Início Questões de Concursos Estrutura Educacional Brasileira Resolva questões de Estrutura Educacional Brasileira comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Estrutura Educacional Brasileira Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 261Q324767 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVEA formação continuada ganha hoje destaque, constituindo parte das condições de trabalho profissional. A esse respeito, pode-se considerar como formação continuada: I. Prolongamento da formação inicial, visando ao aperfeiçoamento profissional teórico e prático, no próprio contexto de trabalho, e ao desenvolvimento de uma cultura geral mais ampla, para além do exercício profissional. II. Encontros e palestras esporádicas. III. Ações de formação dentro e fora da jornada de trabalho. IV. Atividades realizadas fora do contexto social e escolar. V. Formação feita na escola, a partir de situações trazidas de fora, independente dos saberes adquiridos pelos professores na situação de trabalho. Estão corretas apenas: ✂️ a) I, II e V ✂️ b) I, II e IV ✂️ c) I e III ✂️ d) II, III e V ✂️ e) II, III e IV Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 262Q328208 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCABAEducação Infantil é considerada a primeira etapa da Educação Básica (título capítulo II, seção II, Art. 29), tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade. O texto legal marca ainda a complementaridade entre as instituições de Educação Infantil e a família. O referencial curricular nacional para a Educação Infantil constitui-se em um conjunto de referências e orientações pedagógicas que visam a contribuir com a implantação ou implementação de práticas educativas de qualidade que possam promover e ampliar as condições necessárias para o exercício da cidadania das crianças brasileiras. O referencial curricular nacional para a Educação Infantil com seus eixos de trabalho está agrupado em dois volumes relacionados aos seguintes âmbitos de experiência: ✂️ a) formação pessoal e relacional e conhecimento de mundo. ✂️ b) formação pessoal e relacional e interpretação de mundo. ✂️ c) formação corporal e motora e conhecimento de mundo. ✂️ d) formação pessoal e social e conhecimento de mundo. ✂️ e) formação corporal e motora e interpretação de mundo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 263Q327701 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, SEE SP, VUNESPNa formação permanente de professor, é essencial I. estender-se ao terreno das capacidades, habilidades e atitudes, a fim de atender às exigências do mercado de trabalho sem questionar os valores dos professores; II. estender-se ao terreno das capacidades, habilidades e atitudes e questionar permanentemente os valores e concepções de cada professor; III. restringir-se à Psicologia da Educação e à Didática, pois são as ciências essenciais para atender às demandas da prática docente. Está correto apenas o contido em ✂️ a) II e III. ✂️ b) I e II. ✂️ c) III. ✂️ d) II. ✂️ e) I. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 264Q320282 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista Judiciário, TJ PE, FCCNo Brasil, aproximadamente 30% das crianças não têm vagas disponíveis nas pré-escolas e 80% em creches. No que se refere às políticas públicas, essa situação é ✂️ a) de importância secundária, já que a educação infantil não é obrigatória, sendo uma opção dos pais colocar seus filhos na creche. ✂️ b) um problema particular dos pais das crianças, que têm o direito de escolher se pretendem colocar seus filhos na creche. ✂️ c) de importância fundamental, já que a educação infantil é um direito da criança e um dever do estado. ✂️ d) um problema da assistência social, que deve verificar a demanda real de pais que trabalham fora de casa. ✂️ e) uma possibilidade de articulação da escola e comunidade para organizar espaços informais de cuidado das crianças. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 265Q320036 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Assuntos Educacionais, UFFS, FEPESEEstudos evidenciam que a questão da Avaliação Institucional nas universidades brasileiras foi problemática discutida pelo movimento docente que, a partir de 1982, inicia um amplo debate coordenado pela(o): ✂️ a) Ministério da Educação e Desportos. ✂️ b) Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior. ✂️ c) Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação. ✂️ d) Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. ✂️ e) Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 266Q325096 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPEA concepção de EAD expressa no decreto que a regulamenta apresenta alguns avanços. Esses avanços abrangem a referência à utilização das tecnologias de informação e comunicação na mediação pedagógica. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 267Q323833 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVEAo trabalhar na formação de lideranças com o objetivo de resgatar e/ou interferir nas relações sociais de cidadania, NÃO é função do educador: ✂️ a) Conhecer técnicas e metodologias que poderão ser utilizadas para provocar mudanças apenas na dimensão do coletivo. ✂️ b) Dar subsídios àqueles que participam de seus cursos, para exercerem de forma consciente e participativa a própria cidadania. ✂️ c) Ter definição prévia acerca do conceito de cidadão e cidadania, relacionando-o ao conceito de democracia. ✂️ d) Conhecer técnicas e metodologias que poderão ser utilizadas para provocar mudanças nas relações sociais, na dimensão individual e coletiva. ✂️ e) Situar a visão de homem e de mundo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 268Q319226 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPEConsiderando a concepção, os princípios e as diretrizes contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, julgue os itens a seguir. Na perspectiva de organização pedagógica, os conteúdos deixam de ser fins e passam a ser meios para a construção do conhecimento. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 269Q323107 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, SEE SP, VUNESPA descentralização da escola e a implantação dos colegiados é algo recente, sendo comum que suas discussões estejam centradas em questões financeiras, administrativas e pedagógicas. Analisando as atas de reuniões desses grupos, Abranches (2003) detectou alguns problemas freqüentes que podem ser minorados com a participação efetiva dos professores e da comunidade. Pensando no melhor funcionamento e eficácia dos colegiados, assinale a alternativa que aponta um importante problema a ser sanado. ✂️ a) A pauta da reunião é elaborada pela comunidade, cabendo a ela muitas decisões. ✂️ b) A diretora dá muita abertura à comunidade, o que gera problemas com os professores. ✂️ c) Os pais centralizam as discussões em questões financeiras e administrativas, não dando importância às pedagógicas. ✂️ d) Há centralização das discussões sobre as questões financeiras e administrativas pelo grupo de pais. ✂️ e) As questões pedagógicas são monopolizadas pelos professores e diretores, mesmo sendo poucas vezes abordadas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 270Q319590 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Secretaria de Educação PE, IPADDiante do atual contexto educacional brasileiro, a Educação Física é um componente curricular da educação básica que deve ter como função: ✂️ a) o desenvolvimento das aptidões atléticas pelas práticas esportivas ✂️ b) a formação de homens robustos pelo aprimoramento das aptidões físicas. ✂️ c) a apropriação crítica dos conhecimentos de diferentes práticas corporais. ✂️ d) a manutenção e recuperação da saúde pelos exercícios. ✂️ e) a compreensão crítico-social dos conteúdos esportivos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 271Q321049 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Prefeitura de Palmeira SC, CEC ConcursoNumere os temas da (Lei n.º 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) da segunda coluna de acordo com as sentenças da Lei de Diretrizes e Bases da Educação da primeira e assinale a alternativa que traz a numeração correta, de cima para baixo: I. Modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais. II. Sua finalidade é desenvolver o educando, assegurandolhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. III. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de: prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento. IV. A experiência docente é pré-requisito para o exercício profissional de quaisquer outras funções de magistério, nos termos das normas de cada sistema de ensino. V. Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. ( ) Princípios e fins da Educação Nacional ( ) Educação Básica ( ) Educação Especial ( ) Profissionais da Educação ( ) Organização da Educação Nacional ✂️ a) V – II – I – IV – III ✂️ b) III – I – IV – II – V ✂️ c) V – IV – II – III – I ✂️ d) I – II – III – V – IV ✂️ e) V – IV – III – II – I Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 272Q327264 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPECom relação ao disposto nos documentos legais vigentes que tratam do financiamento da educação, julgue os itens subsequentes. O FUNDEF e o FUNDEB, mecanismos de financiamento da educação, limitam o padrão de qualidade do ensino aos gastos disponíveis, em vez de considerar o custo necessário por aluno, para garantir o padrão de qualidade da educação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 273Q328066 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ESA Educação Profissional Técnica de Nível Médio, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, articula-se com o Ensino Médio e suas diferentes modalidades, incluindo a Educação de Jovens e Adultos, e com mais quatro dimensões. Assinale a opção que explicita essas quatro dimensões articuladoras do currículo. ✂️ a) Trabalho, ciência, tecnologia e cultura ✂️ b) Trabalho, ciência moderna, cultura e ordem ✂️ c) Profissão, ciência, teoria, prática ✂️ d) Profissão, pesquisa, tecnologia e progresso ✂️ e) Mercado de trabalho, ciência moderna, progresso e ordem Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 274Q322977 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEConsiderando a concepção, os princípios e as diretrizes contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, julgue os itens a seguir. Os temas transversais não devem ser constituídos como espaços específicos, mas sim como ferramentas que visam propiciar a integração das áreas de conhecimento. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 275Q326079 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELOAdotar sistemas de comunicação alternativos para os alunos impedidos de comunicação oral é: ✂️ a) Uma medida que é irrelevante às adaptações de acesso ao currículo. ✂️ b) Uma medida de adaptação de acesso ao currículo apenas para o processo de ensino-aprendizagem ✂️ c) Uma medida de adaptação de acesso ao currículo apenas para a avaliação. ✂️ d) Uma medida de adaptação de acesso ao currículo para o processo de ensino-aprendizagem e avaliação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 276Q323799 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico, CEFET RJ, CEFETBAHIAO pedagogo, dentro de uma instituição de educação, é importante, tendo em vista a função social de uma escola, seus objetivos e toda a base científica trabalhada na sua formação profissional, que deve ter possibilitado o desenvolvimento de competências e habilidades para tornar esse profissional um trabalhador capaz de realizar ações para ser ✂️ a) um direcionador de idéias das várias ciências que embasam a educação. ✂️ b) um articulador e mediador no desenvolvimento das ações técnico-pedagógicas. ✂️ c) um planejador das atividades didáticopedagógicas dos professores. ✂️ d) um articulador de todas as atividades dos discentes dentro da escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 277Q324000 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIOA vida profissional é feita de direitos e deveres. Assinale a opção que apresenta, corretamente, um direito e um dever, segundo o Estatuto do Magistério do Município de Cajamar. ✂️ a) Ter ao seu alcance informações educacionais que contribuam para a ampliação de seus conhecimentos; manter conduta adequada à dignidade profissional. ✂️ b) Receber auxílio na forma de bolsa de estudos; representar o município em atividades educacionais fora de sua jurisdição territorial. ✂️ c) Acumular cargos de professor e de técnico pedagógico em carga horária flexível; atuar segundo os princípios de autogestão de recursos e de desenvolvimento profissional. ✂️ d) Ter assegurada a igualdade de tratamento no plano técnico / pedagógico; aplicar as sanções necessárias em casos de indisciplina de alunos. ✂️ e) Recusar-se a ministrar aulas em situações que julgue inadequadas ou incompatíveis com sua formação; participar de eventos que promovam o próprio aprimoramento profissional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 278Q321763 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELOA formação continuada não tem como princípios: ✂️ a) O respeito aos saberes individuais e coletivos. ✂️ b) O acesso aos conhecimentos das diversas culturas. ✂️ c) A interação. ✂️ d) O atrelamento intelectual. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 279Q322087 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPEA sociedade brasileira vive, a partir do final do século XX, um momento de rápidas transformações econômicas e tecnológicas, acompanhadas de grandes avanços na educação e na cultura, tais como a consolidação da LDB n.º 9.394/96, o Plano Decenal de Educação (1993-2003), os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Programa de Distribuição do Livro Didático. Julgue os seguintes itens, relativos à educação e às políticas sociais no Brasil contemporâneo. No Brasil, os sistemas educacional e cultural têm conseguido fortalecer a economia, fazendo-a caminhar para a autosuficiência. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 280Q326220 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir, relativos ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Crianças e adolescentes têm direito à liberdade de opinião, expressão, crença e culto religioso e de participar da vida política, na forma da lei. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
261Q324767 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVEA formação continuada ganha hoje destaque, constituindo parte das condições de trabalho profissional. A esse respeito, pode-se considerar como formação continuada: I. Prolongamento da formação inicial, visando ao aperfeiçoamento profissional teórico e prático, no próprio contexto de trabalho, e ao desenvolvimento de uma cultura geral mais ampla, para além do exercício profissional. II. Encontros e palestras esporádicas. III. Ações de formação dentro e fora da jornada de trabalho. IV. Atividades realizadas fora do contexto social e escolar. V. Formação feita na escola, a partir de situações trazidas de fora, independente dos saberes adquiridos pelos professores na situação de trabalho. Estão corretas apenas: ✂️ a) I, II e V ✂️ b) I, II e IV ✂️ c) I e III ✂️ d) II, III e V ✂️ e) II, III e IV Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
262Q328208 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCABAEducação Infantil é considerada a primeira etapa da Educação Básica (título capítulo II, seção II, Art. 29), tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade. O texto legal marca ainda a complementaridade entre as instituições de Educação Infantil e a família. O referencial curricular nacional para a Educação Infantil constitui-se em um conjunto de referências e orientações pedagógicas que visam a contribuir com a implantação ou implementação de práticas educativas de qualidade que possam promover e ampliar as condições necessárias para o exercício da cidadania das crianças brasileiras. O referencial curricular nacional para a Educação Infantil com seus eixos de trabalho está agrupado em dois volumes relacionados aos seguintes âmbitos de experiência: ✂️ a) formação pessoal e relacional e conhecimento de mundo. ✂️ b) formação pessoal e relacional e interpretação de mundo. ✂️ c) formação corporal e motora e conhecimento de mundo. ✂️ d) formação pessoal e social e conhecimento de mundo. ✂️ e) formação corporal e motora e interpretação de mundo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
263Q327701 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, SEE SP, VUNESPNa formação permanente de professor, é essencial I. estender-se ao terreno das capacidades, habilidades e atitudes, a fim de atender às exigências do mercado de trabalho sem questionar os valores dos professores; II. estender-se ao terreno das capacidades, habilidades e atitudes e questionar permanentemente os valores e concepções de cada professor; III. restringir-se à Psicologia da Educação e à Didática, pois são as ciências essenciais para atender às demandas da prática docente. Está correto apenas o contido em ✂️ a) II e III. ✂️ b) I e II. ✂️ c) III. ✂️ d) II. ✂️ e) I. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
264Q320282 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista Judiciário, TJ PE, FCCNo Brasil, aproximadamente 30% das crianças não têm vagas disponíveis nas pré-escolas e 80% em creches. No que se refere às políticas públicas, essa situação é ✂️ a) de importância secundária, já que a educação infantil não é obrigatória, sendo uma opção dos pais colocar seus filhos na creche. ✂️ b) um problema particular dos pais das crianças, que têm o direito de escolher se pretendem colocar seus filhos na creche. ✂️ c) de importância fundamental, já que a educação infantil é um direito da criança e um dever do estado. ✂️ d) um problema da assistência social, que deve verificar a demanda real de pais que trabalham fora de casa. ✂️ e) uma possibilidade de articulação da escola e comunidade para organizar espaços informais de cuidado das crianças. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
265Q320036 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Assuntos Educacionais, UFFS, FEPESEEstudos evidenciam que a questão da Avaliação Institucional nas universidades brasileiras foi problemática discutida pelo movimento docente que, a partir de 1982, inicia um amplo debate coordenado pela(o): ✂️ a) Ministério da Educação e Desportos. ✂️ b) Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior. ✂️ c) Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação. ✂️ d) Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. ✂️ e) Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
266Q325096 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPEA concepção de EAD expressa no decreto que a regulamenta apresenta alguns avanços. Esses avanços abrangem a referência à utilização das tecnologias de informação e comunicação na mediação pedagógica. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
267Q323833 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVEAo trabalhar na formação de lideranças com o objetivo de resgatar e/ou interferir nas relações sociais de cidadania, NÃO é função do educador: ✂️ a) Conhecer técnicas e metodologias que poderão ser utilizadas para provocar mudanças apenas na dimensão do coletivo. ✂️ b) Dar subsídios àqueles que participam de seus cursos, para exercerem de forma consciente e participativa a própria cidadania. ✂️ c) Ter definição prévia acerca do conceito de cidadão e cidadania, relacionando-o ao conceito de democracia. ✂️ d) Conhecer técnicas e metodologias que poderão ser utilizadas para provocar mudanças nas relações sociais, na dimensão individual e coletiva. ✂️ e) Situar a visão de homem e de mundo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
268Q319226 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPEConsiderando a concepção, os princípios e as diretrizes contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, julgue os itens a seguir. Na perspectiva de organização pedagógica, os conteúdos deixam de ser fins e passam a ser meios para a construção do conhecimento. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
269Q323107 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, SEE SP, VUNESPA descentralização da escola e a implantação dos colegiados é algo recente, sendo comum que suas discussões estejam centradas em questões financeiras, administrativas e pedagógicas. Analisando as atas de reuniões desses grupos, Abranches (2003) detectou alguns problemas freqüentes que podem ser minorados com a participação efetiva dos professores e da comunidade. Pensando no melhor funcionamento e eficácia dos colegiados, assinale a alternativa que aponta um importante problema a ser sanado. ✂️ a) A pauta da reunião é elaborada pela comunidade, cabendo a ela muitas decisões. ✂️ b) A diretora dá muita abertura à comunidade, o que gera problemas com os professores. ✂️ c) Os pais centralizam as discussões em questões financeiras e administrativas, não dando importância às pedagógicas. ✂️ d) Há centralização das discussões sobre as questões financeiras e administrativas pelo grupo de pais. ✂️ e) As questões pedagógicas são monopolizadas pelos professores e diretores, mesmo sendo poucas vezes abordadas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
270Q319590 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Secretaria de Educação PE, IPADDiante do atual contexto educacional brasileiro, a Educação Física é um componente curricular da educação básica que deve ter como função: ✂️ a) o desenvolvimento das aptidões atléticas pelas práticas esportivas ✂️ b) a formação de homens robustos pelo aprimoramento das aptidões físicas. ✂️ c) a apropriação crítica dos conhecimentos de diferentes práticas corporais. ✂️ d) a manutenção e recuperação da saúde pelos exercícios. ✂️ e) a compreensão crítico-social dos conteúdos esportivos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
271Q321049 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Prefeitura de Palmeira SC, CEC ConcursoNumere os temas da (Lei n.º 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) da segunda coluna de acordo com as sentenças da Lei de Diretrizes e Bases da Educação da primeira e assinale a alternativa que traz a numeração correta, de cima para baixo: I. Modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais. II. Sua finalidade é desenvolver o educando, assegurandolhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. III. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de: prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento. IV. A experiência docente é pré-requisito para o exercício profissional de quaisquer outras funções de magistério, nos termos das normas de cada sistema de ensino. V. Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. ( ) Princípios e fins da Educação Nacional ( ) Educação Básica ( ) Educação Especial ( ) Profissionais da Educação ( ) Organização da Educação Nacional ✂️ a) V – II – I – IV – III ✂️ b) III – I – IV – II – V ✂️ c) V – IV – II – III – I ✂️ d) I – II – III – V – IV ✂️ e) V – IV – III – II – I Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
272Q327264 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPECom relação ao disposto nos documentos legais vigentes que tratam do financiamento da educação, julgue os itens subsequentes. O FUNDEF e o FUNDEB, mecanismos de financiamento da educação, limitam o padrão de qualidade do ensino aos gastos disponíveis, em vez de considerar o custo necessário por aluno, para garantir o padrão de qualidade da educação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
273Q328066 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ESA Educação Profissional Técnica de Nível Médio, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, articula-se com o Ensino Médio e suas diferentes modalidades, incluindo a Educação de Jovens e Adultos, e com mais quatro dimensões. Assinale a opção que explicita essas quatro dimensões articuladoras do currículo. ✂️ a) Trabalho, ciência, tecnologia e cultura ✂️ b) Trabalho, ciência moderna, cultura e ordem ✂️ c) Profissão, ciência, teoria, prática ✂️ d) Profissão, pesquisa, tecnologia e progresso ✂️ e) Mercado de trabalho, ciência moderna, progresso e ordem Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
274Q322977 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEConsiderando a concepção, os princípios e as diretrizes contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, julgue os itens a seguir. Os temas transversais não devem ser constituídos como espaços específicos, mas sim como ferramentas que visam propiciar a integração das áreas de conhecimento. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
275Q326079 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELOAdotar sistemas de comunicação alternativos para os alunos impedidos de comunicação oral é: ✂️ a) Uma medida que é irrelevante às adaptações de acesso ao currículo. ✂️ b) Uma medida de adaptação de acesso ao currículo apenas para o processo de ensino-aprendizagem ✂️ c) Uma medida de adaptação de acesso ao currículo apenas para a avaliação. ✂️ d) Uma medida de adaptação de acesso ao currículo para o processo de ensino-aprendizagem e avaliação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
276Q323799 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico, CEFET RJ, CEFETBAHIAO pedagogo, dentro de uma instituição de educação, é importante, tendo em vista a função social de uma escola, seus objetivos e toda a base científica trabalhada na sua formação profissional, que deve ter possibilitado o desenvolvimento de competências e habilidades para tornar esse profissional um trabalhador capaz de realizar ações para ser ✂️ a) um direcionador de idéias das várias ciências que embasam a educação. ✂️ b) um articulador e mediador no desenvolvimento das ações técnico-pedagógicas. ✂️ c) um planejador das atividades didáticopedagógicas dos professores. ✂️ d) um articulador de todas as atividades dos discentes dentro da escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
277Q324000 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIOA vida profissional é feita de direitos e deveres. Assinale a opção que apresenta, corretamente, um direito e um dever, segundo o Estatuto do Magistério do Município de Cajamar. ✂️ a) Ter ao seu alcance informações educacionais que contribuam para a ampliação de seus conhecimentos; manter conduta adequada à dignidade profissional. ✂️ b) Receber auxílio na forma de bolsa de estudos; representar o município em atividades educacionais fora de sua jurisdição territorial. ✂️ c) Acumular cargos de professor e de técnico pedagógico em carga horária flexível; atuar segundo os princípios de autogestão de recursos e de desenvolvimento profissional. ✂️ d) Ter assegurada a igualdade de tratamento no plano técnico / pedagógico; aplicar as sanções necessárias em casos de indisciplina de alunos. ✂️ e) Recusar-se a ministrar aulas em situações que julgue inadequadas ou incompatíveis com sua formação; participar de eventos que promovam o próprio aprimoramento profissional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
278Q321763 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELOA formação continuada não tem como princípios: ✂️ a) O respeito aos saberes individuais e coletivos. ✂️ b) O acesso aos conhecimentos das diversas culturas. ✂️ c) A interação. ✂️ d) O atrelamento intelectual. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
279Q322087 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPEA sociedade brasileira vive, a partir do final do século XX, um momento de rápidas transformações econômicas e tecnológicas, acompanhadas de grandes avanços na educação e na cultura, tais como a consolidação da LDB n.º 9.394/96, o Plano Decenal de Educação (1993-2003), os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Programa de Distribuição do Livro Didático. Julgue os seguintes itens, relativos à educação e às políticas sociais no Brasil contemporâneo. No Brasil, os sistemas educacional e cultural têm conseguido fortalecer a economia, fazendo-a caminhar para a autosuficiência. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
280Q326220 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir, relativos ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Crianças e adolescentes têm direito à liberdade de opinião, expressão, crença e culto religioso e de participar da vida política, na forma da lei. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro