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Questões de Concursos Estrutura Educacional Brasileira

Resolva questões de Estrutura Educacional Brasileira comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q324746 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

A sociedade brasileira vive, a partir do final do século XX, um momento de rápidas transformações econômicas e tecnológicas, acompanhadas de grandes avanços na educação e na cultura, tais como a consolidação da LDB n.º 9.394/96, o Plano Decenal de Educação (1993-2003), os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Programa de Distribuição do Livro Didático. Julgue os seguintes itens, relativos à educação e às políticas sociais no Brasil contemporâneo. Os anos 90 foram marcados pela organização de diversas conferências internacionais na área da educação, das quais o Brasil participou como país-membro signatário. Esses eventos tiveram como objetivo firmar acordos e compromissos fundados nos direitos humanos, visando à superação das desigualdades sociais, visando à modernização e à democratização de diversas nações.
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302Q327995 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Prefeitura de Matinhos PR, NC UFPR

Considere as seguintes afirmativas:

1. Por determinação Federal, o Ensino Fundamental passará de 8 para 9 anos de duração.

2. È preciso que os professores se conscientizem de que as crianças das escolas públicas, em sua maior parte expostas a processos de exclusão social, são capazes de aprender: não possuem deficiências lingüísticas ou culturais.

3. Avaliamos não apenas para rotular os alunos (fortes, médios ou fracos), mas fundamentalmente para poder intervir no processo, ou seja, reencaminhar o ensino para que o aluno aprenda.

4. O planejamento (processo coletivo de discussão do trabalho pedagógico) e o plano (registro objetivo do que será desenvolvido) são algumas das condições necessárias da prática docente.

5. A avaliação na escola é uma mera formalidade burocrática.

Assinale a alternativa correta.

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303Q321234 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, SEE SP, VUNESP

Na Escola "Brasil Unido", localizada na periferia da Cidade de São Paulo, região de baixo nível de desenvolvimento humano, com altos índices de violência, tráfico e consumo de drogas, a comunidade apresenta problemas de saúde e os alunos têm apresentado baixo desempenho em termos de aprendizagem. Pensando que os professores não podem ficar alheios a essa realidade, e que existe necessidade de trabalhar em equipe para enfrentar tais problemas, leia as frases a respeito dessa competência específica do professor.
I. Demonstrar auto-suficiência em sua formação continuada.
II. Ser capaz de captar representações comuns e conduzir reuniões de trabalho.
III. Enfrentar e analisar, em conjunto, situações complexas e problemas profissionais.
IV. Administrar crises ou conflitos interpessoais.
V. Utilizar recursos de multimídia para inovar suas práticas pedagógicas.

Referem-se, corretamente, à competência do professor para trabalhar em equipe, apenas as frases contidas nos itens

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304Q326762 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira

A batalha para aumentar a escolaridade da população é antiga. Diversos projetos oficiais surgiram, mas foram os movimentos sociais que deram as bases para a Educação de Jovens e Adultos que se tem hoje. No início do século passado, a pressão para acabar com o analfabetismo vinha:
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306Q324333 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Secretário Escolar, Prefeitura de Crato CE, SERCTAM

O posicionamento do Secretário Escolar deve:

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307Q323038 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

Com relação ao disposto nos documentos legais vigentes que tratam do financiamento da educação, julgue os itens subsequentes.

A CF dispõe sobre a vinculação de recursos, a transferência de recursos públicos a escolas e o comprometimento financeiro dos estados, do DF e dos municípios com a manutenção e o desenvolvimento da educação básica e com a remuneração condigna dos trabalhadores da educação.

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