Início

Questões de Concursos Evolução biológica

Resolva questões de Evolução biológica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q936309 | Biologia, Evolução biológica, Edital 2020, ENEM, INEP, 2021

Acredita-se que os olhos evoluíram de órgãos sensores de luz para versões que formam imagens. O olho humano atua como uma câmera, coletando, focando e convertendo a luz em sinal elétrico, que é traduzido em imagens pelo cérebro. Mas em vez de um filme fotográfico, é uma retina que detecta e processa os sinais, utilizando células especializadas. Moluscos cefalópodes (como as lulas) possuem olhos semelhantes aos dos humanos, apesar da distância filogenética.


LAMB, T. D. A fascinante evolução do olho: cientistas já têm uma visão clara de como surgiram nossos olhos tão complexos. Scientific American Brasil, ed. 111, ago. 2011 (adaptado).


A comparação dos olhos mencionada representa que tipo de evolução?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q906274 | Biologia, Evolução biológica, Ciências, SEEDPR, Consulplan, 2024

No sul da Flórida, o percevejo-do-saboeiro (Jadera haematoloma) se alimenta de sementes de uma planta nativa da família das sapindáceas, o balãozinho. Entretanto, na Flórida Central, o balãozinho se tornou raro. Com isso, nessa região, esses percevejos se alimentam das sementes da árvore-da-chuva-dourada (Koelreuteria elegans), espécie recém-introduzida da Ásia. A fruta da árvore-da-chuva-dourada consiste em três lóbulos chatos, e suas sementes estão bem mais próximas à superfície da fruta do que as sementes das frutas redondas e rechonchudas do balãozinho nativo. As populações que se alimentam na árvore-da-chuva-dourada resultaram em espécies de bicos mais curtos do que aquelas populações que se alimentam do balãozinho. Essa diferença entre as espécies em resposta à espécie introduzida é um exemplo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q946632 | Biologia, Evolução biológica, Vestibular, UNIVESP, UNIVESP, 2019

Completa 160 anos, em 2019, a publicação de um livro que é um marco na História, sobretudo por explicar a evolução das espécies por meio do mecanismo de seleção natural e deixar implícita a ideia de que duas espécies, quaisquer que sejam, descendem de pelo menos um ancestral comum.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome dessa obra e do respectivo autor.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q679469 | Biologia, Evolução biológica, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

“O inseto é verde por que vive na grama”.

Essa frase reflete uma ideia

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q943390 | Biologia, Evolução biológica, Edital 2022, USP, FUVEST, 2021

Nas histórias em quadrinhos, o Pantera Negra ganha habilidades físicas e mentais sobre-humanas ao ingerir ou aplicar sobre seu corpo uma solução da erva em formato de coração, cujos efeitos perduram durante a vida do herói, mas não são transmitidos aos descendentes. Essa planta cresce em Wakanda, região da África equatorial oriental, onde um meteorito contendo um metal chamado Vibranium caiu há 10 mil anos e provocou mutações na planta. Uma explicação coerente com o conhecimento científico para o que ocorreu nessa situação ficcional é que a erva
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q945826 | Biologia, Evolução biológica, Tarde, PUC RJ, PUC RJ, 2018

A engenharia genética utiliza várias metodologias para geração de Organismos Geneticamente Modificados (OGMs), dentre elas a inserção de um transgene no genoma nuclear através da tecnologia do DNA recombinante. Devido ao seu potencial biotecnológico, leveduras e plantas estão entre os alvos principais de pesquisadores para geração de OGMs. Levando em consideração seus conhecimentos acerca da estrutura celular de leveduras e plantas, que organelas também poderiam ser utilizadas para a inserção de transgenes?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q678938 | Biologia, Evolução biológica, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP, 2019

O combate ao mosquito transmissor do vírus da dengue é um problema de saúde pública no Brasil. O uso de inseticidas em larga escala é discutido com cautela pelos cientistas, no que se refere às questões biológicas.

Essa cautela se justifica porque o uso de inseticidas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q947282 | Biologia, Evolução biológica, Medicina, UEG, UEG, 2018

O sistema imunológico reage quando o corpo humano é invadido por “elementos estranhos”. Em alguns casos, o ataque é tão rápido que pode levar a pessoa à morte. A vacinação permite ao organismo antecipar sua defesa imunológica. As vacinas tradicionais têm por objetivo desencadear no organismo humano um mecanismo de imunização ativa.

Na vacinação, são introduzidas no organismo humano formas atenuadas das toxinas ou dos próprios microrganismos causadores das doenças. Todavia, se existir suspeita de “mal” já instalado, é recomendável o uso de soro, que combate de imediato os elementos estranhos, enquanto o sistema imunológico se mobiliza para entrar em ação.

Considerando essas afirmações, o soro específico deve ser usado quando:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q950525 | Biologia, Evolução biológica, Segundo Dia, UFUMG, UFU MG, 2018

A vitamina E tem sido relacionada à prevenção ao câncer de próstata, além de atuar como antioxidante para prevenir o envelhecimento precoce. A dose diária recomendada para uma pessoa acima de 19 anos é de 15mg.
Considerando-se que, em alguns suplementos alimentares, existam 0,105 x 1020 moléculas da vitamina E, por comprimido, fórmula molecular C29H50O2, e que o número de Avogadro é 6 x 1023 mol-1, o número de comprimidos que deve ser consumido em um mês (30 dias) para manter a dose recomendada diária é cerca de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q937988 | Biologia, Evolução biológica, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

Pesquisadores recuperaram DNA de ossos de mamute (Mammuthus primigenius) encontrados na Sibéria, que tiveram sua idade de cerca de 28 mil anos confirmada pela técnica do carbono-14.

FAPESP. DNA de mamute é revelado. Disponível em: http://agencia.fapesp.br. Acesso em: 13 ago. 2012 (adaptado).

A técnica de datação apresentada no texto só é possível devido à

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q896780 | Biologia, Evolução biológica, Professor de Ciências, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

São evidências da evolução:


1. Cor


2. Fósseis


3. Homologias


4. Órgãos vestigiais


5. Morfologia externa


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q945974 | Biologia, Evolução biológica, Segundo Semestre Manhã, UDESC, UDESC, 2018

Texto associado.
Texto base para as questão

“Charles Robert Darwin (1809-1882) chamou de “Abominável Mistério” o surgimento, rápida diversificação e dominância das Angiospermas no registro fóssil. A explicação encontrada por Darwin foi de que a origem das angiospermas teria sido restrita geograficamente com uma rápida expansão. Contudo, ele próprio considerou tal hipótese conjecturalmente pobre. Uma hipótese alternativa foi proposta por Louis Charles Joseph Gaston de Saporta (1823– 1895): um conjunto de eventos evolutivos de interações entre angiospermas e insetos teria um papel central na rápida diversificação das angiospermas no Jurássico. A hipótese de Gaston de Saporta foi confirmada, posteriormente, pela ampliação do conhecimento sobre o registro fóssil e por estudos moleculares. A fantástica diversificação dos insetos e angiospermas atuais devese, em grande parte, a um padrão de etapas evolutivas graduais. A evidência geral sugere que, em parte, a evolução conduziu os insetos e as plantas a cobrirem o globo atual”.

Texto adaptado deHistória da Ciência e Ensino– Construindo Interfaces;Valdir Lamim-Guedes; Volume 10, 2014 – pp. 60-69; ISSN: 2178-2911.
Segundo o texto, foi no Período Jurássico que ocorreu uma rápida expansão das angiospermas. Sabe-se, pelos registros fósseis, que a fauna e a flora eram muito diferentes em relação às atuais.
Sobre este Período, analise as proposições.
I. No Período Jurássico, que se iniciou há, aproximadamente, 5 milhões de anos, havia como grupo animal terrestre predominante os répteis. II. Somente após a extinção dos répteis, no Período Triássico, é que houve a possibilidade do surgimento dos mamíferos primitivos. III. As plantas, as coníferas e as cicadáceas predominantes no Período Jurássico, pertencem a um grupo vegetal que não apresenta ovário.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q937742 | Biologia, Evolução biológica, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

Embora seja um conceito fundamental para a biologia, o termo “evolução” pode adquirir significados diferentes no senso comum. A ideia de que a espécie humana é o ápice do processo evolutivo é amplamente difundida, mas não é compartilhada por muitos cientistas.

Para esses cientistas, a compreensão do processo citado baseia-se na ideia de que os seres vivos, ao longo do tempo, passam por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q950421 | Biologia, Evolução biológica, Segundo Semestre, CEDERJ, CECIERJ, 2018

Os alelos representam formas alternativas de um mesmo gene e são expressos em cromossomos homólogos. Em organismos diploides, como os seres humanos, um é de origem paterna e outro é de origem materna. Antes da divisão celular por mitose, cada cromossomo se duplica, gerando uma cópia idêntica da molécula de DNA original. As duas moléculas de DNA resultantes do processo de duplicação, denominadas cromátides irmãs, permanecem unidas através do centrômero.

Com base nessas informações, tem-se que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q947944 | Biologia, Evolução biológica, Segunda Etapa, EBMSP, EBMSP, 2018

A hipertensão arterial é uma doença silenciosa, pois não causa sintomas e é progressiva. No Brasil, atinge 32,5% população e mais de 60% dos idosos, contribuindo direta ou indiretamente para 50% das mortes por doença cardiovascular.
Agência Brasil, 2018. Combate à hipertensão: fique atento aos fatores de risco. Disponível em: <https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude>. Acesso em: abr. 2018. Adaptado.
Sobre os efeitos da hipertensão arterial no corpo humano é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q681034 | Biologia, Evolução biológica, Dia 2, CESMAC, CEPROS, 2018

Considere as ideias evolutivas abaixo:

1) o desaparecimento de uma espécie se deve à sua transformação em outra mais evoluída e mais adaptada ao ambiente.

2) organismos vivos podem passar a existir a partir de compostos químicos inertes, havendo o ambiente físico adequado.

3) a atrofia de um órgão se deve à sua não utilização frequente, sendo tal característica repassada à prole a cada geração.

4) indivíduos da população que sobrevivem e reproduzem a cada geração apresentam características melhores adaptadas ao ambiente.

A(s) ideia(s) pertencente(s) a Charles Darwin está(ão) expressa(s), apenas, em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q949221 | Biologia, Evolução biológica, Grupo 2, PUC RJ, PUC RJ, 2018

A madeira é um recurso natural renovável, amplamente utilizado, por exemplo, na construção civil, movelaria e indústria de celulose.

O tipo específico de tecido da planta que nos fornece a madeira é o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q904241 | Biologia, Evolução biológica, Professor de Ciências Físicas e Biológicas, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

O design inteligente supõe que existem estruturas biológicas que possuem complexidade irredutível, que é a ideia de que certos sistemas biológicos não podem ter evoluído de sistemas mais simples por meio de seleção natural. E, partindo desta suposição, conclui a existência de um misterioso 'designer'. [...] Quando confrontados com o fato de que a grande maioria das evidências atuais apontam para o processo evolutivo, os defensores do design inteligente contra-argumentam que basta uma prova para desbancar uma teoria.

Fonte: (Adaptado) FONSECA, C.R. Na contramão do pensamento científico.Ciência Hoje,CH358, 2019.

A partir deste contexto, analise as proposições a seguir:

I- Cabe a docentes de ciências refutar a ideia dodesign inteligente a partir de explicações que indiquem que não há evidências de design complexidade irredutível, como por exemplo, os olhos complexos, que evoluíram de forma independente em moluscos e em humanos.

II- Em uma abordagem moderna, deve-se considerar a ideia do design inteligente como uma teoria alternativa para explicação da design diversidade biológica, que, tal como a teoria criacionista, também utiliza a ideia de um criador para explicar o surgimento das peculiaridades das espécies.

III- Uma vez que há evidências que apontam para ideias convergentes tanto com a teoria evolutiva como com a do design inteligente, podemos dizer que elas são concorrentes para a explicação das estruturas biológicas.

É CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q947802 | Biologia, Evolução biológica, Prova de Medicina20192 2° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

No Brasil, diferente de outros países ocidentais, a teoria evolutiva tem sido posta em cheque por grupos religiosos que apontam a ausência de provas do surgimento dos seres vivos no planeta, segundo defendeu Darwin em seu famoso livro “A Origem das Espécies”. Considerando esse tema, são evidências da evolução:

1) vestígios fósseis de seres vivos que ficaram preservados em rochas e outros materiais, indicando a existência de organismos no passado diferentes dos atuais.
2) características homólogas entre espécies, como a asa do morcego e o membro anterior humano, que apesar de ter funções diferentes, apresentam a mesma origem evolutiva, indicando que tais espécies são relacionadas do ponto de vista filogenético.
3) órgãos vestigiais, como o apêndice vermiforme, que apresenta tamanho reduzido e ausência de função no homem, mas é maior e funcional em diferentes espécies de mamíferos, indicando ancestralidade comum.
4) a comparação de genomas de algumas espécies de macacos e do homem, apontando mais de 98% de similaridade, o que demonstra parentesco evolutivo próximo entre si.
Estão corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q678499 | Biologia, Evolução biológica, Terceira Etapa, UFPEL, INEP, 2019

“Nada na biologia faz sentido, exceto à luz da evolução”, Dobzhansky A evolução hoje é um fato estabelecido, a teoria evolutiva de Lamarck foi amplamente adotada durante um tempo, mas foi substituída na maior parte do mundo pela teoria de Darwin. Sobre as duas teorias é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.