Início

Questões de Concursos Estrutura Educacional Brasileira

Resolva questões de Estrutura Educacional Brasileira comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q326794 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Coordenador Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Como modalidade da educação básica, mas com identidade própria, a educação de jovens e adultos (EJA) deve considerar as situações, os perfis e as faixas etárias dos estudantes. Além disso, a EJA deve pautar-se pelos princípios de eqüidade, diferença e proporcionalidade na apropriação e contextualização das DCN e na proposição de um modelo pedagógico próprio. À luz dessas idéias, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

162Q321232 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos à educação especial e indígena.

A educação escolar indígena deve adotar conteúdos curriculares comuns ao sistema educacional brasileiro, afirmar as identidades étnicas e valorizar as línguas e os conhecimentos dos povos indígenas, bem como favorecer a inclusão desses povos e atender as comunidades de municípios vizinhos a sua localização.

  1. ✂️
  2. ✂️

163Q319222 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, SEE SP, FCC

Instituída pela Lei Complementar no 1.078, de 17 de dezembro de 2008, a Bonificação por Resultados a ser paga aos servidores em efetivo exercício na Secretaria da Educação, decorrente do cumprimento de metas previamente estabelecidas, visa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q320713 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista, IBGE, CESGRANRIO

As Instituições de Ensino Superior no Brasil, de acordo com sua organização e respectivas prerrogativas acadêmicas, são credenciadas como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q319952 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

As penalidades que as comissões de ética podem aplicar a professores do estado do Mato Grosso no exercício do seu cargo incluem

I advertência.

II demissão.

III redistribuição.

IV remoção.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

166Q321136 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Em relação ao papel das relações pessoais na educação, julgue os itens subseqüentes. As futuras participações do educando em grêmios estudantis, no conselho da escola e na gestão de outras instituições na sociedade deve ser trabalhada por meio de conteúdos específicos em sala de aula.
  1. ✂️
  2. ✂️

167Q319354 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, SEE SP, VUNESP

O Governo do Estado de São Paulo vem desenvolvendo um projeto que abre a escola aos finais de semana, quando são desenvolvidas, para e pela comunidade, atividades recreativas e culturais. Esse projeto é denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q327820 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

Quanto à ampliação do Ensino Fundamental para nove anos, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q321206 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsecutivos, relativos ao ensino médio, à EJA e à educação profissional e tecnológica.

Na atualidade, a EJA está centrada na alfabetização, em consonância com a meta de erradicação do analfabetismo no Brasil e com a clara política compensatória de reparação de injustiças sociais.

  1. ✂️
  2. ✂️

170Q319189 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor de Nível I, Prefeitura de Lontras SC, INTELECTUS

Com base na Lei Orgânica do Município - CAPÍTULO III DA CULTURA, DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO – analise os artigos abaixo:

I - Art. 177 - O Município estimulará o desenvolvimento das ciências, das artes, das letras e da cultura em geral, observado o disposto na Constituição Federal;

II - Art. 181 - O dever do Município com a educação será efetivado, mediante a garantia de atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente, na rede regular de ensino;

III- Art. 182 - O ensino oficial do Município será gratuito em todos os seus níveis e atuará prioritariamente no ensino fundamental e préescolar;

IV- Art. 183 - O ensino é livre à iniciativa privada, atendida as seguintes condições: I - cumprimento das normas gerais de educação nacional; II - autorização e avaliação de qualidade, pelos órgãos competentes;

V- Art. 185 - O Município manterá o professorado municipal em nível econômico, pedagógico, social e moral a altura de suas funções.

Estão corretos os itens:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

171Q327220 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Kauê, um menino de 6 anos, frequenta o 1o ano do Ensino Fundamental. Na sala, sempre quieto, silencioso. A professora e os colegas pouco escutam a sua voz. Um dia, a escola recebeu um grupo indígena para desenvolvimento de oficinas, palestras e um diálogo com as crianças. Para surpresa de todos, Kauê começou a falar e interagir com os indígenas, de forma nunca vista, utilizando a língua palikúr. A partir dessa história, é correto afirmar que é preciso
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

172Q324653 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico, UEPA PA, CESPE CEBRASPE

Com relação à educação a distância, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

173Q323125 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil, julgue os itens subsequentes. Na primeira metade do século XX, no Brasil, as disciplinas desenho, trabalhos manuais, música e canto orfeônico faziam parte dos programas das escolas primárias e secundárias e concentravam o conhecimento na transmissão de padrões e modelos das culturas hegemônicas.
  1. ✂️
  2. ✂️

174Q319104 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil, julgue os itens subsequentes. A partir de 1999, foi iniciado um movimento em favor da formação pedagógica polivalente em arte, de maneira que professores de artes plásticas, desenho, música, artes industriais e artes cênicas, bem como aqueles formados em educação artística, passassem a ser responsáveis pelo ensino de todas as linguagens artísticas nas escolas de educação básica.
  1. ✂️
  2. ✂️

175Q319654 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Para a educação de pessoas com necessidades especiais, a qualidade do processo de integração depende da estrutura organizacional da instituição, pressupondo propostas que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

176Q321458 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Agente de Segurança Sócio educativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPE

Acerca dos princípios destacados no SINASE, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

177Q321642 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico, UEPA PA, CESPE CEBRASPE

Considerando o contexto atual brasileiro e o papel da universidade, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

178Q324029 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESP

No dia 08 de maio, Camila registrou em seu diário que uma comissão de mães compareceu à escola, exigindo a presença do diretor, a fim de que pudessem expor sua reivindicação: a expulsão do aluno Flávio, matriculado na 1.ª série do Ensino Fundamental. A representante do grupo alegou que o menino era extremamente agressivo, provocava brigas e batia nos colegas freqüentemente e as outras crianças já estavam ficando com medo de freqüentar a escola. O diretor, nesse caso, deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q325309 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, IFAP AP, FUNIVERSA

O Ministério da Educação (MEC) coordena o programa nacional de capacitação profissional ofertado aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Acerca desse programa, é correto afirmar que os
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q326501 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

No que concerne aos níveis e modalidades da educação básica, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.