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Questões de Concursos Estrutura Educacional Brasileira

Resolva questões de Estrutura Educacional Brasileira comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


132Q328976 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista Judiciário, TJ PE, FCC

Em relação ao trabalho, o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) estabelece que

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133Q326072 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista Ministerial, MPE TO, CESPE CEBRASPE

Quanto a liderança, julgue os itens a seguir.

A liderança tradicional, que está alicerçada no poder do patrimônio do líder, permitiu a estruturação dos Estados patrimoniais da antiguidade.

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134Q321224 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca da educação profissional técnica de nível médio, julgue os seguintes itens. Nos termos das normas específicas definidas em cada sistema de ensino, a carga horária presencial mínima a ser cumprida nos cursos técnicos de nível médio oferecidos, na modalidade de educação a distância, é de 10%.
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135Q324400 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista Ministerial, MPE TO, CESPE CEBRASPE

No que se refere a gestão do conhecimento, julgue os itens seguintes.

Na perspectiva norte-americana, a gestão de conhecimento engloba quatro processos: socialização, externalização, combinação e internalização.

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136Q327242 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Diretor de Escola, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

O Ministério da Educação é o órgão responsável pela avaliação global do sistema escolar brasileiro, e as avaliações de cada segmento desse sistema são feitas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Assinale a opção que apresenta as avaliações destinadas ao desempenho dos alunos da educação básica.

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137Q322263 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

A pedagogia não formal foi criada para dar suporte à estruturação das mudanças, à ampliação e à aquisição de conhecimento no espaço organizacional. O profissional de pedagogia não escolar, como instrumento de educação, surge para promover a reconstrução de conceitos básicos, como criatividade, espírito de equipe e aprendizagem para o trabalho. Tendo essas informações como referência inicial, julgue os itens subsequentes. No espaço não escolar, a pedagogia busca estratégias e metodologias que garantam uma melhor aprendizagem e apropriação de conhecimentos; seu alvo principal é o trabalho dos conhecimentos da educação básica que estejam defasados, para que o trabalhador possa desenvolver suas habilidade e competências com domínio cognitivo satisfatório.
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138Q326077 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

Com relação ao disposto nos documentos legais vigentes que tratam do financiamento da educação, julgue os itens subsequentes.

A Emenda Constitucional n.º 14/1996, que instituiu o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF), destinou recursos exclusivamente a esse nível de ensino.

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139Q327876 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

A respeito de aspectos históricos e da utilização do sorobã, assinale a opção correta.
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140Q319967 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

Com base nos instrumentos normativos orientadores das políticas de avaliação educacional — Constituição Federal de 1988 (CF), LDB, PNE, e Plano de Desenvolvimento da Educação, criado em 2007 (PDE/2007) —, julgue os próximos itens.

Inclui-se entre as ações previstas no PDE/2007 o índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB), aferido com base no rendimento dos alunos nos exames nacionais e nos indicadores do fluxo escolar.

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141Q320492 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Assuntos Educacionais, IFAP AP, FUNIVERSA

As políticas públicas brasileiras têm caminhado para a construção de um sistema nacional de educação que valorize a universalidade de direitos e a necessidade de superar desigualdades sociais e incorporar o respeito à diversidade no sistema educacional. A propósito desse assunto, assinale a alternativa correta.
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142Q325986 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Supervisor Escolar, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

A educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:

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143Q325020 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

A preparação da prova baseia-se em uma matriz de competências elaborada para o ENEM. A confecção dessa matriz objetiva romper com o isolamento das disciplinas do ensino médio e promover a “colaboração, complementaridade e integração entre os conteúdos das diversas áreas do conhecimento presentes nas propostas curriculares das escolas brasileiras de Ensino Fundamental e Médio” (MEC/SEMTEC, 1999). A matriz estrutura-se na associação dos conteúdos do Ensino Fundamental e Médio, com base nos conceitos de:

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144Q328661 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Supervisor Pedagógico, SENAC PE, IPAD

As atividades culturais e de lazer e a formação tecnoprofissional desenvolvidas pelo sistema S, vêm sendo ofertadas com maior intensidade a partir do início da primeira década do terceiro milênio. O aumento de tais demandas passa a exigir:

1. Ações complementares entre governo e iniciativa privada.

2. Criação de novo tributo sobre as empresas, aumentando o repasse para o sistema S.

3. Estatização de todo processo de formação e qualificação da força de trabalho.

Está(ão) correta(s)

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145Q327566 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria.

Em vista disso, é fundamental reconhecer que educação de jovens e adultos é

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147Q324393 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor II, Prefeitura de Varginha MG, Reis amp Reis Auditores Associados

Nos últimos anos vem sendo discutidos os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso no Brasil. Leia o que o texto de ANDRADE logo abaixo diz a respeito;

“Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso e mais recentemente, as Diretrizes do Ensino Religioso do Estado do Paraná, tem encontrado no atual contexto social antigos e novos desafios. O ER, como área de conhecimento, tem a função de despertar no educando aspectos Transcendentes da existência, para a busca do sentido da vida, descobrindo seu “compromisso com o social, com a conscientização de ser parte de um todo” (ANDRADE, 1997, p. 129). Considere as afirmativas abaixo;

I-O autor considera o Ensino Religioso como necessário à formação do cidadão, verdade explicitada na expressão “compromisso com o social”.

II-O autor demostra que é preciso que os alunos tenham experiências espiritualizadas e transcendentais através do Ensino Religioso em sala de aula.

III-A expressão “busca do sentido da vida”, apresenta o Ensino religioso como um caminho para discussão do ponto de vista existencialista.

Marque a opção correta:
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148Q322854 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista, IBGE, CESGRANRIO

A Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - CONAES, órgão colegiado de coordenação e supervisão do SINAES, possui uma série de atribuições, tais como:

I - propor e avaliar as dinâmicas, os procedimentos e os mecanismos da avaliação institucional de cursos e de desempenho dos estudantes;

II - estabelecer diretrizes para organização e designação de comissões de avaliação, analisar relatórios, elaborar pareceres e encaminhar recomendações às instâncias competentes;

III - executar propostas para o desenvolvimento das instituições de educação superior, com base nas análises e recomendações produzidas nos processos de avaliação;

IV - sujeitar-se aos sistemas estaduais de ensino, visando a reconhecer suas ações e critérios de avaliação e supervisão da educação superior;

V - submeter anualmente à aprovação do Ministro de Estado da Educação a relação dos cursos a cujos estudantes será aplicado o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes-ENADE.

São corretas APENAS as atribuições

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150Q327293 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, com as Classes de Aceleração, pretende:

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