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Questões de Concursos Estrutura Educacional Brasileira

Resolva questões de Estrutura Educacional Brasileira comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q327532 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Instituto Quadrix, 2017

Considerando as formas de oferta e de organização da educação, julgue os itens que se seguem. O programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), da Secretaria de Educação a Distância, foi instituído pelo governo brasileiro com o objetivo de interiorizar a oferta de cursos e programas relativos à Educação Básica por meio da Educação a Distância.
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222Q325062 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

A questão da democratização da Educação Pública está inserida no contexto da reflexão sobre o papel do Estado e da qualidade do ensino. Diante deste cenário, analise as afirmativas a seguir.

I. O uso dos termos Sistema de Educação Superior e Sistema de Educação Básica é inadequado, uma vez que não contribui para a compreensão global da Educação Pública. No contexto atual, a Educação Básica e Educação Superior complementam e compõem o Sistema Educacional Brasileiro.

II. Através do processo de democratização do ensino, a questão do acesso à Educação é contemplada através da garantia de vagas tanto na zona urbana quanto na zona rural, havendo uma melhor distribuição espacial e temporal das vagas.

III. A partir dos anos 90, a luta pela qualidade do ensino, através das pressões populares, implica exigência do acesso à educação e da qualidade dessa educação. O Estado atende a essas exigências sociais de forma ambivalente, na medida que garante o acesso, mas, por outro lado, imprime uma política de contenção de gastos públicos, que compromete a garantia da qualidade da educação.

Indique a alternativa correta

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223Q324820 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Uma escola alcançou melhora no Saresp, na comparação entre os resultados de 2009 e os de 2010. Porém o seu resultado no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) apresentou uma pequena queda. Isto significa que a escola apresentou

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224Q323067 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da relação entre políticas culturais e educação, julgue os itens que se seguem. Em uma política cultural cujas ações estejam articuladas à dimensão educativa, a participação dos agentes sociais e culturais deve ocorrer de modo consciente somente na etapa de acompanhamento dos resultados.
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225Q325022 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESP

Ao chegar à unidade escolar, Camila foi recebida pelo diretor que lhe explicou, que uma das atribuições do auxiliar de educação, dentre outras, é

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226Q327365 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

Com relação ao disposto nos documentos legais vigentes que tratam do financiamento da educação, julgue os itens subsequentes.

As fontes de recursos para financiamento da educação estabelecidas na LDB incluem os recursos originários da receita de impostos próprios da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

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227Q320719 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Tendo em vista os itens abaixo, assinale a alternativa correta:

I- Em São Bernardo do Campo, parte da clientela que outrora freqüentava a educação especial vem sendo absorvida pelo ensino regular.

II- Em São Bernardo do Campo, a escola especial vem absorvendo alunos com quadros mais graves de deficiência.

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228Q325591 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, SEDUC PE, IPAD

Sobre o ensino médio no Brasil é correto afirmar:

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229Q323621 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

Com relação ao disposto nos documentos legais vigentes que tratam do financiamento da educação, julgue os itens subsequentes.

A LDB, no título específico sobre recursos financeiros destinados à educação, dispõe sobre o impedimento absoluto da transferência de recursos públicos a escolas mantidas pela iniciativa privada.

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230Q324920 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista Trainee, Metrô SP, FCC

Os Sistemas de Avaliação da educação se tornaram, nos últimos 20 anos, uma realidade consolidada no Brasil. Hoje, além dos sistemas nacionais, 14 estados avaliam as redes públicas de ensino.

No entanto, segundo críticos destes sistemas, estas avaliações apesar de fornecerem ampla radiografia da realidade escolar,

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231Q320380 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Assuntos Educacionais, UEC CE, FUNECE, 2017

A Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da inclusão, tem por objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Analise o que se diz acerca da Política Nacional de Educação Especial e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) É entendida como uma modalidade de ensino.

( ) É vista como um serviço ou atendimento à parte do currículo escolar.

( ) Orienta a organização de redes de apoio e a formação continuada dos professores.

( ) O atendimento educacional especializado é um serviço de oferta facultativa pela escola.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

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234Q327873 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a violência social, educação e escolarização. Na época da escravidão no Brasil, as crianças e os adolescentes negros eram considerados sujeitos produtivos, realizavam tarefas semelhantes aos adultos e não sofriam nenhum tipo de violência ou castigo físico.
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236Q322670 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, FEPESE

Leia as frases a seguir.

I. A criação e a organização do ensino superior no Brasil tiveram início em 1808, quando da transferência da corte portuguesa para este país, com as escolas superiores: duas escolas médico-cirúrgicas, a Academia da Marinha, a Academia Militar, a Academia de Belas-Artes e a Escola de Comércio.

II. Nas décadas de 1950 a 1970 são estabelecidas universidades federais em todo o país, pelo menos uma em cada Estado.

III. A reforma universitária imposta durante o regime militar, mais especificamente em 1968, pode ser considerada um grande marco na história das universidades brasileiras, pois esta reforma reorganizou o sistema universitário, implantou a pós-graduação e definiu as formas de financiamento público das universidades.

IV. As políticas para o ensino superior no Brasil, na década de 1990, priorizam a privatização deste nível de ensino. Ocorre, então, o sucateamento do ensino superior público, com consequências diretas na qualidade do ensino e da pesquisa.

V. A análise da constituição histórica do ensino superior no Brasil revela a prioridade de políticas públicas para o crescimento do setor privado em detrimento de políticas para a expansão do setor público, indicando complexos desafios a serem superados nos próximos anos, em especial no que se refere à garantia de acesso a este nível de ensino.

Assinale a alternativa CORRETA.

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237Q324771 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsecutivos, relativos ao ensino médio, à EJA e à educação profissional e tecnológica.

A reforma curricular do ensino médio organizou o conhecimento escolar em duas grandes áreas: uma relativa ao campo técnico-científico e outra, ao campo do cotidiano da vida social, integrando os conhecimentos escolares formais e o saber popular.

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238Q328190 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor de Educação Especial, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

A perspectiva inclusiva propõe uma nova organização do ensino, exigindo, por meio de documentos, adaptações do ambiente e do trabalho pedagógico da escola. Essas mudanças ocorrem em diversas esferas: no âmbito internacional, pelas agências multilaterais, e, no Brasil, a partir do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Educação, dos conselhos estaduais de educação e das secretarias estaduais e municipais de educação. Acerca da organização da educação na perspectiva da inclusão, julgue os próximos itens.

O atendimento educacional especializado público e gratuito é garantido até o ensino fundamental.

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239Q322919 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista Ministerial, Ministério Público Estadual TO, CESPE CEBRASPE

Relativamente à educação, ao treinamento e à formação de recursos humanos, julgue os itens a seguir.

Recrutamento, seleção, contratação e administração de pessoal são decisões de nível operacional em um processo de gerenciamento de recursos humanos.

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240Q325256 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Considerando a concepção, os princípios e as diretrizes contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, julgue os itens a seguir.

Existe previsão de adaptações curriculares para atendimento das peculiaridades regionais e locais.

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