Questões de Concursos Estrutura Educacional Brasileira

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51Q327447 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que está vinculado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão encarregado pela sua execução. A respeito desse Programa é incorreto dizer que ele:

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52Q320615 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito da inserção dos cursos de tecnólogos no Brasil e da atuação dos Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFET), assinale a opção correta.
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53Q324716 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Historicamente, o foco da educação era a fruição do conhecimento. A educação era mais contemplativa do que produtora de bens culturais. Ou a ciência estava separada da produção, ou cada ramo da produção dispunha de sua pequena ciência operativa, o que foi radicalmente alterado em consequência
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54Q325889 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, CEFET RJ, CONSULPLAN

Com relação à educação indígena o PNE prevê como objetivos e metas, EXCETO:
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55Q328989 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

No Brasil, a instituição responsável pelo levantamento e pelo processo de informações educacionais é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), atrelado ao Ministério da Educação (MEC). As informações coletadas servem de base de dados para análise dos indicadores educacionais. Com suporte nessas informações, assinale a alternativa correta.

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56Q325777 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

A questão da História do Brasil na escola requer, portanto, um compromisso político e cultural, para que a História seja cuidadosamente estudada, que a seleção de conteúdos da História do Brasil seja central e prioritária e que se obedeça a critérios metodológicos e com fundamentação teórica rigorosa tanto no que se refere à historiografia quanto à pedagogia, para evitar-se um ensino dogmático e ideológico. (BITTENCOURT, Circe. História. Identidade nacional e ensino de História do Brasil. In. KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2007. p. 203). Atualmente, tramita no poder legislativo, principalmente no âmbito municipal, já que o projeto foi reti-rado da pauta no âmbito federal, o Projeto Escola Sem Partido, que apresenta como objetivo a proibi-ção de manifestações ideológicas e político-partidárias por parte de professores em sala de aula. A autora Circe Bittencourt, ao sugerir critérios metodológicos e teóricos para “evitar-se um ensino dogmático e ideológico”,
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57Q320496 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor de Pedagogia, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME Grupo

O projeto de educação expresso nos Parâmetros Curriculares Nacionais demanda uma reflexão sobre a seleção de conteúdos, como também exige uma ressignificação, em que a noção de conteúdo escolar se amplia para além de fatos e conceitos, passando a incluir procedimentos, valores, normas e atitudes. Ao tomar como objeto de aprendizagem escolar conteúdos de diferentes naturezas, reafirma-se a responsabilidade da escola com a formação ampla do aluno e a necessidade de intervenções conscientes e planejadas nessa direção. No documento, os conteúdos são abordados em três grandes categorias, são elas, exceto:

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58Q324307 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

No que concerne ao Plano Nacional de Educação 2001-2010 (PNE – Lei n./10.172/2001), julgue os itens seguintes.

Entre os objetivos e as prioridades do PNE, incluem-se a melhoria da qualidade do ensino fundamental, a erradicação do analfabetismo e a formação inicial e continuada dos professores.

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59Q327366 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Supervisor Escolar, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

O Regimento Escolar é um documento vigente em cada escola, significando:

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60Q322821 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Assuntos Educacionais, UFFS, FEPESE

A respeito do processo de avaliação das Instituições de Ensino Superior, pesquisadores apontam que a melhora Institucional realiza-se em dois planos complementares. Quais são esses planos?

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