Início Questões de Concursos Estrutura Educacional Brasileira Resolva questões de Estrutura Educacional Brasileira comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Estrutura Educacional Brasileira Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 181Q328414 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Monitor, Prefeitura de Valença RJ, FUNCABO Parecer do Conselho Nacional de Educação nº 04/2000, relativo às diretrizes operacionais para a Educação Infantil, afirma que: ✂️ a) o planejamento global de cada unidade de Educação Infantil do município deve ser realizado pelos pedagogos e demais especialistas, de acordo com o parecer do Conselho Municipal de Educação, e no prazo estabelecido pela divisão responsável por esta fase e pertencente à Secretaria Municipal de Educação. ✂️ b) a Secretaria Estadual de Educação, em cada estado da federação brasileira, deve elaborar os regimentos escolares pertencentes às Unidades de Educação Infantil, prestando a devida assistência pedagógica, por meio de uma seção destinada à orientação da Educação Infantil, em toda a sua composição. ✂️ c) as creches e a pré-escola são modalidades da Educação Infantil, cabendo, porém, ao município a responsabilidade de oferecer apenas a primeira etapa. ✂️ d) a proposta pedagógica, base indispensável que orienta as práticas de cuidado e educação das instituições de Educação Infantil e a relação com suas famílias, deve ser concebida, desenvolvida e avaliada pela equipe docente, respeitando os princípios éticos, políticos e estéticos referidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. ✂️ e) o projeto político-pedagógico das unidades educacionais voltadas para a Educação Infantil deve ser elaborado pela equipe docente de maior tempo de trabalho na instituição, porque os novatos não têm saber e prática suficientes que só serão adquiridos no processo de seu estágio probatório, dependendo, ainda da sua estabilidade no cargo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 182Q320649 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSAOs Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), elaborados pelo Ministério da Educação (MEC), constituem o primeiro nível de concretização do currículo escolar. A respeito desse tema, é correto afirmar que ✂️ a) a revisão curricular dos estados e municípios não precisa levar em conta as orientações contidas nos PCN. ✂️ b) a principal função dos PCN é estabelecer um currículo mínimo para as escolas de educação básica do país. ✂️ c) os conteúdos dos PCN de nada servem para a reflexão e para a prática de professores em sala de aula. ✂️ d) os PCN são uma referência curricular nacional para o ensino e estabelecem metas para as quais devem convergir as ações políticas do MEC. ✂️ e) as escolas têm autonomia na elaboração do currículo e, por isso, não precisam levar em conta as orientações apresentadas pelos PCN. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 183Q319680 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Agente de Vigilância Escolar, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLANO desenvolvimento de capacidades do aluno é um(a) ✂️ a) eixo dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). ✂️ b) obrigação exclusiva dos pais. ✂️ c) compromisso isolado do aluno. ✂️ d) linha de atendimento que existe somente em escolas especiais. ✂️ e) linha pedagógica sem relação com a realidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 184Q324563 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, IBGE, CESGRANRIOA tentativa de equacionar o desempenho de estudantes a padrões de qualidade vem levando os sistemas de ensino a buscar indicadores, por meio de exames. Os resultados constituem uma base de decisão para a adoção de políticas públicas. Entretanto, o entusiasmo por essa visão de qualidade pode IMPEDIR a percepção de seus limites, dentre os quais se destaca(m) ✂️ a) desenvolvimento duradouro de competências de alto nível, em detrimento da memorização de conhecimentos pontuais. ✂️ b) mobilização de esforços sem precedentes para desenvolver competências de orientação e regulação dos modos de gestão educacional. ✂️ c) adoção de medidas precipitadas, mais espetaculares do que eficazes, tratando mais os sintomas do que as causas, quando os indicadores são insatisfatórios. ✂️ d) concorrência entre instituições de ensino, o que eleva os níveis de desempenho de estudantes e gera profissionais qualificados ao mercado. ✂️ e) identificação e interpretação regular de problemas emergentes para o encontro de soluções apropriadas em processos de aprendizagem coletiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 185Q324658 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Assuntos Educacionais, UFFS, FEPESECom relação à trajetória da avaliação Institucional no Brasil, é possível dizer que na concepção de que a avaliação deveria ser utilizada como forma de as Instituições de Ensino Superior prestarem contas à sociedade, dos recursos recebidos e justificarem os investimentos realizados, surgiu, em 1983, a primeira proposta de avaliação da educação superior no Brasil, que foi o(a): ✂️ a) Exame Nacional de Cursos (ENC) ✂️ b) Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG) ✂️ c) Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) ✂️ d) Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB) ✂️ e) Programa de Avaliação da Reforma Universitária (PARU) Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 186Q321355 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor de Nível I, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPEAcerca da história da educação e da legislação brasileira, julgue os itens seguintes. A década de 30 do século passado foi marcada pelo movimento escola-novista. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 187Q324448 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESPCarlos, servidor público estadual, efetivo na área administrativa, prestou concurso público para ingresso como auxiliar de educação na prefeitura Municipal de Sorocaba e foi aprovado. Ao ser chamado para tomar posse, Carlos deverá ✂️ a) declarar acúmulo de funções, desde que haja compatibilidade de horário. ✂️ b) se exonerar do cargo anterior para poder assumir o novo. ✂️ c) trabalhar nos dois cargos, sem declarar acúmulo. ✂️ d) entrar em exercício no novo cargo e licenciar-se, com proventos, da atividade anterior. ✂️ e) declarar acúmulo de cargos, mesmo com horários conflitantes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 188Q321197 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito CE, UECE, 2018Em dezembro de 2007, foi publicado o Decreto nº 6.302, em que o Ministério da Educação cria um programa que tem como objetivo estimular o ensino médio integrado à educação profissional, enfatizando a educação científica e humanística, por meio da articulação entre formação geral e educação profissional no contexto dos arranjos produtivos e das vocações locais e regionais. Esse programa é denominado ✂️ a) Programa Brasil Profissionalizado. ✂️ b) Programa E-Jovem. ✂️ c) Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio. ✂️ d) Programa Nacional de Ensino Profissionalizante. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 189Q324802 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPEJulgue os itens subsecutivos, relativos ao ensino médio, à EJA e à educação profissional e tecnológica. O ensino médio, fase inicial da formação específica e técnica, direciona-se ao atendimento do aluno trabalhador e concentrase, sobretudo, no ensino profissionalizante oferecido no turno noturno. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 190Q324553 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, SEDUC PE, IPADNão é considerada uma incumbência dos estabelecimentos de ensino: ✂️ a) Autorizar, credenciar e supervisionar os sistemas de ensino. ✂️ b) Elaborar com auxilio da comunidade sua proposta pedagógica. ✂️ c) Assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas aula estabelecidas. ✂️ d) Velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente. ✂️ e) Prover meios para recuperação dos alunos de menor rendimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 191Q321715 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico, CEFET RJ, CEFETBAHIANa organização da educação profissional estão previstas as seguintes possibilidades para a estruturação de cursos: ✂️ a) formação inicial e continuada, técnica de nível médio, tecnológica de graduação e de pósgraduação. ✂️ b) organização por áreas profissionais a partir das diversas funções existentes, unicamente como necessidades do processo produtivo. ✂️ c) Utilização de certificações parciais para permitir ao aluno integrar-se ao mercado de trabalho. ✂️ d) estruturação sem nenhuma certificação parcial para garantir uma base científica e tecnológica sólida a todos os estudantes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 192Q324586 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELOA consideração de que ao planejar atividades para uma turma deve-se levar em conta a presença de alunos com necessidades especiais e contemplá-los na programação, é chamada de: ✂️ a) Trabalho cooperativo. ✂️ b) Acomodação. ✂️ c) Flexibilidade. ✂️ d) Trabalho participativo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 193Q326130 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, SEDUC PE, IPADAssinale a alternativa que indica corretamente dois dos segmentos em que é obrigatória a presença da Educação Física como componente curricular da educação básica. ✂️ a) Infantil e médio. ✂️ b) Fundamental e superior. ✂️ c) Fundamental e científico. ✂️ d) Médio e superior ✂️ e) Infantil e científico Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 194Q326197 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPECom base nos instrumentos normativos orientadores das políticas de avaliação educacional — Constituição Federal de 1988 (CF), LDB, PNE, e Plano de Desenvolvimento da Educação, criado em 2007 (PDE/2007) —, julgue os próximos itens. O PNE 2001-2010 reforça a importância da avaliação educacional como mecanismo orientador das políticas voltadas à elevação da qualidade do ensino. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 195Q323686 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIOCrianças das classes populares não têm condições de, além das atividades na escola, realizar cursos de formação que incluam o estudo dirigido, expressões artísticas e práticas de esportes. Dentre as metas do Plano Nacional de Educação (Lei nº 10.172, de 9/01/2001) apresentadas abaixo, qual está diretamente relacionada a essa realidade? ✂️ a) Transformar progressivamente as escolas unidocentes em escolas de mais de um professor. ✂️ b) Assegurar que a carga horária semanal dos cursos diurnos compreenda pelo menos 20 horas semanais. ✂️ c) Ampliar progressivamente a jornada escolar visando à escola de tempo integral. ✂️ d) Apoiar e incentivar as organizações estudantis, como espaço de participação e exercício da cidadania. ✂️ e) Promover a participação da comunidade na gestão das escolas, universalizando os conselhos escolares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 196Q321146 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Agente de Segurança Sócio educativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPEPara que seja assegurado o direito de cidadania ao adolescente em cumprimento de medida socioeducativa de internação, a entidade e(ou) programa de atendimento deve garantir-lhe o acesso aos demais direitos. A respeito desse assunto, assinale a opção incorreta. ✂️ a) Os adolescentes com deficiência têm direito à inserção em atividades profissionalizantes e à inclusão no mercado de trabalho. ✂️ b) A estrutura dos grandes complexos e centros de internação possibilita a garantia de um melhor acompanhamento do adolescente e sua inserção social, amenizando os efeitos danosos da privação de liberdade, como a baixa auto-estima. ✂️ c) O SINASE considera que unidade é o espaço arquitetônico que unifica, concentra e integra o atendimento ao adolescente e, de acordo com a resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, cada unidade deve ter no máximo quarenta adolescentes. ✂️ d) Entidades e(ou) programas de atendimento socioeducativo são obrigadas a oferecer e garantir o acesso aos programas públicos e comunitários, tais como escolarização formal, atendimento de saúde na rede pública, assistência religiosa, entre outros. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 197Q319886 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDBDentre as inúmeras atividades da orientação pedagógica, visando a dinamização da equipe pedagógica, destacamos a de " participar do desenvolvimento do currículo". Abaixo estão listadas algumas tarefas: I- Coordenar as atividades de planejamento, execução e avaliação. II- Organizar e participar das reuniões do Conselho de Classe, juntamente com a Orientação Educacional e a Direção, providenciando os instrumentos necessários para sua efetivação. III- Promover palestras e debates IV- Analisar os resultados do rendimento escolar propondo reformulações, quando necessário. V- Planejar, acompanhar e avaliar os processos de recuperação, adaptação e complementação de programas. VI- Organizar a biblioteca de assuntos pedagógicos. São tarefas referentes ao desenvolvimento curricular, EXCETO: ✂️ a) II e IV ✂️ b) I e VI ✂️ c) III e VI ✂️ d) III e V ✂️ e) V e VI Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 198Q325596 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Orientador Educacional, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMANAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO. Os autores que discutem a temática da Formação Continuada reconhecem que os saberes sistematizados pelos professores, no cotidiano das salas de aulas devem ser socializados para permitir o aprofundamento e o diálogo reflexivo baseado não somente na experiência individual, por vezes limitada, mas, sobretudo, na discussão coletiva. Isto significa que os professores precisam: I- reconhecer que os saberes da experiência se referem aos saberes produzidos no exercício da docência; brotam da experiência e são por ela validados; podem se manifestar como crenças explícitas, imagens, metáforas e princípios de atuação. II- compreender que é no espaço da sala de aula que os saberes docentes se consolidam e se manifestam. III- conhecer as estratégias de construção do Projeto Pedagógico da escola. IV- aprofundar o estudo dos saberes dos professores para possibilitar uma melhoria das estratégias do trabalho pedagógico. O correto está somente em: ✂️ a) II e IV. ✂️ b) I, III e IV. ✂️ c) I, II e III. ✂️ d) I, II e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 199Q320754 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir, relativos a violência social, educação e escolarização. Desde a época colonial, a criança e o adolescente foram motivos de preocupação em relação à qualidade do ensino na sociedade brasileira. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 200Q327733 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPEDois dados apontam para alta na “fuga de cérebros” do Brasil, ou seja, a emigração de brasileiros com alto nível de instrução. Entre 1996 e 2006, o número de brasileiros que receberam visto norte-americano dado somente a profissionais de alta qualificação cresceu 185%. De 1990 a 2000, quase dobrou a proporção de brasileiros com nível superior vivendo em países ricos. Tendo em vista o texto acima e as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue os itens que se seguem. Na última década do século passado, reduziu-se o número de brasileiros com elevada formação acadêmica que decidiram emigrar. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
181Q328414 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Monitor, Prefeitura de Valença RJ, FUNCABO Parecer do Conselho Nacional de Educação nº 04/2000, relativo às diretrizes operacionais para a Educação Infantil, afirma que: ✂️ a) o planejamento global de cada unidade de Educação Infantil do município deve ser realizado pelos pedagogos e demais especialistas, de acordo com o parecer do Conselho Municipal de Educação, e no prazo estabelecido pela divisão responsável por esta fase e pertencente à Secretaria Municipal de Educação. ✂️ b) a Secretaria Estadual de Educação, em cada estado da federação brasileira, deve elaborar os regimentos escolares pertencentes às Unidades de Educação Infantil, prestando a devida assistência pedagógica, por meio de uma seção destinada à orientação da Educação Infantil, em toda a sua composição. ✂️ c) as creches e a pré-escola são modalidades da Educação Infantil, cabendo, porém, ao município a responsabilidade de oferecer apenas a primeira etapa. ✂️ d) a proposta pedagógica, base indispensável que orienta as práticas de cuidado e educação das instituições de Educação Infantil e a relação com suas famílias, deve ser concebida, desenvolvida e avaliada pela equipe docente, respeitando os princípios éticos, políticos e estéticos referidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. ✂️ e) o projeto político-pedagógico das unidades educacionais voltadas para a Educação Infantil deve ser elaborado pela equipe docente de maior tempo de trabalho na instituição, porque os novatos não têm saber e prática suficientes que só serão adquiridos no processo de seu estágio probatório, dependendo, ainda da sua estabilidade no cargo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
182Q320649 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSAOs Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), elaborados pelo Ministério da Educação (MEC), constituem o primeiro nível de concretização do currículo escolar. A respeito desse tema, é correto afirmar que ✂️ a) a revisão curricular dos estados e municípios não precisa levar em conta as orientações contidas nos PCN. ✂️ b) a principal função dos PCN é estabelecer um currículo mínimo para as escolas de educação básica do país. ✂️ c) os conteúdos dos PCN de nada servem para a reflexão e para a prática de professores em sala de aula. ✂️ d) os PCN são uma referência curricular nacional para o ensino e estabelecem metas para as quais devem convergir as ações políticas do MEC. ✂️ e) as escolas têm autonomia na elaboração do currículo e, por isso, não precisam levar em conta as orientações apresentadas pelos PCN. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
183Q319680 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Agente de Vigilância Escolar, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLANO desenvolvimento de capacidades do aluno é um(a) ✂️ a) eixo dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). ✂️ b) obrigação exclusiva dos pais. ✂️ c) compromisso isolado do aluno. ✂️ d) linha de atendimento que existe somente em escolas especiais. ✂️ e) linha pedagógica sem relação com a realidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
184Q324563 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, IBGE, CESGRANRIOA tentativa de equacionar o desempenho de estudantes a padrões de qualidade vem levando os sistemas de ensino a buscar indicadores, por meio de exames. Os resultados constituem uma base de decisão para a adoção de políticas públicas. Entretanto, o entusiasmo por essa visão de qualidade pode IMPEDIR a percepção de seus limites, dentre os quais se destaca(m) ✂️ a) desenvolvimento duradouro de competências de alto nível, em detrimento da memorização de conhecimentos pontuais. ✂️ b) mobilização de esforços sem precedentes para desenvolver competências de orientação e regulação dos modos de gestão educacional. ✂️ c) adoção de medidas precipitadas, mais espetaculares do que eficazes, tratando mais os sintomas do que as causas, quando os indicadores são insatisfatórios. ✂️ d) concorrência entre instituições de ensino, o que eleva os níveis de desempenho de estudantes e gera profissionais qualificados ao mercado. ✂️ e) identificação e interpretação regular de problemas emergentes para o encontro de soluções apropriadas em processos de aprendizagem coletiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
185Q324658 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Assuntos Educacionais, UFFS, FEPESECom relação à trajetória da avaliação Institucional no Brasil, é possível dizer que na concepção de que a avaliação deveria ser utilizada como forma de as Instituições de Ensino Superior prestarem contas à sociedade, dos recursos recebidos e justificarem os investimentos realizados, surgiu, em 1983, a primeira proposta de avaliação da educação superior no Brasil, que foi o(a): ✂️ a) Exame Nacional de Cursos (ENC) ✂️ b) Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG) ✂️ c) Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) ✂️ d) Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB) ✂️ e) Programa de Avaliação da Reforma Universitária (PARU) Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
186Q321355 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor de Nível I, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPEAcerca da história da educação e da legislação brasileira, julgue os itens seguintes. A década de 30 do século passado foi marcada pelo movimento escola-novista. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
187Q324448 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESPCarlos, servidor público estadual, efetivo na área administrativa, prestou concurso público para ingresso como auxiliar de educação na prefeitura Municipal de Sorocaba e foi aprovado. Ao ser chamado para tomar posse, Carlos deverá ✂️ a) declarar acúmulo de funções, desde que haja compatibilidade de horário. ✂️ b) se exonerar do cargo anterior para poder assumir o novo. ✂️ c) trabalhar nos dois cargos, sem declarar acúmulo. ✂️ d) entrar em exercício no novo cargo e licenciar-se, com proventos, da atividade anterior. ✂️ e) declarar acúmulo de cargos, mesmo com horários conflitantes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
188Q321197 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito CE, UECE, 2018Em dezembro de 2007, foi publicado o Decreto nº 6.302, em que o Ministério da Educação cria um programa que tem como objetivo estimular o ensino médio integrado à educação profissional, enfatizando a educação científica e humanística, por meio da articulação entre formação geral e educação profissional no contexto dos arranjos produtivos e das vocações locais e regionais. Esse programa é denominado ✂️ a) Programa Brasil Profissionalizado. ✂️ b) Programa E-Jovem. ✂️ c) Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio. ✂️ d) Programa Nacional de Ensino Profissionalizante. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
189Q324802 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPEJulgue os itens subsecutivos, relativos ao ensino médio, à EJA e à educação profissional e tecnológica. O ensino médio, fase inicial da formação específica e técnica, direciona-se ao atendimento do aluno trabalhador e concentrase, sobretudo, no ensino profissionalizante oferecido no turno noturno. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
190Q324553 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, SEDUC PE, IPADNão é considerada uma incumbência dos estabelecimentos de ensino: ✂️ a) Autorizar, credenciar e supervisionar os sistemas de ensino. ✂️ b) Elaborar com auxilio da comunidade sua proposta pedagógica. ✂️ c) Assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas aula estabelecidas. ✂️ d) Velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente. ✂️ e) Prover meios para recuperação dos alunos de menor rendimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
191Q321715 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico, CEFET RJ, CEFETBAHIANa organização da educação profissional estão previstas as seguintes possibilidades para a estruturação de cursos: ✂️ a) formação inicial e continuada, técnica de nível médio, tecnológica de graduação e de pósgraduação. ✂️ b) organização por áreas profissionais a partir das diversas funções existentes, unicamente como necessidades do processo produtivo. ✂️ c) Utilização de certificações parciais para permitir ao aluno integrar-se ao mercado de trabalho. ✂️ d) estruturação sem nenhuma certificação parcial para garantir uma base científica e tecnológica sólida a todos os estudantes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
192Q324586 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELOA consideração de que ao planejar atividades para uma turma deve-se levar em conta a presença de alunos com necessidades especiais e contemplá-los na programação, é chamada de: ✂️ a) Trabalho cooperativo. ✂️ b) Acomodação. ✂️ c) Flexibilidade. ✂️ d) Trabalho participativo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
193Q326130 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, SEDUC PE, IPADAssinale a alternativa que indica corretamente dois dos segmentos em que é obrigatória a presença da Educação Física como componente curricular da educação básica. ✂️ a) Infantil e médio. ✂️ b) Fundamental e superior. ✂️ c) Fundamental e científico. ✂️ d) Médio e superior ✂️ e) Infantil e científico Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
194Q326197 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPECom base nos instrumentos normativos orientadores das políticas de avaliação educacional — Constituição Federal de 1988 (CF), LDB, PNE, e Plano de Desenvolvimento da Educação, criado em 2007 (PDE/2007) —, julgue os próximos itens. O PNE 2001-2010 reforça a importância da avaliação educacional como mecanismo orientador das políticas voltadas à elevação da qualidade do ensino. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
195Q323686 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIOCrianças das classes populares não têm condições de, além das atividades na escola, realizar cursos de formação que incluam o estudo dirigido, expressões artísticas e práticas de esportes. Dentre as metas do Plano Nacional de Educação (Lei nº 10.172, de 9/01/2001) apresentadas abaixo, qual está diretamente relacionada a essa realidade? ✂️ a) Transformar progressivamente as escolas unidocentes em escolas de mais de um professor. ✂️ b) Assegurar que a carga horária semanal dos cursos diurnos compreenda pelo menos 20 horas semanais. ✂️ c) Ampliar progressivamente a jornada escolar visando à escola de tempo integral. ✂️ d) Apoiar e incentivar as organizações estudantis, como espaço de participação e exercício da cidadania. ✂️ e) Promover a participação da comunidade na gestão das escolas, universalizando os conselhos escolares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
196Q321146 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Agente de Segurança Sócio educativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPEPara que seja assegurado o direito de cidadania ao adolescente em cumprimento de medida socioeducativa de internação, a entidade e(ou) programa de atendimento deve garantir-lhe o acesso aos demais direitos. A respeito desse assunto, assinale a opção incorreta. ✂️ a) Os adolescentes com deficiência têm direito à inserção em atividades profissionalizantes e à inclusão no mercado de trabalho. ✂️ b) A estrutura dos grandes complexos e centros de internação possibilita a garantia de um melhor acompanhamento do adolescente e sua inserção social, amenizando os efeitos danosos da privação de liberdade, como a baixa auto-estima. ✂️ c) O SINASE considera que unidade é o espaço arquitetônico que unifica, concentra e integra o atendimento ao adolescente e, de acordo com a resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, cada unidade deve ter no máximo quarenta adolescentes. ✂️ d) Entidades e(ou) programas de atendimento socioeducativo são obrigadas a oferecer e garantir o acesso aos programas públicos e comunitários, tais como escolarização formal, atendimento de saúde na rede pública, assistência religiosa, entre outros. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
197Q319886 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDBDentre as inúmeras atividades da orientação pedagógica, visando a dinamização da equipe pedagógica, destacamos a de " participar do desenvolvimento do currículo". Abaixo estão listadas algumas tarefas: I- Coordenar as atividades de planejamento, execução e avaliação. II- Organizar e participar das reuniões do Conselho de Classe, juntamente com a Orientação Educacional e a Direção, providenciando os instrumentos necessários para sua efetivação. III- Promover palestras e debates IV- Analisar os resultados do rendimento escolar propondo reformulações, quando necessário. V- Planejar, acompanhar e avaliar os processos de recuperação, adaptação e complementação de programas. VI- Organizar a biblioteca de assuntos pedagógicos. São tarefas referentes ao desenvolvimento curricular, EXCETO: ✂️ a) II e IV ✂️ b) I e VI ✂️ c) III e VI ✂️ d) III e V ✂️ e) V e VI Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
198Q325596 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Orientador Educacional, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMANAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO. Os autores que discutem a temática da Formação Continuada reconhecem que os saberes sistematizados pelos professores, no cotidiano das salas de aulas devem ser socializados para permitir o aprofundamento e o diálogo reflexivo baseado não somente na experiência individual, por vezes limitada, mas, sobretudo, na discussão coletiva. Isto significa que os professores precisam: I- reconhecer que os saberes da experiência se referem aos saberes produzidos no exercício da docência; brotam da experiência e são por ela validados; podem se manifestar como crenças explícitas, imagens, metáforas e princípios de atuação. II- compreender que é no espaço da sala de aula que os saberes docentes se consolidam e se manifestam. III- conhecer as estratégias de construção do Projeto Pedagógico da escola. IV- aprofundar o estudo dos saberes dos professores para possibilitar uma melhoria das estratégias do trabalho pedagógico. O correto está somente em: ✂️ a) II e IV. ✂️ b) I, III e IV. ✂️ c) I, II e III. ✂️ d) I, II e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
199Q320754 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir, relativos a violência social, educação e escolarização. Desde a época colonial, a criança e o adolescente foram motivos de preocupação em relação à qualidade do ensino na sociedade brasileira. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
200Q327733 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPEDois dados apontam para alta na “fuga de cérebros” do Brasil, ou seja, a emigração de brasileiros com alto nível de instrução. Entre 1996 e 2006, o número de brasileiros que receberam visto norte-americano dado somente a profissionais de alta qualificação cresceu 185%. De 1990 a 2000, quase dobrou a proporção de brasileiros com nível superior vivendo em países ricos. Tendo em vista o texto acima e as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue os itens que se seguem. Na última década do século passado, reduziu-se o número de brasileiros com elevada formação acadêmica que decidiram emigrar. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro