Início

Questões de Concursos Estrutura Educacional Brasileira

Resolva questões de Estrutura Educacional Brasileira comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


122Q328587 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE, 2017

No Brasil, além da pouca tradição de avaliação de programas educacionais, quando esta ocorre, muitas vezes, reveste-se de um caráter formal, não se observando a valorização de seus resultados para a revisão/reformulação das propostas e ações que constituem objeto de avaliação (BAUER; SOUZA, 2015). No intuito de avançar e superar o caráter formal e burocrático no processo de avaliação de programas, é preciso

I. avançar no sentido da maior institucionalização das avaliações não no plano simplesmente administrativo, fiscalizatório ou burocrático-formal, mas no sentido formativo, que busque incorporar o uso dos resultados obtidos para mudanças, reajustes e melhorias das políticas públicas.

II. concretizar uma perspectiva de avaliação que venha a constituir, numa ação intrínseca, a execução de um programa que suponha o enfrentamento de limitações de natureza técnica, que abrange desde a opção por abordagem avaliativa adequada aos propósitos e ao objeto de avaliação até a construção de instrumental válido e fidedigno.

III. que o avaliador não tenha independência e nenhum controle das informações por ele fornecidas. Afinal, o relatório pertence à burocracia da instituição avaliada e vai para seus arquivos.

IV. nas decisões relativas ao delineamento da proposta avaliativa, estabelecer indicadores capazes de sintetizar dimensões de qualidade do objeto em análise. Etapa complexa, principalmente, quando se trata de avaliar objetos no âmbito educacional.

V. entender que a avaliação é realizada para satisfazer os propósitos e valores daqueles que a contratam e deve fornecer informações técnicas que ajudem as instituições a atingirem seus objetivos, exclusivamente, políticos de interesse interno.

Estão CORRETAS as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q327001 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Um diretor, após receber os resultados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo de sua escola, identifica que as habilidades previstas na Proposta Pedagógica e nos Planos de Ensino de sua unidade não dialogam com a matriz de habilidades previstas no Saresp. Para conseguir melhores resultados na avaliação, o diretor, junto com o professor coordenador, decide desenvolver ações formativas com os professores da escola. Neste sentido, os principais documentos a serem utilizados nessa ação formativa são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q321625 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Agente de Segurança Sócio educativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPE

Com relação aos princípios da co-responsabilidade e da municipalização do atendimento recomendados pelo SINASE, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

125Q322666 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

Com relação à educação a distância e à educação superior, julgue os itens subsequentes.

A modalidade de educação a distância pode ser utilizada em todos os níveis de ensino, cabendo às instituições a decisão sobre a modalidade presencial ou a distância, de acordo com as suas necessidades.

  1. ✂️
  2. ✂️

126Q322173 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

Acerca do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q324997 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, SEDUC PE, IPAD

Constitui-se como um princípio da Educação Nacional:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q323754 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da política educacional e da educação física, julgue os itens a seguir. A primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1961, estabeleceu a educação física como obrigatória desde a pré-escola até o nível superior, mas com predominância esportiva nos cursos primário e médio.
  1. ✂️
  2. ✂️

129Q321670 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsecutivos, relativos ao ensino médio, à EJA e à educação profissional e tecnológica.

Os institutos federais são instituições especializadas na oferta de educação profissional e tecnológica, nas diferentes modalidades de ensino, para o desenvolvimento de conhecimento técnico e tecnológico no nível médio.

  1. ✂️
  2. ✂️

130Q320696 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos à educação especial e indígena.

De acordo com as diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica, os alunos com necessidades educacionais especiais devem ser inseridos em classes comuns do ensino regular, estabelecendo-se, dessa forma, a educação inclusiva.

  1. ✂️
  2. ✂️

132Q324400 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista Ministerial, MPE TO, CESPE CEBRASPE

No que se refere a gestão do conhecimento, julgue os itens seguintes.

Na perspectiva norte-americana, a gestão de conhecimento engloba quatro processos: socialização, externalização, combinação e internalização.

  1. ✂️
  2. ✂️

133Q328976 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista Judiciário, TJ PE, FCC

Em relação ao trabalho, o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) estabelece que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q326072 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista Ministerial, MPE TO, CESPE CEBRASPE

Quanto a liderança, julgue os itens a seguir.

A liderança tradicional, que está alicerçada no poder do patrimônio do líder, permitiu a estruturação dos Estados patrimoniais da antiguidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

135Q321224 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca da educação profissional técnica de nível médio, julgue os seguintes itens. Nos termos das normas específicas definidas em cada sistema de ensino, a carga horária presencial mínima a ser cumprida nos cursos técnicos de nível médio oferecidos, na modalidade de educação a distância, é de 10%.
  1. ✂️
  2. ✂️

136Q327242 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Diretor de Escola, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

O Ministério da Educação é o órgão responsável pela avaliação global do sistema escolar brasileiro, e as avaliações de cada segmento desse sistema são feitas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Assinale a opção que apresenta as avaliações destinadas ao desempenho dos alunos da educação básica.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

137Q322263 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

A pedagogia não formal foi criada para dar suporte à estruturação das mudanças, à ampliação e à aquisição de conhecimento no espaço organizacional. O profissional de pedagogia não escolar, como instrumento de educação, surge para promover a reconstrução de conceitos básicos, como criatividade, espírito de equipe e aprendizagem para o trabalho. Tendo essas informações como referência inicial, julgue os itens subsequentes. No espaço não escolar, a pedagogia busca estratégias e metodologias que garantam uma melhor aprendizagem e apropriação de conhecimentos; seu alvo principal é o trabalho dos conhecimentos da educação básica que estejam defasados, para que o trabalhador possa desenvolver suas habilidade e competências com domínio cognitivo satisfatório.
  1. ✂️
  2. ✂️

138Q319967 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

Com base nos instrumentos normativos orientadores das políticas de avaliação educacional — Constituição Federal de 1988 (CF), LDB, PNE, e Plano de Desenvolvimento da Educação, criado em 2007 (PDE/2007) —, julgue os próximos itens.

Inclui-se entre as ações previstas no PDE/2007 o índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB), aferido com base no rendimento dos alunos nos exames nacionais e nos indicadores do fluxo escolar.

  1. ✂️
  2. ✂️

139Q325020 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

A preparação da prova baseia-se em uma matriz de competências elaborada para o ENEM. A confecção dessa matriz objetiva romper com o isolamento das disciplinas do ensino médio e promover a “colaboração, complementaridade e integração entre os conteúdos das diversas áreas do conhecimento presentes nas propostas curriculares das escolas brasileiras de Ensino Fundamental e Médio” (MEC/SEMTEC, 1999). A matriz estrutura-se na associação dos conteúdos do Ensino Fundamental e Médio, com base nos conceitos de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q326077 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

Com relação ao disposto nos documentos legais vigentes que tratam do financiamento da educação, julgue os itens subsequentes.

A Emenda Constitucional n.º 14/1996, que instituiu o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF), destinou recursos exclusivamente a esse nível de ensino.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.