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Questões de Concursos Estrutura Educacional Brasileira

Resolva questões de Estrutura Educacional Brasileira comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q328414 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Monitor, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

O Parecer do Conselho Nacional de Educação nº 04/2000, relativo às diretrizes operacionais para a Educação Infantil, afirma que:

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182Q320649 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSA

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), elaborados pelo Ministério da Educação (MEC), constituem o primeiro nível de concretização do currículo escolar. A respeito desse tema, é correto afirmar que

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183Q319680 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Agente de Vigilância Escolar, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

O desenvolvimento de capacidades do aluno é um(a)

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184Q324563 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, IBGE, CESGRANRIO

A tentativa de equacionar o desempenho de estudantes a padrões de qualidade vem levando os sistemas de ensino a buscar indicadores, por meio de exames. Os resultados constituem uma base de decisão para a adoção de políticas públicas. Entretanto, o entusiasmo por essa visão de qualidade pode IMPEDIR a percepção de seus limites, dentre os quais se destaca(m)

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185Q324658 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Assuntos Educacionais, UFFS, FEPESE

Com relação à trajetória da avaliação Institucional no Brasil, é possível dizer que na concepção de que a avaliação deveria ser utilizada como forma de as Instituições de Ensino Superior prestarem contas à sociedade, dos recursos recebidos e justificarem os investimentos realizados, surgiu, em 1983, a primeira proposta de avaliação da educação superior no Brasil, que foi o(a):

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187Q324448 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESP

Carlos, servidor público estadual, efetivo na área administrativa, prestou concurso público para ingresso como auxiliar de educação na prefeitura Municipal de Sorocaba e foi aprovado. Ao ser chamado para tomar posse, Carlos deverá

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188Q321197 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito CE, UECE, 2018

Em dezembro de 2007, foi publicado o Decreto nº 6.302, em que o Ministério da Educação cria um programa que tem como objetivo estimular o ensino médio integrado à educação profissional, enfatizando a educação científica e humanística, por meio da articulação entre formação geral e educação profissional no contexto dos arranjos produtivos e das vocações locais e regionais. Esse programa é denominado
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189Q324802 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsecutivos, relativos ao ensino médio, à EJA e à educação profissional e tecnológica.

O ensino médio, fase inicial da formação específica e técnica, direciona-se ao atendimento do aluno trabalhador e concentrase, sobretudo, no ensino profissionalizante oferecido no turno noturno.

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190Q324553 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, SEDUC PE, IPAD

Não é considerada uma incumbência dos estabelecimentos de ensino:

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191Q321715 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico, CEFET RJ, CEFETBAHIA

Na organização da educação profissional estão previstas as seguintes possibilidades para a estruturação de cursos:

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192Q324586 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

A consideração de que ao planejar atividades para uma turma deve-se levar em conta a presença de alunos com necessidades especiais e contemplá-los na programação, é chamada de:

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193Q326130 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, SEDUC PE, IPAD

Assinale a alternativa que indica corretamente dois dos segmentos em que é obrigatória a presença da Educação Física como componente curricular da educação básica.

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194Q326197 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

Com base nos instrumentos normativos orientadores das políticas de avaliação educacional — Constituição Federal de 1988 (CF), LDB, PNE, e Plano de Desenvolvimento da Educação, criado em 2007 (PDE/2007) —, julgue os próximos itens.

O PNE 2001-2010 reforça a importância da avaliação educacional como mecanismo orientador das políticas voltadas à elevação da qualidade do ensino.

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195Q323686 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Crianças das classes populares não têm condições de, além das atividades na escola, realizar cursos de formação que incluam o estudo dirigido, expressões artísticas e práticas de esportes. Dentre as metas do Plano Nacional de Educação (Lei nº 10.172, de 9/01/2001) apresentadas abaixo, qual está diretamente relacionada a essa realidade?

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196Q321146 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Agente de Segurança Sócio educativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPE

Para que seja assegurado o direito de cidadania ao adolescente em cumprimento de medida socioeducativa de internação, a entidade e(ou) programa de atendimento deve garantir-lhe o acesso aos demais direitos. A respeito desse assunto, assinale a opção incorreta.

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197Q319886 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Dentre as inúmeras atividades da orientação pedagógica, visando a dinamização da equipe pedagógica, destacamos a de " participar do desenvolvimento do currículo".

Abaixo estão listadas algumas tarefas:

I- Coordenar as atividades de planejamento, execução e avaliação.

II- Organizar e participar das reuniões do Conselho de Classe, juntamente com a Orientação Educacional e a Direção, providenciando os instrumentos necessários para sua efetivação.

III- Promover palestras e debates

IV- Analisar os resultados do rendimento escolar propondo reformulações, quando necessário.

V- Planejar, acompanhar e avaliar os processos de recuperação, adaptação e complementação de programas.

VI- Organizar a biblioteca de assuntos pedagógicos.

São tarefas referentes ao desenvolvimento curricular, EXCETO:

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198Q325596 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Orientador Educacional, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Os autores que discutem a temática da Formação Continuada reconhecem que os saberes sistematizados pelos professores, no cotidiano das salas de aulas devem ser socializados para permitir o aprofundamento e o diálogo reflexivo baseado não somente na experiência individual, por vezes limitada, mas, sobretudo, na discussão coletiva. Isto significa que os professores precisam:

I- reconhecer que os saberes da experiência se referem aos saberes produzidos no exercício da docência; brotam da experiência e são por ela validados; podem se manifestar como crenças explícitas, imagens, metáforas e princípios de atuação.

II- compreender que é no espaço da sala de aula que os saberes docentes se consolidam e se manifestam.

III- conhecer as estratégias de construção do Projeto Pedagógico da escola.

IV- aprofundar o estudo dos saberes dos professores para possibilitar uma melhoria das estratégias do trabalho pedagógico.

O correto está somente em:

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199Q320754 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a violência social, educação e escolarização. Desde a época colonial, a criança e o adolescente foram motivos de preocupação em relação à qualidade do ensino na sociedade brasileira.
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200Q327733 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Dois dados apontam para alta na “fuga de cérebros” do Brasil, ou seja, a emigração de brasileiros com alto nível de instrução. Entre 1996 e 2006, o número de brasileiros que receberam visto norte-americano dado somente a profissionais de alta qualificação cresceu 185%. De 1990 a 2000, quase dobrou a proporção de brasileiros com nível superior vivendo em países ricos.

Tendo em vista o texto acima e as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue os itens que se seguem.

Na última década do século passado, reduziu-se o número de brasileiros com elevada formação acadêmica que decidiram emigrar.
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