Início Questões de Concursos Estrutura Educacional Brasileira Resolva questões de Estrutura Educacional Brasileira comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Estrutura Educacional Brasileira Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 251Q323033 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELOSão elementos de apoio, entre outros: ✂️ a) Os recursos físicos. ✂️ b) As atitudes. ✂️ c) As deliberações administrativas. ✂️ d) Todas as anteriores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 252Q327701 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, SEE SP, VUNESPNa formação permanente de professor, é essencial I. estender-se ao terreno das capacidades, habilidades e atitudes, a fim de atender às exigências do mercado de trabalho sem questionar os valores dos professores; II. estender-se ao terreno das capacidades, habilidades e atitudes e questionar permanentemente os valores e concepções de cada professor; III. restringir-se à Psicologia da Educação e à Didática, pois são as ciências essenciais para atender às demandas da prática docente. Está correto apenas o contido em ✂️ a) II e III. ✂️ b) I e II. ✂️ c) III. ✂️ d) II. ✂️ e) I. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 253Q328764 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista Judiciário, TJ PE, FCCConforme artigo 56 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de ✂️ a) reiteração de indisciplina, roubo na instituição envolvendo seus alunos e desrespeito às instâncias superiores da escola. ✂️ b) violência por parte de seus alunos, falta de participação dos pais em reuniões e descaso por parte dos familiares de seus alunos esgotados os recursos escolares. ✂️ c) alunos que não apresentam documentação necessária para inscrição, falta de vagas em sua unidade e inadequação do aluno a sua unidade. ✂️ d) maus-tratos envolvendo seus alunos, reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar esgotados os recursos escolares, e elevados níveis de repetência. ✂️ e) descaso por parte dos familiares de seus alunos esgotados os recursos escolares, maus-tratos envolvendo seus alunos e reiteração de indisciplina. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 254Q326991 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPECom referência a violência social, educação e escolarização, julgue os itens subseqüentes. Algumas escolas dos grandes centros urbanos vivem um processo dual em relação à violência. Elas são protagonistas de atos de discriminações e preconceitos e ao mesmo tempo estão na mira da violência difusa e dos grupos organizados. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 255Q319103 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEConsiderando a concepção, os princípios e as diretrizes contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, julgue os itens a seguir. Meio ambiente, orientação sexual e arte são considerados temas transversais. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 256Q324767 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVEA formação continuada ganha hoje destaque, constituindo parte das condições de trabalho profissional. A esse respeito, pode-se considerar como formação continuada: I. Prolongamento da formação inicial, visando ao aperfeiçoamento profissional teórico e prático, no próprio contexto de trabalho, e ao desenvolvimento de uma cultura geral mais ampla, para além do exercício profissional. II. Encontros e palestras esporádicas. III. Ações de formação dentro e fora da jornada de trabalho. IV. Atividades realizadas fora do contexto social e escolar. V. Formação feita na escola, a partir de situações trazidas de fora, independente dos saberes adquiridos pelos professores na situação de trabalho. Estão corretas apenas: ✂️ a) I, II e V ✂️ b) I, II e IV ✂️ c) I e III ✂️ d) II, III e V ✂️ e) II, III e IV Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 257Q324788 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPENo que concerne ao Plano Nacional de Educação 2001-2010 (PNE – Lei n./10.172/2001), julgue os itens seguintes. O PNE, que possui força de lei, estabelece as diretrizes, metas e estratégias para a educação brasileira, por um período de dez anos, que orientam a elaboração dos respectivos planos decenais dos estados, dos municípios e do Distrito Federal. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 258Q324548 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Monitor de Creche, Prefeitura de Louveira SP, VUNESPO atendimento em creche e pré-escola é um direito, previsto em Legislação, garantido à criança, desde que ✂️ a) possua idade adequada. ✂️ b) apresente histórico de risco social. ✂️ c) a sua progenitora seja arrimo de família. ✂️ d) a sua família apresente atestado de pobreza. ✂️ e) tenha irmãos que freqüentem a instituição. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 259Q319226 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPEConsiderando a concepção, os princípios e as diretrizes contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, julgue os itens a seguir. Na perspectiva de organização pedagógica, os conteúdos deixam de ser fins e passam a ser meios para a construção do conhecimento. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 260Q320018 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, SEE SP, VUNESPA avaliação da aprendizagem é um dos grandes desafios da educação brasileira a fim de, efetivamente, viabilizar a Educação Básica, garantindo o acesso e a permanência das crianças na escola. Ao considerar que o Ensino Fundamental pode ser organizado por ciclos e que é possível adotar o regime de progressão continuada, a avaliação é ✂️ a) suprimida, aprovando automaticamente os alunos; desta forma, permite que eles permaneçam na escola até o final do ensino fundamental. ✂️ b) somativa, permitindo, assim, a classificação e a aprovação dos alunos ao final de cada série cursada. ✂️ c) realizada sob a forma de testes, a fim de classificar, reprovar e aprovar os alunos ao final de cada ciclo. ✂️ d) contínua e cumulativa da aprendizagem do aluno de forma a permitir a apreciação do desempenho do aluno em cada ciclo. ✂️ e) um mecanismo que mede, quantitativamente, conhecimento retido pelo aluno durante o ciclo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 261Q323137 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico, CEFET RJ, CONSULPLANLeia com atenção as afirmativas abaixo: I. Todo professor deverá ser um professor de ética em sala de aula. II. A educação se tornará mais coerente e eficaz se esclarecer as bases axiológicas da educação III. Se os valores estão na base de todas as nossas ações, é inevitável reconhecer sua importância para a prática educativa. IV. Aprende-se a ser moral estudando sobre a moral. V. A aprendizagem da vida moral é espontânea e resulta de um automotismo. São falsas as afirmativas: ✂️ a) IV e V ✂️ b) II e III ✂️ c) I e II ✂️ d) I, II e III ✂️ e) II, IV e V Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 262Q323947 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESPAinda é recorrente crianças e adolescentes que saem do interior ou de lugares pouco privilegiados para cuidar de outras crianças ou fazer trabalhos domésticos em casas de família. São, muitas vezes, tirados de suas casas, do convívio com suas famílias, com a promessa de receberem educação e uma vida melhor. Essa situação é configurada como ✂️ a) uma forma de garantir uma sobrevivência digna. ✂️ b) uma oportunidade de aprendizagem para crianças e jovens carentes. ✂️ c) trabalho doméstico, previsto em lei e, portanto, legal. ✂️ d) transgressão dos direitos da criança e do adolescente. ✂️ e) um incentivo da sociedade civil para a melhoria das condições de vida dos menos privilegiados. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 263Q323833 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVEAo trabalhar na formação de lideranças com o objetivo de resgatar e/ou interferir nas relações sociais de cidadania, NÃO é função do educador: ✂️ a) Conhecer técnicas e metodologias que poderão ser utilizadas para provocar mudanças apenas na dimensão do coletivo. ✂️ b) Dar subsídios àqueles que participam de seus cursos, para exercerem de forma consciente e participativa a própria cidadania. ✂️ c) Ter definição prévia acerca do conceito de cidadão e cidadania, relacionando-o ao conceito de democracia. ✂️ d) Conhecer técnicas e metodologias que poderão ser utilizadas para provocar mudanças nas relações sociais, na dimensão individual e coletiva. ✂️ e) Situar a visão de homem e de mundo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 264Q320282 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista Judiciário, TJ PE, FCCNo Brasil, aproximadamente 30% das crianças não têm vagas disponíveis nas pré-escolas e 80% em creches. No que se refere às políticas públicas, essa situação é ✂️ a) de importância secundária, já que a educação infantil não é obrigatória, sendo uma opção dos pais colocar seus filhos na creche. ✂️ b) um problema particular dos pais das crianças, que têm o direito de escolher se pretendem colocar seus filhos na creche. ✂️ c) de importância fundamental, já que a educação infantil é um direito da criança e um dever do estado. ✂️ d) um problema da assistência social, que deve verificar a demanda real de pais que trabalham fora de casa. ✂️ e) uma possibilidade de articulação da escola e comunidade para organizar espaços informais de cuidado das crianças. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 265Q322865 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito CE, UECE, 2018Ao longo da história da educação no Ocidente, desenvolveram-se várias concepções de aprendizagem que apresentam entendimentos distintos sobre como o indivíduo adquire conhecimento e, consequentemente, como o ensino deve ser organizado, para que o sucesso da aprendizagem ocorra. As concepções mais conhecidas, por se fazerem presentes na educação brasileira, são as seguintes: ✂️ a) racionalismo, iluminismo, inatismo e construtivismo. ✂️ b) construtivismo, racionalismo, empirismo e indutivismo. ✂️ c) histórico-cultural, iluminismo, indutivismo e racionalismo. ✂️ d) empirismo, inatismo, construtivismo e históricocultural. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 266Q320036 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Assuntos Educacionais, UFFS, FEPESEEstudos evidenciam que a questão da Avaliação Institucional nas universidades brasileiras foi problemática discutida pelo movimento docente que, a partir de 1982, inicia um amplo debate coordenado pela(o): ✂️ a) Ministério da Educação e Desportos. ✂️ b) Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior. ✂️ c) Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação. ✂️ d) Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. ✂️ e) Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 267Q325096 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPEA concepção de EAD expressa no decreto que a regulamenta apresenta alguns avanços. Esses avanços abrangem a referência à utilização das tecnologias de informação e comunicação na mediação pedagógica. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 268Q328208 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCABAEducação Infantil é considerada a primeira etapa da Educação Básica (título capítulo II, seção II, Art. 29), tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade. O texto legal marca ainda a complementaridade entre as instituições de Educação Infantil e a família. O referencial curricular nacional para a Educação Infantil constitui-se em um conjunto de referências e orientações pedagógicas que visam a contribuir com a implantação ou implementação de práticas educativas de qualidade que possam promover e ampliar as condições necessárias para o exercício da cidadania das crianças brasileiras. O referencial curricular nacional para a Educação Infantil com seus eixos de trabalho está agrupado em dois volumes relacionados aos seguintes âmbitos de experiência: ✂️ a) formação pessoal e relacional e conhecimento de mundo. ✂️ b) formação pessoal e relacional e interpretação de mundo. ✂️ c) formação corporal e motora e conhecimento de mundo. ✂️ d) formação pessoal e social e conhecimento de mundo. ✂️ e) formação corporal e motora e interpretação de mundo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 269Q323107 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, SEE SP, VUNESPA descentralização da escola e a implantação dos colegiados é algo recente, sendo comum que suas discussões estejam centradas em questões financeiras, administrativas e pedagógicas. Analisando as atas de reuniões desses grupos, Abranches (2003) detectou alguns problemas freqüentes que podem ser minorados com a participação efetiva dos professores e da comunidade. Pensando no melhor funcionamento e eficácia dos colegiados, assinale a alternativa que aponta um importante problema a ser sanado. ✂️ a) A pauta da reunião é elaborada pela comunidade, cabendo a ela muitas decisões. ✂️ b) A diretora dá muita abertura à comunidade, o que gera problemas com os professores. ✂️ c) Os pais centralizam as discussões em questões financeiras e administrativas, não dando importância às pedagógicas. ✂️ d) Há centralização das discussões sobre as questões financeiras e administrativas pelo grupo de pais. ✂️ e) As questões pedagógicas são monopolizadas pelos professores e diretores, mesmo sendo poucas vezes abordadas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 270Q327264 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPECom relação ao disposto nos documentos legais vigentes que tratam do financiamento da educação, julgue os itens subsequentes. O FUNDEF e o FUNDEB, mecanismos de financiamento da educação, limitam o padrão de qualidade do ensino aos gastos disponíveis, em vez de considerar o custo necessário por aluno, para garantir o padrão de qualidade da educação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
251Q323033 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELOSão elementos de apoio, entre outros: ✂️ a) Os recursos físicos. ✂️ b) As atitudes. ✂️ c) As deliberações administrativas. ✂️ d) Todas as anteriores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
252Q327701 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, SEE SP, VUNESPNa formação permanente de professor, é essencial I. estender-se ao terreno das capacidades, habilidades e atitudes, a fim de atender às exigências do mercado de trabalho sem questionar os valores dos professores; II. estender-se ao terreno das capacidades, habilidades e atitudes e questionar permanentemente os valores e concepções de cada professor; III. restringir-se à Psicologia da Educação e à Didática, pois são as ciências essenciais para atender às demandas da prática docente. Está correto apenas o contido em ✂️ a) II e III. ✂️ b) I e II. ✂️ c) III. ✂️ d) II. ✂️ e) I. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
253Q328764 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista Judiciário, TJ PE, FCCConforme artigo 56 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de ✂️ a) reiteração de indisciplina, roubo na instituição envolvendo seus alunos e desrespeito às instâncias superiores da escola. ✂️ b) violência por parte de seus alunos, falta de participação dos pais em reuniões e descaso por parte dos familiares de seus alunos esgotados os recursos escolares. ✂️ c) alunos que não apresentam documentação necessária para inscrição, falta de vagas em sua unidade e inadequação do aluno a sua unidade. ✂️ d) maus-tratos envolvendo seus alunos, reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar esgotados os recursos escolares, e elevados níveis de repetência. ✂️ e) descaso por parte dos familiares de seus alunos esgotados os recursos escolares, maus-tratos envolvendo seus alunos e reiteração de indisciplina. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
254Q326991 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPECom referência a violência social, educação e escolarização, julgue os itens subseqüentes. Algumas escolas dos grandes centros urbanos vivem um processo dual em relação à violência. Elas são protagonistas de atos de discriminações e preconceitos e ao mesmo tempo estão na mira da violência difusa e dos grupos organizados. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
255Q319103 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEConsiderando a concepção, os princípios e as diretrizes contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, julgue os itens a seguir. Meio ambiente, orientação sexual e arte são considerados temas transversais. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
256Q324767 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVEA formação continuada ganha hoje destaque, constituindo parte das condições de trabalho profissional. A esse respeito, pode-se considerar como formação continuada: I. Prolongamento da formação inicial, visando ao aperfeiçoamento profissional teórico e prático, no próprio contexto de trabalho, e ao desenvolvimento de uma cultura geral mais ampla, para além do exercício profissional. II. Encontros e palestras esporádicas. III. Ações de formação dentro e fora da jornada de trabalho. IV. Atividades realizadas fora do contexto social e escolar. V. Formação feita na escola, a partir de situações trazidas de fora, independente dos saberes adquiridos pelos professores na situação de trabalho. Estão corretas apenas: ✂️ a) I, II e V ✂️ b) I, II e IV ✂️ c) I e III ✂️ d) II, III e V ✂️ e) II, III e IV Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
257Q324788 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPENo que concerne ao Plano Nacional de Educação 2001-2010 (PNE – Lei n./10.172/2001), julgue os itens seguintes. O PNE, que possui força de lei, estabelece as diretrizes, metas e estratégias para a educação brasileira, por um período de dez anos, que orientam a elaboração dos respectivos planos decenais dos estados, dos municípios e do Distrito Federal. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
258Q324548 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Monitor de Creche, Prefeitura de Louveira SP, VUNESPO atendimento em creche e pré-escola é um direito, previsto em Legislação, garantido à criança, desde que ✂️ a) possua idade adequada. ✂️ b) apresente histórico de risco social. ✂️ c) a sua progenitora seja arrimo de família. ✂️ d) a sua família apresente atestado de pobreza. ✂️ e) tenha irmãos que freqüentem a instituição. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
259Q319226 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPEConsiderando a concepção, os princípios e as diretrizes contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, julgue os itens a seguir. Na perspectiva de organização pedagógica, os conteúdos deixam de ser fins e passam a ser meios para a construção do conhecimento. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
260Q320018 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, SEE SP, VUNESPA avaliação da aprendizagem é um dos grandes desafios da educação brasileira a fim de, efetivamente, viabilizar a Educação Básica, garantindo o acesso e a permanência das crianças na escola. Ao considerar que o Ensino Fundamental pode ser organizado por ciclos e que é possível adotar o regime de progressão continuada, a avaliação é ✂️ a) suprimida, aprovando automaticamente os alunos; desta forma, permite que eles permaneçam na escola até o final do ensino fundamental. ✂️ b) somativa, permitindo, assim, a classificação e a aprovação dos alunos ao final de cada série cursada. ✂️ c) realizada sob a forma de testes, a fim de classificar, reprovar e aprovar os alunos ao final de cada ciclo. ✂️ d) contínua e cumulativa da aprendizagem do aluno de forma a permitir a apreciação do desempenho do aluno em cada ciclo. ✂️ e) um mecanismo que mede, quantitativamente, conhecimento retido pelo aluno durante o ciclo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
261Q323137 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico, CEFET RJ, CONSULPLANLeia com atenção as afirmativas abaixo: I. Todo professor deverá ser um professor de ética em sala de aula. II. A educação se tornará mais coerente e eficaz se esclarecer as bases axiológicas da educação III. Se os valores estão na base de todas as nossas ações, é inevitável reconhecer sua importância para a prática educativa. IV. Aprende-se a ser moral estudando sobre a moral. V. A aprendizagem da vida moral é espontânea e resulta de um automotismo. São falsas as afirmativas: ✂️ a) IV e V ✂️ b) II e III ✂️ c) I e II ✂️ d) I, II e III ✂️ e) II, IV e V Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
262Q323947 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESPAinda é recorrente crianças e adolescentes que saem do interior ou de lugares pouco privilegiados para cuidar de outras crianças ou fazer trabalhos domésticos em casas de família. São, muitas vezes, tirados de suas casas, do convívio com suas famílias, com a promessa de receberem educação e uma vida melhor. Essa situação é configurada como ✂️ a) uma forma de garantir uma sobrevivência digna. ✂️ b) uma oportunidade de aprendizagem para crianças e jovens carentes. ✂️ c) trabalho doméstico, previsto em lei e, portanto, legal. ✂️ d) transgressão dos direitos da criança e do adolescente. ✂️ e) um incentivo da sociedade civil para a melhoria das condições de vida dos menos privilegiados. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
263Q323833 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVEAo trabalhar na formação de lideranças com o objetivo de resgatar e/ou interferir nas relações sociais de cidadania, NÃO é função do educador: ✂️ a) Conhecer técnicas e metodologias que poderão ser utilizadas para provocar mudanças apenas na dimensão do coletivo. ✂️ b) Dar subsídios àqueles que participam de seus cursos, para exercerem de forma consciente e participativa a própria cidadania. ✂️ c) Ter definição prévia acerca do conceito de cidadão e cidadania, relacionando-o ao conceito de democracia. ✂️ d) Conhecer técnicas e metodologias que poderão ser utilizadas para provocar mudanças nas relações sociais, na dimensão individual e coletiva. ✂️ e) Situar a visão de homem e de mundo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
264Q320282 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista Judiciário, TJ PE, FCCNo Brasil, aproximadamente 30% das crianças não têm vagas disponíveis nas pré-escolas e 80% em creches. No que se refere às políticas públicas, essa situação é ✂️ a) de importância secundária, já que a educação infantil não é obrigatória, sendo uma opção dos pais colocar seus filhos na creche. ✂️ b) um problema particular dos pais das crianças, que têm o direito de escolher se pretendem colocar seus filhos na creche. ✂️ c) de importância fundamental, já que a educação infantil é um direito da criança e um dever do estado. ✂️ d) um problema da assistência social, que deve verificar a demanda real de pais que trabalham fora de casa. ✂️ e) uma possibilidade de articulação da escola e comunidade para organizar espaços informais de cuidado das crianças. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
265Q322865 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito CE, UECE, 2018Ao longo da história da educação no Ocidente, desenvolveram-se várias concepções de aprendizagem que apresentam entendimentos distintos sobre como o indivíduo adquire conhecimento e, consequentemente, como o ensino deve ser organizado, para que o sucesso da aprendizagem ocorra. As concepções mais conhecidas, por se fazerem presentes na educação brasileira, são as seguintes: ✂️ a) racionalismo, iluminismo, inatismo e construtivismo. ✂️ b) construtivismo, racionalismo, empirismo e indutivismo. ✂️ c) histórico-cultural, iluminismo, indutivismo e racionalismo. ✂️ d) empirismo, inatismo, construtivismo e históricocultural. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
266Q320036 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Assuntos Educacionais, UFFS, FEPESEEstudos evidenciam que a questão da Avaliação Institucional nas universidades brasileiras foi problemática discutida pelo movimento docente que, a partir de 1982, inicia um amplo debate coordenado pela(o): ✂️ a) Ministério da Educação e Desportos. ✂️ b) Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior. ✂️ c) Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação. ✂️ d) Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. ✂️ e) Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
267Q325096 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPEA concepção de EAD expressa no decreto que a regulamenta apresenta alguns avanços. Esses avanços abrangem a referência à utilização das tecnologias de informação e comunicação na mediação pedagógica. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
268Q328208 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCABAEducação Infantil é considerada a primeira etapa da Educação Básica (título capítulo II, seção II, Art. 29), tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade. O texto legal marca ainda a complementaridade entre as instituições de Educação Infantil e a família. O referencial curricular nacional para a Educação Infantil constitui-se em um conjunto de referências e orientações pedagógicas que visam a contribuir com a implantação ou implementação de práticas educativas de qualidade que possam promover e ampliar as condições necessárias para o exercício da cidadania das crianças brasileiras. O referencial curricular nacional para a Educação Infantil com seus eixos de trabalho está agrupado em dois volumes relacionados aos seguintes âmbitos de experiência: ✂️ a) formação pessoal e relacional e conhecimento de mundo. ✂️ b) formação pessoal e relacional e interpretação de mundo. ✂️ c) formação corporal e motora e conhecimento de mundo. ✂️ d) formação pessoal e social e conhecimento de mundo. ✂️ e) formação corporal e motora e interpretação de mundo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
269Q323107 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, SEE SP, VUNESPA descentralização da escola e a implantação dos colegiados é algo recente, sendo comum que suas discussões estejam centradas em questões financeiras, administrativas e pedagógicas. Analisando as atas de reuniões desses grupos, Abranches (2003) detectou alguns problemas freqüentes que podem ser minorados com a participação efetiva dos professores e da comunidade. Pensando no melhor funcionamento e eficácia dos colegiados, assinale a alternativa que aponta um importante problema a ser sanado. ✂️ a) A pauta da reunião é elaborada pela comunidade, cabendo a ela muitas decisões. ✂️ b) A diretora dá muita abertura à comunidade, o que gera problemas com os professores. ✂️ c) Os pais centralizam as discussões em questões financeiras e administrativas, não dando importância às pedagógicas. ✂️ d) Há centralização das discussões sobre as questões financeiras e administrativas pelo grupo de pais. ✂️ e) As questões pedagógicas são monopolizadas pelos professores e diretores, mesmo sendo poucas vezes abordadas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
270Q327264 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPECom relação ao disposto nos documentos legais vigentes que tratam do financiamento da educação, julgue os itens subsequentes. O FUNDEF e o FUNDEB, mecanismos de financiamento da educação, limitam o padrão de qualidade do ensino aos gastos disponíveis, em vez de considerar o custo necessário por aluno, para garantir o padrão de qualidade da educação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro