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Questões de Concursos Estrutura Educacional Brasileira

Resolva questões de Estrutura Educacional Brasileira comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q327876 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

A respeito de aspectos históricos e da utilização do sorobã, assinale a opção correta.
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142Q320492 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Assuntos Educacionais, IFAP AP, FUNIVERSA

As políticas públicas brasileiras têm caminhado para a construção de um sistema nacional de educação que valorize a universalidade de direitos e a necessidade de superar desigualdades sociais e incorporar o respeito à diversidade no sistema educacional. A propósito desse assunto, assinale a alternativa correta.
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143Q325986 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Supervisor Escolar, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

A educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:

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145Q328661 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Supervisor Pedagógico, SENAC PE, IPAD

As atividades culturais e de lazer e a formação tecnoprofissional desenvolvidas pelo sistema S, vêm sendo ofertadas com maior intensidade a partir do início da primeira década do terceiro milênio. O aumento de tais demandas passa a exigir:

1. Ações complementares entre governo e iniciativa privada.

2. Criação de novo tributo sobre as empresas, aumentando o repasse para o sistema S.

3. Estatização de todo processo de formação e qualificação da força de trabalho.

Está(ão) correta(s)

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146Q327566 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria.

Em vista disso, é fundamental reconhecer que educação de jovens e adultos é

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147Q322854 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista, IBGE, CESGRANRIO

A Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - CONAES, órgão colegiado de coordenação e supervisão do SINAES, possui uma série de atribuições, tais como:

I - propor e avaliar as dinâmicas, os procedimentos e os mecanismos da avaliação institucional de cursos e de desempenho dos estudantes;

II - estabelecer diretrizes para organização e designação de comissões de avaliação, analisar relatórios, elaborar pareceres e encaminhar recomendações às instâncias competentes;

III - executar propostas para o desenvolvimento das instituições de educação superior, com base nas análises e recomendações produzidas nos processos de avaliação;

IV - sujeitar-se aos sistemas estaduais de ensino, visando a reconhecer suas ações e critérios de avaliação e supervisão da educação superior;

V - submeter anualmente à aprovação do Ministro de Estado da Educação a relação dos cursos a cujos estudantes será aplicado o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes-ENADE.

São corretas APENAS as atribuições

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148Q324393 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor II, Prefeitura de Varginha MG, Reis amp Reis Auditores Associados

Nos últimos anos vem sendo discutidos os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso no Brasil. Leia o que o texto de ANDRADE logo abaixo diz a respeito;

“Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso e mais recentemente, as Diretrizes do Ensino Religioso do Estado do Paraná, tem encontrado no atual contexto social antigos e novos desafios. O ER, como área de conhecimento, tem a função de despertar no educando aspectos Transcendentes da existência, para a busca do sentido da vida, descobrindo seu “compromisso com o social, com a conscientização de ser parte de um todo” (ANDRADE, 1997, p. 129). Considere as afirmativas abaixo;

I-O autor considera o Ensino Religioso como necessário à formação do cidadão, verdade explicitada na expressão “compromisso com o social”.

II-O autor demostra que é preciso que os alunos tenham experiências espiritualizadas e transcendentais através do Ensino Religioso em sala de aula.

III-A expressão “busca do sentido da vida”, apresenta o Ensino religioso como um caminho para discussão do ponto de vista existencialista.

Marque a opção correta:
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149Q327211 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista, IPHAN, FUNIVERSA

Julgue os itens a seguir acerca da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e assinale a alternativa correta.

I A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma forma de ensino da rede pública no Brasil, que tem como objetivo desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade, para as pessoas que, por diversos motivos, estão fora da Educação Escolar.

II O Programa Nacional do Livro Didático para a Alfabetização de Jovens e Adultos (PNLA) foi criado pela Resolução n.º 18, de 24 de abril de 2007, para distribuição, a título de doação, de obras didáticas às entidades parceiras, com vistas à alfabetização e à escolarização de pessoas com idade de 15 anos ou mais.

III Os alunos do EJA, embora sejam alfabetizados, não têm condições de competir no mercado de trabalho em igual valor com os alunos do ensino regular. Geralmente são trabalhadores, empregados e desempregados que não tiveram acesso à cultura letrada e que têm a oportunidade de voltar aos estudos em horário integral. Além disso, são beneficiados, desde 1997, com uma bolsa-auxílio para que permaneçam na escola por um período mínimo de 12 meses.

IV Em um país de desigualdades como o Brasil, existem grandes disparidades entre ricos e pobres. De acordo com estudos realizados, a população pobre encontra-se em desvantagem principalmente ao se tratar de jovens e adultos. Nesse sentido, competir no mercado de trabalho, por exemplo, coloca em desvantagem os sujeitos sem educação escolar.

V Os educadores, para fazerem parte do corpo docente do EJA, devem ter uma formação inicial, além de contribuírem de forma relevante para o crescimento intelectual do indivíduo, realizando o exercício de cidadania. Para isso, as secretarias estaduais de educação e o Governo Federal oferecem cursos regulares de capacitação e formação, como alguns que estão à disposição na Plataforma Freire do MEC.

 A quantidade de itens certos é igual a

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151Q327293 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, com as Classes de Aceleração, pretende:

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152Q325764 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Mesquita RJ, NCE

Para a manutenção financeira da educação, conta-se, entre outros tributos, com a seguinte contribuição social:

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153Q320904 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Uma das indicações da SEE-SP é que a avaliação interna das aprendizagens dos alunos assuma um caráter formativo. Isso significa que a avaliação deve

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155Q324910 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Diretor de Escola, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

O Plano Nacional de Educação (PNE) foi criado no ano de 2001 e tem validade de dez anos para atingir as suas metas. Constitui o objetivo do PNE

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156Q323422 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista Ministerial, Ministério Público Estadual TO, CESPE CEBRASPE

Relativamente à educação, ao treinamento e à formação de recursos humanos, julgue os itens a seguir.

Definição de cargos e salários, clima organizacional e planejamento de carreira são decisões operacionais na formação de recursos humanos.

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158Q321452 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Assuntos Educacionais, UFFS, FEPESE

A atual estrutura da educação escolar compreende:

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159Q323321 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

O Programa Internacional de Avaliação de Alunos – PISA – tem como objetivo avaliar
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160Q327017 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, SEE SP, VUNESP

Durante muito tempo, acreditou-se que a repetência beneficiaria o aluno, possibilitando-lhe a recuperação da aprendizagem, no entanto, a repetência tem sido geradora de novas repetências. Visando combater essa problemática, a Secretaria de Educação do Estado do Paraná adotou
I. o Projeto Correção de Fluxo;
II. o sistema de Promoção Automática;
III. a sistemática de formação de classes de alunos multirrepetentes;
IV. um programa de recuperação nos moldes da pedagogia tradicional a ser aplicado nas classes de repetentes;
V. uma nova abordagem dos conteúdos e da prática docente para os alunos repetentes.

Estão corretos apenas os itens

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