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Questões de Concursos Estrutura Educacional Brasileira

Resolva questões de Estrutura Educacional Brasileira comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


171Q319189 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor de Nível I, Prefeitura de Lontras SC, INTELECTUS

Com base na Lei Orgânica do Município - CAPÍTULO III DA CULTURA, DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO – analise os artigos abaixo:

I - Art. 177 - O Município estimulará o desenvolvimento das ciências, das artes, das letras e da cultura em geral, observado o disposto na Constituição Federal;

II - Art. 181 - O dever do Município com a educação será efetivado, mediante a garantia de atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente, na rede regular de ensino;

III- Art. 182 - O ensino oficial do Município será gratuito em todos os seus níveis e atuará prioritariamente no ensino fundamental e préescolar;

IV- Art. 183 - O ensino é livre à iniciativa privada, atendida as seguintes condições: I - cumprimento das normas gerais de educação nacional; II - autorização e avaliação de qualidade, pelos órgãos competentes;

V- Art. 185 - O Município manterá o professorado municipal em nível econômico, pedagógico, social e moral a altura de suas funções.

Estão corretos os itens:

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172Q324653 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico, UEPA PA, CESPE CEBRASPE

Com relação à educação a distância, assinale a opção correta.

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173Q323125 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil, julgue os itens subsequentes. Na primeira metade do século XX, no Brasil, as disciplinas desenho, trabalhos manuais, música e canto orfeônico faziam parte dos programas das escolas primárias e secundárias e concentravam o conhecimento na transmissão de padrões e modelos das culturas hegemônicas.
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174Q320713 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista, IBGE, CESGRANRIO

As Instituições de Ensino Superior no Brasil, de acordo com sua organização e respectivas prerrogativas acadêmicas, são credenciadas como

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175Q321458 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Agente de Segurança Sócio educativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPE

Acerca dos princípios destacados no SINASE, assinale a opção correta.

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176Q319654 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Para a educação de pessoas com necessidades especiais, a qualidade do processo de integração depende da estrutura organizacional da instituição, pressupondo propostas que:

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177Q325309 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, IFAP AP, FUNIVERSA

O Ministério da Educação (MEC) coordena o programa nacional de capacitação profissional ofertado aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Acerca desse programa, é correto afirmar que os
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178Q328414 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Monitor, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

O Parecer do Conselho Nacional de Educação nº 04/2000, relativo às diretrizes operacionais para a Educação Infantil, afirma que:

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179Q324448 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESP

Carlos, servidor público estadual, efetivo na área administrativa, prestou concurso público para ingresso como auxiliar de educação na prefeitura Municipal de Sorocaba e foi aprovado. Ao ser chamado para tomar posse, Carlos deverá

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180Q326501 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

No que concerne aos níveis e modalidades da educação básica, assinale a opção correta.

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181Q321642 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico, UEPA PA, CESPE CEBRASPE

Considerando o contexto atual brasileiro e o papel da universidade, assinale a opção correta.

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182Q324029 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESP

No dia 08 de maio, Camila registrou em seu diário que uma comissão de mães compareceu à escola, exigindo a presença do diretor, a fim de que pudessem expor sua reivindicação: a expulsão do aluno Flávio, matriculado na 1.ª série do Ensino Fundamental. A representante do grupo alegou que o menino era extremamente agressivo, provocava brigas e batia nos colegas freqüentemente e as outras crianças já estavam ficando com medo de freqüentar a escola. O diretor, nesse caso, deve

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183Q324802 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsecutivos, relativos ao ensino médio, à EJA e à educação profissional e tecnológica.

O ensino médio, fase inicial da formação específica e técnica, direciona-se ao atendimento do aluno trabalhador e concentrase, sobretudo, no ensino profissionalizante oferecido no turno noturno.

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185Q321715 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico, CEFET RJ, CEFETBAHIA

Na organização da educação profissional estão previstas as seguintes possibilidades para a estruturação de cursos:

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186Q324658 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Assuntos Educacionais, UFFS, FEPESE

Com relação à trajetória da avaliação Institucional no Brasil, é possível dizer que na concepção de que a avaliação deveria ser utilizada como forma de as Instituições de Ensino Superior prestarem contas à sociedade, dos recursos recebidos e justificarem os investimentos realizados, surgiu, em 1983, a primeira proposta de avaliação da educação superior no Brasil, que foi o(a):

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187Q326197 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

Com base nos instrumentos normativos orientadores das políticas de avaliação educacional — Constituição Federal de 1988 (CF), LDB, PNE, e Plano de Desenvolvimento da Educação, criado em 2007 (PDE/2007) —, julgue os próximos itens.

O PNE 2001-2010 reforça a importância da avaliação educacional como mecanismo orientador das políticas voltadas à elevação da qualidade do ensino.

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188Q320649 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSA

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), elaborados pelo Ministério da Educação (MEC), constituem o primeiro nível de concretização do currículo escolar. A respeito desse tema, é correto afirmar que

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189Q321197 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito CE, UECE, 2018

Em dezembro de 2007, foi publicado o Decreto nº 6.302, em que o Ministério da Educação cria um programa que tem como objetivo estimular o ensino médio integrado à educação profissional, enfatizando a educação científica e humanística, por meio da articulação entre formação geral e educação profissional no contexto dos arranjos produtivos e das vocações locais e regionais. Esse programa é denominado
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190Q319680 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Agente de Vigilância Escolar, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

O desenvolvimento de capacidades do aluno é um(a)

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