Início

Questões de Concursos Evolução biológica

Resolva questões de Evolução biológica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q949221 | Biologia, Evolução biológica, Grupo 2, PUC RJ, PUC RJ, 2018

A madeira é um recurso natural renovável, amplamente utilizado, por exemplo, na construção civil, movelaria e indústria de celulose.

O tipo específico de tecido da planta que nos fornece a madeira é o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q948009 | Biologia, Evolução biológica, Segundo Dia, EBMSP, EBMSP, 2018

As for the girl of the song, the songwriter
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q950421 | Biologia, Evolução biológica, Segundo Semestre, CEDERJ, CECIERJ, 2018

Os alelos representam formas alternativas de um mesmo gene e são expressos em cromossomos homólogos. Em organismos diploides, como os seres humanos, um é de origem paterna e outro é de origem materna. Antes da divisão celular por mitose, cada cromossomo se duplica, gerando uma cópia idêntica da molécula de DNA original. As duas moléculas de DNA resultantes do processo de duplicação, denominadas cromátides irmãs, permanecem unidas através do centrômero.

Com base nessas informações, tem-se que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q899098 | Biologia, Evolução biológica, Biólogo, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Sobre as características da história evolutiva da classe Insecta, analisar os itens.

I. O parasitismo é uma característica que evoluiu diversas vezes na evolução dos insetos.

II. Estes animais, por meio de irradiação adaptativa das espécies, conseguiram colonizar diversos tipos de hábitats e se adaptaram a diferentes nichos.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q947802 | Biologia, Evolução biológica, Prova de Medicina20192 2° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

No Brasil, diferente de outros países ocidentais, a teoria evolutiva tem sido posta em cheque por grupos religiosos que apontam a ausência de provas do surgimento dos seres vivos no planeta, segundo defendeu Darwin em seu famoso livro “A Origem das Espécies”. Considerando esse tema, são evidências da evolução:

1) vestígios fósseis de seres vivos que ficaram preservados em rochas e outros materiais, indicando a existência de organismos no passado diferentes dos atuais.
2) características homólogas entre espécies, como a asa do morcego e o membro anterior humano, que apesar de ter funções diferentes, apresentam a mesma origem evolutiva, indicando que tais espécies são relacionadas do ponto de vista filogenético.
3) órgãos vestigiais, como o apêndice vermiforme, que apresenta tamanho reduzido e ausência de função no homem, mas é maior e funcional em diferentes espécies de mamíferos, indicando ancestralidade comum.
4) a comparação de genomas de algumas espécies de macacos e do homem, apontando mais de 98% de similaridade, o que demonstra parentesco evolutivo próximo entre si.
Estão corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q945690 | Biologia, Evolução biológica, Vestibular 3 Dia, UFRGS, UFRGS, 2019

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

No processo de especiação ........, a separação geográfica entre populações de uma espécie ancestral é o primeiro passo para formação de duas novas espécies. Já no processo de especiação ........, ocorre o surgimento de duas novas espécies em uma mesma localização geográfica, decorrente de rearranjos cromossômicos ou mutações, diferenciando conjuntos gênicos dentro de uma mesma população.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q678499 | Biologia, Evolução biológica, Terceira Etapa, UFPEL, INEP, 2019

“Nada na biologia faz sentido, exceto à luz da evolução”, Dobzhansky A evolução hoje é um fato estabelecido, a teoria evolutiva de Lamarck foi amplamente adotada durante um tempo, mas foi substituída na maior parte do mundo pela teoria de Darwin. Sobre as duas teorias é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q898507 | Biologia, Evolução biológica, Edital nº 2, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Há caracteres que se assemelham simplesmente por exercerem a mesma função, mas não derivam de modificações de estruturas semelhantes, já existentes em um ancestral comum. São as chamadas estruturas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q685794 | Biologia, Evolução biológica, Prova I Física Matemática Química Biologia, URCA, CEV URCA, 2019

Em determinados estágios da evolução de uma espécie, grupos populacionais podem se isolar uns dos outros e, modificando- se independentemente, dar origem a novas espécies com o passar do tempo. O evento evolutivo em que duas populações se separam e se diferenciam em duas novas espécies é denominado de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q948068 | Biologia, Evolução biológica, Prova 1, EINSTEIN, VUNESP, 2018

Um biólogo identificou a sequência das 369 bases nitrogenadas de uma molécula de RNA mensageiro (RNAm) maduro e funcional, transcrito a partir de um gene que apresentava íntrons e éxons. De acordo com essas informações, é possível concluir que o segmento de DNA a partir do qual o RNAm foi transcrito tem _______número de bases que aquele que tem o RNAm funcional. Após sua síntese, esse RNAm associou-se a um _______ ,que orientou a síntese de uma cadeia polipeptídica com _______aminoácidos.

As lacunas do texto devem ser preenchidas por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q950165 | Biologia, Evolução biológica, Medicina, UNIVESP, ACAFE

Considere o enunciado a seguir e assinale a alternativa correta.

“A obsolescência tecnológica se dá na mesma velocidade em que se verificam as inovações. A exclusão também pode se dar pelo rápido processo de obsolescência que faz com que a atualização tecnológica seja dispendiosa para o indivíduo, para organizações de várias naturezas e para os Estados. Por outro lado tecnologias se tornam economicamente mais acessíveis na medida em que se desenvolvem, o que permite que aqueles que não poderiam ter esse acesso na fase inicial, quando ainda era estado da arte, terminam tê-lo quando se tornam estado da técnica”.

Disponível em: http://intranet.fainam.edu.br/acesso_site/fia/academos/revista2/6.pdf com acesso em 02/10/2017.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q680646 | Biologia, Evolução biológica, Grupos I IV V e VI, MACKENZIE, MACKENZIE, 2019

A teoria sintética da evolução, também conhecida como neodarwinismo, apresenta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q951263 | Biologia, Evolução biológica, Primeiro Semestre, UNESP, VUNESP, 2018

Um homem de genótipo AaBb em arranjo cis teve um filho com uma mulher duplo-homozigótica dominante para estes genes autossômicos. O gene A está distante 8 unidades de recombinação (UR) de B.

Há menor probabilidade de o genótipo dessa criança ser

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q943601 | Biologia, Evolução biológica, Biologia, UECE, UECE CEV, 2021

De acordo com o fixismo, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q901217 | Biologia, Evolução biológica, Ciências, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Durante um estudo sobre a evolução biológica, os alunos são desafiados a relacionar a teoria celular com as principais descobertas científicas que contribuíram para o entendimento da vida. Avalie as afirmativas abaixo:

1. A teoria celular, proposta inicialmente por Schleiden e Schwann, estabelece que todos os seres vivos são compostos por células, que são as unidades fundamentais da vida.

2. As descobertas de Robert Hooke e Antonie van Leeuwenhoek foram essenciais para o desenvolvimento da microscopia e para a observação das células pela primeira vez.

3. A teoria celular foi fundamental para a compreensão da biologia moderna, influenciando o estudo da genética, da fisiologia e da evolução.

4. A evolução celular explica a diversidade de formas de vida a partir de uma ancestralidade comum, apoiando-se em evidências como o DNA e as semelhanças bioquímicas entre os organismos.

5. A teoria celular foi completamente refutada no século XX com o avanço da biotecnologia e a descoberta das funções do DNA.


Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q951509 | Biologia, Evolução biológica, Primeiro Exame, UERJ, UERJ, 2019

Considere uma amostra laboratorial de 0,43 g de mendelévio.

O número de átomos presentes nessa amostra equivale a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q950970 | Biologia, Evolução biológica, Segundo Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG, 2018

Agnaldo é um fazendeiro. Certo dia, Agnaldo vendeu 50 vacas, 100 porcos e 300 galinhas por R$ 153.050,00. No mesmo dia, Agnaldo vendeu 100 vacas, 50 porcos e 120 galinhas por R$ 244.240,00. Sendo constante o preço de cada animal, na próxima venda de Agnaldo, no qual ele venderá 50 vacas, 250 porcos e 780 galinhas, o preço a ser cobrado será:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q942896 | Biologia, Evolução biológica, Biologia, UNICENTRO, UNICENTRO

Considere os eventos evolutivos a seguir.
I. Aparecimento das primeiras plantas com sementes. II. Aparecimento dos primeiros animais dotados de exoesqueleto. III. Origem dos mamíferos placentários. IV. Diversificação das aves. V. Origem dos primeiros peixes dotados de mandíbula.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a ordem temporal em que esses eventos ocorreram.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q937580 | Biologia, Evolução biológica, Primeiro Dia, ENEM, INEP

Alguns anfíbios e répteis são adaptados à vida subterrânea. Nessa situação, apresentam algumas características corporais como, por exemplo, ausência de patas, corpo anelado que facilita o deslocamento no subsolo e, em alguns casos, ausência de olhos.

Suponha que um biólogo tentasse explicar a origem das adaptações mencionadas no texto utilizando conceitos da teoria evolutiva de Lamarck. Ao adotar esse ponto de vista, ele diria que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q939180 | Biologia, Evolução biológica, PPL, ENEM, INEP

A perda de pelos foi uma adaptação às mudanças ambientais, que forçaram nossos ancestrais a deixar a vida sedentária e viajar enormes distâncias à procura de água e comida. Junto com o surgimento de membros mais alongados e com a substituição de glândulas apócrinas (produtoras de suor oleoso e de lenta evaporação) por glândulas écrinas (suor aquoso e de rápida evaporação), a menor quantidade de pelos teria favorecido a manutenção de uma temperatura corporal saudável nos trópicos castigados por calor sufocante, em que viveram nossos ancestrais.
Scientific American. Brasil, mar. 2010 (adaptado)
De que maneira o tamanho dos membros humanos poderia estar associado à regulação da temperatura corporal?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.