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Questões de Concursos Estudo dos Solos

Resolva questões de Estudo dos Solos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q1056905 | Engenharia Agronômica Agronomia, Estudo dos Solos, Engenheiro Agrônomo, FUNAI, ESAF

Os solos são um importante recurso natural renovável suportando a vida e as atividades humanas economicamente, com notável importância nas práticas agropecuárias com vistas à geração de alimentos. Os solos são formados a partir da decomposição das rochas de origem, que daí adquirem morfologia variada e oportunizam diferentes classificações. Considerando pois, a origem, morfologia e classificação dos solos, assinale a opção correta.
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62Q1061259 | Engenharia Agronômica Agronomia, Estudo dos Solos, Pesquisador Área Ciências Agrárias Subárea Fitotecnia, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação aos solos tropicais em áreas de fronteira agrícola no Brasil, julgue o item subsequente.

Em regiões de fronteira agrícola, o uso de sistemas agroflorestais pode mitigar a compactação do solo, problema recorrente nessas áreas.

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64Q1017338 | Engenharia Agronômica Agronomia, Estudo dos Solos, Pesquisador Área Ciências Agrárias Subárea Matologia, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca de inovações em sistemas de produção agrícola, julgue o item subsequente.

Práticas agrícolas importantes na promoção da manutenção da estrutura e da saúde do solo incluem a rotação de culturas e a diversificação do sistema de produção.

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65Q1012578 | Engenharia Agronômica Agronomia, Estudo dos Solos, Engenheiro Agrônomo, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Sabendo que a tecnologia que agrega o componente biológico às análises físicas e químicas de solos é conhecida como bioanálise de solos (BioAS), julgue o item que se segue.

A coleta de amostras de solos deve ser feita preferencialmente no pico da estação seca, quando a atividade microbiana nos solos está em seu nível mais baixo.

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66Q1061272 | Engenharia Agronômica Agronomia, Estudo dos Solos, Pesquisador Área Ciências Agrárias Subárea Pedologia, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação à pedometria, julgue o item que se segue.

A utilização de novas tecnologias, máquinas e inteligência artificial na pedometria tem apresentado bons resultados, tendo em vista que estas novas tecnologias permitem o tratamento de grandes volumes de dados para melhorar a precisão nas classificações e estimativas das propriedades do solo.

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68Q1017302 | Engenharia Agronômica Agronomia, Estudo dos Solos, Pesquisador Área Ciências Agrárias Subárea Pedologia, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Ainda à luz do SiBCS, julgue o item a seguir, acerca do mapeamento de classes e atributos do solo.

Para a classe dos organossolos, é importante o desenvolvimento de métodos e a identificação de atributos que permitam avaliar o potencial de subsidência do solo diante do manejo agrícola, em especial devido à prática de drenagem.

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69Q1016568 | Engenharia Agronômica Agronomia, Estudo dos Solos, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, acerca das tecnologias quânticas e suas aplicações em áreas de produção agrícola.

Os magnetômetros quânticos baseados em defeitos de vacância de nitrogênio em diamantes são capazes de mapear variações espaciais da atividade microbiana no solo com resolução nanométrica, fornecendo um indicador direto da saúde do solo em escala agrícola.
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70Q1012576 | Engenharia Agronômica Agronomia, Estudo dos Solos, Engenheiro Agrônomo, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito dos dois dos principais tipos de solos encontrados no Brasil, os latossolos e os gleissolos, julgue o próximo item.

Os gleissolos possuem coloração predominantemente acinzentada devido à oxidação do Fe2+ em Fe3+ durante o seu processo de formação.

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71Q1012577 | Engenharia Agronômica Agronomia, Estudo dos Solos, Engenheiro Agrônomo, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito dos dois dos principais tipos de solos encontrados no Brasil, os latossolos e os gleissolos, julgue o próximo item.

Os latossolos apresentam baixa fertilidade e elevada acidez, sendo o tipo de solo mais encontrado no bioma Cerrado.

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72Q1056906 | Engenharia Agronômica Agronomia, Estudo dos Solos, Engenheiro Agrônomo, FUNAI, ESAF

É sempre bom pensar que o mundo em que vivemos não é uma herança ou presente de nossos antepassados, mas um empréstimo compulsório da geração futura. Desta feita, ter por objetivo atingir maior produtividade de alimentos mantendo o equilíbrio entre a produção de matérias-primas e a preservação da natureza é salutar. Neste contexto e com fulcro nas diferentes técnicas de conservação do solo com vistas à manutenção de uso sustentável, assinale a opção correta.
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73Q1016561 | Engenharia Agronômica Agronomia, Estudo dos Solos, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Uma equipe de pesquisadores está validando ferramentas fotônicas e espectroscópicas para monitorar a sustentabilidade de uma área de produção agrícola. Os pesquisadores devem avaliar a eficiência de diferentes tecnologias para detectar variações na composição do solo, identificar sinais precoces de estresse vegetal e presença de contaminantes na água. Os dados obtidos serão indicadores para a tomada de decisões estratégicas para práticas agrícolas sustentáveis.
A partir dessa situação hipotética, julgue o item a seguir.

Para auxiliar na avaliação da fertilidade do solo, a equipe de pesquisadores pode optar ou por utilizar a espectroscopia Raman para identificar os compostos químicos orgânicos e minerais presentes na terra ou por utilizar a espectroscopia de emissão óptica com plasma induzido por laser (LIBS), que permite determinar constituintes elementares do solo como C, N, P, K, Ca, Mg, Al e Fe.
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74Q1012581 | Engenharia Agronômica Agronomia, Estudo dos Solos, Engenheiro Agrônomo, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca da calagem e da gessagem, técnicas bastante conhecidas para a correção da fertilidade de solos, julgue o item subsecutivo.

Um dos principais objetivos da calagem é neutralizar a acidez do solo, enquanto o da gessagem é reduzir a toxicidade do alumínio nas camadas mais profundas do solo.

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75Q1017307 | Engenharia Agronômica Agronomia, Estudo dos Solos, Pesquisador Área Ciências Agrárias Subárea Pedologia, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Tendo em vista que a conservação do solo é fundamental para uma agricultura e pecuária sustentáveis, julgue o item subsequente, em relação a práticas conservacionistas de solos.

O plantio direto é feito sem a aração ou gradagem do solo, sendo as sementes colocadas diretamente em solo não revolvido, de forma que o plantio é executado por plantadeiras, que abrem um pequeno sulco, de profundidade e largura adequadas, para assegurar uma boa cobertura e um bom contato da semente com o solo.

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76Q1016559 | Engenharia Agronômica Agronomia, Estudo dos Solos, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Uma equipe de pesquisadores está validando ferramentas fotônicas e espectroscópicas para monitorar a sustentabilidade de uma área de produção agrícola. Os pesquisadores devem avaliar a eficiência de diferentes tecnologias para detectar variações na composição do solo, identificar sinais precoces de estresse vegetal e presença de contaminantes na água. Os dados obtidos serão indicadores para a tomada de decisões estratégicas para práticas agrícolas sustentáveis.
A partir dessa situação hipotética, julgue o item a seguir.

A espectroscopia no infravermelho próximo (NIR) é ineficaz para determinar o teor de matéria orgânica no solo (MOS), devido à baixa sensibilidade a compostos orgânicos, e, por isso, não deve ser utilizada pelos pesquisadores.
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77Q1034870 | Engenharia Agronômica Agronomia, Estudo dos Solos, Agente de Serviços Técnicos Agropecuários, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Para uma correta recomendação de fertilizantes é necessário conhecer a necessidade nutricional da cultura a ser implantada e o que o solo é capaz de fornecer.

Diante disso, para uma determinada variedade de milho (Zea mays), considerou-se a seguinte necessidade de adubação:

N (20 kg ha-1); P2O5 (130 kg ha-1) e; K2O (70 kg ha-1)

Assinale a opção que indica, aproximadamente, a quantidade, em kg ha-1, de sulfato de amônio (20% de N), de superfosfato triplo (41% de P2O5) e de cloreto de potássio (58% de K2O), que deverá ser aplicada.
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78Q1061268 | Engenharia Agronômica Agronomia, Estudo dos Solos, Pesquisador Área Ciências Agrárias Subárea Fitotecnia, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação a práticas de manejo de culturas de grãos e diversificação dos sistemas de produção, julgue o item seguinte.

A rotação de espécies produtoras de grãos, com gramíneas para pastagem, é procedimento altamente indicado para a recuperação de áreas com solos degradados.

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79Q1081998 | Engenharia Agronômica Agronomia, Estudo dos Solos, Engenheiro Agrônomo, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

A conservação do solo é essencial para garantir a sustentabilidade da produção agrícola, a manutenção da fertilidade natural e a preservação dos recursos ambientais. Um solo bem conservado contribui para o equilíbrio dos ecossistemas, evita processos erosivos, favorece o armazenamento de água e nutrientes, além de reduzir os impactos ambientais negativos, como o assoreamento de rios e a degradação da vegetação nativa. Acerca da conservação da qualidade do solo, assinale a alternativa correta.
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80Q1066429 | Engenharia Agronômica Agronomia, Estudo dos Solos, tarde, CNU, CESGRANRIO, 2024

O Decreto no 9.841/2019 dispõe sobre o Programa Nacional de Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC), a fim de disponibilizar informações de avaliação, quantificação e monitoramento de riscos agroclimáticos à sociedade. O ZARC é uma ferramenta de análise do risco que auxilia a tomada de decisão no campo, considerando a probabilidade de ocorrência de adversidades baseada em séries históricas de dados climáticos e em características da cultura e do solo. Atualmente, o ZARC tem adotado um novo sistema de classificação de solos que deixa de utilizar o tradicional sistema de solos “Tipo 1”, “Tipo 2” e “Tipo 3” e passa a adotar uma nova metodologia que define seis classes de água disponível (AD1, AD2, AD3, AD4, AD5, AD6). Dessa forma, a água disponível (AD) do solo é estimada para cada área de produção, a partir da sua composição textural determinada por análise de solo padrão. A estimativa é feita através do uso de uma equação (função de pseudotransferência), devidamente ajustada para os distintos solos brasileiros. Calculada a AD, é definido o enquadramento em uma classe de AD. No caso de um cultivo de sequeiro, ao se considerar uma classe e a profundidade efetiva média do sistema radicular do cultivar, é possível verificar se a necessidade de água do cultivar é atendida pela classe de solo.
Buscando avaliar o risco agroclimático do cultivo da soja no Mato Grosso do Sul, um agrônomo colheu amostras de um solo, determinou a composição granulométrica e, ao aplicar os teores percentuais na função de pseudotransferência, obteve um valor de AD de 0,75 mm/cm.

Dessa forma, o agrônomo classificou esse solo como
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