Questões de Concursos Estrutura Organizacional Na Administração Pública

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61Q1032019 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Perito em Contabilidade, MPU, FGV, 2025

Uma determinada organização pública da área de saúde tem sua estrutura dividida por funções, contemplando, assim, um departamento de apoio administrativo, um departamento de ensino e pesquisa e um departamento de atenção à saúde.
Esse tipo de departamentalização tem como vantagem e desvantagem, respectivamente:
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62Q1066703 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, São Paulo Film Commission I, Spcine SP, VUNESP, 2024

Os locais de responsabilidade da São Paulo Film Commission são:
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63Q1066724 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Nutricionista, IF RS, FUNDATEC, 2025

De acordo com os princípios, finalidades, objetivos e características mencionados no Estatuto do IFRS, analise as assertivas abaixo:

I. A estrutura multicampi do IFRS é reflexo de uma das finalidades do Instituto, qual seja, a promoção da centralização e horizontalização da educação.
II. Em sua atuação, o IFRS observa, como princípio norteador, o compromisso com a justiça social, equidade, cidadania, ética, preservação do meio ambiente, transparência e gestão democrática.
III. O estímulo e o apoio a processos educativos que levem à geração de trabalho e renda e à emancipação do cidadão na perspectiva do desenvolvimento humano e socioeconômico local e regional estão entre os objetivos do IFRS.

Quais estão corretas?
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64Q1067026 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Auxiliar de Contabilidade, Prefeitura de Rolante RS, FUNDATEC, 2023

Conforme o Plano de Carreira dos Servidores do Município de Rolante, o agrupamento de cargos da mesma denominação, com iguais atribuições e responsabilidades, constituída de níveis e classes, no caso dos cargos de provimento efetivo, denomina-se:
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65Q1066790 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Especialista em Laboratório Especialidade Ciência de Dados, USP, FUVEST, 2025

Considere o art. 2º do Estatuto da USP:
Artigo 2º – São fins da USP:

I – promover e desenvolver todas as formas de conhecimento, por meio do ensino e da pesquisa;
I – ministrar o ensino superior visando à formação de pessoas capacitadas ao exercício da investigação e do magistério em todas as áreas do conhecimento, bem como à qualificação para as atividades profissionais;
III – estender à sociedade serviços indissociáveis das atividades de ensino e de pesquisa.


As alternativas a seguir indicam as cinco Pró-Reitorias existentes na USP.Assinale aquela cujas atividades NÃO se relacionam diretamente com os fins da Universidade.
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66Q1066792 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Técnico Universitário, UNEB, IDCAP, 2024

Durante uma reunião no âmbito da UNEB, surgem discussões sobre o fortalecimento das atividades de extensão universitária. Segundo o Regimento Geral da UNEB (Resolução CONSU nº 1.371/2019), qual órgão é responsável por coordenar a elaboração e manutenção das políticas de extensão da Universidade?
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67Q1066819 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Agente Administrativo, ARISB MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2025

A Administração Pública possui características que operacionalizam seu funcionamento e suas relações com as instituições.

Nesse sentido, assinale a alternativa correta.

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68Q1066844 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Controlador Interno, Câmara de Araguapaz GO, GANZAROLI, 2024

A Administração Pública na sua acepção formal constitui-se do conjunto de órgãos instituídos para a consecução dos objetivos do Governo; e sob o aspecto material é o conjunto de funções necessárias à realização dos serviços públicos. Com relação à organização administrativa da Administração Pública, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:

I- Na descentralização, o Estado distribui suas atividades para outras pessoas jurídicas. Se há 2 pessoas jurídicas (PJs) envolvidas, não há subordinação, não há hierarquia. A palavra certa para definir a relação entre as PJs é vinculação ou supervisão ou controle finalístico (tutela).
II- O outro tipo de descentralização é a delegação (descentralização por colaboração), em que a transferência de serviços se dá por contrato (concessão ou permissão) ou por ato unilateral (autorização). Nesse tipo de descentralização, não há transferência de execução, somente de titularidade.
III- Já a chamada descentralização política é referente aos entes (Estados, Distrito Federal e Municípios) exercendo suas atribuições próprias decorrentes da própria Constituição. Essas atribuições não decorrem do ente central (União), são próprias originárias dos demais entes.
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70Q1066877 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Agente de Apoio Parlamentar, Câmara de Alto Bela Vista SC, AMAUC, 2024

A legislação administrativa e constitucional é provida de dispositivos que buscam racionalizar a governança. Assinale a alternativa correspondente ao componente conceitual caracterizado pelo conjunto de órgãos instituídos para consecução dos objetivos governamentais e em sentido operacional desempenhar de modo perene, sistemático e técnico serviços do Estado em benefício da coletividade.
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71Q1066918 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Assistente Administrativo, Prefeitura de Guaraniaçu PR, OBJETIVA, 2024

A respeito das formas de organização administrativa, analisar a sentença.
A concentração refere-se às atribuições que são repartidas entre órgãos públicos pertencentes a uma única pessoa jurídica, ou seja, há uma especialização de funções dentro da administração pública, mantendo a vinculação hierárquica (1ª parte). A desconcentração é a técnica de cumprimento de competências administrativas por meio de órgãos públicos despersonalizados e sem divisões internas, tratando-se de situação raríssima, pois pressupõe a ausência completa de distribuição de tarefas entre repartições públicas internas (2ª parte). Na descentralização, as competências administrativas são distribuídas a pessoas jurídicas autônomas, criadas pelo Estado para tal finalidade (3ª parte).

A sentença está:
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72Q1066946 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Professor Todos os Cargos, Prefeitura de Costa Rica MS, FRONTE, 2024

A execução do PME de Costa Rica – MS e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações, realizados pelas seguintes instâncias, exceto:
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73Q1066967 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Edital n 46, USP, FUVEST, 2025

Segundo as normas da USP, os docentes que assumem funções de Direção e que, por isso, ficam desobrigados de suas atividades docentes, são, além do Reitor,
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74Q1066471 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Técnico Contábil, Água de Ivoti RS, FUNDATEC, 2023

Considerando uma perspectiva geral da Administração Pública, o conceito que corresponde ao “grupo de órgãos, agentes e serviços instituídos pelo Estado e seu poder de gestão” é o de:

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75Q1066988 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Técnico em Assuntos Educacionais, UFERSA, COMPERVE UFRN, 2024

O Relatório de Gestão (RG) é um documento que complementa o Processo Anual de Prestação de Contas de uma universidade. Em conformidade com a legislação vigente, esse relatório deve ser encaminhado ao Tribunal de Contas da União (TCU) até o último dia do mês de março de cada ano. No RG da UFERSA referente ao ano de 2023, é apresentada a estrutura do seu ambiente de atuação no Estado do Rio Grande do Norte, que, naquele ano, era composto por um Campus sede no município de Mossoró e mais
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76Q1065713 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Assistente Administrativo, BRDE, FUNDATEC, 2023

De acordo com o disposto no Art. 3º da Lei Federal nº 13.303/2016, a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei e com patrimônio próprio, cujo capital social é integralmente detido pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, denomina-se:
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77Q1066833 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Área de Atuação 1 Administração e Áreas Afins, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca da descentralização e da centralização, assinale a opção correta.
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78Q1067092 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Auxiliar de Consultório Dentário, Prefeitura de Piracanjuba GO, Aroeira, 2023

Considerando os aspectos da formação administrativa do Município de Piracanjuba/GO, em sua divisão territorial, o município é constituído do(s) distrito(s):
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79Q1066843 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Contador, CRC RS, FUNDATEC, 2025

A Administração Federal compreende a Administração Direta e a Administração Indireta. As entidades compreendidas na Administração Indireta vinculam-se ao Ministério em cuja área de competência estiver enquadrada sua principal atividade. Nesse sentido, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as seguintes categorias de entidades da Administração Indireta às suas respectivas definições.

Coluna 1
1. Autarquia.
2. Empresa pública.
3. Sociedade de economia mista.
4. Fundação pública.

Coluna 2
( ) Entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em virtude de autorização legislativa, para o desenvolvimento de atividades que não exijam execução por órgãos ou entidades de direito público, com autonomia administrativa, patrimônio próprio gerido pelos respectivos órgãos de direção, e funcionamento custeado por recursos da União e de outras fontes.
( ) Serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.
( ) Entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União, criada por lei para a exploração de atividade econômica que o Governo seja levado a exercer por força de contingência ou de conveniência administrativa, podendo revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito.
( ) Entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado criada por lei para a exploração de atividade econômica sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam, em sua maioria, à União ou a entidade da Administração Indireta.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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80Q1066852 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Manutenção e Conservação, UNESP, VUNESP, 2025

De acordo com o Regimento Geral da Unesp, a competência para zelar pelo patrimônio do campus é atribuída especificamente aoDe acordo com o Regimento Geral da Unesp, a competência para zelar pelo patrimônio do campus é atribuída especificamente ao
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