Início

Questões de Concursos Estrutura Educacional Brasileira

Resolva questões de Estrutura Educacional Brasileira comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


71Q325642 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Mesquita RJ, NCE

A Educação de Jovens e Adultos, como modalidade da educação básica, tem as funções de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q325588 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC, RG Assessoria

O trabalho direto com crianças pequenas exige que o professor tenha uma competência polivalente. Esse caráter polivalente demanda uma formação bastante ampla do profissional que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q327563 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

Assinale a alternativa que indica o compartilhamento das competências políticas, técnicas e financeiras dos diversos entes federados no desenvolvimento da educação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q328898 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

O termo qualidade é um conceito plural, complexo e polissêmico que pode ser analisado sob diversas perspectivas. No cenário educacional, esse termo tem ganhado espaço principalmente a partir das perspectivas de avaliação adotadas nos últimos anos.

Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

A qualidade da educação brasileira passou a ser monitorada pelos indicadores das avaliações em larga escala, orientadas pelo Banco Mundial e por outros organismos internacionais, como a UNESCO e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
  1. ✂️
  2. ✂️

76Q322516 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Os sistemas de ensino promoverão a valorização dos profissionais da educação, assegurando-lhes, inclusive nos termos dos estatutos e dos planos de carreira do magistério público: ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos; aperfeiçoamento profissional continuado; piso salarial profissional; progressão funcional; período reservado para estudos e condições adequadas de trabalho.

As informações apresentadas no fragmento de texto acima

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q328842 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Qual das alternativas abaixo não corresponde a um dos três elementos básicos como eixos da tarefa do professor?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q323820 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, SEE SP, FCC

A Instrução CENP no 1/2010, de 11 de janeiro de 2010, que dispõe sobre estudos de recuperação aos alunos do Ciclo II do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, nas escolas da rede pública estadual de ensino, estabelece as competências e atribuições dos docentes responsáveis pela recuperação. NÃO é de responsabilidade do professor

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q319042 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPAD

Conforme suas Diretrizes Curriculares Nacionais, a estrutura e duração dos cursos de Educação de Jovens e Adultos são definidas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q319650 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

A sociedade brasileira vive, a partir do final do século XX, um momento de rápidas transformações econômicas e tecnológicas, acompanhadas de grandes avanços na educação e na cultura, tais como a consolidação da LDB n.º 9.394/96, o Plano Decenal de Educação (1993-2003), os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Programa de Distribuição do Livro Didático. Julgue os seguintes itens, relativos à educação e às políticas sociais no Brasil contemporâneo. As políticas educacionais e sociais implantadas a partir dos anos 90 do século passado mostram que os problemas educacionais — entre os quais, baixo aproveitamento escolar, defasagem idade/série, altos índices de evasão e repetência vividos pela população brasileira — são reflexos do processo de concentração de renda e de elevados níveis de pobreza existentes no país.
  1. ✂️
  2. ✂️

81Q319356 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

Leia o fragmento a seguir.

“Um grupo de intelectuais, devido à descontinuidade das políticas educacionais, da falta de visão global do problema e das reformas parciais periódicas feitas sem unidade e mal encaminhadas, se organizou em prol de um movimento que propunha bases pedagógicas renovadas e a reformulação da política educacional brasileira.”

Assinale a opção que apresenta o documento elaborado por esse grupo como uma resposta às questões educacionais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q327349 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Berçarista, FUSAR RJ, FEC UFF

Analise a situação hipotética relatada abaixo.

Duas berçaristas, Daniela e Júlia, estavam conversando sobre o que representa a função de cuidar na sua atividade profissional. Daniela defendia a ideia de que o cuidado é uma atividade intuitiva, que se aprimora com o fazer diário, com a experiência e observação. Júlia, embora concordasse com a importância da experiência e da observação, argumentou que o cuidar, principalmente do ponto de vista profissional, é uma atividade que transcende o entendimento prático.

Podemos afirmar que o argumento de Júlia está de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI- MEC/SEF – 1998), pois segundo esse documento, para se atingir os objetivos dos cuidados com a preservação da vida e com o desenvolvimento das capacidades humanas, é necessário que as atitudes e os procedimentos estejam:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q329007 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

A sociedade brasileira é formada por diversas culturas, assim é importante compreender a diversidade étnica e cultural dos diferentes grupos sociais que a compõem. Também é urgente constatar as desigualdades no acesso a bens econômicos, educacionais e culturais por parte dos diferentes grupos, em que determinantes de classe social, raça, gênero e diversidade cultural atuam de forma marcante. Em função disso, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q327972 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira

A década de 1980, no Brasil, marcada por tentativas de restabelecimento da democracia, assistiu a reformas curriculares cuja tônica estava em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q325216 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, SECULT PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A educação escolar pode ser considerada como uma necessidade que gera uma demanda capaz de determinar uma oferta. Contudo, o cenário político, e o sistema econômico atuam diretamente sobre as mesmas. Neste sentido, está correto afirmar sobre as instituições escolares que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q329111 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), criado no ano de 2007, integra o PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação). O Ideb, que permite um mapeamento detalhado da educação brasileira, fornecendo dados por escolas, municípios e estados, é calculado a partir

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q319081 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, TJ PE, SUSTENTE

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs/MEC, 1997) elucidam que "Atender necessidades singulares de determinados alunos é estar atento à diversidade, é atribuição do professor considerar a especificidade do indivíduo, analisar suas possibilidades de aprendizagem e avaliar a eficácia das medidas adotadas." (p. 96). Assinale a alternativa verdadeira:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q328597 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Assuntos Educacionais, AGU, IDECAN, 2019

Assinale a alternativa em que estejam indicadas somente ações de políticas de Educação a Distância (EaD).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q323889 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista Ministerial, Ministério Público Estadual PE, FCC, 2018

“No país, a aspiração da Pedagogia a um estatuto científico guarda relações com alguns marcos históricos, que vai da constituição da Associação Brasileira de Educação (1924), passa pelo Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932), pela criação das Escolas de Formação de Professores ou Institutos Pedagógicos com anexos para formação prática de docentes (São Paulo e Rio de Janeiro), até a criação do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE -1955), articulado aos Centros Regionais de Pesquisas Educacionais (CRPEs), instalados em diferentes capitais brasileiras, a exemplo do Recife (1957)."

Além de Pernambuco, o CRPE-Recife tinha como área atuação os estados da Paraíba e do Rio Grande Norte e teve como Dire- tor

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q321850 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, FEPESE

Assinale a alternativa CORRETA, com base na citação abaixo:

Para Saviani (1999), “[...] O Estado brasileiro não se revelou ainda capaz de democratizar o ensino, estando distante da organização de uma educação pública democrática de âmbito nacional”.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.