Início

Questões de Concursos Estrutura Educacional Brasileira

Resolva questões de Estrutura Educacional Brasileira comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q323383 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, SEE SP, VUNESP

Nos últimos anos, observou-se uma maior demanda pelo Ensino Médio, gerando a necessidade de as escolas e os professores se preocuparem com um aspecto fundamental quando elaboram e implantam seus projetos pedagógicos. Que aspecto fundamental é esse?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

202Q320086 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Instituto Federal de Educação, FUNCERN, 2017

Numa concepção crítica de educação, o ensino médio integrado à educação profissional fundamenta-se na politecnia.

Nesse contexto, a politecnia

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

203Q325776 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Um professor de Língua Portuguesa de uma escola que atende adolescentes de famílias de baixa renda acredita que, para esses alunos, cujo vocabulário e cultura são empobrecidos, o ensino da disciplina Língua Portuguesa deve priorizar o paradigma da gramática normativa. Durante o ano letivo, a prática pedagógica desse professor privilegiou aspectos gramaticais: classificação de palavras, pronúncia de palavras de acordo com a variante padrão, análise de orações e de períodos e leitura de textos clássicos. Além disso, foi definida como tarefa de casa a produção de três textos.

Os alunos, a cada dia, participavam menos da aula e manifestavam indignação com a matéria Língua Portuguesa. Em reunião do conselho de classe, o professor afirmou que os alunos são desinteressados pelos estudos, utilizam vocabulário restrito e falta-lhes cultura. Para ele, esses alunos, com esse nível de aprendizagem, não têm condições de serem promovidos para a série seguinte.

Diante da situação hipotética apresentada e considerando os significados da escola para as populações excluídas no âmbito socioeconômico, julgue os itens que se seguem.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), ao privilegiarem a interdisciplinaridade e incluírem a ética como um tema transversal a todas disciplinas e atividades curriculares, identificam o valor do diálogo no processo ensino-aprendizagem como uma das estratégias fundamentais para a construção do conhecimento.
  1. ✂️
  2. ✂️

204Q327068 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O poder público, as instituições e os empregadores devem propiciar condições adequadas para que as crianças lactentes possam ser amamentadas por suas mães, excetuando-se para as crianças cujas mães estejam em restrição de liberdade, a fim de se evitar riscos.

  1. ✂️
  2. ✂️

205Q324292 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

Com relação ao disposto nos documentos legais vigentes que tratam do financiamento da educação, julgue os itens subsequentes.

A proposta de estabelecer em lei um mínimo de receitas a ser aplicado na educação está disciplinada tanto na CF quanto na LDB, mediante a vinculação de recursos.

  1. ✂️
  2. ✂️

206Q320706 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Com relação às formas de organização da educação e às bases curriculares nacionais, julgue os próximos itens.

A existência de um sistema nacional de ensino implica a não autonomia legislativa e normativa dos sistemas estaduais e municipais.

  1. ✂️
  2. ✂️

207Q327153 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

Com base nos instrumentos normativos orientadores das políticas de avaliação educacional — Constituição Federal de 1988 (CF), LDB, PNE, e Plano de Desenvolvimento da Educação, criado em 2007 (PDE/2007) —, julgue os próximos itens.

Conforme disposto na LDB, a avaliação da educação reafirmase como tarefa pública direcionada à melhoria da qualidade do ensino e orientadora das políticas públicas educacionais.

  1. ✂️
  2. ✂️

208Q325165 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

É um espaço de troca de experiências, onde os educadores da rede de ensino municipal apresentam os trabalhos que são desenvolvidos em suas aulas com o objetivo de proporcionar o conhecimento de novas estratégias de ensino-aprendizagem:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

209Q321082 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da política educacional e da educação física, julgue os itens a seguir. Nos primeiros anos da República, foi incluída em alguns estados brasileiros a ginástica nas escolas, espelhada nos métodos de alguns países europeus que seguiam uma linha mais higienista e militarista, ou seja, o exercício físico deveria ser utilizado para aquisição e manutenção da higiene física e moral, preparando os indivíduos fisicamente para o combate militar.
  1. ✂️
  2. ✂️

210Q321622 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Prefeitura de Palmeira SC, CEC Concurso

Em relação ao Estatuto da Criança e do Adolescente, analise quais destas afirmações são falsas.

I. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.

II. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente somente a Educação Infantil, obrigatória e gratuita, inclusive para os que a ela não tiveram acesso na idade própria.

III. Atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede particular e especial de ensino.

IV. Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de elevados níveis de repetência.

V. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência somente das faltas dos filhos no decorrer do ano letivo.

São afirmações FALSAS:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

212Q322331 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista Judiciário, TJ PE, FCC

O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) considera criança a pessoa de até

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

213Q328537 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESP

A professora Ana, da 1ª série do Ensino Fundamental, recebeu em sua sala Vitor, portador de deficiên cia auditiva. A professora, comentando com suas colegas sua "má sorte" em receber um aluno de inclusão, argumentou que não era obrigada a agüentar esse tipo de aluno em sua sala de aula. Conforme a legislação pertinente, ao fazer esse tipo de comentário, Ana está

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

214Q321508 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Em relação ao papel das relações pessoais na educação, julgue os itens subseqüentes. A incorporação de novas tecnologias na prática pedagógica é uma estratégia que as políticas públicas têm encontrado para melhorar a qualidade de ensino e ao mesmo tempo diminuir o efetivo de professores.
  1. ✂️
  2. ✂️

215Q327923 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico, CEFET RJ, CEFETBAHIA

O pedagogo é um profissional da área da educação que, entre outras coisas, deve ter competência para orientar os professores para estabelecerem critérios quantitativos e qualitativos de avaliação e a forma de registro da demonstração do desempenho dos alunos de acordo com o que foi estabelecido no projeto político-pedagógico. Deve ser, ainda, um profissional capaz de coordenar o processo de avaliação qualitativa e quantitativa de toda a produção advinda da ação pedagógica desenvolvida pela escola. Diante dessa premissa, é possível afirmar que o pedagogo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

216Q323891 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

A política de distribuição de livros didáticos pelo FNDE aos alunos do ensino médio pode ser entendida como:

1. Possibilidade de auxiliar o professor no processo de formação cidadã, que prevê a organização curricular na perspectiva do trabalho, da ciência e da cultura.

2. Um recurso a mais para alunos e professores, uma vez que se vive em um tempo em que a oferta de recursos destinados à disseminação do conhecimento é cada vez maior no espaço das escolas públicas brasileiras.

3. Visa permitir uma aproximação o mais efetiva possível entre os conteúdos abordados nos livros didáticos e o projeto político-pedagógico da escola.

4. Tem por objetivo superar as especificidades do aluno do Ensino Médio no que se refere às mudanças físicas e psíquicas e às expectativas diante dos desafios que se apresentam nessa fase da vida, sobretudo quanto ao exercício profissional.

Estão corretas apenas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

217Q325511 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista Ministerial, MPE TO, CESPE CEBRASPE

Relativamente à educação, ao treinamento e à formação de recursos humanos, julgue os itens a seguir.

A educação continuada dos recursos humanos que atuam nas instituições de ensino visa ao remanejamento interno da mão-de-obra.

  1. ✂️
  2. ✂️

218Q320991 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Agente Educacional, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Ao tomar conhecimento de que um aluno sofreu maus-tratos, apresentando marcas visíveis, qualquer funcionário da escola deve:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

219Q325929 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

Com relação ao disposto nos documentos legais vigentes que tratam do financiamento da educação, julgue os itens subsequentes.

A restrição da utilização de recursos do FUNDEF nas diferentes etapas da educação básica impactou positivamente o financiamento da educação infantil e do ensino médio e repercutiu favoravelmente também na educação de jovens e adultos.

  1. ✂️
  2. ✂️

220Q326864 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

Compete às escolas dos sistemas do ensino brasileiro, a partir de suas próprias propostas pedagógicas, a definição de seus calendários e formas de funcionamento e, por consequência, de seus regimentos. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.