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Questões de Concursos Estrutura Educacional Brasileira

Resolva questões de Estrutura Educacional Brasileira comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q319669 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Secretário Escolar, Prefeitura de Crato CE, SERCTAM

Considerando o que cada um dos indicadores educacionais mede, assinale a alternativa que corresponde à operação realizada para definir a matrícula final de um estabelecimento de ensino.

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102Q322081 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Em relação a educação e políticas sociais, julgue os itens a seguir. Neste século, há uma expectativa da população brasileira em relação à educação: assumir um posicionamento de luta contra a exclusão dos alunos das classes empobrecidas, promovendo a integração de crianças, adolescentes e jovens analfabetos, contribuindo para a construção da cidadania.
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103Q321922 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESP

Uma creche municipal funciona dentro de containers sem qualquer revestimento em suas divisórias, além de tinta a óleo. Em dias de sol, a temperatura atingida pelas paredes chega a impedir que se toque nelas; a ventilação (natural e/ou artificial) mostra-se insuficiente para combater o calor excessivo; existe infiltração de água e goteiras em vários locais (inclusive berçários); a creche costuma ser freqüentada por anfíbios (sapos e pererecas) e animais peçonhentos (cobras e aranhas). As pererecas costumam entrar pelo ralo da cuba onde se banham os bebês.

Essa situação denota a

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104Q325522 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESP

Uma das atribuições do auxiliar de educação é atender ao público na secretaria da escola e realizar atividades correlatas. Assim, Camila atendeu a mãe de Larissa, que estava procurando vaga para matricular sua filha na Educação Infantil. De imediato, ela percebeu que Larissa tinha deficiência visual.

Diante da situação e dos textos legais, a auxiliar de educação deve

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105Q325789 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Considerando ser atribuição do Orientador Pedagógico (OP) coordenar e dinamizar os processos relativos ao planejamento participativo, analise as afirmativas abaixo:

I- traçar os objetivos gerais do planejamento;

II- construir uma relação afetiva e sincera com o grupo;

III- incentivar as contribuições individuais;

IV- estabelecer relações entre teoria e prática.

Identifique as ações adequadas a uma estratégia de planejamento participativo e assinale:

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106Q320740 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Prefeitura de Lagoa da Prata MG, FGR

Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e do Ensino Fundamental e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil trazem em seu escopo as determinações da LDB. Constituem-se em um conjunto de referências e orientações pedagógicas que visam a contribuir com a implantação e implementação de práticas educativas de qualidade, que possam promover e ampliar as condições necessárias para o exercício da cidadania das crianças no Brasil. Em relação aos princípios dos PCN´s podemos afirmar, EXCETO:

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107Q325272 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

Os PCN adotam a proposta de estruturação por ciclos, pelo reconhecimento de que tal proposta permite compensar a pressão do tempo, que é inerente à instituição escolar, tornando possível distribuir os conteúdos de forma mais adequada à natureza do processo de aprendizagem. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

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108Q325674 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

Na contemporaneidade, a política educacional tem enfatizado a formação para a empregabilidade, ou seja, a capacidade do indivíduo tornar-se empregável. Assinale a alternativa que expõe uma consequência dessa perspectiva para a educação da maioria pobre e excluída da sociedade brasileira:
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109Q323521 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

É um dos objetivos da educação no município de São Bernardo do Campo:

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110Q324770 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico, UEPA PA, CESPE CEBRASPE

A respeito do ENADE, assinale a opção correta.

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111Q319577 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos à educação e à vida. Desde o final da década de 90 do século XX, diversos estudiosos da educação têm alertado que tanto o ensino público quanto o privado têm perdido a qualidade. Um dos fatores que contribui sobremaneira para isso é a incapacidade de memorização dos estudantes, provocada pelo bombardeio de informações.
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113Q328155 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira

Dentre as pesquisas que buscaram caracterizar o bullying, o estudo de Malta et al. (2010), citado por Oliveira-Menegotto, Pasini e Levandowski, mostra que há um significativo contingente de alunos vítimas de bullying. A pesquisa foi baseada em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), oriundos de uma pesquisa em parceria com o Ministério da Saúde, com 60.973 alunos do 9º ano do ensino fundamental de 1.453 escolas públicas e privadas de todo o território nacional. O estudo constatou que:
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114Q321636 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Para alunos com deficiência auditiva, o uso de softwares é:

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115Q326753 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

A sociedade brasileira vive, a partir do final do século XX, um momento de rápidas transformações econômicas e tecnológicas, acompanhadas de grandes avanços na educação e na cultura, tais como a consolidação da LDB n.º 9.394/96, o Plano Decenal de Educação (1993-2003), os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Programa de Distribuição do Livro Didático. Julgue os seguintes itens, relativos à educação e às políticas sociais no Brasil contemporâneo. 90 No fim do século XX, o Brasil concretizou grandes avanços no delineamento de políticas educacionais e sociais, entre os quais, o lançamento do programa Por um Brasil Alfabetizado, que tem como objetivo erradicar o analfabetismo no país.
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116Q328106 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Os PCNs apresentam quatro grandes blocos de conteúdos.

I. Recursos tecnológicos.
II. Ser humano e saúde.
III. Terra e universo.
IV. Ambiente.

Todos os ciclos do ensino fundamental devem trabalhar conteúdos dos blocos

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117Q324398 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, SME SP, FCC

Em relação à LIBRAS, reconhecida legalmente a partir de 2002 (Lei Federal nº 10.436/2002), pode-se afirmar que:

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118Q323499 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

As políticas educacionais, bem como o conjunto das políticas sociais, são analisadas por indicadores que consideram a relação ?custo-benefício?, o que supõe sua subordinação aos ditames das políticas econômicas. Esta é uma característica das políticas denominadas:
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119Q323818 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

A concepção de avaliação dos PCN vai além da visão tradicional, que focaliza o controle externo do aluno, mediante notas ou conceitos para ser compreendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

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120Q319319 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

A partir das informações do SAEB e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e à redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

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