Início

Questões de Concursos Evolução biológica

Resolva questões de Evolução biológica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q685794 | Biologia, Evolução biológica, Prova I Física Matemática Química Biologia, URCA, CEV URCA, 2019

Em determinados estágios da evolução de uma espécie, grupos populacionais podem se isolar uns dos outros e, modificando- se independentemente, dar origem a novas espécies com o passar do tempo. O evento evolutivo em que duas populações se separam e se diferenciam em duas novas espécies é denominado de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q911740 | Biologia, Evolução biológica, Biologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Qual fator evolutivo é considerado um mecanismo microevolutivo, pelo qual a frequência dos alelos de um gene em uma população sofre alterações de modo aleatório, e não necessariamente adaptativo, e que é mais comum em populações pequenas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q949374 | Biologia, Evolução biológica, Biologia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Registros fósseis indicam que as pteridófitas já eram comuns desde o período Carbonífero, há cerca de 360 milhões de anos. No Carbonífero superior, a vegetação da Terra era, em grande parte, dominada por pteridófitas de grande porte. Estas chegavam a medir cerca de 8 metros de altura, assemelhando-se a árvores. Atualmente, existem cerca de 11.000 espécies de pteridófitas. Existem desde espécies muito pequenas até algumas que chegam a atingir mais de 20 metros de comprimento, cujas folhas possuem mais de 5 metros! Pteridófitas: características e reprodução. Educação Uol, 23 set. 2009. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/pteridofitas-caracteristicas-ereproducao.htm. Acesso em 25 de jul. 2018.
O texto acima reporta a uma característica exibida pelas pteridófitas, não evidenciada em briófitas, que se deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q678345 | Biologia, Evolução biológica, Medicina, FAG, FAG, 2019

Os mecanismos de isolamento reprodutivo que operam antes do acasalamento são chamados de barreiras reprodutivas pré-zigóticas. Essas barreiras são importantes, pois evitam que indivíduos de espécies diferentes se cruzem e se reproduzam. Constituem barreiras reprodutivas pré-zigóticas, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q950486 | Biologia, Evolução biológica, Segundo Semestre, IFPE, IF PE, 2018

A osmose é o nome dado ao transporte de água através da membrana plasmática das células. Sobre esse tipo de transporte, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q942896 | Biologia, Evolução biológica, Biologia, UNICENTRO, UNICENTRO

Considere os eventos evolutivos a seguir.
I. Aparecimento das primeiras plantas com sementes. II. Aparecimento dos primeiros animais dotados de exoesqueleto. III. Origem dos mamíferos placentários. IV. Diversificação das aves. V. Origem dos primeiros peixes dotados de mandíbula.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a ordem temporal em que esses eventos ocorreram.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q949644 | Biologia, Evolução biológica, Filosofia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Assinale a alternativa que apresenta de forma CORRETA, um representante da Escola Helenística que, inclusive, foi considerado por Galileu o único cientista verdadeiro da Grécia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q984227 | Biologia, Evolução biológica, SANEROM, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Há cerca de 2,5 milhões de anos, na África Oriental, surgiram os primeiros representantes do gênero Homo, que se espalharam por todo o mundo e deram origem a várias novas espécies de hominídeos. Porém, há apenas a pouco mais de 10 mil anos que a espécie Homo sapiens se tornou o único representante desse gênero.
Dentre as alternativas abaixo, qual apresenta as hipóteses mais aceitas para o genocídio e extinção das demais espécies pertencentes ao gênero Homo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q907950 | Biologia, Evolução biológica, Ciências, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Os ossos dos membros anteriores dos cavalos e das asas dos morcegos derivam dos ossos dos membros anteriores do grupo ancestral, que deu origem a tais organismos. Esses são exemplos de estruturas homólogas entre si. No geral, sobre as estruturas homólogas, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q947378 | Biologia, Evolução biológica, Prova ||, URCA, CEV URCA, 2019

Divulgação Científica: Biologia, Tecnologia e Cidadania


Em certas regiões da África, a frequência de um alelo que causa a anemia falciforme (ou siclemia) tornou-se muito alta. Esse alelo produz uma hemoglobina anormal. Os indivíduos homozigotos que possuem esses dois alelos apresentam anemia e problemas circulatórios que podem ser fatais. Os heterozigotos (indivíduos com um alelo que condiciona a anemia e outro alelo normal) ou não tem a doença ou têm em forma branda, sem prejuízos à sobrevivência. Além disso, eles são resistentes à malária, doença comum nessa região da África, provocada pela protozoário plasmódio, que parasita o fígado e as hemácias, causando a destruição dessas células. Os heterozigotos são resistentes porque os parasitas consomem o oxigênio da hemácia infectada, o que facilita a aglutinação da hemoglobina e promove a formação de hemácias em meia – lua, característica da doença. Essas hemácias com má – formação serão destruídas pelo baço antes que o parasita complete seu desenvolvimento. Assim, os indivíduos heterozigotos têm vantagens sobre as pessoas sem alelos para a anemia falciforme, pois estas podem contrair a doença, e sobre os portadores de alelos para a anemia falciforme em homozigose, pois eles morrem cedo. A sobrevivência dos heterozigotos garante, naquelas regiões africanas, uma frequência maior de indivíduos heterozigotos do que em regiões onde não há malária. Dessa forma, poder-se-ia esperar que, uma vez erradicada a malária, a frequência do alelo para a anemia diminuísse. Porém, apesar do uso de inseticidas e de outras medidas, a erradicação total da malária nas regiões endêmicas é muito difícil. Um estudo mostrou que a frequência do alelo para a anemia falciforme na população dos Estados Unidos vinda de regiões malarígenas da África diminuiu para 4,2%. A maioria dessa população emigrou das regiões malarígenas da África ocidental há cerca de trezentos anos, e nessas regiões a frequência do alelo é de 12%. Portanto, a mudança de ambiente exerceu uma influência sobre o alelo para a anemia falciforme e diminuiu sua frequência na população

(LINHARES, S; GEWANDSZNAJDER, H. P. Biologia Hoje. Volume 3. 3 ed. São Paulo: Ática, 2016).

O texto acima trata de uma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q944539 | Biologia, Evolução biológica, Medicina, PUC RS, PUC RS, 2023

O exemplo das girafas, proposto por Lamarck para explicar o conceito de adaptação e posteriormente reinterpretado por Darwin à luz da seleção natural, é melhor ilustrado pelo neodarwinismo a partir da ideia de seleção
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

72Q939504 | Biologia, Evolução biológica, Prova de Medicina20201 2° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Na África, a caça de elefantes pelo marfim, proveniente das presas desses animais, tem financiado o comércio de armas nas guerras da região. Isto possivelmente tem provocado mudanças evolutivas, com o registro crescente de nascimentos de elefantes sem presas, comparativamente aos períodos anteriores às guerras. Considere que a ausência de presas é uma característica monogênica autossômica recessiva, e que a frequência de elefantes africanos sem presas passou de 4% para 81%. Com base nestas informações, é correto afirmar que a frequência do alelo recessivo, responsável pela ausência de presas, passou de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q950880 | Biologia, Evolução biológica, Segundo Semestre, IFF, IFF, 2018

Análise preliminar confirma contaminação por açaí em

pacientes com doença de chagas no AM

Os sete casos confirmados de doença de chagas no Amazonas ocorreram por contaminação do açaí. A informação é da Secretaria de Saúde do estado (Susam). Segundo a pasta, todas as pessoas infectadas são da mesma família e ingeriram o alimento.

Os casos foram registrados em Lábrea, a 702 km de Manaus. A Susam afirma que outro ponto que leva as autoridades a afirmarem que a contaminação se deu pelo açaí é que as pessoas da família que não ingeriram o alimento não apresentaram nenhum sintoma da doença.

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam), por meio da FVS, reforçou o pedido para que a população tome os cuidados necessários na hora de preparar e consumir os produtos. Bernardino ressalta que o açaí não pode ser visto como vilão. Não é o produto que está suscetível à contaminação, e sim, o modo como ele é preparado.

Disponível em: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/analise-preliminar-confirma-contaminacao-por-acaiem-pacientes-com-doenca-de-chagas-no-am.ghtml. Acesso em: 10 abr. 2018 (adaptado).

O texto se refere ao Mal de Chagas, doença que continua fazendo vítimas no Brasil e em outros países pobres do mundo, e que está sendo dissipada por meio do açaí. Dentre as alternativas apresentadas a seguir, a única inteiramente CORRETA quanto às formas de contágio e prevenção dessa doença é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q950684 | Biologia, Evolução biológica, Segundo Semestre, UECE, UECE CEV, 2018

No que diz respeito a vírus, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q679760 | Biologia, Evolução biológica, Biologia, UDESC, UDESC, 2019

Em uma sala, após uma aula sobre Evolução, foi apresentado por um dos alunos o seguinte texto:

“Em um conjunto de indivíduos de uma mesma espécie (população) existe variedade de fenótipos, a qual tem origem pelos mecanismos da mutação gênica e da recombinação gênica. Sobre essa variedade de fenótipos atua a seleção natural”.

O texto elaborado pelo aluno se baseou na teoria evolutiva:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q901209 | Biologia, Evolução biológica, Ciências, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Durante uma excursão escolar a uma reserva biológica, os alunos são desafiados a identificar diferentes espécies e discutir a evolução dos seres vivos. Avalie as afirmativas abaixo:

1. A teoria da seleção natural, proposta por Charles Darwin, explica a evolução das espécies através da sobrevivência e reprodução dos indivíduos mais aptos ao ambiente.

2. A classificação biológica moderna dos seres vivos baseia-se em características morfológicas, genéticas e evolutivas, sendo organizada em reinos, filos, classes, ordens, famílias, gêneros e espécies.

3. Os seres vivos são classificados em três domínios principais: Archaea, Bacteria e Eukarya, refletindo a diversidade genética e evolutiva da vida na Terra.

4. A evolução convergente ocorre quando espécies diferentes desenvolvem características semelhantes de forma independente, devido a pressões ambientais similares.

5. Os fósseis são evidências diretas da evolução, permitindo o estudo da origem e da mudança das espécies ao longo do tempo geológico.


Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q950743 | Biologia, Evolução biológica, Vestibular 3° Dia, UFRGS, UFRGS, 2018

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo, na ordem em que aparecem.


Pessoas que pertencem ao grupo sanguíneo A têm na membrana plasmática das suas hemácias ........ e no plasma sanguíneo ........ . As que pertencem ao grupo sanguíneo O não apresentam ........ na membrana plasmática das hemácias.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q943598 | Biologia, Evolução biológica, Biologia, UECE, UECE CEV, 2021

Relacione, corretamente, as teorias evolutivas com algumas de suas características, numerando os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:

1. Lamarkismo

2. Darwinismo

3. Neodarwinismo

4. Mutacionismo

( ) A evolução se realiza através da origem espontânea de novos tipos em função das macromutações enquanto as pequenas diferenças intraespecíficas devem-se às micromutações genéticas.

( ) A evolução é regida pelas leis do uso e desuso e da transmissão dos caracteres adquiridos.

( ) Informa como as características dos organismos de uma população podem sofrer alterações genéticas aleatórias a partir de mutações e recombinações genéticas.

( ) As alterações ambientais selecionam os organismos melhor adaptados e os sobreviventes passam suas características às próximas gerações.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q947007 | Biologia, Evolução biológica, Língua Inglesa, UEG, UEG, 2019

Na população humana, fatores diversos determinam proporções infinitas de combinações genotípicas. Se considerarmos que a capacidade de enrolar a língua em “U” é determinada por um alelo dominante R, imagine que, numa população de 1000 indivíduos, 51% das pessoas enrolam a língua (RR e Rr), ao passo que 49% apresentam genótipo rr e, portanto, não são capazes de enrolar a língua em “U”. Admitindo que essa população esteja em equilíbrio de Hardy-Weinberg, as frequências dos alelos R e r são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q946273 | Biologia, Evolução biológica, Segunda Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2018

No trecho “‘The thing I liked about Maniac was that it’s about people who have their own internal struggles and are trying to fix them with a pill.’” (linhas 18-19), o pronome “them” substitui
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.