Questões de Concursos Evolução biológica

Resolva questões de Evolução biológica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q936309 | Biologia, Evolução biológica, Edital 2020, ENEM, INEP, 2021

Acredita-se que os olhos evoluíram de órgãos sensores de luz para versões que formam imagens. O olho humano atua como uma câmera, coletando, focando e convertendo a luz em sinal elétrico, que é traduzido em imagens pelo cérebro. Mas em vez de um filme fotográfico, é uma retina que detecta e processa os sinais, utilizando células especializadas. Moluscos cefalópodes (como as lulas) possuem olhos semelhantes aos dos humanos, apesar da distância filogenética.


LAMB, T. D. A fascinante evolução do olho: cientistas já têm uma visão clara de como surgiram nossos olhos tão complexos. Scientific American Brasil, ed. 111, ago. 2011 (adaptado).


A comparação dos olhos mencionada representa que tipo de evolução?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q943598 | Biologia, Evolução biológica, Biologia, UECE, UECE CEV, 2021

Relacione, corretamente, as teorias evolutivas com algumas de suas características, numerando os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:

1. Lamarkismo

2. Darwinismo

3. Neodarwinismo

4. Mutacionismo

( ) A evolução se realiza através da origem espontânea de novos tipos em função das macromutações enquanto as pequenas diferenças intraespecíficas devem-se às micromutações genéticas.

( ) A evolução é regida pelas leis do uso e desuso e da transmissão dos caracteres adquiridos.

( ) Informa como as características dos organismos de uma população podem sofrer alterações genéticas aleatórias a partir de mutações e recombinações genéticas.

( ) As alterações ambientais selecionam os organismos melhor adaptados e os sobreviventes passam suas características às próximas gerações.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q943601 | Biologia, Evolução biológica, Biologia, UECE, UECE CEV, 2021

De acordo com o fixismo, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q943884 | Biologia, Evolução biológica, Caderno Preto, PUC RS, PUC RS, 2019

Do cruzamento entre plantas de trigo de Triticum turgidum (28 cromossomos) e de Triticum tauschii (14 cromossomos) surgiu um indivíduo estéril de 21 cromossomos. Erros no processo meiótico deste híbrido permitiram o surgimento do Triticum sativum (42 cromossomos) em um evento que denominamos de especiação por poliploidia.

O evento descrito acima corresponde a um caso de especiação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q678928 | Biologia, Evolução biológica, Primeira Fase OAB, FUVEST, FUVEST, 2019

Texto associado.

Óbitos por cepas de bactérias resistentes a antibióticos vêm crescendo. Um estudo do governo britânico estima que, em escala global, os óbitos por cepas resistentes já cheguem a 700 mil por ano. E as coisastêm piorado. Além das bactérias, já estão surgindo fungos resistentes, como a Candida auris.

Qualquer solução passa por um esforço multinacional de ações coordenadas. O crescente número de governos isolacionistas e até antidarwinistas não dá razões para otimismo. Há urgência. O estudo britânico calcula que, se nada for feito, em 2050, as mortes por infecções resistentes chegarão a 10 milhões ao ano.

Hélio Schwartsman, “Mortes anunciadas”. Folha de São Paulo, Abril/2019. Adaptado.

O autor expressa preocupação com o fato de que as soluções para o problema apontado passam por um esforço multinacional, em face ao crescente número de governos isolacionistas, porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q678938 | Biologia, Evolução biológica, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP, 2019

O combate ao mosquito transmissor do vírus da dengue é um problema de saúde pública no Brasil. O uso de inseticidas em larga escala é discutido com cautela pelos cientistas, no que se refere às questões biológicas.

Essa cautela se justifica porque o uso de inseticidas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q945690 | Biologia, Evolução biológica, Vestibular 3 Dia, UFRGS, UFRGS, 2019

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

No processo de especiação ........, a separação geográfica entre populações de uma espécie ancestral é o primeiro passo para formação de duas novas espécies. Já no processo de especiação ........, ocorre o surgimento de duas novas espécies em uma mesma localização geográfica, decorrente de rearranjos cromossômicos ou mutações, diferenciando conjuntos gênicos dentro de uma mesma população.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q939804 | Biologia, Evolução biológica, Conhecimentos Gerais, FAMERP, VUNESP, 2019

Astyanax mexicanus é uma espécie de peixe sem olhos, que vive em águas tropicais de cavernas do México. Heterocephalus glaber é a espécie do rato-toupeira-pelado, um mamífero roedor que também não tem olhos e é encontrado em tocas escavadas no solo africano. A semelhança quanto à ausência da visão nesses animais pode ser considerada uma adaptação aos ambientes em que eles vivem, que selecionaram essas características. O mecanismo evolutivo que promoveu essa semelhança é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q679469 | Biologia, Evolução biológica, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

“O inseto é verde por que vive na grama”.

Essa frase reflete uma ideia

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q679214 | Biologia, Evolução biológica, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP, 2019

Texto associado.

Os teólogos do século XVII haviam feito um cálculo para determinar a idade da Terra, com base nas genealogias bíblicas, e estimaram que a Terra e todo o universo haviam sido criados por Deus aproximadamente 4 000 anos antes de Cristo — alguns chegavam mesmo a precisar o ano de 4004 a.C. como o momento exato da criação.

BRAGA, M.; GUERRA, A.; REIS, J. C. Darwin e o pensamento evolucionista:

ciência no tempo. São Paulo: Atual, 2003 (adaptado)

Nos dias atuais, essa datação é questionada cientificamente com o estudo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q947007 | Biologia, Evolução biológica, Língua Inglesa, UEG, UEG, 2019

Na população humana, fatores diversos determinam proporções infinitas de combinações genotípicas. Se considerarmos que a capacidade de enrolar a língua em “U” é determinada por um alelo dominante R, imagine que, numa população de 1000 indivíduos, 51% das pessoas enrolam a língua (RR e Rr), ao passo que 49% apresentam genótipo rr e, portanto, não são capazes de enrolar a língua em “U”. Admitindo que essa população esteja em equilíbrio de Hardy-Weinberg, as frequências dos alelos R e r são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q679760 | Biologia, Evolução biológica, Biologia, UDESC, UDESC, 2019

Em uma sala, após uma aula sobre Evolução, foi apresentado por um dos alunos o seguinte texto:

“Em um conjunto de indivíduos de uma mesma espécie (população) existe variedade de fenótipos, a qual tem origem pelos mecanismos da mutação gênica e da recombinação gênica. Sobre essa variedade de fenótipos atua a seleção natural”.

O texto elaborado pelo aluno se baseou na teoria evolutiva:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q678484 | Biologia, Evolução biológica, Segundo Semestre, IFAL, INEP, 2019

A seleção natural, princípio norteador da teoria da evolução das espécies de Darwin, atua nos fenótipos, que resultam da interação entre os genótipos e meio. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a incorreta dentre os exemplos desse padrão adaptativo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q947802 | Biologia, Evolução biológica, Prova de Medicina20192 2° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

No Brasil, diferente de outros países ocidentais, a teoria evolutiva tem sido posta em cheque por grupos religiosos que apontam a ausência de provas do surgimento dos seres vivos no planeta, segundo defendeu Darwin em seu famoso livro “A Origem das Espécies”. Considerando esse tema, são evidências da evolução:

1) vestígios fósseis de seres vivos que ficaram preservados em rochas e outros materiais, indicando a existência de organismos no passado diferentes dos atuais.
2) características homólogas entre espécies, como a asa do morcego e o membro anterior humano, que apesar de ter funções diferentes, apresentam a mesma origem evolutiva, indicando que tais espécies são relacionadas do ponto de vista filogenético.
3) órgãos vestigiais, como o apêndice vermiforme, que apresenta tamanho reduzido e ausência de função no homem, mas é maior e funcional em diferentes espécies de mamíferos, indicando ancestralidade comum.
4) a comparação de genomas de algumas espécies de macacos e do homem, apontando mais de 98% de similaridade, o que demonstra parentesco evolutivo próximo entre si.
Estão corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q947803 | Biologia, Evolução biológica, Prova de Medicina20192 2° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Dentre os mecanismos evolutivos, a deriva genética produz a eliminação aleatória de descendentes, de forma que os genes da geração seguinte, não necessariamente, serão herdados por indivíduos mais saudáveis ou adaptados. Conclui-se que a deriva genética pode acontecer quando indivíduos da população:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q678499 | Biologia, Evolução biológica, Terceira Etapa, UFPEL, INEP, 2019

“Nada na biologia faz sentido, exceto à luz da evolução”, Dobzhansky A evolução hoje é um fato estabelecido, a teoria evolutiva de Lamarck foi amplamente adotada durante um tempo, mas foi substituída na maior parte do mundo pela teoria de Darwin. Sobre as duas teorias é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q678502 | Biologia, Evolução biológica, Terceira Etapa, UFPEL, INEP, 2019

De todas diferenças entre homem e os animais inferiores, o senso moral ou consciência é a mais importante” (1871:70) Charles Darwin.
Ainda que inaugural no campo da biologia a citação de Charles Darwin encontra na filosofia política uma aproximação com o pensamento defendido por um filósofo singular que afirma: “ ... que o homem é por natureza um ser social, pois, para sobreviver, não pode ficar completamente isolado de seus semelhantes” (COTRIN, 2006, p.272).
Dada a contribuição, que filósofo corresponde a essa determinada concepção filosófica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q679542 | Biologia, Evolução biológica, Biologia Primeiro Dia, UECE, UECE CEV, 2019

A especiação é a denominação para um conjunto de processos que dão origem a novas espécies. A especiação geralmente envolve o desenvolvimento de barreiras de isolamento reprodutivo que podem ser pré-zigóticas ou pószigóticas. São tipos de mecanismos de isolamento reprodutivos pós-zigóticos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q679543 | Biologia, Evolução biológica, Biologia Primeiro Dia, UECE, UECE CEV, 2019

De acordo com a teoria sintética da evolução ou neodarwinismo, a unidade evolutiva é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q936066 | Biologia, Evolução biológica, PPL, ENEM, INEP, 2019

A principal explicação para a grande variedade de espécies na Amazônia é a teoria do refúgio. Nos últimos 100 000 anos, o planeta sofreu vários períodos de glaciação, em que as florestas enfrentaram fases de seca. Dessa forma, as matas expandiram-se e depois reduziram-se. Nos períodos de seca prolongados, cada núcleo de floresta ficava isolado do outro. Então, os grupos de animais dessas áreas isoladas passaram por processos de diferenciação genética, muitas vezes se transformando em espécies ou subespécies diferentes das originais e das que ficaram em outros refúgios.
Disponível em: http://ambientes.ambientebrasil.com.br. Acesso em: 22 abr. 2015.

O principal processo evolutivo relacionado ao texto é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.