Início

Questões de Concursos Estudo de Usuários

Resolva questões de Estudo de Usuários comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q608277 | Biblioteconomia, Estudo de Usuários, Analista Administrativo, TCE ES, CESPE CEBRASPE

Acerca dos estudos de usuários, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q606776 | Biblioteconomia, Estudo de Usuários, Analista em Gestão Especializado, Defensoria Pública do Estado de Amazonas AM, FCC, 2018

Na entrevista de referência, uma pergunta aberta é aquela que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q601154 | Biblioteconomia, Estudo de Usuários

Acerca da técnica de entrevista aos usuários da biblioteca, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q608422 | Biblioteconomia, Estudo de Usuários, Biblioteconomista, Assembléia Legislativa MS, FCC

Segundo a literatura sobre estudos de usuários, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q610005 | Biblioteconomia, Estudo de Usuários, Biblioteconomista, BNDES, CESGRANRIO

Controlar o recebimento de cópias e enviá-las ao usuário são atividades específicas de um serviço de caráter bibliográfico, caracterizado pelo fornecimento de informação não existente em seu próprio acervo.

Esse procedimento é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q604386 | Biblioteconomia, Estudo de Usuários, Bibliotecário, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos recursos e serviços de informação em geral e às bibliotecas públicas e escolares, assim como à educação dos usuários, à informação comunitária e às funções do bibliotecário de referência, julgue os itens que se seguem.

Para o usuário de informação, conveniência, proximidade e acessibilidade são fatores menos importantes do que a eficácia dos serviços e a excelência das coleções.

  1. ✂️
  2. ✂️

87Q604133 | Biblioteconomia, Estudo de Usuários, Analista Ambiental, IBAMA, CESPE CEBRASPE

Julgue o item subseqüente, relacionado com os serviços de referência e sua organização, com os serviços de alerta e com a disseminação seletiva de informação.

Compete às bibliotecas, em larga escala, propiciar a competência necessária ao seu usuário, promovendo, para isso, programas específicos sobre o uso de seus recursos, a elaboração de pesquisa bibliográfica, a normalização e a estrutura da comunicação científica.

  1. ✂️
  2. ✂️

88Q608748 | Biblioteconomia, Estudo de Usuários, Analista Judiciário, TRF 2a, CONSULPLAN, 2017

No contexto da entrevista de referência, numere adequadamente os níveis de necessidades de informação de acordo com a sequência em que se apresentam.

( ) Necessidade consciente.

( ) Necessidade formalizada.

( ) Necessidade negociada.

( ) Necessidade visceral.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

89Q601849 | Biblioteconomia, Estudo de Usuários, Analista Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Acerca do uso de entrevistas em estudos de usuários, julgue os itens que se subseguem.

Estudos de usuário que utilizam entrevistas apresentam a vantagem de mostrar a maneira de agir rotineira do usuário em relação aos serviços da biblioteca. Por outro lado, uma limitação desses estudos encontra-se no fato de as pessoas tenderem a agir de maneira diferente da usual quando estão sob observação.

  1. ✂️
  2. ✂️

91Q606780 | Biblioteconomia, Estudo de Usuários, Analista em Geociências, CPRM, CESPE CEBRASPE

Com referência à problemática do estudo de usuários, julgue os itens seguintes.

O estudo de usuários tem como objetivo principal o levantamento de dados relativos aos problemas e às necessidades dos bibliotecários na administração de suas unidades informacionais.

  1. ✂️
  2. ✂️

92Q602950 | Biblioteconomia, Estudo de Usuários, Técnico em Gestão Cultural, FCPTN PA, CESPE CEBRASPE

Estudos de comunidade e de usuários são mecanismos importantes para o planejamento e a avaliação dos serviços de informação prestados pelas bibliotecas. Assinale a opção correta acerca desses estudos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

93Q609672 | Biblioteconomia, Estudo de Usuários, Biblioteconomista, BNDES, CESGRANRIO

Dentre as atividades do setor de referência, no contexto da educação do usuário, NÃO constitui condição para o uso adequado da unidade de informação a(o):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q608690 | Biblioteconomia, Estudo de Usuários, Bibliotecário, FUB, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, no que se refere ao marketing para bibliotecas.

O treinamento de usuários é um procedimento independente da estratégia de marketing da biblioteca.

  1. ✂️
  2. ✂️

95Q601352 | Biblioteconomia, Estudo de Usuários, Biblioteconomista, SESPA PA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens em seguida, referentes ao estudo da comunidade.

Segundo Evans, citado por Figueiredo, o estudo da comunidade envolve a análise de dois elementos: as características da comunidade e os significados dessas características.

  1. ✂️
  2. ✂️

96Q606799 | Biblioteconomia, Estudo de Usuários, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, relativos aos estudos de usuários.

Os estudos de usuários, em uma abordagem tradicional, são centrados nas tecnologias ou nos conteúdos, enquanto, na abordagem alternativa, os usuários são percebidos como informantes e não como objetos do estudo.

  1. ✂️
  2. ✂️

97Q606932 | Biblioteconomia, Estudo de Usuários, Analista Administrativo, ANTT, CESPE CEBRASPE

A respeito de estudo de usuário e técnicas de levantamento de dados, julgue os itens subsecutivos.

O comportamento informacional é o comportamento humano em relação a fontes de informação, incluindo o encontro acidental com a informação que atenda à necessidade do sujeito.

  1. ✂️
  2. ✂️

98Q607546 | Biblioteconomia, Estudo de Usuários, Biblioteconomista, BNDES, CESGRANRIO

Há um serviço que consiste na promoção contínua de informação através de produtos, tais como listas de novas aquisições, sumários correntes e clippings. Essa atividade específica está relacionada à assistência ao usuário na busca de informações, tanto no acervo da Unidade de Informação como em outras instituições.

Essa descrição corresponde ao serviço de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q605517 | Biblioteconomia, Estudo de Usuários, Analista, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Estudos de comportamento dos usuários são importantes tanto na fase de planejamento de um novo serviço como para acompanhamento dos serviços já prestados. Com relação a esses estudos, julgue os itens subseqüentes. O grau de usabilidade de um sistema de informação independe do grau de integração do usuário no processo de design do sistema.
  1. ✂️
  2. ✂️

100Q603543 | Biblioteconomia, Estudo de Usuários, Bibliotecário, TCE PB, FCC

Em relação aos estudos de usuários, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.