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Questões de Concursos Estrutura Educacional Brasileira

Resolva questões de Estrutura Educacional Brasileira comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q324767 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

A formação continuada ganha hoje destaque, constituindo parte das condições de trabalho profissional. A esse respeito, pode-se considerar como formação continuada:

I. Prolongamento da formação inicial, visando ao aperfeiçoamento profissional teórico e prático, no próprio contexto de trabalho, e ao desenvolvimento de uma cultura geral mais ampla, para além do exercício profissional.

II. Encontros e palestras esporádicas.

III. Ações de formação dentro e fora da jornada de trabalho.

IV. Atividades realizadas fora do contexto social e escolar.

V. Formação feita na escola, a partir de situações trazidas de fora, independente dos saberes adquiridos pelos professores na situação de trabalho.

Estão corretas apenas:

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262Q328208 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

AEducação Infantil é considerada a primeira etapa da Educação Básica (título capítulo II, seção II, Art. 29), tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade. O texto legal marca ainda a complementaridade entre as instituições de Educação Infantil e a família. O referencial curricular nacional para a Educação Infantil constitui-se em um conjunto de referências e orientações pedagógicas que visam a contribuir com a implantação ou implementação de práticas educativas de qualidade que possam promover e ampliar as condições necessárias para o exercício da cidadania das crianças brasileiras. O referencial curricular nacional para a Educação Infantil com seus eixos de trabalho está agrupado em dois volumes relacionados aos seguintes âmbitos de experiência:

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263Q327701 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, SEE SP, VUNESP

Na formação permanente de professor, é essencial
I. estender-se ao terreno das capacidades, habilidades e atitudes, a fim de atender às exigências do mercado de trabalho sem questionar os valores dos professores;
II. estender-se ao terreno das capacidades, habilidades e atitudes e questionar permanentemente os valores e concepções de cada professor;
III. restringir-se à Psicologia da Educação e à Didática, pois são as ciências essenciais para atender às demandas da prática docente.

Está correto apenas o contido em

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264Q320282 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista Judiciário, TJ PE, FCC

No Brasil, aproximadamente 30% das crianças não têm vagas disponíveis nas pré-escolas e 80% em creches. No que se refere às políticas públicas, essa situação é

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265Q320036 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Assuntos Educacionais, UFFS, FEPESE

Estudos evidenciam que a questão da Avaliação Institucional nas universidades brasileiras foi problemática discutida pelo movimento docente que, a partir de 1982, inicia um amplo debate coordenado pela(o):

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267Q323833 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

Ao trabalhar na formação de lideranças com o objetivo de resgatar e/ou interferir nas relações sociais de cidadania, NÃO é função do educador:
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268Q319226 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Considerando a concepção, os princípios e as diretrizes contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, julgue os itens a seguir.

Na perspectiva de organização pedagógica, os conteúdos deixam de ser fins e passam a ser meios para a construção do conhecimento.

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269Q323107 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, SEE SP, VUNESP

A descentralização da escola e a implantação dos colegiados é algo recente, sendo comum que suas discussões estejam centradas em questões financeiras, administrativas e pedagógicas. Analisando as atas de reuniões desses grupos, Abranches (2003) detectou alguns problemas freqüentes que podem ser minorados com a participação efetiva dos professores e da comunidade. Pensando no melhor funcionamento e eficácia dos colegiados, assinale a alternativa que aponta um importante problema a ser sanado.

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270Q319590 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Secretaria de Educação PE, IPAD

Diante do atual contexto educacional brasileiro, a Educação Física é um componente curricular da educação básica que deve ter como função:

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271Q321049 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Prefeitura de Palmeira SC, CEC Concurso

Numere os temas da (Lei n.º 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) da segunda coluna de acordo com as sentenças da Lei de Diretrizes e Bases da Educação da primeira e assinale a alternativa que traz a numeração correta, de cima para baixo:

I. Modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.

II. Sua finalidade é desenvolver o educando, assegurandolhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

III. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de: prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento.

IV. A experiência docente é pré-requisito para o exercício profissional de quaisquer outras funções de magistério, nos termos das normas de cada sistema de ensino.

V. Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

( ) Princípios e fins da Educação Nacional

( ) Educação Básica

( ) Educação Especial

( ) Profissionais da Educação

( ) Organização da Educação Nacional

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272Q327264 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

Com relação ao disposto nos documentos legais vigentes que tratam do financiamento da educação, julgue os itens subsequentes.

O FUNDEF e o FUNDEB, mecanismos de financiamento da educação, limitam o padrão de qualidade do ensino aos gastos disponíveis, em vez de considerar o custo necessário por aluno, para garantir o padrão de qualidade da educação.

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273Q328066 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ES

A Educação Profissional Técnica de Nível Médio, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, articula-se com o Ensino Médio e suas diferentes modalidades, incluindo a Educação de Jovens e Adultos, e com mais quatro dimensões. Assinale a opção que explicita essas quatro dimensões articuladoras do currículo.
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274Q322977 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Considerando a concepção, os princípios e as diretrizes contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, julgue os itens a seguir.

Os temas transversais não devem ser constituídos como espaços específicos, mas sim como ferramentas que visam propiciar a integração das áreas de conhecimento.

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275Q326079 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Adotar sistemas de comunicação alternativos para os alunos impedidos de comunicação oral é:

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276Q323799 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico, CEFET RJ, CEFETBAHIA

O pedagogo, dentro de uma instituição de educação, é importante, tendo em vista a função social de uma escola, seus objetivos e toda a base científica trabalhada na sua formação profissional, que deve ter possibilitado o desenvolvimento de competências e habilidades para tornar esse profissional um trabalhador capaz de realizar ações para ser

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277Q324000 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

A vida profissional é feita de direitos e deveres. Assinale a opção que apresenta, corretamente, um direito e um dever, segundo o Estatuto do Magistério do Município de Cajamar.

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279Q322087 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

A sociedade brasileira vive, a partir do final do século XX, um momento de rápidas transformações econômicas e tecnológicas, acompanhadas de grandes avanços na educação e na cultura, tais como a consolidação da LDB n.º 9.394/96, o Plano Decenal de Educação (1993-2003), os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Programa de Distribuição do Livro Didático. Julgue os seguintes itens, relativos à educação e às políticas sociais no Brasil contemporâneo. No Brasil, os sistemas educacional e cultural têm conseguido fortalecer a economia, fazendo-a caminhar para a autosuficiência.
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280Q326220 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Crianças e adolescentes têm direito à liberdade de opinião, expressão, crença e culto religioso e de participar da vida política, na forma da lei.

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