporâneo. 90 No fim do século XX, o Brasil concretizou grandes avanços no delineamento de políticas educacionais e sociais, entre os quais, o lançamento do programa Por um Brasil Alfabetizado, que tem como objetivo erradicar o analfabetismo no país. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 116Q328106 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCOs PCNs apresentam quatro grandes blocos de conteúdos. I. Recursos tecnológicos. II. Ser humano e saúde. III. Terra e universo. IV. Ambiente. Todos os ciclos do ensino fundamental devem trabalhar conteúdos dos blocos ✂️ a) I e II, apenas. ✂️ b) I e III, apenas. ✂️ c) I, II e IV, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 117Q324398 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, SME SP, FCCEm relação à LIBRAS, reconhecida legalmente a partir de 2002 (Lei Federal nº 10.436/2002), pode-se afirmar que: ✂️ a) por se referir a uma modalidade de comunicação que substitui a língua portuguesa para os que dela fazem uso, deve ser adotada como linguagem alternativa à língua portuguesa em todos os estabelecimentos públicos de educação básica. ✂️ b) se constitui em mecanismo de inclusão das pessoas portadoras de deficiência visual e de audiocomunicação e, portanto, deverá ser introduzida como disciplina optativa nos cursos de formação de professores. ✂️ c) deve ser introduzida como tema transversal em todas as escolas que atendam a alunos portadores de necessidades educacionais especiais, particularmente os com deficiências auditiva ou visual profunda. ✂️ d) deverá ser componente escolar obrigatório a partir do segundo ciclo do ensino fundamental; ✂️ e) é a forma de comunicação e expressão, em que o sistema lingüístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de pessoas surdas do Brasil. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 118Q323499 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Oficial, Ministério da Defesa Exército BrasileiroAs políticas educacionais, bem como o conjunto das políticas sociais, são analisadas por indicadores que consideram a relação ?custo-benefício?, o que supõe sua subordinação aos ditames das políticas econômicas. Esta é uma característica das políticas denominadas: ✂️ a) liberais ✂️ b) socialistas ✂️ c) anarquistas ✂️ d) neoliberais ✂️ e) welfare state Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 119Q323818 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSAA concepção de avaliação dos PCN vai além da visão tradicional, que focaliza o controle externo do aluno, mediante notas ou conceitos para ser compreendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta. ✂️ a) A avaliação restringe-se ao julgamento acerca de sucessos ou fracassos do aluno e tem a função de medir o rendimento escolar do aluno, do professor e das instituições de ensino. ✂️ b) É importante ter claro que a avaliação diagnóstica implica a instauração de um longo período de avaliação no início do ano, que acabe por se destacar do processo de aprendizagem que está em curso, no qual o professor avança em suas propostas. ✂️ c) A avaliação subsidia o professor com elementos para uma reflexão contínua a respeito da sua prática, da criação de novos instrumentos de trabalho e da retomada de aspectos que devem ser revistos, ajustados ou reconhecidos como adequados para o processo de aprendizagem individual ou de todo o grupo. ✂️ d) Os processos avaliativos propostos pelos PCN não devem contemplar a observação dos avanços e da qualidade da aprendizagem alcançada pelos alunos ao final de um período de trabalho, seja este determinado pelo fim de um bimestre ou de um ano. ✂️ e) Um sistema educacional comprometido com o desenvolvimento das capacidades dos alunos, que se expressam pela qualidade das relações que estabelecem e pela profundidade dos saberes constituídos, não encontra, na avaliação, uma referência para análise de seus propósitos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 120Q319319 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSAA partir das informações do SAEB e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e à redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta. ✂️ a) O SAEB avalia alunos de 4.ª e 8.ª séries do ensino fundamental da rede pública e urbana de ensino. Considerando esse universo de referência, a avaliação é censitária, e assim oferece resultados de cada escola participante, das redes no âmbito dos municípios, dos estados, das regiões e do Brasil. ✂️ b) A Prova Brasil é uma avaliação por amostra, isso significa que nem todas as turmas e estudantes das séries avaliadas participam da prova. A amostra de turmas e escolas sorteadas para participarem dela é representativa das redes estadual, municipal e particular no âmbito do país, das regiões e dos estados. ✂️ c) Os resultados da Prova Brasil, em conjunto com as taxas de aprovação escolar, são a base de cálculo para o IDEB de cada estado e do Distrito Federal e, consequentemente, do Brasil. ✂️ d) A base metodológica das duas provas é a mesma, a diferença está na população de estudantes aos quais são aplicadas e, consequentemente, aos resultados que cada uma oferece. Ambas avaliam as mesmas disciplinas: Língua Portuguesa e Matemática. ✂️ e) Participam da Prova Brasil alunos de 4.ª e 8.ª séries do ensino fundamental, e também os da 3.ª série do ensino médio regular, tanto da rede pública quanto da rede privada, em área urbana e rural. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
101Q319669 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Secretário Escolar, Prefeitura de Crato CE, SERCTAMConsiderando o que cada um dos indicadores educacionais mede, assinale a alternativa que corresponde à operação realizada para definir a matrícula final de um estabelecimento de ensino. ✂️ a) MF = AA – AR – AE – TE + TR. ✂️ b) MF = AA + AR + TR – TE. ✂️ c) MF = MI – AE – TE + TR. ✂️ d) MF = MI + TR + AE – TE. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
102Q322081 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPEEm relação a educação e políticas sociais, julgue os itens a seguir. Neste século, há uma expectativa da população brasileira em relação à educação: assumir um posicionamento de luta contra a exclusão dos alunos das classes empobrecidas, promovendo a integração de crianças, adolescentes e jovens analfabetos, contribuindo para a construção da cidadania. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
103Q321922 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESPUma creche municipal funciona dentro de containers sem qualquer revestimento em suas divisórias, além de tinta a óleo. Em dias de sol, a temperatura atingida pelas paredes chega a impedir que se toque nelas; a ventilação (natural e/ou artificial) mostra-se insuficiente para combater o calor excessivo; existe infiltração de água e goteiras em vários locais (inclusive berçários); a creche costuma ser freqüentada por anfíbios (sapos e pererecas) e animais peçonhentos (cobras e aranhas). As pererecas costumam entrar pelo ralo da cuba onde se banham os bebês. Essa situação denota a ✂️ a) observância dos direitos das crianças, garantindo-lhes o bem estar e a segurança necessária para seu pleno desenvolvimento. ✂️ b) salvaguarda dos direitos da criança, inegavelmente contemplados no oferecimento de vagas na Educação Infantil, mesmo que em container. ✂️ c) violação dos direitos fundamentais das crianças na medida em que a Prefeitura oferece uma creche sem as mínimas condições de abrigo e proteção. ✂️ d) efetivação de políticas sociais públicas que permitem o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência. ✂️ e) adoção de medidas urgentes e prioritárias para garantir a sobrevivência digna dos menores, em consonância com a legislação em vigor e em especial com o Estatuto da Criança e do Adolescente. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
104Q325522 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESPUma das atribuições do auxiliar de educação é atender ao público na secretaria da escola e realizar atividades correlatas. Assim, Camila atendeu a mãe de Larissa, que estava procurando vaga para matricular sua filha na Educação Infantil. De imediato, ela percebeu que Larissa tinha deficiência visual. Diante da situação e dos textos legais, a auxiliar de educação deve ✂️ a) solicitar os documentos de praxe a fim de efetivar a matrícula. ✂️ b) encaminhar mãe e filha ao diretor da creche, pois é o único funcionário da escola que pode atender esse tipo de caso. ✂️ c) indicar uma escola que possua classe especial. ✂️ d) informar que a creche não possui profissional habilitado para atender Larissa. ✂️ e) pedir que a mãe retorne mais tarde, para que outro funcionário verifique a existência de vagas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
105Q325789 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDBConsiderando ser atribuição do Orientador Pedagógico (OP) coordenar e dinamizar os processos relativos ao planejamento participativo, analise as afirmativas abaixo: I- traçar os objetivos gerais do planejamento; II- construir uma relação afetiva e sincera com o grupo; III- incentivar as contribuições individuais; IV- estabelecer relações entre teoria e prática. Identifique as ações adequadas a uma estratégia de planejamento participativo e assinale: ✂️ a) se somente as afirmativas I, II e III forem corretas. ✂️ b) se somente as afirmativas I, II e IV forem corretas. ✂️ c) se somente as afirmativas I, III e IV forem corretas. ✂️ d) se somente as afirmativas II, III e IV forem corretas. ✂️ e) se todas as afirmativas forem corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
106Q320740 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Prefeitura de Lagoa da Prata MG, FGROs Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e do Ensino Fundamental e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil trazem em seu escopo as determinações da LDB. Constituem-se em um conjunto de referências e orientações pedagógicas que visam a contribuir com a implantação e implementação de práticas educativas de qualidade, que possam promover e ampliar as condições necessárias para o exercício da cidadania das crianças no Brasil. Em relação aos princípios dos PCN´s podemos afirmar, EXCETO: ✂️ a) Matemática: comporta um amplo campo de relações que despertam a curiosidade e a investigação, favorecendo a estruturação do pensamento e do desenvolvimento do raciocínio lógico. ✂️ b) Ciências Naturais está estruturada em quatro blocos temáticos: Ambiente, Ser Humano e Saúde, Recursos Tecnológicos, Terra e Universo. ✂️ c) Língua Portuguesa é organizada de forma que os alunos sejam capazes de valer-se das linguagens para melhorar a qualidade de suas relações pessoais. ✂️ d) Arte em educação propicia o desenvolvimento do pensamento artístico. Tem uma função menos importante quanto aos outros conhecimentos no processo de ensino e aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
107Q325272 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSAOs PCN adotam a proposta de estruturação por ciclos, pelo reconhecimento de que tal proposta permite compensar a pressão do tempo, que é inerente à instituição escolar, tornando possível distribuir os conteúdos de forma mais adequada à natureza do processo de aprendizagem. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta. ✂️ a) Cada aluno tem, habitualmente, desempenhos muito diferenciados na relação com objetos de conhecimentos diferentes, e a prática escolar tem buscado incorporar essa diversidade, sem garantir respeito aos indivíduos. ✂️ b) Na escola seriada, ao se falar em ritmos diferentes de aprendizagem, os educadores rotulam alguns alunos como mais lentos que outros, estigmatizando aqueles que estão se iniciando na interação com os objetos de conhecimento escolar; por isso, deve-se implementar uma escola organizada em ciclos. ✂️ c) A organização da escola em ciclos não deve ser estruturada em anos letivos; é importante uma perspectiva pedagógica em que a vida escolar e o currículo possam ser assumidos e trabalhados em dimensões de tempo mais flexíveis. ✂️ d) A estruturação por ciclos favorece uma apresentação menos parcelada do conhecimento e possibilita as aproximações sucessivas necessárias para que os alunos apropriem-se dos complexos saberes que se intenciona transmitir. ✂️ e) A lógica da opção por ciclos consiste em promover o processo de aprendizagem rápido, sem obstáculos inúteis, desnecessários e nocivos. Portanto, não é preciso que a equipe pedagógica das escolas responsabilize-se pelo processo de ensino e pela aprendizagem de seus alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
108Q325674 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Oficial, Ministério da Defesa Exército BrasileiroNa contemporaneidade, a política educacional tem enfatizado a formação para a empregabilidade, ou seja, a capacidade do indivíduo tornar-se empregável. Assinale a alternativa que expõe uma consequência dessa perspectiva para a educação da maioria pobre e excluída da sociedade brasileira: ✂️ a) possibilita que a maioria da população brasileira tenha acesso ao mercado de trabalho. ✂️ b) obriga a maioria dos jovens brasileiros a cursarem o ensino superior, público ou privado. ✂️ c) resulta em diminuição dos postos de trabalho que possam absorver a maioria da população brasileira. ✂️ d) o cidadão brasileiro tem, assim, a oportunidade de acesso à educação de qualidade, desde que assim o queira. ✂️ e) a responsabilidade sobre o emprego é deslocada da responsabilidade coletiva do Estado, dos governos, dos empresários e colocada sobre o próprio indivíduo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
109Q323521 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELOÉ um dos objetivos da educação no município de São Bernardo do Campo: ✂️ a) Elevação global da escolaridade da população. ✂️ b) Elevação em particularidades da escolaridade da população. ✂️ c) Elevação específica a alguns segmentos da escolaridade da população. ✂️ d) Elevação restrita a segmentos excluídos da escolaridade da população. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
110Q324770 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico, UEPA PA, CESPE CEBRASPEA respeito do ENADE, assinale a opção correta. ✂️ a) Será aplicado a todos os estudantes formandos dos cursos de graduação avaliados. ✂️ b) A sua aplicação será acompanhada de instrumento destinado a levantar o perfil dos estudantes, relevante para a compreensão de seus resultados. ✂️ c) É componente curricular opcional dos cursos de graduação, podendo constar do histórico escolar do aluno. ✂️ d) A responsabilidade pela inscrição do examinando no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para participar do exame será de cada estudante formando. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
111Q319577 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir, relativos à educação e à vida. Desde o final da década de 90 do século XX, diversos estudiosos da educação têm alertado que tanto o ensino público quanto o privado têm perdido a qualidade. Um dos fatores que contribui sobremaneira para isso é a incapacidade de memorização dos estudantes, provocada pelo bombardeio de informações. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
112Q328083 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPECom relação aos princípios da educação comparada, julgue os itens que se seguem. Na atualidade, os estudos comparados tendem a uma orientação fundamentada na perspectiva crítica. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
113Q328155 | Pedagogia, Estrutura Educacional BrasileiraDentre as pesquisas que buscaram caracterizar o bullying, o estudo de Malta et al. (2010), citado por Oliveira-Menegotto, Pasini e Levandowski, mostra que há um significativo contingente de alunos vítimas de bullying. A pesquisa foi baseada em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), oriundos de uma pesquisa em parceria com o Ministério da Saúde, com 60.973 alunos do 9º ano do ensino fundamental de 1.453 escolas públicas e privadas de todo o território nacional. O estudo constatou que: ✂️ a) o fenômeno ocorre principalmente no 6º ano do ensino fundamental. ✂️ b) os respondentes, na maior parte, relataram ter sofrido bullying a partir do 6º ano do ensino fundamental. ✂️ c) as agressões ocorrem, geralmente, na véspera do período avaliativo do semestre letivo. ✂️ d) não há diferença no índice de ocorrência entre escolas públicas e privadas. ✂️ e) o índice de ocorrência entre escolas públicas é de 68%, e de 32% em escolas privadas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
114Q321636 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELOPara alunos com deficiência auditiva, o uso de softwares é: ✂️ a) Recomendado para alunos com deficiência auditiva em geral. ✂️ b) Contra indicado para alunos com qualquer grau de deficiência auditiva. ✂️ c) Recomendado para alunos com surdez leve ou moderada. ✂️ d) Recomendada para alunos com surdez severa e profunda. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
115Q326753 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPEA sociedade brasileira vive, a partir do final do século XX, um momento de rápidas transformações econômicas e tecnológicas, acompanhadas de grandes avanços na educação e na cultura, tais como a consolidação da LDB n.º 9.394/96, o Plano Decenal de Educação (1993-2003), os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Programa de Distribuição do Livro Didático. Julgue os seguintes itens, relativos à educação e às políticas sociais no Brasil contemporâneo. 90 No fim do século XX, o Brasil concretizou grandes avanços no delineamento de políticas educacionais e sociais, entre os quais, o lançamento do programa Por um Brasil Alfabetizado, que tem como objetivo erradicar o analfabetismo no país. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
116Q328106 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCOs PCNs apresentam quatro grandes blocos de conteúdos. I. Recursos tecnológicos. II. Ser humano e saúde. III. Terra e universo. IV. Ambiente. Todos os ciclos do ensino fundamental devem trabalhar conteúdos dos blocos ✂️ a) I e II, apenas. ✂️ b) I e III, apenas. ✂️ c) I, II e IV, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
117Q324398 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, SME SP, FCCEm relação à LIBRAS, reconhecida legalmente a partir de 2002 (Lei Federal nº 10.436/2002), pode-se afirmar que: ✂️ a) por se referir a uma modalidade de comunicação que substitui a língua portuguesa para os que dela fazem uso, deve ser adotada como linguagem alternativa à língua portuguesa em todos os estabelecimentos públicos de educação básica. ✂️ b) se constitui em mecanismo de inclusão das pessoas portadoras de deficiência visual e de audiocomunicação e, portanto, deverá ser introduzida como disciplina optativa nos cursos de formação de professores. ✂️ c) deve ser introduzida como tema transversal em todas as escolas que atendam a alunos portadores de necessidades educacionais especiais, particularmente os com deficiências auditiva ou visual profunda. ✂️ d) deverá ser componente escolar obrigatório a partir do segundo ciclo do ensino fundamental; ✂️ e) é a forma de comunicação e expressão, em que o sistema lingüístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de pessoas surdas do Brasil. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
118Q323499 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Oficial, Ministério da Defesa Exército BrasileiroAs políticas educacionais, bem como o conjunto das políticas sociais, são analisadas por indicadores que consideram a relação ?custo-benefício?, o que supõe sua subordinação aos ditames das políticas econômicas. Esta é uma característica das políticas denominadas: ✂️ a) liberais ✂️ b) socialistas ✂️ c) anarquistas ✂️ d) neoliberais ✂️ e) welfare state Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
119Q323818 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSAA concepção de avaliação dos PCN vai além da visão tradicional, que focaliza o controle externo do aluno, mediante notas ou conceitos para ser compreendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta. ✂️ a) A avaliação restringe-se ao julgamento acerca de sucessos ou fracassos do aluno e tem a função de medir o rendimento escolar do aluno, do professor e das instituições de ensino. ✂️ b) É importante ter claro que a avaliação diagnóstica implica a instauração de um longo período de avaliação no início do ano, que acabe por se destacar do processo de aprendizagem que está em curso, no qual o professor avança em suas propostas. ✂️ c) A avaliação subsidia o professor com elementos para uma reflexão contínua a respeito da sua prática, da criação de novos instrumentos de trabalho e da retomada de aspectos que devem ser revistos, ajustados ou reconhecidos como adequados para o processo de aprendizagem individual ou de todo o grupo. ✂️ d) Os processos avaliativos propostos pelos PCN não devem contemplar a observação dos avanços e da qualidade da aprendizagem alcançada pelos alunos ao final de um período de trabalho, seja este determinado pelo fim de um bimestre ou de um ano. ✂️ e) Um sistema educacional comprometido com o desenvolvimento das capacidades dos alunos, que se expressam pela qualidade das relações que estabelecem e pela profundidade dos saberes constituídos, não encontra, na avaliação, uma referência para análise de seus propósitos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
120Q319319 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSAA partir das informações do SAEB e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e à redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta. ✂️ a) O SAEB avalia alunos de 4.ª e 8.ª séries do ensino fundamental da rede pública e urbana de ensino. Considerando esse universo de referência, a avaliação é censitária, e assim oferece resultados de cada escola participante, das redes no âmbito dos municípios, dos estados, das regiões e do Brasil. ✂️ b) A Prova Brasil é uma avaliação por amostra, isso significa que nem todas as turmas e estudantes das séries avaliadas participam da prova. A amostra de turmas e escolas sorteadas para participarem dela é representativa das redes estadual, municipal e particular no âmbito do país, das regiões e dos estados. ✂️ c) Os resultados da Prova Brasil, em conjunto com as taxas de aprovação escolar, são a base de cálculo para o IDEB de cada estado e do Distrito Federal e, consequentemente, do Brasil. ✂️ d) A base metodológica das duas provas é a mesma, a diferença está na população de estudantes aos quais são aplicadas e, consequentemente, aos resultados que cada uma oferece. Ambas avaliam as mesmas disciplinas: Língua Portuguesa e Matemática. ✂️ e) Participam da Prova Brasil alunos de 4.ª e 8.ª séries do ensino fundamental, e também os da 3.ª série do ensino médio regular, tanto da rede pública quanto da rede privada, em área urbana e rural. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro