Questões de Concursos Estrutura Organizacional Na Administração Pública

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21Q1067183 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Contador, Prefeitura de Cerquilho SP, Avança SP, 2025

Julgue a alternativa que define corretamente a forma como a Administração Pública se organiza para cumprir suas funções na sociedade:
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22Q1066777 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Agente Administrativo, Prefeitura de Piúma ES, IDCAP, 2024

Um setor administrativo de uma prefeitura enfrenta dificuldades com a falta de organização de suas tarefas diárias, o que gera atrasos na entrega de documentos e resposta aos cidadãos. A solução encontrada foi criar um cronograma detalhado das atividades para cada colaborador. Acerca do principal benefício de adotar um cronograma de tarefas, marque a alternativa CORRETA:
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23Q1067016 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Assistente em Administração, UFF, COSEAC, 2025

Uma dada Unidade Universitária na Universidade Federal Fluminense (UFF), além de ensino e pesquisa básicos, ministra disciplinas, para a formação de profissionais na área de sua respectiva especialidade. Considerando o Estatuto da UFF, é correto afirmar que essa Unidade Universitária é um(a)
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24Q1067050 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Produtor Cultural, UFF, COSEAC, 2025

O resultado das eleições presidenciais de 2018 e os atos executivos extinguiram, pela terceira vez, o Ministério da Cultura, rebaixando-o à
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25Q1031233 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Sem Especialidade, TRT 24 REGIÃO MS, FGV, 2025

Os critérios de departamentalização na Administração Pública devem alinhar-se aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Assinale a opção que apresenta, corretamente, a departamentalização que procura agrupar órgãos e cargos por função para aproveitar a integração de conhecimentos, habilidades, competências e processos de trabalho em uma só unidade.
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26Q1053648 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Analista Jurídico Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Considerando os termos do Regimento Interno da Hemobrás, “coordenar e orientar a política de incorporação de tecnologia e processos para a implantação da planta industrial, bem como sua articulação com a execução de estudos e projetos de engenharia e automação da unidade industrial” é competência do(a):
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27Q1067034 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Analista de Logística, Prefeitura de Óbidos PA, Fundação CETAP, 2023

Os cargos de provimento efetivo compõem o quadro de carreira e, seguindo a correlação de afinidade, a natureza dos trabalhos e/ou o nível de conhecimento aplicado, serão alocados nos Grupos Ocupacionais seguintes:
I- Administrativo;
II- Fiscal;
III- Operacional;
IV- Saúde;
V- Superior;
VI- Técnico.
Estão corretos apenas os itens:
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28Q1066785 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Técnico em Assuntos Educacionais, UNIFESSPA, FADESP, 2025

Na Unifesspa, após sistematização e análise dos dados obtidos na autoavaliação, o órgão competente disponibiliza esses resultados ao
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29Q1066786 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Técnico em Assuntos Educacionais, UNIFESSPA, FADESP, 2025

Na Unifesspa, como nas demais IFES, o órgão responsável pelos processos de sua avaliação interna é a(o)
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30Q1060779 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Assistente Social, CNU, FGV, 2025

A Política Nacional para a População em Situação de Rua, criada pelo Decreto nº 7.053/2009, contém, entre outras inovações, a criação de um Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento. Para dar consecução a essa política, o governo federal criou o Plano Ruas Visíveis – Pelo direito ao futuro da população em situação de rua.
Com relação ao Comitê Intersetorial, levando em conta o modelo usual encontrado, é correto afirmar que:
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31Q1067044 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Agente Administrativo, Prefeitura de Canela RS, OBJETIVA, 2023

Tendo em vista o disposto na LC nº 27/2012 — Plano de Carreira dos Servidores Públicos do Município, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Carreira.
(2) Classe.
(3) Nível.
( ) Conjunto de cargos agrupados/classificados segundo similaridades quanto à escolaridade, especialização, capacitação e aptidões específicas.
( ) Graduação de retribuição pecuniária dentro da categoria funcional, constituindo a linha de promoção.
( ) Conjunto de cargos de provimento efetivo para os quais os servidores poderão ascender através das classes, mediante promoção.
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32Q1060914 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Bloco Temático 3 Ciência e Tecnologia, CNU, FGV, 2025

O Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI) é uma rede articulada de instituições, políticas e instrumentos voltados ao desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil. É formado por uma diversidade de atores, com diferentes graus de abrangência em sua atuação, alguns com papel mais estratégico, outros com funções mais específicas.
Sobre o papel desempenhado por cada um desses atores, é correto afirmar que:
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33Q1066814 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Educador para Creche, UEFS, IDCAP, 2024

A administração pública teve uma evolução significativa em seus processos e modo de trabalho. Entretanto a tipologia organizacional marca os modelos de desenho estrutural e alguns processos são delineados atendendo a significância histórica. Assinale a alternativa correspondente ao tipo de estrutura organizacional que é baseada nas organizações militares onde cada pessoa, pertencente à organização, responde à outro que se posiciona em um nível hierárquico acima não existindo sobreposição.
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34Q1066725 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Nutricionista, IF RS, FUNDATEC, 2025

A delegação de rede no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) permite a descentralização da gestão do programa, garantindo que os recursos sejam aplicados de forma eficiente e adequada às necessidades locais, assegurando a oferta de uma alimentação escolar de qualidade. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir sobre a delegação de rede no PNAE:

I. A delegação de rede ocorre quando a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) transfere a responsabilidade da oferta da alimentação escolar para a prefeitura municipal.
II. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) realiza o repasse direto dos recursos financeiros para a prefeitura municipal nos casos de delegação de rede, mediante autorização da Seduc.
III. A Seduc permanece responsável pelas ações de educação alimentar e nutricional, estrutura física das escolas e recursos humanos da unidade de alimentação escolar.

Quais estão corretas?
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35Q1066729 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Analista de Gestão Governamental, UEG, UEG, 2025

A escolha do coordenador de câmpus da Universidade Estadual de Goiás é feita por
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36Q1067011 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Agente de Serviços Especiais, Prefeitura de Blumenau SC, FURB, 2023

Conforme a lei complementar n.º 1234/2019, a Diretoria de Pessoal, que é uma das unidades administrativas diretamente subordinadas à Secretaria Municipal de Administração, possui as seguintes unidades subordinadas:
I.Gerência de Capacitação. II.Gerência de Administração de Pessoal. III.Gerência de Assistência ao Servidor.
É correto o que se afirma em:
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37Q1067027 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Auxiliar de Contabilidade, Prefeitura de Rolante RS, FUNDATEC, 2023

Conforme o Plano de Carreira dos Servidores de Rolante, as promoções horizontais obedecerão ao critério de tempo de exercício em cada classe e ao de merecimento. O tempo de exercício na classe imediatamente anterior para fins de progressão para a classe seguinte será de quantos anos?
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38Q1067063 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Artesanato, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2025

“O PAB é responsável pela elaboração de políticas públicas em nível nacional. Para tanto, conta com a parceria das Coordenações Estaduais de Artesanato, unidades responsáveis pela intervenção e execução das atividades de desenvolvimento do segmento.”


Fonte: https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/artesanato/conheca-o-pab/ programa-do-artesanato-brasileiro-pab-1. Acesso em 12/09/2025



Assim, a composição das Coordenações Nacionais e Estaduais é constituída da seguinte forma:

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39Q1066298 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Área Judiciária, CNJ, CESPE CEBRASPE, 2024

Acerca da desburocratização na administração pública, da eficiência, da eficácia e da efetividade organizacional, da gestão de resultados e da solução de conflitos, julgue o item a seguir.

É correto afirmar que a eficiência organizacional é atingida com a realização dos objetivos da organização, ao passo que a eficácia é alcançada quando a organização utiliza corretamente seus recursos.
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40Q1066817 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Assistente Administrativo, CIDES VRC MT, SELECON, 2025

A estrutura organizacional é a maneira como uma instituição pública ou privada divide o trabalho e as responsabilidades, assim como a forma como coordena todos os esforços realizados. Nada mais é que o arranjo de todos os elementos de uma instituição. A centralização e a descentralização estão relacionados com o poder de tomada de decisão. Com relação à centralização, uma vantagem a ser observada seria:
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