Início

Questões de Concursos Estrutura Educacional Brasileira

Resolva questões de Estrutura Educacional Brasileira comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


111Q319577 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos à educação e à vida. Desde o final da década de 90 do século XX, diversos estudiosos da educação têm alertado que tanto o ensino público quanto o privado têm perdido a qualidade. Um dos fatores que contribui sobremaneira para isso é a incapacidade de memorização dos estudantes, provocada pelo bombardeio de informações.
  1. ✂️
  2. ✂️

112Q328155 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira

Dentre as pesquisas que buscaram caracterizar o bullying, o estudo de Malta et al. (2010), citado por Oliveira-Menegotto, Pasini e Levandowski, mostra que há um significativo contingente de alunos vítimas de bullying. A pesquisa foi baseada em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), oriundos de uma pesquisa em parceria com o Ministério da Saúde, com 60.973 alunos do 9º ano do ensino fundamental de 1.453 escolas públicas e privadas de todo o território nacional. O estudo constatou que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q321636 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Para alunos com deficiência auditiva, o uso de softwares é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q328106 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Os PCNs apresentam quatro grandes blocos de conteúdos.

I. Recursos tecnológicos.
II. Ser humano e saúde.
III. Terra e universo.
IV. Ambiente.

Todos os ciclos do ensino fundamental devem trabalhar conteúdos dos blocos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q326753 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

A sociedade brasileira vive, a partir do final do século XX, um momento de rápidas transformações econômicas e tecnológicas, acompanhadas de grandes avanços na educação e na cultura, tais como a consolidação da LDB n.º 9.394/96, o Plano Decenal de Educação (1993-2003), os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Programa de Distribuição do Livro Didático. Julgue os seguintes itens, relativos à educação e às políticas sociais no Brasil contemporâneo. 90 No fim do século XX, o Brasil concretizou grandes avanços no delineamento de políticas educacionais e sociais, entre os quais, o lançamento do programa Por um Brasil Alfabetizado, que tem como objetivo erradicar o analfabetismo no país.
  1. ✂️
  2. ✂️

117Q324398 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, SME SP, FCC

Em relação à LIBRAS, reconhecida legalmente a partir de 2002 (Lei Federal nº 10.436/2002), pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q323499 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

As políticas educacionais, bem como o conjunto das políticas sociais, são analisadas por indicadores que consideram a relação ?custo-benefício?, o que supõe sua subordinação aos ditames das políticas econômicas. Esta é uma característica das políticas denominadas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q319319 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

A partir das informações do SAEB e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e à redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

121Q323818 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

A concepção de avaliação dos PCN vai além da visão tradicional, que focaliza o controle externo do aluno, mediante notas ou conceitos para ser compreendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q328587 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE, 2017

No Brasil, além da pouca tradição de avaliação de programas educacionais, quando esta ocorre, muitas vezes, reveste-se de um caráter formal, não se observando a valorização de seus resultados para a revisão/reformulação das propostas e ações que constituem objeto de avaliação (BAUER; SOUZA, 2015). No intuito de avançar e superar o caráter formal e burocrático no processo de avaliação de programas, é preciso

I. avançar no sentido da maior institucionalização das avaliações não no plano simplesmente administrativo, fiscalizatório ou burocrático-formal, mas no sentido formativo, que busque incorporar o uso dos resultados obtidos para mudanças, reajustes e melhorias das políticas públicas.

II. concretizar uma perspectiva de avaliação que venha a constituir, numa ação intrínseca, a execução de um programa que suponha o enfrentamento de limitações de natureza técnica, que abrange desde a opção por abordagem avaliativa adequada aos propósitos e ao objeto de avaliação até a construção de instrumental válido e fidedigno.

III. que o avaliador não tenha independência e nenhum controle das informações por ele fornecidas. Afinal, o relatório pertence à burocracia da instituição avaliada e vai para seus arquivos.

IV. nas decisões relativas ao delineamento da proposta avaliativa, estabelecer indicadores capazes de sintetizar dimensões de qualidade do objeto em análise. Etapa complexa, principalmente, quando se trata de avaliar objetos no âmbito educacional.

V. entender que a avaliação é realizada para satisfazer os propósitos e valores daqueles que a contratam e deve fornecer informações técnicas que ajudem as instituições a atingirem seus objetivos, exclusivamente, políticos de interesse interno.

Estão CORRETAS as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q320696 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos à educação especial e indígena.

De acordo com as diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica, os alunos com necessidades educacionais especiais devem ser inseridos em classes comuns do ensino regular, estabelecendo-se, dessa forma, a educação inclusiva.

  1. ✂️
  2. ✂️

124Q327001 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Um diretor, após receber os resultados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo de sua escola, identifica que as habilidades previstas na Proposta Pedagógica e nos Planos de Ensino de sua unidade não dialogam com a matriz de habilidades previstas no Saresp. Para conseguir melhores resultados na avaliação, o diretor, junto com o professor coordenador, decide desenvolver ações formativas com os professores da escola. Neste sentido, os principais documentos a serem utilizados nessa ação formativa são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q322666 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

Com relação à educação a distância e à educação superior, julgue os itens subsequentes.

A modalidade de educação a distância pode ser utilizada em todos os níveis de ensino, cabendo às instituições a decisão sobre a modalidade presencial ou a distância, de acordo com as suas necessidades.

  1. ✂️
  2. ✂️

126Q322173 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

Acerca do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q324997 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, SEDUC PE, IPAD

Constitui-se como um princípio da Educação Nacional:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q323754 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da política educacional e da educação física, julgue os itens a seguir. A primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1961, estabeleceu a educação física como obrigatória desde a pré-escola até o nível superior, mas com predominância esportiva nos cursos primário e médio.
  1. ✂️
  2. ✂️

129Q321625 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Agente de Segurança Sócio educativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPE

Com relação aos princípios da co-responsabilidade e da municipalização do atendimento recomendados pelo SINASE, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

130Q321670 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsecutivos, relativos ao ensino médio, à EJA e à educação profissional e tecnológica.

Os institutos federais são instituições especializadas na oferta de educação profissional e tecnológica, nas diferentes modalidades de ensino, para o desenvolvimento de conhecimento técnico e tecnológico no nível médio.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.