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Questões de Concursos Estrutura Educacional Brasileira

Resolva questões de Estrutura Educacional Brasileira comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q327560 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira

Segundo a pesquisadora espanhola Rocio Garcia-Carrion, “O que sabemos é que a escola é um reflexo da sociedade, e se a aprendizagem está vinculada ao contexto, então, nas localidades que têm dificuldades econômicas e sociais, habitualmente as famílias são o reflexo do que acontece nessas comunidades. Em comunidades cujo contexto é de pobreza ou desigualdade econômica, encontramos famílias em situação de desemprego e baixa alfabetização.”

Para realizar um trabalho produtivo com essas comunidades, a orientação está em:

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42Q321400 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

Cada uma das etapas e modalidades que compõem o sistema educacional brasileiro possui suas especificidades, objetivos e finalidades.

Com relação às finalidades do Ensino Médio, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O EM deve fornecer condições para a continuidade dos estudos.

( ) O EM visa o desenvolvimento integral, complementando a ação da família e da comunidade.

( ) O EM deve ser estruturado para gerar as condições básicas para o exercício de uma atividade produtiva.

As afirmativas são, respectivamente,

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43Q324360 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Jovens que além de dificuldades sociais apresentam deficiências físicas, visuais, auditivas e intelectuais são protegidos por legislação específica. Desde 1990, a lei determina que nos concursos públicos para provimento de cargos, as pessoas com deficiência
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44Q320004 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

Com relação ao disposto nos documentos legais vigentes que tratam do financiamento da educação, julgue os itens subsequentes.

Conforme disposto na CF e na LDB, cabe aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios aplicar, anualmente, nunca menos de 50% da receita resultante de impostos na manutenção e desenvolvimento do ensino.

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45Q325607 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental e Médio na idade própria. De acordo com o Art. 38 da Lei de Diretrizes e Bases (Lei n° 9.394/96), os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudosemcaráter regular. Os exames a que se refere esse artigo serão realizados no nível de conclusão do Ensino Fundamental e no Nível de conclusão do Ensino Médio, respectivamente:

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46Q320024 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Para que a educação escolar seja concretizada como um direito, o poder público tem responsabilidades constitucionais compartilhadas em financiar as políticas e ações necessárias para garantir, de fato, o direito à educação básica obrigatória. Considere as afirmativas:

I. Construção de museus e galerias de arte.

II. Transporte terrestre e fluvial para estudantes em locais de difícil acesso.

III. Moradias populares e saneamento básico.

IV. Transporte terrestre, fluvial e aéreo para professores em locais de difícil acesso.

V. Oferta de educação escolar bilíngue aos indígenas e surdos.

Dentre as descritas acima, são despesas diretas necessárias ao cumprimento desse direito APENAS o que consta em

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47Q319980 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Após a Revolução Russa de outubro de 1917, a proposta educacional socialista encontrou campo fértil para se concretizar, tendo como um de seus expoentes o educador Pistrak, que defendia categoricamente que a educação tinha que ser construída e reconstruída nas bases marxistas. São características desse tipo de educação
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48Q328933 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Conforme Mario Alighiero Manacorda, nos textos Instruções e O Capital, Marx se refere aos termos politecnia e tecnologia para definir a escola do futuro. Esses termos referem-se, respectivamente,
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49Q321074 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, FEPESE

Analise as afirmativas abaixo.

O sistema federal de ensino é integrado por:

I. instituições de ensino mantidas pela União.

II. instituições de educação superior criadas e mantidas pela iniciativa privada.

III. órgãos federais de educação.

IV. órgãos de educação estaduais e do Distrito Federal, respectivamente.

V. instituições de educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada.

Assinale a alternativa CORRETA.

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50Q321418 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito CE, UECE, 2018

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado pelo Ministério da Educação em 2007, tem como objetivo definir metas intermediárias para que o Brasil consiga melhorar o desempenho escolar dos estudantes, de modo a atingir a média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) no PISA, que naquele ano foi 6,0. O Ideb é composto por variáveis relacionadas a desempenho e fluxo escolar, quais sejam:
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51Q327447 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que está vinculado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão encarregado pela sua execução. A respeito desse Programa é incorreto dizer que ele:

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52Q320615 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito da inserção dos cursos de tecnólogos no Brasil e da atuação dos Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFET), assinale a opção correta.
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53Q324716 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Historicamente, o foco da educação era a fruição do conhecimento. A educação era mais contemplativa do que produtora de bens culturais. Ou a ciência estava separada da produção, ou cada ramo da produção dispunha de sua pequena ciência operativa, o que foi radicalmente alterado em consequência
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54Q328989 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

No Brasil, a instituição responsável pelo levantamento e pelo processo de informações educacionais é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), atrelado ao Ministério da Educação (MEC). As informações coletadas servem de base de dados para análise dos indicadores educacionais. Com suporte nessas informações, assinale a alternativa correta.

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55Q322821 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Assuntos Educacionais, UFFS, FEPESE

A respeito do processo de avaliação das Instituições de Ensino Superior, pesquisadores apontam que a melhora Institucional realiza-se em dois planos complementares. Quais são esses planos?

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56Q320496 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor de Pedagogia, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME Grupo

O projeto de educação expresso nos Parâmetros Curriculares Nacionais demanda uma reflexão sobre a seleção de conteúdos, como também exige uma ressignificação, em que a noção de conteúdo escolar se amplia para além de fatos e conceitos, passando a incluir procedimentos, valores, normas e atitudes. Ao tomar como objeto de aprendizagem escolar conteúdos de diferentes naturezas, reafirma-se a responsabilidade da escola com a formação ampla do aluno e a necessidade de intervenções conscientes e planejadas nessa direção. No documento, os conteúdos são abordados em três grandes categorias, são elas, exceto:

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57Q325777 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

A questão da História do Brasil na escola requer, portanto, um compromisso político e cultural, para que a História seja cuidadosamente estudada, que a seleção de conteúdos da História do Brasil seja central e prioritária e que se obedeça a critérios metodológicos e com fundamentação teórica rigorosa tanto no que se refere à historiografia quanto à pedagogia, para evitar-se um ensino dogmático e ideológico. (BITTENCOURT, Circe. História. Identidade nacional e ensino de História do Brasil. In. KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2007. p. 203). Atualmente, tramita no poder legislativo, principalmente no âmbito municipal, já que o projeto foi reti-rado da pauta no âmbito federal, o Projeto Escola Sem Partido, que apresenta como objetivo a proibi-ção de manifestações ideológicas e político-partidárias por parte de professores em sala de aula. A autora Circe Bittencourt, ao sugerir critérios metodológicos e teóricos para “evitar-se um ensino dogmático e ideológico”,
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58Q325889 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, CEFET RJ, CONSULPLAN

Com relação à educação indígena o PNE prevê como objetivos e metas, EXCETO:
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59Q327366 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Supervisor Escolar, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

O Regimento Escolar é um documento vigente em cada escola, significando:

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60Q324307 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

No que concerne ao Plano Nacional de Educação 2001-2010 (PNE – Lei n./10.172/2001), julgue os itens seguintes.

Entre os objetivos e as prioridades do PNE, incluem-se a melhoria da qualidade do ensino fundamental, a erradicação do analfabetismo e a formação inicial e continuada dos professores.

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