Questões de Concursos: Estrutura Educacional Brasileira

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31 Q321272 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista Técnico, Ministério Público Estadual BA, FGV, 2017

Tem sido observado em todas as regiões do país um processo de juvenilização dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos. (DI PIERRO, JOIA e RIBEIRO, 2001). Tal fato, de acordo com as autoras, deve-se à(ao):

32 Q319986 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018

A escola refletiu sempre o seu tempo e não podia deixar de refleti-lo; sempre esteve a serviço das necessidades de um regime social determinado e, se não fosse capaz disso, teria sido eliminada como um corpo estranho inútil. (Pistrak)

Entre as definições da função social da escola apresentadas a seguir, a que mais se relaciona ao texto acima é:

33 Q325213 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal do Paraná, NC UFPR, 2017

Quanto à pesquisa, o ensino e a extensão, de acordo com Severino (2009), é correto afirmar que:

34 Q325239 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Universidade Estadual da Paraíba PB, 2017

Sobre a Educação Superior no Brasil é CORRETO afirmar que

35 Q328329 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, SEARH RN, IDECAN

Analise as afirmativas sobre a história da educação das crianças no Brasil.

I. No final do século XIX, foram criadas as primeiras creches para os filhos das classes menos favorecidas.

II. A origem das creches, relacionada com o trabalho feminino e preocupações sanitárias, foi influenciada pela pedagogia e medicina, sendo seu trabalho voltado para questões de higiene e aspectos pedagógicos.

III. Os ?jardins de infância?, primeiros espaços escolares destinados às crianças pequenas de famílias mais abastadas, foram marcados pelas ideias de recreação e autonomia da criança.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

36 Q325084 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010, a garantia de padrão de qualidade, com pleno acesso, inclusão e permanência dos sujeitos das aprendizagens na escola e seu sucesso, com redução da evasão, da retenção e da distorção de idade/ano/série, resulta na qualidade social da educação, que é uma conquista coletiva de todos os sujeitos do processo educativo.Aescola de qualidade social adota como centralidade:

37 Q326933 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista Judiciário, TJ PE, FCC

O SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) foi implantado em 1990, com o objetivo de produzir informações sobre o desempenho da educação básica em todo país. Para tanto, o SAEB coleta especificamente informações sobre

38 Q324682 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

Com relação ao disposto nos documentos legais vigentes que tratam do financiamento da educação, julgue os itens subsequentes.

A Emenda Constitucional n.º 53/2006, que instituiu o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização do Magistério (FUNDEB), limitou a utilização dos recursos desse fundo ao ensino fundamental.

39 Q327560 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira

Segundo a pesquisadora espanhola Rocio Garcia-Carrion, “O que sabemos é que a escola é um reflexo da sociedade, e se a aprendizagem está vinculada ao contexto, então, nas localidades que têm dificuldades econômicas e sociais, habitualmente as famílias são o reflexo do que acontece nessas comunidades. Em comunidades cujo contexto é de pobreza ou desigualdade econômica, encontramos famílias em situação de desemprego e baixa alfabetização.”

Para realizar um trabalho produtivo com essas comunidades, a orientação está em:

40 Q324709 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Ao estudar o trajeto e as delimitações sobre a história da educação no Brasil, faz-se necessário um conhecimento amplificado, norteado em cima da história do Brasil, pois as inter-relações entre educação e sociedade sempre foram e são explícitas e extrínsecas, e constituem pontos relevantes em cima dos acontecimentos sociais que agregaram e conduziram a formação da educação do país. Em relação aos fatos verídicos na História da Educação Brasileira, analise.

I. O Decreto Federal nº 52.682, promulgado em 1963 pelo presidente João Goulart (1919-1976), criou, oficialmente, o Dia do Professor. O dia 15 de outubro foi escolhido para se comemorar o dia do professor porque essa data está relacionada à oficialização da criação dos cursos primários em todo o país pelo imperador D. Pedro I, por meio da Lei de 15 de outubro de 1827.

II. O ministro de Getúlio Vargas, Francisco Campos, promoveu reforma no Ensino Secundário; tal reforma ficou conhecida por “Reforma Vargas” que criou, entre outras ações, os Exames de Madureza, que eram prestados por alunos nos estabelecimentos escolares estaduais ou federais, para adquirirem certificado de primeiro ou segundo grau.

III. Em 1932, surgiu o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, documento que defendia amplo leque de pontos, sendo a educação como função pública, a existência de uma escola única e da coeducação de meninos e meninas.

Estão corretas as afirmativas

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