Questões de Concursos Evolução biológica

Resolva questões de Evolução biológica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q679053 | Biologia, Evolução biológica, Biologia Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2019

Os conhecimentos genéticos foram associados aos pensamentos darwinianos na teoria moderna da evolução. Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre essa teoria.



( )A mutação e a recombinação gênica, orientadas pela seleção natural, podem ser utilizadas para compreender o processo evolutivo.

( )Os conhecimentos genéticos são elucidativos quanto à diversidade biológica encontrada no planeta Terra.

( )A teoria moderna incorpora à seleção natural as explicações genéticas para explicar a origem da diversidade encontrada nas populações.

( )A seleção natural explica a origem das variações hereditárias enquanto a mutação e a recombinação gênica esclarecem sobre a permanência dessas variações na comunidade.



Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q678801 | Biologia, Evolução biológica, Grupo 2, PUC RJ, PUC RJ, 2019

O que pode parecer uma profecia alarmista é, na verdade, uma realidade nos sistemas de saúde de todo o mundo. A resistência aos antimicrobianos, especialmente a resistência aos antibióticos, é um tema que preocupa tanto os países desenvolvidos quanto os países em desenvolvimento. O problema é mais sério em locais onde o consumo de antibióticos não é bem controlado nem orientado.

Quando o microrganismo é resistente a um ou mais antimicrobianos de três ou mais categorias, dizemos que ele é multirresistente.

Essa resistência pode surgir por uma mutação que dá ao microrganismo condições de resistir ao medicamento. Também pode acontecer pela troca de material genético entre microrganismos comuns com microrganismos resistentes. Por isso, o uso de antibióticos adequados para o tipo de infecção, no tempo correto e na dosagem correta, é fundamental para evitar a sobrevivência de bactérias mais resistentes.

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (Brasil). Superbactérias: de onde vêm, como vivem e se reproduzem.9 nov. 2017. Disponível em:<http://portal.anvisa.gov.br/ noticias/-/asset_publisher/FXrpx9qY7FbU/content/superbacterias-de-onde-vem-como-vivem-e-se-reproduzem/219201>. Acesso em: 4 set. 2019. Adaptado.

A resistência aos antibióticos está relacionada a que força evolutiva?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q946834 | Biologia, Evolução biológica, Biologia, UECE, UECE CEV, 2019

No que concerne à deriva genética, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q947378 | Biologia, Evolução biológica, Prova ||, URCA, CEV URCA, 2019

Divulgação Científica: Biologia, Tecnologia e Cidadania


Em certas regiões da África, a frequência de um alelo que causa a anemia falciforme (ou siclemia) tornou-se muito alta. Esse alelo produz uma hemoglobina anormal. Os indivíduos homozigotos que possuem esses dois alelos apresentam anemia e problemas circulatórios que podem ser fatais. Os heterozigotos (indivíduos com um alelo que condiciona a anemia e outro alelo normal) ou não tem a doença ou têm em forma branda, sem prejuízos à sobrevivência. Além disso, eles são resistentes à malária, doença comum nessa região da África, provocada pela protozoário plasmódio, que parasita o fígado e as hemácias, causando a destruição dessas células. Os heterozigotos são resistentes porque os parasitas consomem o oxigênio da hemácia infectada, o que facilita a aglutinação da hemoglobina e promove a formação de hemácias em meia – lua, característica da doença. Essas hemácias com má – formação serão destruídas pelo baço antes que o parasita complete seu desenvolvimento. Assim, os indivíduos heterozigotos têm vantagens sobre as pessoas sem alelos para a anemia falciforme, pois estas podem contrair a doença, e sobre os portadores de alelos para a anemia falciforme em homozigose, pois eles morrem cedo. A sobrevivência dos heterozigotos garante, naquelas regiões africanas, uma frequência maior de indivíduos heterozigotos do que em regiões onde não há malária. Dessa forma, poder-se-ia esperar que, uma vez erradicada a malária, a frequência do alelo para a anemia diminuísse. Porém, apesar do uso de inseticidas e de outras medidas, a erradicação total da malária nas regiões endêmicas é muito difícil. Um estudo mostrou que a frequência do alelo para a anemia falciforme na população dos Estados Unidos vinda de regiões malarígenas da África diminuiu para 4,2%. A maioria dessa população emigrou das regiões malarígenas da África ocidental há cerca de trezentos anos, e nessas regiões a frequência do alelo é de 12%. Portanto, a mudança de ambiente exerceu uma influência sobre o alelo para a anemia falciforme e diminuiu sua frequência na população

(LINHARES, S; GEWANDSZNAJDER, H. P. Biologia Hoje. Volume 3. 3 ed. São Paulo: Ática, 2016).

O texto acima trata de uma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q680646 | Biologia, Evolução biológica, Grupos I IV V e VI, MACKENZIE, MACKENZIE, 2019

A teoria sintética da evolução, também conhecida como neodarwinismo, apresenta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q946632 | Biologia, Evolução biológica, Vestibular, UNIVESP, UNIVESP, 2019

Completa 160 anos, em 2019, a publicação de um livro que é um marco na História, sobretudo por explicar a evolução das espécies por meio do mecanismo de seleção natural e deixar implícita a ideia de que duas espécies, quaisquer que sejam, descendem de pelo menos um ancestral comum.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome dessa obra e do respectivo autor.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q678345 | Biologia, Evolução biológica, Medicina, FAG, FAG, 2019

Os mecanismos de isolamento reprodutivo que operam antes do acasalamento são chamados de barreiras reprodutivas pré-zigóticas. Essas barreiras são importantes, pois evitam que indivíduos de espécies diferentes se cruzem e se reproduzam. Constituem barreiras reprodutivas pré-zigóticas, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q678858 | Biologia, Evolução biológica, Cursos Superiores, IFPR, FUNTEF PR, 2019

Georges-Louis Leclerc, o conde de Buffon (1707-1788), foi um dos precursores do pensamento evolucionista no mundo biológico. Cerca de 40 anos depois, com o naturalista francês Jean-Baptiste Lamarck surgiu a primeira teoria a propor mecanismos naturais para explicar como as espécies se alteram ao longo do tempo. Sobre teorias de evolução, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q951509 | Biologia, Evolução biológica, Primeiro Exame, UERJ, UERJ, 2019

Considere uma amostra laboratorial de 0,43 g de mendelévio.

O número de átomos presentes nessa amostra equivale a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q680160 | Biologia, Evolução biológica, Biologia Química Geografia, UFRGS, UFRGS, 2019

Características herdadas de um ancestral comum e que são compartilhadas por duas ou mais espécies denominam-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q685794 | Biologia, Evolução biológica, Prova I Física Matemática Química Biologia, URCA, CEV URCA, 2019

Em determinados estágios da evolução de uma espécie, grupos populacionais podem se isolar uns dos outros e, modificando- se independentemente, dar origem a novas espécies com o passar do tempo. O evento evolutivo em que duas populações se separam e se diferenciam em duas novas espécies é denominado de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q679657 | Biologia, Evolução biológica, Biologia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Quando uma população sofre grave desnutrição, uma grande parcela dos indivíduos morre. Sobrevivem as pessoas que têm “genes mais poupadores de energia”. Como, durante a evolução, a humanidade passou por vários períodos de fome, somos os descendentes daqueles que tinham organismos capazes de estocar o máximo de energia. (SEGATTO, 2019.)
A partir das informações contidas no texto, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q939503 | Biologia, Evolução biológica, Prova de Medicina20201 2° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

No interior de São Paulo, foi descoberta uma nova espécie de formiga, a Mycrocepurus castrator. Trata-se de um inseto que parasita as formigas M. goeldii, com quem compartilha a mesma colônia. A partir de dados genéticos, os pesquisadores descobriram que a especiação de M. castrator ocorreu a partir de M. goeldii e, na mesma colônia compartilhada por ambas as espécies. Em relação ao processo de especiação de M. castrator, é correto afirmar que foi do tipo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q939504 | Biologia, Evolução biológica, Prova de Medicina20201 2° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Na África, a caça de elefantes pelo marfim, proveniente das presas desses animais, tem financiado o comércio de armas nas guerras da região. Isto possivelmente tem provocado mudanças evolutivas, com o registro crescente de nascimentos de elefantes sem presas, comparativamente aos períodos anteriores às guerras. Considere que a ausência de presas é uma característica monogênica autossômica recessiva, e que a frequência de elefantes africanos sem presas passou de 4% para 81%. Com base nestas informações, é correto afirmar que a frequência do alelo recessivo, responsável pela ausência de presas, passou de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q947714 | Biologia, Evolução biológica, Provas de Medicina20182 2° DIA PROVA TIPO 1, CESMAC, CEPROS, 2018

Duas bactérias vivas, uma com cápsula (A) e outra sem cápsula (B), são adicionadas em um tubo de ensaio rico em nutrientes. Após alguns dias de crescimento, uma amostra observada ao microscópio aponta somente a existência de bactérias com cápsula. Considerando mecanismos de recombinação genética bacterianos, é possível que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q948505 | Biologia, Evolução biológica, Medicina, FAG, FAG, 2018

O termo "aterosclerose" (Gr. 'atheros'-papa) foi criado por Marchand, em 1904, para descrever a esclerose (endurecimento) arterial, que era acompanhada de depósitos gordurosos nas artérias. De todas as formas de esclerose arterial, a aterosclerose é a mais importante, posto que as placas fibroateromatosas, que a caracterizam, podem levar à oclusão (fechamento ou entupimento) do vaso e à instalação de várias síndromes graves, como o infarto do miocárdio, má circulação cerebral e gangrena de membros inferiores. Sobre as artérias e os processos mencionados, é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q948009 | Biologia, Evolução biológica, Segundo Dia, EBMSP, EBMSP, 2018

As for the girl of the song, the songwriter
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q950825 | Biologia, Evolução biológica, Vestibular, UFMS, FAPEC, 2018

Várias linhagens de seres vivos surgiram e desapareceram durante a história da vida na Terra, com poucas linhagens perdurando até os dias de hoje. O registro fóssil serve de ferramenta para biólogos e paleontólogos identificarem quando e, às vezes, como esses eventos aconteceram. Os pesquisadores utilizam características morfológicas dos fósseis para identificá los como sendo pertencentes a uma determinada linhagem. O processo evolutivo, como o conhecemos, possui taxas de transformação que operam em velocidades diferentes. Normalmente, a taxa de mudanças no genoma ocorre numa velocidade superior às taxas de mudanças em padrões fisiológicos, morfológicos ou comportamentais. Isso significa que transformações genéticas ocorrerão antes das demais. Um biólogo evolutivo ou sistemata deve levar essas taxas em consideração quando for realizar uma análise para calcular o tempo de origem de uma linhagem. Para calcular o tempo de origem, o pesquisador utiliza um modelo matemático para predizer como o genoma evoluiu associado com uma calibração baseada nas idades dos fósseis da linhagem de interesse. A calibração serve para restringir o modelo matemático de forma a fazer com que os cálculos não gerem resultados surreais. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q945974 | Biologia, Evolução biológica, Segundo Semestre Manhã, UDESC, UDESC, 2018

Texto associado.
Texto base para as questão

“Charles Robert Darwin (1809-1882) chamou de “Abominável Mistério” o surgimento, rápida diversificação e dominância das Angiospermas no registro fóssil. A explicação encontrada por Darwin foi de que a origem das angiospermas teria sido restrita geograficamente com uma rápida expansão. Contudo, ele próprio considerou tal hipótese conjecturalmente pobre. Uma hipótese alternativa foi proposta por Louis Charles Joseph Gaston de Saporta (1823– 1895): um conjunto de eventos evolutivos de interações entre angiospermas e insetos teria um papel central na rápida diversificação das angiospermas no Jurássico. A hipótese de Gaston de Saporta foi confirmada, posteriormente, pela ampliação do conhecimento sobre o registro fóssil e por estudos moleculares. A fantástica diversificação dos insetos e angiospermas atuais devese, em grande parte, a um padrão de etapas evolutivas graduais. A evidência geral sugere que, em parte, a evolução conduziu os insetos e as plantas a cobrirem o globo atual”.

Texto adaptado deHistória da Ciência e Ensino– Construindo Interfaces;Valdir Lamim-Guedes; Volume 10, 2014 – pp. 60-69; ISSN: 2178-2911.
Segundo o texto, foi no Período Jurássico que ocorreu uma rápida expansão das angiospermas. Sabe-se, pelos registros fósseis, que a fauna e a flora eram muito diferentes em relação às atuais.
Sobre este Período, analise as proposições.
I. No Período Jurássico, que se iniciou há, aproximadamente, 5 milhões de anos, havia como grupo animal terrestre predominante os répteis. II. Somente após a extinção dos répteis, no Período Triássico, é que houve a possibilidade do surgimento dos mamíferos primitivos. III. As plantas, as coníferas e as cicadáceas predominantes no Período Jurássico, pertencem a um grupo vegetal que não apresenta ovário.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q950598 | Biologia, Evolução biológica, Vestibular, UEMG, AOCP, 2018

Na espécie humana, as mutações denominadas cromossômicas, como a aneuploidia, são consequências de não disjunções na meiose e podem originar a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.