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Questões de Concursos Estrutura Educacional Brasileira

Resolva questões de Estrutura Educacional Brasileira comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q325008 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

O MEC, através de sua política do livro didático para o Ensino Médio, explicita os impactos e transformações que espera ver alcançados com sua implementação, destacando:

1. A homogeneização no trato dos conteúdos contidos nos livros didáticos, com a finalidade de garantir uma unidade nacional como condição à elevação dos índices de qualidade da educação brasileira.

2. O compromisso com a universalização do acesso e permanência dos adolescentes de 15 a 17 anos no Ensino Médio.

3. A consolidação da identidade dessa etapa educacional, considerando a diversidade de sujeitos, a oferta de aprendizagem significativa para jovens e adultos.

4. O reconhecimento e a priorização da interlocução com as culturas juvenis.

5. A superação das desigualdades regionais mediante o trato de conteúdos indispensáveis à formação dos alunos.

Estão corretas apenas

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242Q319410 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Autonomia refere-se à capacidade de se ter posicionamentos, discernimento, de elaborar projetos pessoais e participar cooperativamente de projetos coletivos, de organizar-se em função das metas eleitas, governar-se, participar da gestão de ações coletivas, estabelecer critérios e eleger princípios. No contexto atual, em São Bernardo do Campo, definiu-se autonomia considerando dimensões diferentes. Qual das alternativas abaixo não é uma delas?

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243Q324312 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Monitor, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Na unidade de Educação Infantil, por mais cuidados com as crianças, por parte dos educadores presentes, surgem situações que exigem os primeiros socorros. Num primeiro momento, algumas regras devem ser observadas. São elas:

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245Q319194 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPAD

O papel do professor vem se modificando diante dos avanços sociais e tecnológicos e das novas demandas da sociedade, sendo ele, hoje, concebido como:

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246Q322555 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

O Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo ? IDESP é um indicador que avalia a qualidade da escola. Nesta avaliação, considera-se que uma boa escola é aquela em que a maior parte dos alunos apreende as competências e habilidades requeridas para a sua série, num período de tempo ideal ? o ano letivo. Por este motivo, o IDESP é composto por dois critérios:

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247Q325189 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

A população surdacega que vai à escola hoje em dia é tipicamente composta por crianças surdacegas que:

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248Q325318 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Caso criança ou adolescente necessite de internação hospitalar, é de responsabilidade dos estabelecimentos de saúde garantir condições para a permanência, em tempo integral, de um dos pais ou responsável.

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249Q319735 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

No que concerne ao ensino fundamental, julgue os itens que se seguem.

A ampliação do ensino fundamental para nove anos torna obrigatória a escolarização de crianças a partir dos seis anos de idade.

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250Q323137 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico, CEFET RJ, CONSULPLAN

Leia com atenção as afirmativas abaixo:

I. Todo professor deverá ser um professor de ética em sala de aula.

II. A educação se tornará mais coerente e eficaz se esclarecer as bases axiológicas da educação

III. Se os valores estão na base de todas as nossas ações, é inevitável reconhecer sua importância para a prática educativa.

IV. Aprende-se a ser moral estudando sobre a moral.

V. A aprendizagem da vida moral é espontânea e resulta de um automotismo.

São falsas as afirmativas:

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252Q326991 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Com referência a violência social, educação e escolarização, julgue os itens subseqüentes. Algumas escolas dos grandes centros urbanos vivem um processo dual em relação à violência. Elas são protagonistas de atos de discriminações e preconceitos e ao mesmo tempo estão na mira da violência difusa e dos grupos organizados.
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253Q323947 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESP

Ainda é recorrente crianças e adolescentes que saem do interior ou de lugares pouco privilegiados para cuidar de outras crianças ou fazer trabalhos domésticos em casas de família. São, muitas vezes, tirados de suas casas, do convívio com suas famílias, com a promessa de receberem educação e uma vida melhor.

Essa situação é configurada como

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254Q320393 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

Nos novos livros didáticos, substitutos das antigas cartilhas, verifica-se um rico repertório textual, com práticas frequentes de leitura de gêneros escritos variados. Esses novos materiais utilizados no processo de alfabetização revelam uma preocupação atual em se trabalhar de maneira articulada:
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255Q324548 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Monitor de Creche, Prefeitura de Louveira SP, VUNESP

O atendimento em creche e pré-escola é um direito, previsto em Legislação, garantido à criança, desde que

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256Q320018 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, SEE SP, VUNESP

A avaliação da aprendizagem é um dos grandes desafios da educação brasileira a fim de, efetivamente, viabilizar a Educação Básica, garantindo o acesso e a permanência das crianças na escola. Ao considerar que o Ensino Fundamental pode ser organizado por ciclos e que é possível adotar o regime de progressão continuada, a avaliação é

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257Q328764 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista Judiciário, TJ PE, FCC

Conforme artigo 56 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de

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258Q319103 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Considerando a concepção, os princípios e as diretrizes contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, julgue os itens a seguir.

Meio ambiente, orientação sexual e arte são considerados temas transversais.

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259Q324788 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

No que concerne ao Plano Nacional de Educação 2001-2010 (PNE – Lei n./10.172/2001), julgue os itens seguintes.

O PNE, que possui força de lei, estabelece as diretrizes, metas e estratégias para a educação brasileira, por um período de dez anos, que orientam a elaboração dos respectivos planos decenais dos estados, dos municípios e do Distrito Federal.

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260Q322865 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito CE, UECE, 2018

Ao longo da história da educação no Ocidente, desenvolveram-se várias concepções de aprendizagem que apresentam entendimentos distintos sobre como o indivíduo adquire conhecimento e, consequentemente, como o ensino deve ser organizado, para que o sucesso da aprendizagem ocorra. As concepções mais conhecidas, por se fazerem presentes na educação brasileira, são as seguintes:
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