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Questões de Concursos Estrutura Educacional Brasileira

Resolva questões de Estrutura Educacional Brasileira comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


252Q327701 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, SEE SP, VUNESP

Na formação permanente de professor, é essencial
I. estender-se ao terreno das capacidades, habilidades e atitudes, a fim de atender às exigências do mercado de trabalho sem questionar os valores dos professores;
II. estender-se ao terreno das capacidades, habilidades e atitudes e questionar permanentemente os valores e concepções de cada professor;
III. restringir-se à Psicologia da Educação e à Didática, pois são as ciências essenciais para atender às demandas da prática docente.

Está correto apenas o contido em

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253Q328764 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista Judiciário, TJ PE, FCC

Conforme artigo 56 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de

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254Q326991 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Com referência a violência social, educação e escolarização, julgue os itens subseqüentes. Algumas escolas dos grandes centros urbanos vivem um processo dual em relação à violência. Elas são protagonistas de atos de discriminações e preconceitos e ao mesmo tempo estão na mira da violência difusa e dos grupos organizados.
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255Q319103 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Considerando a concepção, os princípios e as diretrizes contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, julgue os itens a seguir.

Meio ambiente, orientação sexual e arte são considerados temas transversais.

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256Q324767 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

A formação continuada ganha hoje destaque, constituindo parte das condições de trabalho profissional. A esse respeito, pode-se considerar como formação continuada:

I. Prolongamento da formação inicial, visando ao aperfeiçoamento profissional teórico e prático, no próprio contexto de trabalho, e ao desenvolvimento de uma cultura geral mais ampla, para além do exercício profissional.

II. Encontros e palestras esporádicas.

III. Ações de formação dentro e fora da jornada de trabalho.

IV. Atividades realizadas fora do contexto social e escolar.

V. Formação feita na escola, a partir de situações trazidas de fora, independente dos saberes adquiridos pelos professores na situação de trabalho.

Estão corretas apenas:

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257Q324788 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

No que concerne ao Plano Nacional de Educação 2001-2010 (PNE – Lei n./10.172/2001), julgue os itens seguintes.

O PNE, que possui força de lei, estabelece as diretrizes, metas e estratégias para a educação brasileira, por um período de dez anos, que orientam a elaboração dos respectivos planos decenais dos estados, dos municípios e do Distrito Federal.

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258Q324548 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Monitor de Creche, Prefeitura de Louveira SP, VUNESP

O atendimento em creche e pré-escola é um direito, previsto em Legislação, garantido à criança, desde que

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259Q319226 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Considerando a concepção, os princípios e as diretrizes contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, julgue os itens a seguir.

Na perspectiva de organização pedagógica, os conteúdos deixam de ser fins e passam a ser meios para a construção do conhecimento.

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260Q320018 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, SEE SP, VUNESP

A avaliação da aprendizagem é um dos grandes desafios da educação brasileira a fim de, efetivamente, viabilizar a Educação Básica, garantindo o acesso e a permanência das crianças na escola. Ao considerar que o Ensino Fundamental pode ser organizado por ciclos e que é possível adotar o regime de progressão continuada, a avaliação é

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261Q323137 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico, CEFET RJ, CONSULPLAN

Leia com atenção as afirmativas abaixo:

I. Todo professor deverá ser um professor de ética em sala de aula.

II. A educação se tornará mais coerente e eficaz se esclarecer as bases axiológicas da educação

III. Se os valores estão na base de todas as nossas ações, é inevitável reconhecer sua importância para a prática educativa.

IV. Aprende-se a ser moral estudando sobre a moral.

V. A aprendizagem da vida moral é espontânea e resulta de um automotismo.

São falsas as afirmativas:

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262Q323947 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESP

Ainda é recorrente crianças e adolescentes que saem do interior ou de lugares pouco privilegiados para cuidar de outras crianças ou fazer trabalhos domésticos em casas de família. São, muitas vezes, tirados de suas casas, do convívio com suas famílias, com a promessa de receberem educação e uma vida melhor.

Essa situação é configurada como

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263Q323833 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

Ao trabalhar na formação de lideranças com o objetivo de resgatar e/ou interferir nas relações sociais de cidadania, NÃO é função do educador:
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264Q320282 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista Judiciário, TJ PE, FCC

No Brasil, aproximadamente 30% das crianças não têm vagas disponíveis nas pré-escolas e 80% em creches. No que se refere às políticas públicas, essa situação é

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265Q322865 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito CE, UECE, 2018

Ao longo da história da educação no Ocidente, desenvolveram-se várias concepções de aprendizagem que apresentam entendimentos distintos sobre como o indivíduo adquire conhecimento e, consequentemente, como o ensino deve ser organizado, para que o sucesso da aprendizagem ocorra. As concepções mais conhecidas, por se fazerem presentes na educação brasileira, são as seguintes:
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266Q320036 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Assuntos Educacionais, UFFS, FEPESE

Estudos evidenciam que a questão da Avaliação Institucional nas universidades brasileiras foi problemática discutida pelo movimento docente que, a partir de 1982, inicia um amplo debate coordenado pela(o):

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268Q328208 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

AEducação Infantil é considerada a primeira etapa da Educação Básica (título capítulo II, seção II, Art. 29), tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade. O texto legal marca ainda a complementaridade entre as instituições de Educação Infantil e a família. O referencial curricular nacional para a Educação Infantil constitui-se em um conjunto de referências e orientações pedagógicas que visam a contribuir com a implantação ou implementação de práticas educativas de qualidade que possam promover e ampliar as condições necessárias para o exercício da cidadania das crianças brasileiras. O referencial curricular nacional para a Educação Infantil com seus eixos de trabalho está agrupado em dois volumes relacionados aos seguintes âmbitos de experiência:

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269Q323107 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, SEE SP, VUNESP

A descentralização da escola e a implantação dos colegiados é algo recente, sendo comum que suas discussões estejam centradas em questões financeiras, administrativas e pedagógicas. Analisando as atas de reuniões desses grupos, Abranches (2003) detectou alguns problemas freqüentes que podem ser minorados com a participação efetiva dos professores e da comunidade. Pensando no melhor funcionamento e eficácia dos colegiados, assinale a alternativa que aponta um importante problema a ser sanado.

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270Q327264 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

Com relação ao disposto nos documentos legais vigentes que tratam do financiamento da educação, julgue os itens subsequentes.

O FUNDEF e o FUNDEB, mecanismos de financiamento da educação, limitam o padrão de qualidade do ensino aos gastos disponíveis, em vez de considerar o custo necessário por aluno, para garantir o padrão de qualidade da educação.

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