Início

Questões de Concursos Estudo de Usuários

Resolva questões de Estudo de Usuários comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q606167 | Biblioteconomia, Estudo de Usuários, Bibliotecário, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

No que concerne aos estudos de usuários e ao comportamento informacional, julgue os próximos itens.

Na abordagem tradicional dos estudos de usuários, centrada nas tecnologias ou nos conteúdos, o usuário é concebido como elemento central dos sistemas de informação, o que requer o entendimento minucioso e preciso sobre ele e sobre suas necessidades de buscas e usos da informação. Na abordagem alternativa, por sua vez, os usuários são concebidos como informantes e não como objetos do estudo.

  1. ✂️
  2. ✂️

202Q601846 | Biblioteconomia, Estudo de Usuários, Analista Judiciário, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Acerca dos estudos de usuários, julgue os itens a seguir.

Após o questionário, a observação indireta é o método mais utilizado para a realização de estudos de usuários e pode ser do tipo não estruturada, semiestruturada e estruturada.

  1. ✂️
  2. ✂️

203Q601612 | Biblioteconomia, Estudo de Usuários, Biblioteconomista, SEAD SE, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito aos métodos empregados em estudos de usuários, julgue os itens seguintes.

Na entrevista do tipo estruturada, o entrevistado tem a iniciativa para abordar os temas das perguntas, havendo pouca ou nenhuma intervenção do entrevistador.

  1. ✂️
  2. ✂️

204Q606000 | Biblioteconomia, Estudo de Usuários, Analista Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Acerca da implantação de um plano de marketing para bibliotecas, julgue os itens a seguir.

Os usuários de uma biblioteca têm características e necessidades de informação distintas, portanto a mala-direta é uma modalidade de propaganda inapropriada, por não apresentar seletividade em sua aplicação.

  1. ✂️
  2. ✂️

205Q602434 | Biblioteconomia, Estudo de Usuários, Bibliotecário, Prefeitura de Limeira SP, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a perguntas hipotéticas formuladas ao usuário de biblioteca em uma entrevista de referência.

"Posso sugerir outras fontes se você me der uma idéia de como essa informação o ajudaria." é estratégia inadequada de entrevista, visto que não está formulada na forma de pergunta, não motivando, portanto, a resposta do usuário.

  1. ✂️
  2. ✂️

206Q607042 | Biblioteconomia, Estudo de Usuários, Biblioteconomista, TJ RR, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 110 a 113, referentes aos estudos de usuários.

Na seleção dos participantes de uma pesquisa com usuários de uma biblioteca, é aconselhável incluir os usuários que frequentam assiduamente a biblioteca, bem como os que participam de listas de discussão ou redes sociais relacionadas à biblioteca.
  1. ✂️
  2. ✂️

207Q606816 | Biblioteconomia, Estudo de Usuários, Analista Judiciário, STJ, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 88 a 93, relativos a estudos de usuários.

Caso se pretenda criar um perfil para uma biblioteca em alguma rede social, é necessário avaliar previamente as possibilidades de dedicação do bibliotecário na manutenção desse perfil, bem como o tempo e os recursos necessários à inserção de novos conteúdos, visto que é necessário monitorar o canal de comunicação constantemente.

  1. ✂️
  2. ✂️

208Q603260 | Biblioteconomia, Estudo de Usuários, Analista, MPU, FCC

Em muitas bibliotecas brasileiras, o pessoal menos capacitado é designado para atuar nas atividades de atendimento ao público. Isso, em última instância, evidencia

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

209Q603266 | Biblioteconomia, Estudo de Usuários, Biblioteconomista, SEAD SE, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito aos métodos empregados em estudos de usuários, julgue os itens seguintes.

Em relação ao questionário, a entrevista apresenta a vantagem de permitir que o entrevistador esclareça alguma pergunta ou terminologia não compreendida pelo entrevistado.

  1. ✂️
  2. ✂️

210Q603808 | Biblioteconomia, Estudo de Usuários, Analista Judiciário, TRE RN, FCC

Os estudos de usuários ou de comunidades devem ser realizados

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

211Q604327 | Biblioteconomia, Estudo de Usuários

Quando, ao expressar uma questão de referência, um usuário não se satisfaz com as respostas recebidas, o bibliotecário deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

212Q603816 | Biblioteconomia, Estudo de Usuários, Analista, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Estudos de comportamento dos usuários são importantes tanto na fase de planejamento de um novo serviço como para acompanhamento dos serviços já prestados. Com relação a esses estudos, julgue os itens subseqüentes. A investigação quanto à necessidade de informação pode ser categorizada por meio de estudos opinativos e de estudos dos canais de comunicação e pela interação entre o usuário e os sistemas.
  1. ✂️
  2. ✂️

213Q609474 | Biblioteconomia, Estudo de Usuários, Analista Ministerial, MPE AP, FCC

Os estudos de usuários são de dois tipos: a abordagem tradicional, que são os estudos dirigidos ao sistema de informação, e a abordagem alternativa, que são os estudos voltados ao usuário da informação.

É correto afirmar que os estudos baseados na abordagem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

214Q604361 | Biblioteconomia, Estudo de Usuários, Analista Judiciário, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Acerca dos estudos de usuários, julgue os itens a seguir.

A técnica de grupo focal, que envolve a prospecção de natureza quantitativa a partir de perguntas remetidas a pessoas experientes acerca de determinado tema, pode ser utilizada para a realização de estudos de usuários.

  1. ✂️
  2. ✂️

215Q603436 | Biblioteconomia, Estudo de Usuários, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção que apresenta serviços que devem ser oferecidos aos usuários por uma biblioteca especializada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

216Q606046 | Biblioteconomia, Estudo de Usuários, Bibliotecário, SECULT PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

Reconhecer as habilidades do usuário para diagnosticar seu comportamento em relação ao uso da informação, melhorar a resposta do sistema e aumentar o nível de satisfação do usuário, é um mecanismo praticado pelas unidades de informação. Esse mecanismo, que é importante para promover a melhoria dos serviços e produtos, denomina-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

217Q606062 | Biblioteconomia, Estudo de Usuários, Analista Administrativo, ANEEL, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos ao processo de referência e de estudos de usuários, nos quais se aplicam a abordagem tradicional ou a abordagem cognitiva.

Em uma das abordagens cognitivas, denominada abordagem sense-making, pressupõe-se que a informação está contida nos documentos e é, portanto, uma entidade independente da interação do homem com o mundo.

  1. ✂️
  2. ✂️

218Q607384 | Biblioteconomia, Estudo de Usuários, Analista Judiciário, TRF 2a, FCC

Em um estudo de usuários, os pesquisadores/bibliotecários solicitaram que os participantes descrevessem a última busca bibliográfica que haviam realizado, detalhando as dificuldades encontradas e os resultados obtidos. Neste caso, estavam utilizando a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

219Q602278 | Biblioteconomia, Estudo de Usuários, Analista Judiciário, TRT 21a, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos estudos de usuários, julgue os itens seguintes.

A entrevista — um dos métodos utilizados para a coleta de dados em estudos de usuários —, os questionários estruturados e a análise de log são os métodos mais apropriados para estudos de abordagem qualitativa.

  1. ✂️
  2. ✂️

220Q609706 | Biblioteconomia, Estudo de Usuários, Biblioteconomista, Ministério Público Estadual AL, FGV, 2018

Com relação à definição, função e objetivos do estudo de usuários, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Investigação que possibilita verificar para quais fins os usuários usam a informação.

( ) Investigação que mede o efeito da informação, detalhando uso que o usuário faz dela.

( ) Investigação que objetiva saber o quê os usuários precisam em matéria de informação.

Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem indicada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.