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Questões de Concursos Estrutura Educacional Brasileira

Resolva questões de Estrutura Educacional Brasileira comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q327614 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere ao processo de fundamentar cientificamente o pensamento pedagógico na história da educação brasileira, assinale a opção correta.
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62Q323920 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

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63Q319801 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Agente de Segurança Sócio educativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPE

O Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE)

I constitui uma política pública destinada à inclusão do adolescente em conflito com a lei e requer iniciativas dos diferentes campos das políticas públicas e sociais, como educação, trabalho, previdência social, entre outras.

II é um conjunto ordenado de princípios e regras de caráter político, pedagógico, financeiro e administrativo, encarregado especificamente de executar a medida socioeducativa, ficando a apuração do ato infracional sob a responsabilidade de órgão externo ao Sistema de Garantia de Direitos (SGD).

III é um subsistema específico que sofre interferência dos demais subsistemas internos ao SGD.

IV constitui um sistema nacional que abrange planos e programas específicos voltados ao atendimento de adolescentes em conflito com a lei.

A quantidade de itens certos é igual a

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64Q328967 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da educação infantil, julgue os próximos itens.

Na educação da criança, o papel central do Estado consiste na realização de ações de amparo e assistência, com o objetivo de suprir a falta de família e garantir que o desenvolvimento da criança permita sua inserção no ensino fundamental.

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65Q323853 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Secretário Escolar, Prefeitura de Crato CE, SERCTAM

O papel mais importante do Secretário Escolar acredita-se ser:

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66Q319093 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Agente de Segurança Sócio educativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPE

O desenvolvimento da articulação entre os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente e os órgãos gestores do SINASE pode ser favorecido

I pela realização de campanhas conjuntas, destinadas à sociedade em geral, com os profissionais da área, tendo como objetivo colocar em prática a doutrina de segurança nacional e a doutrina de situação irregular adotada pelo ECA.

II pelo respeito às competências e atribuições de cada ente federativo e de seus órgãos, evitando-se a sobreposição de ações.

III pelo estímulo à prática da intersetorialidade.

IV pela elaboração de documento, juntamente com o Poder Judiciário, incluindo a expedição de portarias que visem determinar as regras de controle e repressão dos adolescentes sob medida socioeducativa de internação.

Estão certos apenas os itens

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67Q320990 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

O termo qualidade é um conceito plural, complexo e polissêmico que pode ser analisado sob diversas perspectivas. No cenário educacional, esse termo tem ganhado espaço principalmente a partir das perspectivas de avaliação adotadas nos últimos anos.

Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

É consenso entre os estudiosos brasileiros que, para promover melhorias na qualidade da educação brasileira, é preciso garantir boa formação inicial dos professores; atrair profissionais capacitados para a carreira docente; construir espaços públicos reflexivos; e valorizar o predomínio da racionalidade técnica.
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68Q323849 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

A educação, sendo um direito humano, é garantida legalmente no território nacional
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69Q324755 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

Com base nos instrumentos normativos orientadores das políticas de avaliação educacional — Constituição Federal de 1988 (CF), LDB, PNE, e Plano de Desenvolvimento da Educação, criado em 2007 (PDE/2007) —, julgue os próximos itens.

No cenário brasileiro recente, a avaliação educacional revelase, na CF, como instrumento balizador de um dos princípios fundamentais da oferta do ensino: a garantia do padrão de qualidade.

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70Q320199 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista Judiciário, TJ PE, FCC

Os Parâmetros Curriculares Nacionais se constituem como um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental em todo o país. Neste sentido, este documento configura-se como

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71Q325642 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Mesquita RJ, NCE

A Educação de Jovens e Adultos, como modalidade da educação básica, tem as funções de:

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72Q325588 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC, RG Assessoria

O trabalho direto com crianças pequenas exige que o professor tenha uma competência polivalente. Esse caráter polivalente demanda uma formação bastante ampla do profissional que

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73Q322516 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Os sistemas de ensino promoverão a valorização dos profissionais da educação, assegurando-lhes, inclusive nos termos dos estatutos e dos planos de carreira do magistério público: ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos; aperfeiçoamento profissional continuado; piso salarial profissional; progressão funcional; período reservado para estudos e condições adequadas de trabalho.

As informações apresentadas no fragmento de texto acima

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75Q327563 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

Assinale a alternativa que indica o compartilhamento das competências políticas, técnicas e financeiras dos diversos entes federados no desenvolvimento da educação.
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76Q328898 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

O termo qualidade é um conceito plural, complexo e polissêmico que pode ser analisado sob diversas perspectivas. No cenário educacional, esse termo tem ganhado espaço principalmente a partir das perspectivas de avaliação adotadas nos últimos anos.

Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

A qualidade da educação brasileira passou a ser monitorada pelos indicadores das avaliações em larga escala, orientadas pelo Banco Mundial e por outros organismos internacionais, como a UNESCO e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
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77Q323820 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, SEE SP, FCC

A Instrução CENP no 1/2010, de 11 de janeiro de 2010, que dispõe sobre estudos de recuperação aos alunos do Ciclo II do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, nas escolas da rede pública estadual de ensino, estabelece as competências e atribuições dos docentes responsáveis pela recuperação. NÃO é de responsabilidade do professor

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78Q328842 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Qual das alternativas abaixo não corresponde a um dos três elementos básicos como eixos da tarefa do professor?

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79Q319650 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

A sociedade brasileira vive, a partir do final do século XX, um momento de rápidas transformações econômicas e tecnológicas, acompanhadas de grandes avanços na educação e na cultura, tais como a consolidação da LDB n.º 9.394/96, o Plano Decenal de Educação (1993-2003), os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Programa de Distribuição do Livro Didático. Julgue os seguintes itens, relativos à educação e às políticas sociais no Brasil contemporâneo. As políticas educacionais e sociais implantadas a partir dos anos 90 do século passado mostram que os problemas educacionais — entre os quais, baixo aproveitamento escolar, defasagem idade/série, altos índices de evasão e repetência vividos pela população brasileira — são reflexos do processo de concentração de renda e de elevados níveis de pobreza existentes no país.
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80Q319042 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPAD

Conforme suas Diretrizes Curriculares Nacionais, a estrutura e duração dos cursos de Educação de Jovens e Adultos são definidas:

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